CESUPA
x = independently organized TED event

Theme: Redescobrindo

This event occurred on
April 9, 2016
9:00am - 4:00pm -03
(UTC -3hrs)
Belém, Pará
Brazil

No espírito de ideias que merecem ser compartilhadas, o TEDxCESUPA é uma conferência sem fins lucrativos que ocorreu no dia 09 de Abril de 2016 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA. O TEDxCESUPA tem por objetivo motivar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias. O TEDx é um programa de eventos locais que junta pessoas para dividir experiência no estilo TED. Em um evento TEDx, apresentações do TED em vídeo e apresentadores ao vivo, se combinam para estimular grandes discussões e conexões. Esses eventos possuem a marca TEDx, na qual x = evento TED organizado de forma independente. A conferência TED fornece orientações gerais para o programa TEDx, mas eventos individuais são organizados por conta própria (sujeitos a regras e regulamentos).

Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
Avenida Governador José Malcher, 1963
Belém, Pará, 66060-230
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­C­E­S­U­P­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Irene Alves

Terapeuta Ocupacional, Psicóloga
Ana Irene é Terapeuta Ocupacional e Doutora em Psicologia. Atua em Estimulação Precoce e em Tecnologia Assistiva, sendo consultora em acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências. Em 1997 fundou a Associação de Assistência à Criança Deficiente da Amazônia - ACDA, onde foi presidente e sempre trabalhou na diretoria. Desenvolveu o software acessível "Desenvolve" em 2004, ganhou em 2005, o Prêmio FINEP, Região Norte na Categoria Inovação Social, em 2007 ganhou menção honrosa no Prêmio FINEP e ganhou o Prêmio Nacional Direitos Humanos da Presidência da República na categoria defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência. Coordena atualmente o NEDETA (Núcleo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade) e é Autora de diversos livros e artigos publicados.

Edivan Pereira

Acadêmico de Engenharia Química, Cientista
Edivan Nascimento Pereira, 20 anos, nascido em uma comunidade ribeirinha às margens do Rio Moju, no município de Moju - PA. Cursa o segundo ano de Engenharia Química na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA, Campus Marabá. Em muitos vilarejos ribeirinhos da Amazônia, a água de beber sai direto do rio para a caneca, sem escalas em qualquer tipo de filtro. Por isso, o índice de doenças de veiculação hídrica é alto, sobretudo em crianças. Mesmo nas pequenas cidades onde há água encanada, a captação é feita diretamente no rio e a água não passa por nenhum tipo de tratamento até chegar às torneiras. Disposto a mudar essa realidade, Edivan teve a ideia de desenvolver um Filtro de Água de baixo custo a partir do reaproveitamento do Caroço de Açaí. Os resultados da pesquisa, demostraram um enorme potencial de utilização do resíduo do açaí como percussor na produção de carvão ativado, mostrando-se, em alguns parâmetros físico-químicos e microbiológico mais eficiente.

Filipe Larêdo

Editor
Filipe Larêdo é formado em Direito pelo Cesupa e em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo). Trabalhou em grandes editoras brasileiras como Globo Livros e Novo Século, tendo sido, nesta última, editor dos livros de André Vianco, um dos maiores autores de literatura fantástica do país. No final de 2013, criou a Editora Empíreo, que em pouco mais de dois anos de existência já possui 17 títulos publicados, incluindo em seu catálogo uma literatura variada, cujos estilos passam por suspense sobrenatural, contos de cotidiano e romances de amor. Em 2014 deu início ao primeiro de muitos projetos colaborativos de sucesso, entre eles Desnamorados e O Corvo, recebendo destaque em revistas e jornais de grande circulação nacional como Estado de São Paulo (Estadão), Exame e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Juraci Siqueira

Artista, Poeta, Escritor
Antonio Juraci Siqueira nasceu em 28 de Outubro de 1948 em Cajary, município de Afuá no Pará, onde, ainda menino, descobriu a literatura através dos folhetos de cordel. Aos 16 anos mudou-se para Macapá (AP) onde casou-se, prestou serviço militar e concluiu os estudos de segundo grau. Em 1976 mudou-se para Belém graduando-se em Filosofia em 1983 pela UFPa. Pertence a várias entidades lítero-culturais, entre estas a União Brasileira de Trovadores, a Malta de Poetas Folhas & Ervas, a Academia Brasileira de Trova e o Centro Paraense de Estudos do Folclore. Atua como oficineiro, performista, contador de histórias e publicou mais de 60 títulos individuais entre folhetos de cordel, livros de poesias, contos, crônicas, histórias humorísticas e versos picantes.

Matheus Acácio Moreira

Acadêmico de Medicina
Matheus Acácio é aluno do quinto ano do curso medicina do Centro Universitário do Pará. Ele é organizador do projeto “Campanha Outubro Rosa - Multirão da Mama" no estado do Pará, o projeto tem como objetivo atender e alertar mulheres sobre os perigos e as causas do câncer de mama, uma doença que, se diagnosticada o mais cedo possível, tem 90% de chance de cura. O projeto já atendeu mais de duas mil mulheres de todas as classes sociais gratuitamente em vários municípios do Pará em cinco anos de existência. Matheus também foi presidente da Liga Acadêmica de Oncologia do Pará (LAOPA), sendo responsável pela fundação de mais três ligas. Atualmente é diretor financeiro do Comitê Brasileiro de Ligas de Oncologia (COBRALC), organizador do Summit Internacional de Oncologia e membro do Centro Avançado em Oncologia - Oncológica Brasil.

Patrick Cruz de Sousa

Professor, Farmacêutico
Professor Patrick possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, atualmente é farmacêutico/professor no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e farmacêutico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). Além das experiências adquiridas através dessa formação regular, participou e organizou vários eventos científicos como: congressos, encontros, workshops, palestras, fóruns, jornadas, etc., adquirindo grande capacidade de comunicação e liderança, poder de convencimento, desenvolvendo projetos na área hospitalar, iniciativa privada e no Sistema Único de Saúde, além atuar na área de consultoria pública e privada. Coordena e ministra aulas em módulos da especialização em FARMÁCIA CLÍNICA E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA utilizando a SIMULAÇÃO REALÍSTICA, metodologia inovadora de ensino que simula casos e problemas reais trabalhando habilidades e competências técnicas e comportamentais.

Rosinaldo Pinheiro

Designer Gráfico, Quadrinista
Rosinaldo é designer gráfico, animador, quadrinista, paraense da gema, criador da Turma do Açaí: personagens infantis inspirados na cultura paraense, usando a nossa linguagem Papachibé, que são divulgados na internet através das redes sociais e já possuem mais de 24.793 mil curtidas. Rosinaldo lançou dois curtas de animação: "A Turma do Açaí no Círio" e "A Turma do açaí: Fisco é Essencial" e ministrou diversas palestras e oficinas de animação com técnica 2D, Stop Motion e mídias sociais. Paticipou do ANIMA MUNDI 2015 Cidade das Artes - Rio Janeiro e ganhou prêmio no Congresso Internacional Rio+20 pela exposição FACING THE CLIMATE com o tema aquecimento global. Ganhou o edital do Banco da Amazônia com a revista "A Turma do Açaí: Educação Ambiental". Participou do documentário "VHQ - Uma breve história do quadrinho paraense” do diretor Vince Souza.

TQSS Crew

Poetas, Rappers
Pelé do Manifesto é rapper oriundo do bairro da Cremação, ingressou no movimento do Hip Hop em 2009, mas já escrevia suas poesias desde 2006. Filho das batalhas de MC e amante do underground, ficou conhecido no Brasil através da música "Sou neguinho", sua principal canção. Em 2014 lançou seu primeiro EP denominado "Gambiarra Periférica". Everton MC é oriundo de Belém do Pará. Iniciou sua militância no RAP nacional em 2012. Aborda temas como: racismo, desigualdade social, revolução cabana e cultura paraense. Além de MC, Everton é acadêmico de pedagogia, poeta, artista e educador. Koalla Crew, nascido em Ananindeua atualmente reside na cidade de Belém, no bairro de Fátima (antiga Matinha). Desde de 2013 vem somando nas atividades da batalha de São Brás, com diversas apresentações, em bairros, escolas, faculdades, praças e teatros.

Viviane Menna Barreto

Professora, Artista Visual e Midiativista
Vivi Menna é professora, artista visual e midiativista desde a década de 1990. Neste período, fundou o grupo performático “Fábrica de Sonho” que uniu teatro, mídia e arte para denunciar abusos de direitos humanos e cidadania em São Paulo. Em 2000 sucumbiu ao seu espírito aventureiro e descobridor e começou a navegar pelos rios e narrativas do Pará, mapeando populações tradicionais, mestres, festeiros e movimentos de resistência popular em aquarelas sobre seda. Em 2012, fundou na Estácio FAP o projeto de extensão universitária "Cartografias Amazônicas " que conduz alunos e professores para o interior do estado e da Amazônia numa descoberta inédita da cultura local. Viviane é um exemplo de quem usa sua vida na luta pela igualdade dos povos e desenvolvimento dos seres humanos. Ela leva a fundo a premissa que comunicação é social e assim, vem criando com seus alunos de jornalismo e publicidade, uma legião de apaixonados pela Amazônia e por seus povos.

Organizing team

Matheus
Henrique

Belém, Brazil
Organizer

Luis Fernando
Gomes Sales

Belém, Brazil
Co-organizer
  • Renan d'Oliveira
    Marketing/Communications