Youth@Unicamp
x = independently organized TED event

This event occurred on
November 16, 2013
6:00pm - 8:00pm -02
(UTC -2hrs)
Campinas
Brazil

Event: TEDxYouth@Unicamp
Event date: November 16th, 2013
Event type: Youth
Attendee limit: 100+ attendees

Palestrantes locais:

Danilo Araújo

Título da palestra: "AleatroNICS: Performance Improvisada de Música Eletrônica"

Resumo do CV: "Danilo graduou-se em Música Popular na modalidade Bacharel em contrabaixo elétrico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no ano de 2011 e atualmente é aluno da pós-graduação do Instituto de Artes na mesma instituição realizando o mestrado em música dentro da sub-área de sonologia. Sua pesquisa iniciada em 2013 foca-se, citando de forma mais abrangente, na representação visual e gráfica dos sons dentro do ECE (Espaço Campo-Estereofônico) criado entre duas caixas de som que emitam o som na mesma direção. O estudante paralelamente também atua como produtor e DJ profissional na cena de música eletrônica nacional desde 2009 tocando em diversos festivais e eventos culturais com seu projeto solo: Catan Cotie (mais informações: www.soundcloud.com/catancotie )."

Resumo da palestra: "O talk apresentado nesse TEDx descreve a criação de um sistema para performance computacional de arte sonora improvisada ao vivo e com interação visual através de um patch desenvolvido no software Pure Data (PD), denominado ALEATRONICS. Contextualizando os conceitos de aleatoriedade musical e vinculando-os as questões performáticas de manipulação de música eletrônica, os procedimentos definidos para sua execução e as respectivas etapas de criação são abordados de forma detalhada e exemplificadas através de imagens. Ao fim dessa abordagem será realizada uma apresentação com a interação e aplicação prática do instrumento."

------

Adriano Monteiro

Título da palestra: Um relato de ensino de música eletroacústica a adolescentes sem experiência musical.

Resumo da palestra: Essa palestra é um relato de uma experiência didática ocorrida em janeiro de 2010 e focada no ensino de música eletroacústica para um grupo de quatro adolescentes sem formação musical anterior. Na palestra são discutidas: a abordagem didática para introdução dos conceitos e teoria musicais relacionados a música eletroacústica para o grupo de jovens estudantes, o ensino de ferramentas para prática música eletroacústica, e a orientação para o desenvolvimento de processos criativos dos estudantes.

Resumo do CV: Adriano Claro Monteiro é compositor, performer de música eletroacústica e pesquisador em tecnologia musical. Bacharel em Composição Musical e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é doutorando em música pela mesma instituição. Seus interesses abrangem as áreas de composição e performance de música eletroacústica; história, teoria e análise musical; desenvolvimento de tecnologia musical.

------

Maria Lucila G. Junqueira

Título da Palestra - O desenvolvimento da leitura textual e musical nas crianças: Similaridades e Contrastes

Resumo da palestra: Em virtude do dualismo platônico, a tradição ocidental estabeleceu por muitos anos a separação entre as ciências do homem e as ciências biológicas. Hoje, um dos pontos culminantes das neurociências é demonstrar que no homem, o cultural não pode ser pensado sem o biológico e que o cerebral não existe sem a impregnação poderosa do ambiente. Aprender a ler é um processo que permite a apropriação de um produto da cultura, a escrita. Sua aprendizagem é de natureza biológica e cultural e depende de ensino e sistematização dos conhecimentos para que a pessoa se aproprie do seu sistema simbólico.A leitura musical, requer a execução de uma resposta complexa, na qual há pouco espaço para desvios em tempo e qualidade..Esta palestra tem por objetivo apresentar um panorama do desenvolvimento da leitura textual e musical nas crianças salientando suas similaridades e contrastes.

Resumo do CV: Maria Lucila G. Junqueira é graduada em piano pela FASM (SP), possui pós-graduação em educação musical pela faculdade Cantareira (SP), é atualmente mestranda na UNICAMP, desenvolvendo o projeto de estudo comparativo entre as componentes da leitura à primeira vista, características emocionais, cognitivas e comportamentais do intérprete. Desenvolve um trabalho há vários anos com a pedagogia do piano e atualmente está se especializando no ensino do piano e musicografia Braille para deficientes visuais.

Museu Exploratório da Ciência
Av. Alan Turing, 1500
Campinas, 13083
Brazil
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Unicamp events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Danilo Araújo

Danilo graduou-se em Música Popular na modalidade Bacharel em contrabaixo elétrico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no ano de 2011 e atualmente é aluno da pós-graduação do Instituto de Artes na mesma instituição realizando o mestrado em música dentro da sub-área de sonologia. Sua pesquisa iniciada em 2013 foca-se, citando de forma mais abrangente, na representação visual e gráfica dos sons dentro do ECE (Espaço Campo-Estereofônico) criado entre duas caixas de som que emitam o som na mesma direção. O estudante paralelamente também atua como produtor e DJ profissional na cena de música eletrônica nacional desde 2009 tocando em diversos festivais e eventos culturais com seu projeto solo: Catan Cotie (mais informações: www.soundcloud.com/catancotie )

Adriano Monteiro

Adriano Claro Monteiro é compositor, performer de música eletroacústica e pesquisador em tecnologia musical. Bacharel em Composição Musical e Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é doutorando em música pela mesma instituição. Seus interesses abrangem as áreas de composição e performance de música eletroacústica; história, teoria e análise musical; desenvolvimento de tecnologia musical.

Maria Lucila G. Junqueira

Maria Lucila G. Junqueira é graduada em piano pela FASM (SP), possui pós-graduação em educação musical pela faculdade Cantareira (SP), é atualmente mestranda na UNICAMP, desenvolvendo o projeto de estudo comparativo entre as componentes da leitura à primeira vista, características emocionais, cognitivas e comportamentais do intérprete. Desenvolve um trabalho há vários anos com a pedagogia do piano e atualmente está se especializando no ensino do piano e musicografia Braille para deficientes visuais.

Organizing team

Jose
Fornari

Campinas São Paulo, Brazil
Organizer
  • Elizabeth Fernandes
    Team Member
  • Márcio Santana
    Team Member