UnicampLive
x = independently organized TED event

This event occurred on
March 18, 2014
5:00pm - 7:00pm -03
(UTC -3hrs)
Campinas, São Paulo
Brazil

Livestream das sessões do TED 2014
http://conferences.ted.com/TED2014/program/schedule.php

Session Two, Retrospect: 8:30am - 10:15am PST (13h30 em Campinas)
Session Three, Reshape: 11:00am - 12:45pm PST (16h em Campinas)

Intervalo: das 16h às 17h

PALESTRAS (Iniciam às 17h em Campinas, na UNICAMP, na sala de aulas maior do NICS)

Palestrantes confirmados:

Nome: Marcela Salazar Granada
Orientadora: Profa. Dra. Germana Fernandes Barata
Centro: NUDECRI

Titulo da palestra: Um percurso em jornalismo científico.

Resumo: A ciência, não é mais esse mundo distante e abstrato concedido exclusivamente para os cientistas, a ciência tornou-se um elemento tão importante na sociedade que permeou todas as áreas de nossas vidas, é por isso que o papel da ciência na sociedade mudou e criou novas áreas que se caracterizam pela construção do diálogo e da troca de idéias. Esse universo fechado, que antes pertencia exclusivamente ao público especializado hoje se abre e permite que os profissionais de todas as áreas de saber participem na construção e desenvolvimento de novos conhecimentos. É preciso um longo caminho para chegar a compreender o por quê da ciência e sua importância no jornalismo. Trata-se da apresentação de um percurso da minha formação no Brasil, graduanda em Comunicação na Colômbia, durante meu estágio junto ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) do NUDECRI/UNICAMP. Nesse período venho conhecendo a especificidade de um fazer jornalístico que se dá na relação entre a sociedade e a comunidade científica, com métodos e objetivos muito próprios da área.

-----------------

Nome: Carina Marconi Germer
Orientador: Prof. Dr. José Bassani
Centro: CEB

Título da palestra: Medição do eletrocardiograma da lagartixa (H. mabouia): aspectos biológico-comportamentais e desenvolvimento de instrumentação

Resumo: No estudo da fisiologia cardíaca, o eletrocardiograma (ECG) é um parâmetro importante para avaliação não-invasiva da atividade elétrica do coração. Há pouca informação sobre a atividade elétrica cardíaca de répteis terrestres, particularmente os de pequena massa corporal (< 10 g). O objetivo do presente trabalho foi desenvolver instrumentação e um método, baseado em observações comportamentais, para medir o ECG da lagartixa (H. mabouia) acordada, sem necessidade de anestesia ou imobilização do animal. Os resultados mostraram que o ECG da lagartixa apresenta as mesmas ondas de ativação elétrica presentes no coração humano (P, QRS e T), apesar do tecido cardíaco deste animal ser de natureza esponjosa.

-----------------

Nome: Luana de Souza Melo
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Diniz
Centro: CCS

Título da palestra: A simulação e a otimização de parâmetros de dispositivos MOS planar e 3D usando o programa ADS

Resumo: A simulação de circuitos é uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados. Pela simulação é possível prever o comportamento dos circuitos e aperfeiçoá-los antes da sua fabricação, reduzindo os ciclos de projeto. Este trabalho tem como objetivo obter a extração de parâmetros de dispositivos MOS planar e 3D, com a maior precisão possível, visando o desenvolvimento de projetos de circuitos integrados. O projeto é dividido em três partes: i) conhecimento dos métodos para a extração de parâmetros de dispositivos MOS planar e tridimensional, ii) extração de parâmetros de dispositivos MOS planar e tridimensional, iii) simulação ADS com os parâmetros extraídos dos dispositivos MOS planar e tridimensional medidos.

-----------------

Nome: Júlia Patire Rosolen
Orientador: Prof. Dr. Marcus Alexandre Finzi Corat
Centro: CEMIB (Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica)
Título da palestra: Produção de um camundongo modelo para o estudo de doenças causadoras de desmielinização do SNC

Resumo:O vírus da encefalomielite murina de Theiler (TMEV) é um patógeno entérico natural de camundongos. Sendo o ciclo de vida desse vírus muito similar ao da Poliomielite, há um grande uso dele como modelo de estudo de doenças causadoras de desmielinização do sistema nervoso central. Várias doenças infecciosas desmielinizantes ainda não são bem estudadas e, portanto, seus mecanismos de ação não são totalmente conhecidos. Muitas delas não possuem um tratamento eficaz e isso provavelmente se deve à dificuldade de se realizar estudos, tanto para o entendimento quanto para o tratamento dessas doenças, devido a intervenções e controles ambientais e experimentais limitados. Atualmente, os modelos de animais de laboratório existentes nesta linha de pesquisa estão voltados principalmente para o estudo do comportamento viral no organismo. Há poucos estudos voltados para tratamento de sequelas, devido à demora de obtenção dos animais sequelados crônicos, além da dificuldade de sucesso de tratamento destas sequelas. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de um modelo animal rápido na sua obtenção, viável para estudos do processo de desmielinização e do avanço da doença, bem como que possibilite formas de tratamento de suas sequelas crônicas. Neste trabalho pretendemos desenvolver um modelo animal que possa nos auxiliar no melhor entendimento e refinar tratamentos das sequelas crônicas. Para tanto, iremos comparar o modelo criado aos resultados de sucesso obtidos por nosso grupo com o tratamento através da terapia celular em cães acometidos pela cinomose.

-----------------

Nome: Felipe Eduardo Ciamponi
Orientadora: Dra. Katlin Brauer Massirer
Centro: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG)

Título da palestra: Desvendando o controle de qualidade das células cerebrais

Resumo: As proteínas das nossas células se originam de um processo de montagem de várias etapas, assim como máquinas produzidas em uma fábrica. O DNA é a molécula-chave e é única para cada pessoa, no entanto é igual em todas as células de um mesmo individuo. Como pode então ser possível que o nariz seja diferente do olho? Assim como um robot da linha de montagem escolhe peças de uma coleção e monta máquinas com diferenças; em cada células são lidas e traduzidas algumas partes do DNA e outras não o são. A parte do DNA que é lida será transcrita em RNAs mensageiros. Esta mensagem é interpretada e traduzida para originar as proteínas funcionais em nossa células. Ao longo desse processo, é necessária uma etapa de controle de qualidade, no qual as peças não-funcionais ou defeituosas precisam ser removidos para garantir o bom funcionamento da máquina. Assim também a célula tem seu processo de controle de qualidade que precisa eliminar mensagens defeituosas evitando assim a tradução em proteínas que prejudiquem a saúde. Nós estamos procurando entender uma doença neurodegenerativa, chamada esclerose lateral amiotrófica, que parece ser causada por falha no controle de qualidade. Iremos discutir as evidências de que mensagens defeituosas no cérebro precisam ser removidas para evitar acúmulo e tradução em proteínas truncadas que resultam em dano irreversível.

-----------------

Nome do palestrante: Victor Henrique da Silva Menezes

Orientadores: Profª. Dra. Aline V. Carvalho e Profº. Dr. Pedro Paulo A. Funari.
C&N: NEPAM

Título da palestra: Teorias e métodos em Divulgação Científica e Arqueologia Pública: o caso do LAP com as Escolas

Resumo: Esta comunicação tem por objetivo apresentar os estudos teóricos e práticos realizados junto à equipe do Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP), do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/Unicamp), no campo da Divulgação Científica e da Arqueologia Pública. Tendo como atividade central a divulgação da Arqueologia ao público externo à universidade, o projeto almeja, por meio da realização de atividades práticas com o público escolar – oficinas, palestras, publicações em blog –, entender e discutir formas e materiais eficientes para a consolidação do campo da Divulgação Científica e da Arqueologia Pública. A primeira, entendida como todas as ações feitas para transmitir a ciência à população em geral, está em constante diálogo com a segunda, que pode ser entendida como um campo científico da Arqueologia destinado a discutir, intervir e rever a relação dialética entre ciência arqueológica e sociedade. Desta forma, as ações do projeto prezam por uma interdisciplinaridade a partir do constante diálogo entre as áreas supracitadas, mas também, em particular, com a História, o Patrimônio, a Educação e o Jornalismo.

-----------------

Nome: Fernando Ortolano
Orientador: Prof. Dr. João Vilhete Viegas D'Abreu

Título da palestra: Aprimoramento do Sistema Elétrico de um Mapa Tátil Sonoro

Resumo: Mapa Tátil Sonoro é uma ferramenta de acessibilidade que fornece informações sobre o meio ambiente e auxilia pessoas com deficiência visual a se orientar espacialmente de forma autônoma e segura, ajudando-as a criar uma imagem mental do espaço ao seu redor. O objetivo do projeto foi a elaboração de um instrumento de leitura tátil em três dimensões, com informação sonora de uma Rota Acessível. O equipamento foi implementado a partir de um design gráfico urbano do campus, incluindo informações sobre a localização dos edifícios e ruas. O modelo possui um sistema eletrônico que consiste em sensores associados com os respectivos objetos (prédios e arruamento). Quando pressionado o sensor do mapa, é pronunciado o nome do objeto associado a este sensor.

-----------------

Nome: Kelly Cristina de Moraes Camargo
Orientador: Prof. Dr. Roberto do Carmo
Instituto: NEPO / IFCH

Título da palestra: A Dinâmica Urbana Intensa e a Agroindústria em Lucas do Rio Verde (MT).

Resumo: O município de Lucas do Rio Verde está localizado na microrregião de Alto Teles Pires, no norte do Mato Grosso. Fundado em 1982, LRV obteve rápida ocupação e crescimento da área plantada, incentivando a modernização da agricultura. Atualmente se destaca na produção de grãos, e com a introdução de complexos agroindustriais na década de 2000 o município tem apresentado especificidades em sua dinâmica migratória. Portanto, debatendo a relação entre população e meio ambiente, pretende-se estudar a migração e a reorganização espacial em Lucas do Rio Verde a partir de dados do Censo Demográfico, e do survey realizado no município em 2009 e seu follow-up efetuado em 2013.

-----------------

Nome: David Ferreira Junior
Orientadora: Profa. Dra. Ana Maria Heuminski de Avila
C&N: CEPAGRI/UNICAMP

Título da palestra: Mineração de Dados na Análise da Precipitação Pluvial no Estado do Rio Grande do Sul

Resumo: A precipitação é a principal variável meteorológica responsável pelo sucesso ou fracasso da produção agrícola no Brasil. Esse projeto tem como objetivo transformar as séries históricas de dados de precipitação do Rio Grande do Sul em zonas geográficas pluviometricamente homogêneas por meio de técnicas de agrupamento (de Data Mining) e aplicar a Técnica dos Quantis, visando analisar o comportamento da precipitação pluvial do Rio Grande do Sul no período de 1981 a 2010 (30 anos) para detectar a ocorrência de anos relativamente secos ou chuvosos em cada sub-região homogênea com relação aos totais anuais de precipitação. Também foi feita uma análise exploratória buscando detectar alguma relação entre a produtividade de soja em média do Rio Grande do Sul e o volume da precipitação no verão e na colheita para o norte do Rio Grande do Sul. Nessa análise foi possível reunir mais evidências para afirmar que os anos de baixa produtividade de soja foram diretamente afetados pelo volume de chuvas registrado pelas estações meteorológicas. Os dados foram adquiridos da Agência Nacional de Águas (ANA), mas haviam dados faltantes. Assim, para resolver o problema de dados faltantes foi aplicada a técnica de imputar valores pela média ponderada de 10 estações meteorológicas ``mais próximas" espacialmente (``vizinhos mais próximos") utilizando valores de precipitação estimados pelo satélite TRMM (Tropical Rainfall Measuring Mission) e dados de estações meteorológicas reais diferentes do conjunto de dados da ANA. Foram encontradas 5 regiões homogêneas de precipitação para o Rio Grande do Sul. Também foi possível detectar que os anos considerados dentro de cada região como anos muito secos ou chuvosos coincidiram com os fenômenos el niño e la niña.

-----------------

Nome: Nycholas Maia (NICS)

Título da palestra: Interface Gestual de Percussão

Resumo: A Interface Gestual de Percussão surgiu com o intuito de ajudar os músicos no transporte e custo de instrumentos de percussão. Ela também abre novas possibilidades timbrísticas e de técnica extendida usando recursos computacionais de processamento de samples.

-----------------

sala de aula do NICS
rua da reitoria 165
NICS / UNICAMP
Campinas, São Paulo, 13083
Brazil
Event type:
TED2014 Simulcast University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unicamp­Live events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Luiza Terassi Hortelan

Luiza Terassi Hortelan, aluna da graduação em Ciências Sociais, bolsista PIBIC de iniciação científica no Pagu, Núcleo de Estudos de Gênero.

Ricardo Henrique Serrão

Ricardo Henrique Serrão é estudante na UNICAMP

Vanessa Sinhorette Teixeira

Vanessa Sinhorette Teixeira é aluna de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNICAMP. Atualmente é bolsista de iniciação científica pela FUNCAMP na Divisão de Bioprocessos do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).

Organizing team

Jose
Fornari

Campinas São Paulo, Brazil
Organizer
  • Elizabeth Fernandes
    Team Member