Matosinhos
x = independently organized TED event

Theme: What If!

This event occurred on
December 5, 2015
Matosinhos, Porto
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Porto Business School - PBS
Avenida Fabril do Norte 425
Matosinhos, Porto, 4460-314 Matosinhos
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Matosinhos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bianca Lyra

Nascida no Rio de Janeiro, Brasil. Vive em Portugal há 23 anos. Instrutora de Fitness desde 1996 com especialização em diversas modalidades. Atual Personal Trainer e Coordenadora de Ginásio no Grande Porto. SILVER INSTRUCTOR INTERNACIONAL Kangoo Jumps. Curso superior em Psicopedagogia Clínica e Psicologia pela Lusófona Porto. Estudante e praticante do Método DeRose desde 2006. Formação em Gestão e Direção de Health Clubs pelo CEFAD Porto

Dance Heart

A Companhia Dance Heart foi fundada em 2002, está sediada na Academia Dance Heart em Águas Santas, promovendo a dança, potenciando a beleza do movimento, na certeza do seu contributo para a saúde e felicidade dos nossos alunos. A formação base é o Ballet clássico, sendo este a forma de consolidar a aprendizagem, incentivar a expressão artística e musical, abrindo o leque da formação a outras expressões artísticas como a Dança Moderna, Jazz, Contemporâneo, Tricking for Performance, Danças de Salão, Dance Hall. Atualmente somos cerca de 90 alunos a partir dos 3 anos de idade.

Rui Vilhena e Os Aliados

Rui Vilhena, mítico elemento das Vozes da Rádio, acaba de lançar o seu 1º trabalho em nome próprio - "Forma dos Dias". Além dos elementos que constituem Os Aliados (Hugo Sampaio, Alexandre Reis, Nuno Coelho, Ricardo Coelho e Jonas Araújo), este trabalho conta ainda com as colaborações de Rui Veloso, Miguel Guedes (Blind Zero), Diogo Dias (Klepht) e da cantautora angolana Selda. O disco de Rui Vilhena & Os Aliados, bem como o espetáculo ao vivo, traduz-se assim num grito de lusofonia, povoado pelas paisagens quotidianas da World Music e abraçando uma panóplia de raízes culturais e sensibilidades artísticas. O videoclip do 1º single "Respira de Novo", onde Sónia Araújo assume o papel de personagem principal, dá o mote ao álbum num poema de renascimento e esperança. Entre odes ao que por cá se faz em "Cinco Seis Zero", ou uma homenagem a Rui Veloso no tema "Gaudêncio", "Forma dos Dias" é um disco que merece ser escutado.

André Brito

Depois de 12 anos a trabalhar para o Estado na área de Informática de Gestão, com uma "cadeira" segura e muito bem paga, a ideia de que ficaria ali sentado pelo menos mais 30 anos dava-lhe arrepios... Fotógrafo por paixão e vocação, deixou a cadeira segura para mudar de rumo… Aos 43 anos não considera que tenha "emprego" ou "trabalho", pois consegue ganhar dinheiro a fazer o que mais gosta, e não há segunda-feira em que pense "não me apetece ir trabalhar" ou "nunca mais chega a sexta-feira"... Bastou descobrir uma forma de rentabilizar a sua paixão...

António Mão de Ferro

António Gaspar Mão de Ferro Gualter Cardoso (AMF) nasceu no Porto, a 25 de Junho de 1976. Em 1998, com 22 anos, AMF integra a conhecida banda portuguesa GNR (Grupo Novo Rock), ao lado de nomes como Rui Reininho e Toli Machado. Grava Popless e o Lado dos Cisnes em 2002, sendo este disco um dos mais famosos da banda. O baixista Jerrel Lamar, um dos elementos dos “Platters”, e que tocou com Gino Vanelli, Herbie Hancock e Stevie Ray Vaughan, convida em 2004 o António Mão de Ferro (AMF) para participar no seu projeto a solo. No seu currículo destacam-se mais colaborações em vários projetos com notáveis nomes da música internacional e portuguesa: Mable John (Raelettes - Ray Charles), Zakyia Hooker (filha do lendário John Lee Hooker), Kátia Guerreiro e Rui Veloso.

Eduardo Filipe

Fernanda Torre

Fernanda Torre é uma designer interdisciplinar sediada na Suécia, com experiência em áreas tão distintas como saúde, sustentabilidade, empreendedorismo e cultura. Nos últimos anos trabalhou no Centro para a Medicina de Género no prestigiado Karolinska Institutet, colaborou com o conceituado Stockholm Resilience Centre na Universidade de Estocolmo facilitando o LEAD - Resilience Thinking, Exponential Technologies and Sustainable Leadership Programme e fundou o We Have Company, um co-creation space em Estocolmo. Fernanda Torre é igualmente fundadora e co-diretora do FRAMES, um festival de cinema português a ter lugar em várias cidades suecas. Em 2014 o seu projeto desenvolvido com o designer Gabor Palotai venceu um Red Dot Design award e em 2012 venceu na feira de design de Helsinquia a competição “Beam me up, Scotty!”. Fernanda Torre é formada em Design de Comunicação - Arte Gráfica nas Belas Artes do Porto e tem um mestrado em Experience Design da Konstfack (Suécia).

Fernando Caeiro

Nasceu em 1970, criou uma página de facebook onde conta episódios caricatos da sua vida em família e de repente foi editado em livro. Em termos académicos passou pelos bancos da Faculdade de Direito de Lisboa, mas parece que gostava sobretudo dos bancos do bar porque nem sequer chegou a acabar o curso. Trabalhou no BCP numa altura em que os Bancos eram instituições sólidas e respeitadas pela opinião pública – há muitos anos portanto... Agora trabalha na direção de marketing do Grupo Filtrarte onde é feliz. É do Sporting e da Ferrari desde sempre. Em casa dos pais só havia uma irmã mas vem de uma linhagem numerosa: só do lado da mãe tem 11 tios, e é das festas familiares com dezenas de pessoas e das férias partilhadas com uma caterva de primos que vem o gosto por viver numa casa cheia. Hoje tem uma mulher, três filhas, um filho, uma rafeira com o QI de um repolho, e sente que vive dentro de um filme italiano.

Filipe Araújo

Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. M.Sc. em Telecomunicações pela UMIST - University of Manchester Institute of Science and Technology, Manchester, Reino Unido. Foi Professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 2007 e 2011. Foi deputado da Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009. Quadro superior de uma empresa de telecomunicações. Membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude (2007-2013).

Filippo Fiumani

Filippo Fiumani (aka LeMani) é um designer italiano e artista, nascido em 1987, em Loreto, ITALY. Ele trabalha como ilustrador, designer gráfico e artista. Ele tem uma paixão profunda por ilustrações, viagens, música, skate e surf. Já viajou e surfou em muitos lugares da Austrália, Tailândia, Brasil, África do Norte e muitos lugares ao redor da Europa. Fiumani está em um constante aperfeiçoamento de suas técnicas. Ele começou sua experiência como writer de graffiti em 2000. Após o colegial, onde se envolveu com o skate e com arte de rua, ele completou sua licenciatura em design industrial em 2011 na Universidade de Arquitetura de Veneza em San Marino, a seguir completou um Curso de Pós-Graduação em design de produto em 2013 no IADE, Universidade de Lisboa (PORTUGAL). Nesse momento Filippo Fiumani surfa e trabalha como freelancer, em Lisboa, Portugal.

Frederico Loureiro

Nasce a 29 de Maio de 2000, em Vila do Conde. Desde cedo, muuuito cedo, os seus interesses convergem para a área que hoje lhe ocupa grande parte dos seus dias, a dança. No início deste já longo percurso tropeça no hóquei em patins, rapidamente se levanta, e ainda bem. Realiza o seu percurso escolar ao som dos grandes bailados, ensaiando, ouvindo, visualizando até à exaustão (de quem lhe é próximo) no caminho para a perfeição. Persistência, trabalho e dedicação já o levaram pelo mundo. Não é a dança uma linguagem universal? A linguagem do Frederico. Voa, cada vez mais alto. Encore...

Inês Raimundo

Nascida em 1991, natural do Porto, Inês Raimundo é a responsável de Marketing e Parcerias da Muzzley, uma empresa portuguesa com escritórios em Portugal e em Silicon Valley, que está a criar uma aplicação para smartphone que permite aos consumidores de produtos inteligentes gerirem a sua casa a qualquer momento e em qualquer lugar, a partir do smartphone. Tem vindo a criar parcerias com empresas de eletrónica de consumo a partir de Silicon Valley, em articulação com a restante equipa, de 25 pessoas, em Lisboa. Para Inês, a ida para a Califórnia prendeu-se com o facto de gostar da mudança, de não estar estagnada - a nível físico e psicológico - e de gostar de se imergir em novas culturas e modos de vida. São Francisco foi, inegavelmente, uma escolha acertada: é uma das cidades do mundo com maior diversidade cultural, onde as pessoas têm uma “mente aberta” e onde a evolução pessoal e profissional é uma constante.

Nuno Inverneiro

Em 2005 abandona a carreira de Gestor financeiro e ruma a Nova Iorque para ingressar no prestigiado The French Culinary Institute onde se formou com distinção. Durante o tempo que passou nos Estados Unidos trabalhou em vários e conceituados restaurantes e colaborou com algumas escolas de cozinha na divulgação do património gastronómico português. Em Portugal, foi proprietário do restaurante O Comercial no Palácio da Bolsa até Janeiro de 2012. Atualmente, dá consultoria a vários projetos de restauração que têm a sua assinatura destacando-se alguns exemplos como o Baixaburguer, o Ghood, a Cozinha da Baixa e o Tenra. É consultor da Primor, uma das maiores empresas de charcutaria nacional. É também formador, colaborando com várias escolas de cozinha quer em Portugal quer nos Estados Unidos.

Paulo Dias

Visionário e empreendedor, criou a UAU há 26 anos para poder trazer a Portugal vários espetáculos em digressão pelo Mundo. Stomp, Momix, Béjart Ballet, os musicais Cats, Chicago ou Miss Saigon são alguns exemplos. Seguiu-se o teatro e nasceu Conversa da Treta, com António Feio e José Pedro Gomes. Sem medo de arriscar quando acredita em algo, construiu a Toyotabox para apresentar espetáculos que não podiam ser apresentados nas salas existentes, assumiu a gestão e programação do Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa, criou e esteve em digressão mundial com as exposições Star Wars e NASA: A Human Adventure. Hoje, continua a dedicar-se a tempo inteiro ao entretenimento de qualidade, desenvolvendo ideias e tornando-as lucrativas. Sempre atento. Sempre em crescimento. UAU!

Paulo Veiga

Há mais vida para além do trabalho. Os movimentos associativos e o Benfica despertam as minhas paixões, quando não estou concentrado na empresa que fundei. Na minha mira estão sempre perspectivas de novos negócios, instigado pela formação académica que tive e pela minha, saudável, irreverência. A diplomacia e a atenção particular aos livros de gestão, de onde retiro diversos ensinamentos para o meu dia-a-dia, ajudam-me a definir: Vivo o fazer acontecer de forma pro-activa! Fundador & Ceo da EAD – soluções integradas de gestão documental. Economista, Formador nas áreas da Gestão e Ciências Documentais. Distinguido com a menção honrosa de "Inovação e Criatividade" na final nacional no âmbito do concurso Worldcom Young Business Achiver 1988. Director/Responsável por diversos movimentos associativos (Anje, JCI Portugal, ACB, etc.)

Pedro Duarte

Nascido em 1973. Licenciado em Direito, concluiu um MBA e um Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus. É presentemente doutorando em «Teorias de Desenvolvimento», com enfoque na Governação Económica da União Europeia. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto (1997), completou uma Pós-Graduação em «Gestão para Juristas» (2007) e o Programa de MBA da Católica Porto Business School (2009). Concluiu igualmente um Mestrado em «Economia Internacional e Estudos Europeus» (2014) na Lisbon School of Economics & Management (ISEG - Universidade de Lisboa). É atualmente Diretor do Departamento de Corporate, External & Legal Affairs na Microsoft Portugal (desde junho de 2011). Entre 1999 e 2011, foi Deputado à Assembleia da República, presidindo às Comissões Parlamentares de Juventude e Desporto (1999-2001) e de Educação, Ciência e Cultura (2002-2004). Foi Secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional (2004/2005).

Pedro Mar

Motivado pela construção de relações humanas fortes, aos 18 anos iniciou uma carreira de sucesso focada na aprendizagem e ensino de um Lifestyle. Empreendedor por natureza, cedo abandonou a economia para se dedicar exclusivamente ao ensino do DeROSE Method, fundando uma escola em Matosinhos em parceria com a Professora Joana Santos, com quem partilha paredes, teto e dois anjos peludos de quatro patas. O sonho consiste num espaço recheado de pessoas interessantes que vivem com brilho nos olhos e para quem as relações humanas são o mais importante. O seu propósito é viver com entusiasmo, inspirando outros para serem mais felizes, descobrirem o seu potencial e realizarem os seus sonhos.

Rui Paixão

Formou-se em teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo terminando o curso no ano de 2014. Percorrido um ano de experiência profissional Rui Paixão desenvolveu trabalho ligado à investigação e exploração do clown contemporâneo. Aos 20 anos de idade foi considerado pelo Imaginarius a revelação das artes de rua em Portugal, venceu o prémio OFF CIRCADA em Sevilha como artista emergente no circo contemporâneo, participou num dos maiores festivais do mundo, o Fringe Festival de Edimburgo e, mais recentemente passou na audição para o Cirque du Soleil.

Sofia Mendes

Natural de Santo Tirso, é a mais nova de três irmãs. Formou-se na Universidade do Minho, com um Mestrado em Psicologia da Saúde. A sua tese teve como tema “Variáveis Psicossociais e Saúde no Divórcio”. Fez Erasmus na Universidade Autónoma de Barcelona. O seu percurso profissional esteve sempre ligado ao trabalho com jovens adolescentes. Trabalha há 6 anos, na Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun´Alvres como psicóloga e responsável pelo Gabinete de Apoio ao Aluno. Um dos focos do seu trabalho passa por desenvolver ações relacionadas com a capacitação dos jovens para o voluntariado e empreendedorismo social. É, também, coordenadora do projeto bgreen // ecological film festival, uma ideia que, pela visão e esforço de uma equipa de trabalho multidisciplinar, conseguiu dar forma e desenvolver um projeto pedagógico inovador.

Organizing team

Filipe
Müaze Guimarães

Porto, Portugal
Organizer

Susana
Leão Machado

Porto, Portugal
Co-organizer