UERJ
x = independently organized TED event

Theme: O que nos faz Universidade?

This event occurred on
October 4, 2016
1:00pm - 8:00pm -03
(UTC -3hrs)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

O tema “O que nos faz Universidade?” tem como proposta possibilitar a reflexão através de ideias que envolvam toda a grandiosidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e seu entorno. Através de uma visão multidisciplinar, podemos trocar uma ideia sobre a identidade do indivíduo, sobre o contexto da Universidade e sobre a interação entre os diversos agentes nesse cenário. E quando falamos “diversos agentes”, nos referimos a TODXS que, direta ou indiretamente, se relacionem com essa Instituição.

O TEDxUERJ vai promover discussões sobre a Universidade que queremos e que o Rio de Janeiro precisa, focando na importância do diálogo, da multidisciplinaridade, do pensamento guiado para resolução de problemas e do contato entre diferentes pessoas, uma característica marcante da história da UERJ.

TEDxUERJ
Rua São Francisco Xavier, 524
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 20550-9000
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­E­R­J events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bruno Dias

Mestrando em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolvendo projeto focado em Análise e Caracterização de Meteoritos com relevância para Astrobiologia, no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Técnicas Analíticas - LIETA do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica da UERJ. Possui graduação em Física, cursou Astronomia, fez Graduação-Sanduíche na Monash University em Melbourne, na Austrália, através do programa Ciências sem Fronteiras. É presidente do Núcleo de Pesquisa em Ciência (NUPESC) e colunista do Jornal Biosfera da UNESP. Possui interesse em temas como Origem da Vida, Astrobiologia, Meteoritos, Astroquímica, Física das Radiações, Cosmologia, além de realizar trabalho de divulgação e popularização da ciência.

Celina Bottino

Celina é especialista em direitos humanos e tecnologia. Foi pesquisadora da Human Rights Watch em Nova York, supervisora da Clínica de Direitos Humanos da FGV Direito-Rio, consultora da Clínica de Direitos Humanos de Harvard e pesquisadora do ISER. Precisa falar que ela é a coordenadora-geral de projetos do ITS Rio ou está bom?! ;) Desenvolvendo pesquisas na área de direitos humanos e tecnologia, Celina coordena projetos sobre liberdade de expressão e privacidade.

Eduardo Valladares

Eduardo Valladares é formado em Letras na UERJ. Professor de redação e linguagens há mais de 16 anos, atualmente está desenvolvendo uma metodologia de estudo chamada "Guia do Estudo Perfeito", baseada em habilidades e competências socioemocionais para o século XXI.

Iazana Guizzo

É Arquiteta e Urbanista. Doutora em urbanismo pela UFRJ, atua como coordenadora e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula-RJ e professora do Mestrado em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído da mesma instituição. Realizou doutorado sanduíche no Institut d'Urbanisme de Paris e é Mestre em Psicologia da Universidade Federal Fluminense. É formada em arquitetura e urbanismo pela UniRitter-RS e no curso técnico de bailarino contemporâneo pela Escola Angel Vianna-RJ. Atuou como arquiteta e urbanista na área pública, participando da elaboração dos planos diretores de cidades da baixada fluminense. É sócia do escritório Terceira Margem - Arquitetura, Urbanismo e Experiências além de elaborar e executar projetos de intervenções artísticas.

Juliana Luna

Juliana Luna é uma carioca do mundo. Morou na Bolívia, Chile, Argentina e Peru, antes de voltar ao Brasil aos 12 anos de idade. Mais tarde, foi morar em Roma, Nova York e Joanesburgo, na África do Sul. Luna, como é chamada, é editora de estilo da Revista AzMina, estrategista de comunicação, articuladora urbana, artista, atriz e embaixadora cultural. Nativa da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e com ancestralidade nigeriana, estudou dança na UFRJ e na Germaul Barnes Dance company em NYC. Atualmente, mora entre os EUA e o Brasil e viaja o mundo criando experiências compartilhadas para pessoas de todo tipo de estilo de vida. Vive de aprofundar seus laços entre o Brasil e a Nigéria e se expressa artisticamente na confecção de turbantes, além de atuar na defesa de diversas causas sociais como os direitos da mulher e o combate ao racismo.

Monique Sochaczewski

Monique é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares, do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), integrando a Linha de Estudos da Paz e da Guerra. Em 2014 foi pesquisadora-bolsista na Escola de Ciências Sociais CPDOC da FGV e passou a coordenar o MBA em Relações Internacionais da FGV-Rio, cargo que manteve até novembro de 2015. Em 2012 concluiu o doutorado em História, Política e Bens Culturais na mesma instituição, com período passado na Bilkent University (Ancara, Turquia). Tem mestrado em História Política pela UERJ e graduação em História também pela UERJ. Tem experiência nas áreas de História e Relações Internacionais, com interesse em especial por questões relacionadas à História Global, à História Pública, ao Oriente Médio e ao Cáucaso do Sul, bem como Política Externa e Defesa.

Ricardo Benevides

Ricardo Benevides formou-se em Comunicação Social na UERJ, onde também fez Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Literatura Comparada. É escritor, sendo autor de diversas obras como “Os Rabiscos do Mundo”, “O Andar do Samuel”, “Zero à Esquerda” e “O Vô Consertor”. Por “Fabíola foi ao vento”, recebeu o prêmio de autor revelação (FNLIJ). Por outras obras, foi finalista do Prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil) e do Prêmio João-de-Barro, da Prefeitura de Belo Horizonte. É constantemente homenageado pelos alunos da Faculdade de Comunicação Social por ser um mestre tão querido.

Ricardo Moraes

Ricardo Moraes possui mais de 10 anos de experiência com inovação, investimentos, desenvolvimento de novos negócios e governança corporativa, fazendo a ponte entre empresas consolidadas e empresas nascentes que possuem tecnologia de ponta. Sua experiência conta com estruturação e gestão de empresas de venture capital, M&A e family office no Brasil e EUA, tendo como clientes Coca-Cola, Sebrae CE, FH Technology, dentre outras. Atua também como um dos facilitadores nacionais da Techstars Startup Weekend e mentor de aceleradoras como Startup Farm, Wayra e Startup NEXT. Possui MBA pela HULT International Business School e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ. Atualmente é Executivo da Cabify, app de mobilidade que conecta motoristas e passageiros.

Vinicius Ribeiro

Vinícius é o atual negociador de novos contratos da PETROBRAS. Mestre pelo COPPEAD em Negociação e Tomada de Decisão, está como doutorando pelo COPPEAD. O cara ainda estudou Negociação na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona! Hoje, ele é professor do IEG e do Alumni COPPEAD. Pela sua experiência, acredita que a negociação pode mudar o mundo e defende que mesmo pequenas decisões do nosso dia a dia se pautadas na razão e na lógica podem beneficiar seu estilo de vida e impactar positivamente seu bem-estar. Estuda métodos de negociação com benefícios para AMBAS as partes (ex.: Método da Negociação por Princípios), por não acreditar nos antigos modelos baseados em “vencedores” e “perdedores”.

Vitor Quintan

O professor Vitor Quintan leciona matemática, física, química, biologia, história, geografia e literatura há quase 20 anos (desde 1997), quando deixou o emprego em uma multinacional para preparar estudantes de São Gonçalo para as melhores Universidades do Brasil. É gestor das Iniciativas Trocando Ideias, PontoCom Editora, VP med, VP gente e Vitor Pré-vestibular. Nos últimos 4 anos viajou milhares de quilômetros pelas estradas da França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Cuba, Alemanha, Hungria, República Tcheca, Áustria, Dubai, China, Japão, Índia, Turquia, Nepal e por todo o litoral do Brasil, bem como por algumas regiões do seu interior, trazendo uma bagagem de conhecimento para suas aulas e palestras.

Organizing team

Ana Carolina
Gonçalves

Rio de Janeiro, Brazil
Organizer
  • Camila Inacio
    Operations