SaoPaulo
x = independently organized TED event

Theme: Conexões

This event occurred on
November 16, 2015
2:00pm - 8:00pm -02
(UTC -2hrs)
Sao Paulo, São Paulo
Brazil

Palestrantes:

Adriana Carranca

Adriana Carranca é repórter especial do jornal O Estado de São Paulo. Cobriu extensamente a guerra no Afeganistão e acontecimentos importantes no Paquistão, Irã, Egito, Israel, territórios palestinos, Haiti, México, Estados Unidos e Grã-Bretanha, Uganda, Congo, Sudão do Sul, entre outros países. É Jornalista Amiga da Criança, título dado pela Agência Nacional de Direitos da Infância a jornalistas que contribuam para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Foi vencedora do prêmio Líbero Badaró de jornalismo em 2013 (grande prêmio) e 2014 (internacional), e finalista do prêmio Esso de jornalismo de 2014.

Alcione Albanesi

Alcione Albanesi, fundadora da FLC Lâmpadas, viajou à China em 1992 e trouxe as primeiras lâmpadas econômicas para o país, tornando-se líder de mercado. Em 2014, inaugurou a Primeira Fábrica de LED no Brasil.Empreendedora, com visão humana e acreditando na responsabilidade social como um dever, Alcione criou em 1993 a Instituição Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do país que conta com 5.000 voluntários e atende por meio de projetos educacionais e autossustentáveis a 60 mil pessoas, que vivem em extrema miséria no sertão nordestino.Vencedora de diversos prêmios, entre eles, Empreendedor do Ano, da Ernst Young, Prêmio Claudia, da Ed. Abril, Projeto Generosidade da Ed. Globo e Trip Transformadores, da Ed. Trip.

Beto Pandiani

O santista Roberto Pandiani, há 17 anos realiza expedições de alto desempenho pelos mais temidos mares do mundo a bordo de catamarans sem cabine. As expedições de Roberto Pandiani originaram quatro títulos pela Editora Terra Virgem: Rota Austral, Travessia do Drake, Rota Boreal, Entre Trópicos e o recente Travessia do Pacífico. Em julho de 2009 foi lançado o primeiro livro de histórias, O Mar é Minha Terra.

Bibba Chuqui

É cantora, atriz, professora de inglês, intérprete de línguas e arranjadora. Como cantora, participou dos musicais Godspell e Bibba Chuqui & All Music. Tem participações nos filmes Colegas, de Marcelo Galvão, Domésticas, de Fernando Meirelles e Sonho de um Sonhador, de Caco Milano. Na televisão, participou da série Os Experientes, na TV Globo.

Cristian Reis Westphal

Cristian Reis Westphal é gaúcho, tem 20 anos, estudante de Engenharia Química e tem há 7 anos um projeto chamado Ciência e Astronomia, que tem o intuito de compartilhar informações e atualidades das diversas áreas da ciência e astronomia com todos aqueles apaixonados pelo assunto, bem como divulgar e incentivar o interesse e estudos destas áreas no Brasil. Além disso, possui um trabalho de divulgação científica em escolas e coloca à disposição do público telescópios para observações em praças públicas. Sua inspiração para divulgar e popularizar a Ciência teve origem na Série Cosmos, de Carl Sagan.

Fábio Atui

Fábio Atui, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês, é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em cirurgia do aparelho digestivo, coloproctologia, videolaparoscopia e colonoscopia... Desde 2005, é voluntário e coordenador da cirurgia geral do projeto Expedicionários da Saúde, que realiza cirurgias em regiões geograficamente afastadas, levando saúde aos rincões do nosso país, especialmente na Amazônia, onde já realizou mais de cinco mil cirurgias. Ingressou na literatura com o lançamento recente do livro "Mare Nostrum" pela editora Hedra. É consultor médico do programa Bem Estar da Rede Globo de televisão.

Gabi Manssur

Promotora de Justiça - Ministério Público do Estado de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher (Grande São Paulo II). Diretoria da Mulher - Associação Paulista do Ministério Público. Criou a conta de instagram "Justiça de Saia".

Gil Giardelli

Gil Giardelli é um estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência. É web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação digital, entre outras qualificações. Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil através de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas redes sociais.
É professor nos cursos de Pós-Graduação, MBA e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e da FIA-LABFIN/PROVAR, em São Paulo, além de palestrar em mais de 700 eventos nacionais e internacionais.

João Signorelli

João Signorelli é formado em jornalismo e ator profissional há mais de 35 anos, com passagem por todas as emissoras de TV do Brasil. Participou de mais de 30 peças de teatro e de 15 filmes. Como mestre de cerimônias, fez trabalhos com James Hunter (O Monge e o Executivo) por todo o Brasil e também como o Dalai Lama em sua última vinda ao Brasil (Ibirapuera e Anhembi, SP) e foi entrevistador na AllTv/Internet. Há seis anos se dedica a divulgar para o mundo corporativo e para o mundo educacional a mensagem de Mahatma Gandhi, através do monólogo teatral "Gandhi, um líder servidor", de Miguel Filiage, divulgando a cultura de paz por uma verdadeira ética nos negócios e na educação. É também apresentador, entrevistador e locutor.

Juliana D'Agostini

Juliana D’Agostini toca piano desde os cinco anos de idade. Cedo descobriu que possuía ouvido absoluto e que deveria tirar proveito desta habilidade. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de São Paulo, onde se formou em Piano tendo Eduardo Monteiro como tutor. Na Europa, frequentou cursos de especialização na Académies Internationales d’Été du Grand Nancy e no Strasbourg National Conservatoire, e nos Estados Unidos, com Wha Kyung Byun, Caio Pagano e Max Barros. Lançou seu primeiro CD em 2010, Chopin/Lizst - as críticas a apontaram a pianista de grande talento e uma das mais surpreendentes revelações da música erudita nacional. No ano seguinte, Juliana lançou o álbum Juliana D’Agostini + Catalin Rotaru, no qual o duo piano-contrabaixo interpreta repertório que vai de Schubert a Villa-Lobos.

Em adição aos recitais e concertos, a musicista pesquisa a fundo a história e as obras de seus ídolos eruditos. Com bolsa de estudos, Juliana realizou pesquisas acadêmicas de iniciação científica com a ajuda do pianista e doutor Eduardo Monteiro. Como musicóloga, já trabalhou em sonatas de Ludwig Van Beethoven e nos manuscritos do compositor brasileiro Henrique Oswald, projeto que a levou a palestrar em congressos. Atualmente, está lançando a “Crossover Tour”, em que mistura música clássica e eletrônica, com o objetivo de criar um novo público para as salas de concerto.

Lama Tsering Everest

Nascida nos EUA, Lama Tsering foi, por mais de onze anos, intérprete de S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche. Depois de completar, em 1995, um retiro de três anos, recebeu a ordenação de Lama, sendo assim autorizada a dar ensinamentos e iniciações do budismo vajraiana. Neste mesmo ano, foi convidada a dar ensinamentos no Brasil, para onde se mudou logo depois, assumindo a coordenação do centro em São Paulo, o Odsal Ling. Reconhecida por seu estilo contundente e bem-humorado, Lama Tsering foca seus ensinamentos no desenvolvimento da compaixão e na aplicação da filosofia budista na vida diária.

Luciana Fornari

Luciana Savoy Fornari, médica cardiologista com doutorado e pós-doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,atualmente atende em sua clínica na cidade de Jundiaí. É médica pesquisadora da Unidade de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo, e é médica voluntária da ONG Expedicionários da Saúde, trabalhando com auxílio médico para populações indígenas na floresta amazônica.

Natalia Leite

Jornalista, mestre em Ciência da Informação e defensora da causa da autonomia feminina. Além de seu trabalho como repórter e âncora de TV, é co-fundadora da Escola de Você, plataforma que oferece cursos online para mulheres reconhecida internacionalmente como inovação pedagógica. Em seu primeiro ano de vida, a Escola de Você alcançou mais de 100 mil mulheres em todo país. Também é co-fundadora da Sonata Brasil, empresa dedicada à formação integral para realização pessoal e profissional.

Roberta Estrela D'Alva

Roberta Estrela D'Alva é bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP),membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip Hop do Brasil) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro, desenvolvendo ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas. Nesses coletivos desenvolveu trabalhos como atriz, diretora, roteirista e dramaturga. É idealizadora do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro Slam (batalha de poesia) brasileiro.

Rogerio Chequer
Apesar de apaixonado por psicologia, formou-se em engenharia e foi parar no mercado financeiro, onde trabalhou por 18 anos administrando carteiras de investimento globais. Em 2010, fez uma pequena transição para o mercado de comunicação. Na SOAP, dedica-se à preparação de executivos dos mais diversos segmentos. Em 2014, no meio desta jornada que transita entre o racional e o emocional, criou com amigos o Movimento Vem Pra Rua, que promove a retomada da consciência cívica. Em 2015, junto com outros movimentos sociais, trouxe mais de 4 milhões de pessoas às ruas nas maiores manifestações da história do Brasil. Hoje, finalmente regressa à sua paixão pela psicologia, mostrando aos executivos o poder do emocional em momentos decisivos. Afinal, palestrar sobre como as pessoas podem tomar melhores decisões é também falar de tudo que viu e viveu.

Talal Al-Tanawi

Nasceu na síria. Casado e pai de 3 filhos. Engenheiro mecánico. Cozinheiro e fundador de "Talal Comida Síria". Na Siria, Talal tinha casa, carro, escritório e 3 lojas onde vendia roupa infantil. Depois de uma longa jornada, chegaram em São Paulo como refugiados em dezembro de 2013 com algumas malas de roupa e a vontade de trabalhar para dar uma vida melhor para a sua família. Talal alugou uma sala no Brás onde montou uma cozinha e abriu uma loja de venda de comida árabe.

Vivian Hanai
Estudou Artes Cênicas na UNESP e Administração na FGV. Expert em Intuição, membro da Singularity University, co-fundadora e CEO do Womenation, primeira plataforma de crowdfunding do mundo dedicada a empoderar mulheres e suas comunidades. Foi uma entre os 10 empreendedores brasileiros selecionados para participar da TechMission NY 2015. Desde 2013, integra o comitê de Empreendedorismo da ONG Mulheres do Brasil. Fez parte da comitiva composta por 33 Mulheres do Brasil, no WAW 2015 (World Assembly of Women). Co-autora do best-seller da Amazon "Pebbles in the Pond - Wave Two. Transforming the World One Person at a Time" (Seixos no Lago - Onda Dois. Transformando o Mundo Uma Pessoa de Cada Vez). Mãe de David, hoje com 6 anos de idade. Pratica Yoga e Kabbalah desde 2003.

*** Programação sujeita a alterações

TEDxSãoPaulo será transmitido via livestream.com/tedx dia 16 de novembro das 14h00 até 20h00 horário de São Paulo. http://livestream.com/tedx/

Siga TEDxSãoPaulo no Facebook: https://www.facebook.com/TEDxSP e no Twitter https://www.twitter.com/TEDxSaoPaulo

SOBRE TED
TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. TED começou com uma conferência de quatro dias na Califórnia há 30 anos, e cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo através de iniciativas diversas. Saiba mais no site TED.com e siga TED no Twitter, ou no Facebook.

SOBRE TEDx
TEDx, x =evento organizado de forma independente. No espírito “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais, auto-organizados, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência semelhante ao TED. Em um evento TEDx, TEDtalks e palestras ao vivo estão juntas para promover discussões e conexões. TED fornece orientações e diretrizes sobre como fazer um evento TEDx, mas a organização dos eventos TEDx é independente.

Sala São Paulo
Praça Julio Prestes, 16
Sao Paulo, São Paulo, 01218-020
Brazil
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Sao­Paulo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Carranca

Adriana Carranca é repórter especial do jornal O Estado de São Paulo. Cobriu extensamente a guerra no Afeganistão e outros acontecimentos no Paquistão, Irã, Egito, Israel, territórios palestinos, Haiti, México, Estados Unidos e Grã-Bretanha, Uganda, Congo, Sudão do Sul, entre outros países.

Beto Pandiani

O santista Roberto Pandiani realiza expedições de alto desempenho pelos mais temidos mares do mundo a bordo de catamarans sem cabine.

Bibba Chuqui

É cantora, atriz, professora de inglês, intérprete de línguas e arranjadora. Como cantora, participou dos musicais Godspell e Bibba Chuqui & All Music. Tem participações nos filmes Colegas, de Marcelo Galvão, Domésticas, de Fernando Meirelles e Sonho de um Sonhador, de Caco Milano. Na televisão, participou da série Os Experientes, na TV Globo.

Cristian Reis Westphal

Cristian Reis Westphal é um estudante de engenharia química de 20 anos que criou o projeto Ciência e Astronomia para levar conhecimento científico para jovens, crianças e idosos. Com mais de 60.000 assinantes no seu canal de YouTube, ele promove encontros em escolas, parques e até virtuais, com direito à transmissão do seu telescópio.

Fabio Atui

Fábio Atui, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Hospital Sírio-Libanês, é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, é voluntário e coordenador da cirurgia geral do projeto Expedicionários da Saúde, e realiza cirurgias em regiões geograficamente afastadas.

Gabriela Manssur

Promotora de Justiça - Ministério Público do Estado de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher. Diretoria da Mulher - Associação Paulista do Ministério Público. Criou a conta de instagram "Justiça de Saia" e promove corridas de rua para dar visibilidade à causa do combate à violência contra a mulher.

João Signorelli

João Signorelli é formado em jornalismo e ator profissional há mais de 35 anos, com passagem por todas as emissoras de TV do Brasil. Participou de mais de 30 peças de teatro e de 15 filmes. João é apresentador, entrevistador e locutor.

Juliana D'Agostini

Juliana D’Agostini toca piano desde os cinco anos de idade. Cedo descobriu que possuía ouvido absoluto. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de São Paulo, onde se formou em Piano. Lançou seu primeiro CD em 2010, Chopin/Lizst. No ano seguinte, Juliana lançou o álbum Juliana D’Agostini + Catalin Rotaru.

Lama Tsering Everest

Lama Tsering was interpreter of H.H. Chagdud Tulku Rinpoche for over eleven years. She coordinates the teachings of Odsal Ling Bhuddist center in São Paulo. Lama Tsering foi intérprete de S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche por mais de onze anos. Ela coordena os ensinamentos do centro budista Odsal Ling em São Paulo.

Luciana Fornari

Luciana Fornari é médica cardiologista com doutorado e pós-doutorado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Luciana é médica pesquisadora do Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo, e é médica voluntária da ONG Expedicionários da Saúde, onde trabalha com auxílio médico para populações indígenas na floresta amazônica.

Natalia Leite

Jornalista, mestre em Ciência da Informação e defensora da causa da autonomia feminina. Além de seu trabalho como repórter e âncora de TV, Natalia Leite é co-fundadora da Escola de Você e da empresa Sonata Brasil.

Renato Guimarães

Renato Guimarães tem mestrado em relações internacionais e assumiu recentemente a Gerência de Mobilização do Greenpeace no Brasil. Ele trabalha há mais de 25 anos pela transformação da sociedade, atuando em causas ambientais, de direitos humanos e desenvolvimento social.

Roberta Estrela D'Alva

Roberta Estrela D'Alva já trabalhou como atriz, diretora, roteirista e dramaturga. Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Roberta é a idealizadora do "ZAP! Zona autônoma da Palavra", primeiro Slam (batalha de poesia) brasileiro.

Talal Al-Tinawi

Talal Al-Tinawi é sírio, engenheiro, casado e pai de 3 filhos. Ele é refugiado no Brasil, onde criou "Talal Comida Síria". Talal Al-Tinawi is a Sirian refugee in Brazil. He is an engineer, married with 3 children. He founded "Talal Comida Síria".

Vivian Hanai

Estudou Artes Cênicas na UNESP e Administração na FGV. Co-fundadora e CEO do Womenation, plataforma de crowdfunding dedicada a empoderar mulheres e suas comunidades.

Organizing team

Elena
Crescia

Sao Paulo, Brazil
Organizer