Mauá
x = independently organized TED event

This event occurred on
June 11, 2016
10:00am - 4:00pm -03
(UTC -3hrs)
São Caetano do Sul, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Instituto Mauá de Tecnologia
Campus de São Caetano do Sul Praça Mauá 1 - São Caetano do Sul - SÃO PAULO - Brasil CEP: 09580 900
São Caetano do Sul, São Paulo, 09580 900
Brazil
See more ­T­E­Dx­Mauá events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Frankel

Vitacon CEO
Alexandre Lafer Frankel é sócio-fundador da Vitacon S/A, empresa inovadora do setor imobiliário, onde atua como CEO há seis anos. Com experiência de 35 anos no mercado imobiliário, é responsável pelo desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais em São Paulo. Graduado em Engenharia Civil, Frankel também é idealizador do projeto “Como Viver Em São Paulo Sem Carro”, com três livros já lançados, e pela criação do “Cidade Colaborativa”. O empreendedor acredita em um novo estilo de vida urbano. Mobilidade e economia do compartilhamento estão presentes em todos os projetos da Vitacon. Compactar os espaços e simplificar a vida dos moradores, com inteligência e eficiência, fizeram da Vitacon líder no segmento e referência no conceito da vida sob medida. Foi eleito cidadão sustentável, em 2013, e jovem empreendedor do ano, em 2014, pelo LIDE.

Andreas Auerbach

Expert on youth behaviour
Andreas Auerbach é formado pela FGV em Administração Pública e sócio de um grupo especializado em estudos do comportamento jovem. Como fundador e principal executivo da NexoHw - a mais nova empresa do Grupo - vem desenvolvendo diversos trabalhos com jovens de alto impacto, estudos sobre o futuro do trabalho e novas metodologias nas áreas de atração, engajamento e cultura organizacional para grandes empresas como AB-Inbev, Ambev, BRF, Credit Suisse, Danone, Itaú, Grupo Boticário, McKinsey & Company, Red Bull, Renner e Votorantim, entre outras. Andreas vem ao TEDxMauá falar sobre esses “gênios”, como encontrá-los e reconhecê-los e como esses jovens talentos estão realmente impactando as culturas organizacionais das empresas onde estão inseridos.

César Martins

Teacher and founder of a programming and robotics school for kids
Engenheiro da Computação, adepto da cultura Maker, trabalhou durante 8 anos com P&D de Hardware e Software no Brasil, antes de partir para a Califórnia, onde trabalhou como voluntário por 6 meses, ensinando programação para crianças. Retornou ao Brasil para se tornar cofundador da Happy Code, uma rede de escolas de programação para crianças e adolescentes. Com um método de ensino inovador, a escola oferece cursos interativos e atividades baseadas em jogos e projetos que estimulam a capacidade de criação de cada aluno e permitem que as crianças aprendam brincando. Cesar vem ao TEDxMauá 2016 contar um pouco desse mindset e da metodologia que vai transformar o universo das próximas gerações e revolucionar o segmento de educação.

Gabriel Senra

Layer specialised in laws under the Internet era
Gabriel Senra é fundador da Linte - Legal Intelligence, startup que aumenta a produtividade dos advogados por meio de ferramentas de automação. Em 2015, participou do programa de aceleração da 500Startups, em São Francisco, CA, tendo concluído a passagem pelo Vale do Silício com a captação de recursos com investidores brasileiros e americanos. Em pouco mais de um ano, seus clientes já economizaram mais de R$ 15 milhões em despesas jurídicas. Advogado por formação e especialista em finanças e tributos, atuou em escritórios de grande porte e no departamento jurídico de uma das maiores empresas do País. Empreendedor por vocação, trabalha com tecnologia e internet desde os 13 anos. É o representante brasileiro da comunidade internacional que reúne profissionais para discussão de tendências envolvendo direito, tecnologia e políticas públicas.

Guilherme Berardo

Founder of a chain of clinics for the low income class
O jovem empresário, formado pela California University e com passagem pela Merryl Lynch é fundador do Dr. Agora, uma rede de clínicas particulares populares que visa democratizar o acesso a uma medicina mais moderna e humana. O projeto inovador trabalha para que todos tenham acesso a saúde de excelência, ao menor custo possível, por meio de centros médicos eficientes, análise sofisticada de dados e uso inteligente de tecnologia. Guilherme vem ao TEDxmauá apresentar esse novo conceito de saúde e explicar a enorme transformação que esse modelo pode trazer para o Brasil e seus mercados derivados de saúde e claro, para os brasileiros de todas as classes.

Gustavo Tanaka

Serial espiritual entrepreneur
Gustavo Tanaka é escritor e empreendedor. Autor do Livro 11 Dias de Despertar e tem formação em administração na USP, mas abandonou uma carreira no mundo corporativo para se lançar no empreendedorismo. Hoje atua na Baobbá Lab, um conceito novo de empresa que criou, uma “empresa livre” . Gustavo criou uma nova forma de empreender em grupo. Na empresa livre todos são sócios de todos os projetos de startups que nasçam lá dentro. Cada um faz o que sabe fazer melhor e não há CEOs. Hoje eles já tem mais de 6 startups criadas e funcionando. Gustavo vem ao TEDxMauá falar da sua transformação, de executivo para empreendedor livre e como funciona esse novo formato de criar, gerir e desenvolver startups.

Ivan Seidel

Teen Open Source entusiast
Ivan é estudante da Universidade Federal do ABC e possui duas empresas, nas áreas de Educação e Publicidade. Participa de competições de robótica no Brasil e exterior, tem experiência em hardware e software e ama compartilhar conhecimento. Vem ao TEDxMauá falar de open source e sobre como essa "Era da Tecnologia do Código Aberto" está revolucionando e acelerando o crescimento das corporações.

Maíra Liguori

Founder of a feminist ong that aims to change advertisement as ir is
Maíra Liguori é jornalista formada pela PUC-SP e pós-graduada em planejamento estratégico de marcas, em Barcelona. Ao lado das sócias Juliana de Faria e Nana Lima, fundou a Think Eva, Núcleo de Inteligência do Feminino, que tem como missão criar conexões verdadeiras, honestas e cuidadosas entre as marcas e o público feminino. A Eva vem realizando trabalhos inovadores e relevantes para marcas como Avon, YouTube e Bradesco, além de palestras em empresas de diversos setores. Em 2016, se apresentaram no SxSW, evento de inovação em Austin, Texas. Vem ao TEDxMauá falar sobre mulheres na mídia e sobre como as empresas precisam reinventar seu diálogo com esse público.

Mariana Fonseca

Social entrepreneur
Mariana Fonseca é fundadora da Pipe.Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil, e da Mariposa, empresa que conduz curadoria e produção de conteúdo sobre tendências, tecnologias e impacto social. Ela é jornalista por formação, com diplomas em globalização, mídia e internacionalização pela universidade Panthèon Assas, em Paris, e em futurismo pela Singularity University, instituição situada na NASA, no Vale do Silício. Mariana também faz parte do board do Girls in Tech Brazil. Também foi cofundadora da A Corrente do Bem no Brasil, parte do Pay It Forward Day internacional, e cofundadora do Borderpass, startup que trabalha para otimizar o processo de imigração nos aeroportos da Ásia. Foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil, trabalhou com engajamento cívico pela Webcitizen. Além disso, tem passagens pelas redações de jornais como o Estado de Minas, CBN e Rádio Globo. Vem ao TEDxMauá falar sobre Tecnologia de Impacto.

Mariana Vasconcelos

Agronomist and Agrosmart Co-founder
Cofundadora da Agrosmart, empresa de soluções em Internet para as coisas do agronegócio, acelerada pela Baita via Startup Brasil e pelo Google Launchpad Accelerator. Board member na 4lab pesquisa e desenvolvimento em IoT. Formada em Administração de Empresas pela UNIFEI, foi vencedora do Prêmio Call to Innovation 2015, o que lhe permitiu estudar na Universidade da NASA, a Singularity University. Vem ao TEDxMauá falar sobre a inovação que ajudou a criar uma plataforma que conecta um aplicativo para celulares a sensores instalados na terra, para que agricultores saibam a quantidade exata de água necessária para a atividade agrícola. Sua startup foi amplamente premiada justamente porque o sistema promove uma economia de água entre 30% e 70%.

Renato Stefani

Hack Life - creator and teacher
Renato Stefani é Engenheiro Mecatrônico, especializado em futurismo e tecnologias exponenciais pela Singularity University. Vem ao TEDxMauá falar sobre como hackear a vida: técnicas e processos para o autoconhecimento e produtividade. Ao entender a vida como um sistema, Renato convida as pessoas a se entenderem a fundo e hackearem esse sistema. Para ele é chegada a hora para novos tipos de habilidades. Habilidades essas que não conseguimos aprender em nenhum outro lugar, a não ser pela experimentação. Habilidades que permitirão ao ser humano chegar a um outro patamar, alcançando performance digna de maestria. É chegada a hora de cada um se tornar hacker da própria vida.

Ricardo Cappra

Big data scientist
Ricardo Cappra é um cientista de dados especialista em business analytics. Cientista-chefe na Cappra Data Science e do laboratório de big data Mission Control, ele e seu time de cientistas ajudam pessoas e empresas a tomarem melhores decisões, orientadas por inteligência analítica. Entre os clientes atendidos estão o governo dos EUA, Coca-Cola, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo e Banco Itaú. Ele vem ao TEDxMauá discorrer sobre as características e possíveis utilizações do data science. Painéis de gestão de indicadores de performance, análise de comportamento dos consumidores, insights para business e identificação de oportunidades e ameaças são apenas alguns dos produtos finais resultantes de projetos baseados em Ciência de Dados. Identificar o que realmente importa, descobrir fontes dos dados, coletar, organizar, mostrar e analisar informações relevantes é cada vez mais importante em um cenário global sem fronteiras para competitividade.

Organizing team

Daniela
Klaiman

São Paulo, Brazil
Organizer