Pajuçara
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 3, 2016
12:00am - 7:00am -03
(UTC -3hrs)
Maceio, Alagoas
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Centro Cultural Art Pajuçara
Av. Dr. Antonio Gouveia, 1113 - Pajuçara
Maceio, Alagoas, 57030-170
Brazil
See more ­T­E­Dx­Pajuçara events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carlos Wanderlan

Carlos Wanderlan é especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e possui mais de 15 anos de experiência em sua área. Atualmente é co-fundador e Diretor de Tecnologia da Hand Talk, uma das mais premiadas startups brasileiras: uma plataforma de tradução automática do português para Libras - Língua Brasileira de Sinais, utilizada pela comunidade surda no Brasil. Em 2014, Wanderlan foi eleito pela Folha de São Paulo e Schwab Foundation como um dos empreendedores sociais mais promissores do Brasil. Já em 2015, recebeu o prêmio de Melhor Aplicativo de Acessibilidade da América Latina e Caribe, no evento America Accessible que ocorreu em Medellin, na Colômbia, promovido pela ITU (International Telecommunication Union) e Samsung.

Daniel Moura

Daniel Moura é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com especialização em Desenho Urbano. Tem se dedicado, desde sua graduação, a estudar temas referentes à Mobilidade Urbana. Entre 2008 e 2015 participou ativamente do movimento Bicicletada de Maceió, onde buscou trazer um pouco do conhecimento técnico para os cidadãos, para que estes pudessem exercer pressão política em busca de melhorias para a cidade onde vivem.

Eduardo Setton

Eduardo Setton é professor da Universidade Federal de Alagoas, doutor em Engenharia pela PUC-Rio, onde atuou como pesquisador sênior entre 1993 e 2001 pelo Tecgraf, com atuação em simulação computacional de alto desempenho para dinâmica de estruturas. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas entre 2011 e 2014. Neste período, liderou a construção do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado para o decênio (2013-2023) e a construção do Parque Tecnológico de Alagoas, por meio dos Polos Tecnológicos no Agreste e no Sertão do estado. Iniciou também a construção do Polo de Tecnologia da Informação de Maceió e implantou diversos projetos relacionados a inclusão e empreendedorismo digital, entre outros. Atua em gestão, estratégia e liderança. Possui 23 anos de experiência na captação, coordenação e no desenvolvimento de projetos relacionados à indústria de energia. Atualmente é o coordenador geral do LCCV (Ufal), atuando em diverso projetos relacionados ao setor do petróleo, gás e energia.

Gustavo Rocha

Gustavo Rocha é voluntário do projeto de tradução do TED desde outubro de 2012. Já participou de três conferências TED e vem atuando como coordenador da comunidade brasileira há mais de três anos. Com sua experiência no projeto de tradução, ele é um elemento chave no desenvolvimento dos tradutores brasileiros e na divulgação de palestras TED em português brasileiro.

Ivys Urquiza

Ivys Urquiza é professor de física, criador do projeto "Física Total". Possui um canal no Youtube que conta com mais de 200 mil inscritos em que procura disseminar os conteúdos considerados difíceis de maneira simples e ajudar os alunos a se preparar para os vestibulares. Urquiza também é embaixador do Youtube Edu, um canal dedicado a vídeos educacionais, sendo ele um dos destaques da plataforma que nasceu da parceria firmada entre Fundação Lemann e Google.

José Roberto

José Roberto Fonseca é formado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui especialização em Biologia Estuarina pela Universidade Federal de Alagoas e pela Universidade de São Paulo (USP). Entre o final da década de 70 e toda a década de 80, foi Coordenador de Meio Ambiente e o primeiro presidente do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), sendo responsável pela implantação da política de meio ambiente do estado, coordenando a elaboração da legislação básica de proteção ambiental. Atualmente é presidente do Instituto Ecoengenho, coordenando as ações dos vários projetos na área de energia renovável, com utilização de sistemas fotovoltaicos produtivos e residenciais em comunidades rurais isoladas. É também responsável pela realização de projetos de inclusão sócio produtiva com a utilização de produtos de alto valor agregado, a exemplo do Projeto Aroeira e Pimenta da Tapera. Nos últimos anos vem replicando esses projetos na África (Moçambique) e América Central (Honduras), através de Cooperações Internacionais.

Lara Almeida

Lara Almeida é estudante do primeiro ano do curso de Administração na Faculdade de Administração e Negócios (FAN-FGV). Foi finalista e vencedora do prêmio Líder Estudante do Ano Nufarm, promovido pela rede Enactus Brasil. O concurso premiou ações de empreendedorismo voltadas para as comunidades. O projeto, intitulado “Vivá”, foi criado para auxiliar membros da Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano (Cooplum), que atua na Vila Emater, em Maceió.

Mariana Camardelli

Mariana Camardelli é fundadora da Altos Eventos, empresa de design de eventos e experiências. Formada em marketing, optou por fazer vários cursos em diversos lugares do mundo, a escolher por um título que lhe oferecesse uma única visão sobre sua área. Sua empresa tem clientes como Ambev, Google, Melitta, Osklen, Mozilla e Givaudan. É especialista em inovação, empreendedorismo e criatividade. Alguns dos eventos que tirou do papel foram o Startup Weekend e FailCon. Realizou a edição brasileira do 99u, evento sobre criatividade do qual é embaixadora no Brasil, além de ser host do Creative Mornings em São Paulo.

Paula Quintão

Paula Quintão é escritora e empreendedora. Criadora da Escola de Rumos, da editora Suban A Los Techos e do portal Coragem para Empreender. Também é mestre em Ciência da Informação e doutora em Sustentabilidade. Mãe da Clara. Autora de Para Sempre Um Novo EU (2012), Caminho Que As Estrelas Me Viram Cruzar (2016), além de mais de cinco livros digitais.

Paulo Tenório

Paulo Tenório é alagoano, fundador da Trakto e empreendedor na área de tecnologia com vários prêmios. Tenório foi convidado para participar da sétima edição do Global Entrepreneurship Summit (encontro global de empreendedorismo com a presença do Presidente Obama), nos Estados Unidos, que reunirá centenas de empreendedores de todo o mundo.

Tiago Silva

Tiago Silva é graduado em Gestão de Recursos Humanos pela UNIT e pós graduado em Gestão de Pessoas e Administração pela FAT. Graduando em Economia pela Universidade Federal de Alagoas, também é diretor do projeto Conversando Sobre Carreira. Idealizador do programa Jornada pela Educação, membro do Conselho de Jovens Empreendedores (CJE/AL), é também colunista da rádio Globo Maceió no quadro Gestão e Carreira. Tiago é mais conhecido como "Mochileiro pela Educação". Já percorreu 40 cidades brasileiras, distribuindo cerca de 700 livros e levando a mensagem de que a educação salva vidas. Mais de 6 mil jovens já assistiram suas palestras por todo o Brasil.

Organizing team

Thaisa
Silva

Organizer