FCTUNL
x = independently organized TED event

Theme: Momentos | Moments

This event occurred on
June 17, 2016
Almada, Setúbal
Portugal

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa acolhe a quinta edição da conferência TEDxFCTUNL, no dia 17 de Junho de 2016, no Auditório CGD da FCT.
O tema escolhido para esta edição é “Momentos | Moments”.
Nesta edição, os participantes irão partilhar acontecimentos, experiências, pensamentos, sentimentos, ou inspirações ocorridas num fragmento temporal e que foram marcantes na sua vida.

Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa
Almada, Setúbal, 2829-516 Caparica
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­F­C­T­U­N­L events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

André Murraças & João Novais

André Murraças e João Novais são Licenciados em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde se conheceram. O André toca saxofone e o João contrabaixo, ambos gostam de imensos tipos de música mas em duo exploram temas do repertório tradicional jazzistico, essa linguagem com fronteiras difíceis de definir. A música que tocam teve certamente um inicio que não lhes é fácil especificar e dificilmente conseguem impor-lhe um ponto onde termina, é através da improvisação e com essa liberdade que percorrem esse caminho.

Carolina Carvalheira

Estudante
Carolina Carvalheira, 20 anos, atualmente no segundo ano da licenciatura de Economia na Faculdade Nova de Lisboa e co-fundadora do Nova Women in Business – uma associação universitária que pretende formar e dar competências de sucesso às futuras líderes de amanhã. A sua prestação excecional na competição internacional do European Youth Parliament valeu-lhe o convite para liderar comissões de jovens delegados em Itália, França, Letónia e Portugal, onde ajuda e inspira jovens adolescentes a repensarem as problemáticas da sociedade atual de formas inovadoras com o objetivo de delinearem soluções profícuas. Nos tempos livres, dá explicações de Matemática a crianças institucionalizadas, atividade que descreve como uma das mais desafiantes da sua vida. Além disso, pratica inúmeros desportos desde tenra idade: natação de alta competição (onde se sagrou vice-vice-campeã nacional a 200m costas), ginástica acrobática, natação sincronizada, basquetebol, ginástica rítmica e ballet.

Christopher Auretta

Professor
Christopher Damien Auretta doutorou-se pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA. Lecciona na Universidade Nova de Lisboa onde organiza seminários em Pensamento Contemporâneo e na área de Ciência e Literatura, focando, sobretudo, exemplos da representação estética da modernidade técnico-científica. Tem publicado e/ou participado em colóquios debruçando-se sobre a obra de António Gedeão, Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Machado de Assis, Primo Levi e Roald Hoffmann, bem como sobre questões relacionadas com a bioarte. Tem traduzido e publicado em inglês poesia de Fernando Pessoa e António Gedeão. Publicações recentes incluem Dez Anos in Portugal, Ensaios, Prosa, Poesia; Álvaro de Campos, Autobiografia de uma Odisseia Moderna; “Fernando Pessoa’s Mnemosyne Project: Myth, Heteronomy, and the Modern Genealogy of Meaning” (Universidade Católica Editora); António Gedeão, Poemas/Poems; Diário de Bordo, Aspectos do Pensamento Contemporâneo.

Elvira Fortunato

Professora/Investigadora
Elvira Fortunato is full professor in Materials Science Department of Faculty of Science and Technology of New University of Lisbon, a Fellow of the Portuguese Engineering Academy since 2009 and decorated with the grade of Grand Officer of the Order of Prince Henry the Navigator by the President of the Republic in 2010, due to her scientific achievements worldwide. In 2015 she was appointed by the Portuguese President Chairman of the Organizing Committee of the Celebrations of the National Day of Portugal, Camões and the Portuguese Communities. She was also a member of the Portuguese National Scientific and Technological Council between 2012-2015 and a member of the advisory board of DG CONNECT (2014-2015). Since November 2015 she become Deputy Adviser of the High Level Group of Scientific Advice Mechanism from DG Research & Innovation European Commission.

Mariana Quesada

Estudante
Mariana Quesada Maia Bernardo, 20 anos, Porto Presidente do Já T’Explico, associação juvenil sem fins lucrativos Estudante da licenciatura Ciências da Comunicação, ramo Assessoria, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (3º ano) Estagiária na Sonae Indústria, no Departamento de Comunicação (estágio curricular) Erasmus na Latvijas Universitate, Riga, Letónia Concurso StartUP da Universidade do Porto, Junior Achievement

Marta Canário

Assessora de imprensa
Marta Guimarães Canário, 40 anos, a trabalhar em comunicação há 17. Da vida deseja apenas que lhe traga saúde e paz. E algum dinheirinho para os gastos. Vive para aquilo que a move: família, amigos e trabalho. Gosta de animais. E do Sporting. E de bifes com batatas fritas. E Coca-Cola. Lareira, charutos e Vinho do Porto. E de viver. Um dia de cada vez. Mas isso, ainda está a aprender. Ah, e outra coisa, menos importante: paraplégica desde os 15 anos. É ainda autora do livro “Ser Feliz é Uma Escolha”, lançado em março de 2016, onde partilha com o mundo a sua experiência de vida e os momentos que mais a marcaram.

Matilde Salema

Estudante
Matilde Costa Salema, tem 22 anos, licenciada em Psicologia e atualmente a estudar Enfermagem, pratica Ballet desde os 4 anos e lê em média 3 livros por mês. Desde 2007 que participa em ações de voluntariado e em Janeiro do presente ano esteve num campo de refugiados, na ilha de Lesbos, na Grécia, através da ONG Better Days for Moria. Autora do blog “Um bilhete postal”.

Patrícia Gabriel

Estudante
Estudei Matemática, fiz um mestrado em Matemática Computacional, passei pela Escola de Hotelaria do Estoril onde fiz um CET em Gestão e Produção de Cozinha e encontro-me a realizar tese no âmbito do Mestrado em Ciências Gastronómicas da UNL. gosto dos verdes e de provar sabores que desconheço, da fruta amadurecida pelo sol e do som que envolve o produto. a cozinha é onde me encontro. é um espaço de horizonte amplo, de liberdade e de criatividade, onde o eu se dissipa na relação entre a técnica, a visão e o produto. cozinhar é alimentar os outros. é dar vida com o amor, a consciência e o alimento. interessa-me a gramática do gesto pois enaltece o ingrediente e confere-lhe outros relevos. interessa-me o processo de criação e transformação do alimento, pois acredito ser desse conhecimento que resulta uma escolha consciente, sobre o pão e o vinho que colocamos sobre a mesa. o alimento que se alimenta, alimenta-nos.

Paulo Alexandrino

Fotógrafo
Fotógrafo independente baseado em Lisboa. Depois de ter flanado por estudos em fotografia na Cooperativa Árvore (Porto), inicia um percurso fotográfico que o torna presença habitual em grande parte dos media nacionais com centenas de capas, retratos, reportagens, todo o tipo de conteúdos fotográficos realizados por encomenda nas mais variadas latitudes, fisícas e de espírito. Mantêm um blog de produção irregular de reflexão sobre o suporte fotográfico e desenvolve um corpo de trabalho pessoal, estando representado em várias coleções particulares. Marido de uma mulher, pai de uma filha e dono de um cão. And that`s all the news that fit to print.

Raquel Varela

Historiadora
Raquel Varela é Historiadora. Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais e investigadora do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projecto internacional In the Same Boat?Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010). É coordenadora do projecto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa).É neste momento Presidente da International Association Strikes and Social Conflicts. É vice coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.

Sebástian Jimenez

Dançarino de tango
En el día nacional en las escuelas de Buenos Aires son presentados a los alumnos diversas actividades y así a los 10 años Sebastián conoce el tango y empieza a bailar en su barrio Morón. A los 14 años conoce los respectados maestro Carlos Perez y Rosa Forte y empieza a trabajar de forma mas profunda su baile. A lo largo de los años diversos artistas fueron creando la historia del tango a través de sus propias interpretaciones de que és el tango. El sueño de Sebastián es de hacer parte de esa historia no solo con relación al baile también como una forma de vivir el tango. Sebastián Jimenez y Maria Bogado son hoy en día una de las parejas más famosas de la categoría de Tango Salón y ganadores del premio más importante en 2010: el Mundial de Tango. En ese mismo año también fueron reconocidos por su expresión única en Tango Vals en el Campeonato Metropolitano de Buenos Aires haciendo Sebastián el campeón más joven en la historia de los dos campeonatos.

Sérgio Gomes

Estudante
Meu nome é Sérgio Gomes nasci e vivi a minha infância em Oliveira de Azeméis. Desde muito cedo desenvolvi um sentido de curiosidade pelas coisas e pelo mundo. Começando pelo interesse em arqueologia, pois dinossauros e as histórias das grandes conquistas dos Homens fascinavam a minha curiosa mente de criança. No entanto, essa ideia foi rapidamente substituída por outras e, aquando o inicio do ensino básico, ingressei numa escola de musica, onde ao final de dois anos iniciei o estudo de saxofone. O gosto pela musica começou desde então e acompanhou o meu percurso escolar até à atualidade com a participação em bandas e orquestras filarmónicas. Com este desenvolvi uma atração enorme por cultura e arte mas, no final do ensino básico a minha escolha permaneceu pela Ciência acabando por ingressar em Ciências e Tecnologias.

Sofia Pais

Estudante
Sofia Pais, 17 anos, Jovem Autarca de Santa Maria da Feira de 26 de fevereiro a 11 de dezembro de 2015. Frequenta o 12º ano e estuda economia. Ao longo do seu percurso escolar sempre foi muito dinâmica e empenhada, participando em muitos projetos com a turma. Quanto ao futuro ainda não tem certezas. Quer seguir direito, mas, acima de tudo, quer sentir-se realizada e ser muito boa naquilo que faz. Acredita que “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.” – Arnold Palmer.

Vasco Gaspar

Psicólogo
Vasco believes that a “new world” is possible in organizations. A world where wise and compassionate leaders are really able to “lead from the future as it emerges” as well as to inspire people to flourish into their highest potential, igniting a real evolution in teams and organizations. With a toolbox filled with “cutting-edge” awareness-based technologies (e.g. Search Inside Yourself, ZBHD, Integral Model, Presencing/Theory U, Element-B) his dream is to co-create this future, something that he has been doing in the last 12 years at different organizations as a facilitator and with the general public around the globe as a social entrepreneur (ZorBuddha project).

Organizing team

Jose Paulo
Santos

Lisboa, Portugal
Organizer

josé
moura

Caparica, Portugal
Co-organizer
  • Diana Fonseca
    Team member
  • Ricardo Pereira
    Team member