UFRJ
x = independently organized TED event

Theme: Qual UFRJ queremos para nossos filhos ?

This event occurred on
May 16, 2016
10:00am - 6:00pm -03
(UTC -3hrs)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditorio Horta Barbosa, Centro de Tecnologia
Ilha do Fundão UFRJ
Centro de Tecnologia UFRJ, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­R­J events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cali .

Diretor cinematográfico
Cali é o primeiro diretor transgênero não binário a ser contemplado com edital da RioFilmes. Ele vai trazer uma abordagem bem pessoal sobre as questões de gênero e você não pode perder esse momento

Dani Balbi

Doutoranda em Literatura Comparada pela UFRJ, professora de Língua Portuguesa e Literatura na SEEDUC/RJ
Doutoranda em Literatura Comparada pela UFRJ, professora de Língua Portuguesa e Literatura na SEEDUC/RJ. Possui 26 anos e é militante pela causa LGBT, atualmente atua como diretora nacional de promoção de Equidades na União Nacional LGBT.

Duilia Mello

astrônoma formada pela UFRJ, INPE e USP, trabalha na PUC de Washington DC e da NASA Goddard Space Flight Center
astrônoma formada pela UFRJ, INPE e USP, trabalha na PUC de Washington DC e da NASA Goddard Space Flight Center há 12 anos. Ela é considerada uma das "10 mulheres que mudam o Brasil" e uma das "100 pessoas mais influentes do Brasil". Ela é especialista em imagens profundas do universo utilizando o telescópio espacial Hubble. Duas das suas descobertas incluem as bolhas azuis que são berçários de estrelas que nascem fora das galáxias e a estrela supernova 1997D. Conhecida como a Mulher das Estrelas, ela faz um trabalho de popularização da ciência visando motivar a criança e o jovem a buscar pelo seu seu talento e seguir os seus sonhos. É autora do livro Vivendo com as Estrelas onde narra os passos que a levou até chegar a NASA. Ela espera um dia mudar o Brasil, estudante por estudante.

Gil Sant'Anna

É membro do Global Shapers (FEM), colaborador no CCARE de Stanford e fundador do Laboratório de Aprendizagem, Ambamind
Gil Sant'Anna traduz a pesquisa acadêmica em estratégias práticas para aprendizagem, saúde mental e inovação. Depois de uma jornada iniciada no Complexo do Alemão, passando por mindfulness, biologia molecular, psicologia, matemática, biofísica, fisiologia e empreendedorismo, Gil resolveu juntar tudo para entender processos de aprendizagem cognitiva e emocional.

Gustavo Gitti

professor de TaKeTiNa , facilitador de meditação no Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB SP , colunista da revista Vida Simples
Gustavo Gitti é professor de TaKeTiNa (transformação pelo ritmo), facilitador de meditação no Centro de Estudos Budistas Bodisatva – CEBB SP (como aluno de Lama Padma Samten), colunista da revista Vida Simples com foco em relacionamentos e coordenador do olugar.org, espaço online que reúne pessoas de todo o Brasil dispostas a experimentar práticas de florescimento humano em meio à vida cotidiana.

Guto Nóbrega

Doutor (2009) em Interactive Arts , artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998)
Guto Nóbrega é Doutor (2009) em Interactive Arts pelo programa de pós graduação Planetary Collegium (antigo CAiiA-STAR), University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos com bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos tem informado a criação de novas experiências estéticas. Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde leciona desde 1995 e atualmente fundou e coordena o NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Seus textos têm sido publicados amplamente em periódicos e livros e suas obras artísticas têm sido apresentadas internacionalmente em conferências e exposições.

Helder Lourenzi

Empreendedor do Pitaco, organizou o Startup Weekend Rio e palestrante
Empreendedor do Pitaco, um aplicativo com mais de cem mil usuários. Nascido na periferia de SP, é graduando da UFRJ com muito orgulho. Já palestrou no BRAPPS, maior evento de conteúdo mobile da América Látina, organizou o Startup Weekend Rio 2014 além de ter co-criado outras iniciativas universitárias como o Projeto Base, que durante 6 meses levou estudantes das melhores universidades do Rio à ajudar microempreendedores de baixa renda do complexo do Alemão; e o Universitário Fora da Caixa, um crowdsourcing de conteúdo feito por universitários para universitários.

Helena Vieira

Escritora e pesquisa Gênero e Sexualidade no Nùcleo de Políticas de Gênero da Unilab
Helena Vieira é travesti, transfeminista e escritora. Já escreveu para revista Fórum e The Huffington Post e destaca-se como uma das mais conceituadas nos estudos de gênero, além de propor um feminismo dialógico e capaz de mobilizar

José Carlos Pinto

Engenheiro Químico - Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ
Baiano de nascença e carioca de coração, José Carlos Pinto é, na verdade, um curioso sem fronteiras. Pesquisador nato, tem títulos e menções em quantidade. Já publicou mais de 300 artigos e conta com mais de 3900 citações em bases de dados do mundo acadêmico. Engenheiro químico, fala com a mesma paixão sobre polímeros e sobre a alma. Escreve poemas, canta, estuda e inova. Atualmente está à frente do Parque Tecnológico da UFRJ, que reúne centros de pesquisa de mais de 50 empresas, após passagem pela Fundação Coppetec, onde gerenciou equipe responsável pela gestão de contratos entre empresas e a UFRJ. Professor titular da COPPE/UFRJ, desde sempre enxergou a ciência como fator primordial para o crescimento de um país. E sempre fez ciência para que ela saísse do laboratório e chegasse na casa das pessoas.

Kelly San

Produtora cultural, universitária da UFRJ e tem um food Bike
Kelly Santos da Silva, conhecida como Kelly San, de 25 anos é da Nova Holanda no Complexo da Maré. Seus pais são o Cícero que também carrega o sobrenome Silva e sua mãe é a Dona Cirlei, e dela vem o Santos. Para completar a família possui dois irmãos mais novos. Produtora cultural, universitária da UFRJ, tem um food Bike e um dos picos da sua vida é ser mãe do pequeno grande Gael.

Marie Santini

Professora da graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, é fundadora e líder do grupo NetLab
Marie Santini é professora da graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, é fundadora e líder do grupo NetLab, voltado para pesquisas sobre microssociologia, estudo de redes e contágio social. Formada na graduação pela UFRJ, já estudou e trabalhou em 10 universidades diferentes, incluindo docência, doutorado e pós-doutorado fora do país. É autora dos livros “Produção colaborativa na sociedade da informação”; “Admirável chip novo: a música na era da Internet” e “MP3: Música, Comunicação e Cultura”. Foi uma das tradutoras do livro “Futuros Imaginários: das máquinas pensantes à Aldeia Global” de Richard Barbrook, professor da Westminster University, livro que ganhou o prêmio Marshall McLuhan de 2008.

Morgana Masetti

Psicóloga e pesquisadora
Psicóloga, pesquisadora, associada co fundadora da ONG Doutores da Alegria. Dedico seu tempo a compreender e descrever a ação do artista que atua como palhaço em organizações de saúde. Investigação de uma vida que me possibilitou construir conhecimento sobre uma determinada ética do encontro para o desenvolvimento de saúde. Trabalho para buscar construir pontes entre arte e a formação de estudantes e profissionais de saúde, esforços para ampliar a visão de nossa sociedade sobre valores em saúde e sobre nossas humanidades.

Rafael Rezende

Estudante Escola de Comunicação da UFRJ, organizou TEDxUFRJ 2012 e mobilizador na Rede Meu Rio
Sonhava em fazer jornalismo desde criança, mas quando entrou na Escola de Comunicação da UFRJ, em 2011, decidiu fazer publicidade e propaganda para encontrar um modelo de negócios que ajudasse a salvar o jornalismo da crise. Nem jornalista, nem publicitário, Rafael se considera graduando em Ativismo e Comunicação. Participou da organização do primeiro TEDxUFRJ e acredita que a universidade do futuro deve ser pública, gratuita e estimuladora de encontros que ajudem a tirar do papel as ideias e sonhos das pessoas .

Renata Codagan

Arte educadora, membro da equipe do Instituto de Artes Tear
Renata Codagan é Arte educadora, membro da equipe do Instituto de Artes Tear desde 1996, coordenadora dos Projetos de mediação de leitura do Instituto. É assistente da coordenação geral da Universidade das Quebradas/UFRJ. Presta consultoria para Instituições e projetos sociais que atuem com educação arte e cultura

Romário Regis

Colaborador Sênior da Agência PapaGoiaba
Morador apaixonado de São Gonçalo, Romario Regis é Colaborador Sênior da Agência PapaGoiaba, a agência de comunicação sem fins lucrativos que reinveste seus recursos na Produção Cultural da cidade.

Vanessa Batista

Professora da UFRJ
Vanessa Berner é uma professora que dedica sua carreira a compreender os processos de luta pela dignidade, procurando interferir e participar de ações que resultem em efetivação de direitos. Sua localização na estrutura da universidade é na Faculdade de Direito, origem de sua formação profissional, mas costuma (e aprecia) rodar por aí, interagindo ativamente com diversas áreas de conhecimento. Tem certa queda pelas ciências políticas, relações internacionais, sociologia e economia política. Atualmente está em um relacionamento sério com as artes e a cada dia que passa mais se convence de que a vida acadêmica é plena na proporção da interdisciplinaridade do debate.

Vicente Ferreira

Doutor em Economia (IE/UFRJ), Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Especialista em Administração pela UFRJ, Bacharel em Administração, Professor da área de Controle Gerencial e Finanças do COPPEAD
Doutor em Economia (IE/UFRJ), Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Especialista em Administração pela UFRJ, Bacharel em Administração, Professor da área de Controle Gerencial e Finanças do COPPEAD, onde ministra disciplinas de Controle Gerencial (Contabilidade Financeira, Gerencia Financeira, Orçamento, Controladoria, Planejamento e Controle Gerencial e Finanças Comportamentais). Desenvolve pesquisa nas áreas de Avaliação de Desempenho Empresarial.

Vinicius Russo

Formado em Desenvolvimento de Software, Globalização e Cultura,
Formado em Desenvolvimento de Software, Globalização e Cultura, Vinicius Russo lidera o Núcleo Digital, rede que realiza inovação política e já entregou tecnologias para o Banco Mundial e a Prefeitura de São Paulo.

Organizing team

Affonso
Carvalho

Rio de Janeiro, Brazil
Co-organizer
  • Zeilane Fernandes
    Curation