Aveiro
x = independently organized TED event

Theme: Origem (Origin)

This event occurred on
May 21, 2016
2:00pm - 8:00pm WEST
(UTC +1hr)
Aveiro, Aveiro
Portugal

Lembram-se da primeira vez em que vos perguntaram o que nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?
É, para muitos, o primeiro confronto com o nada que sabemos e é quando percebemos que, por muito que corramos, seremos sempre demasiado lentos para acompanhar o universo que nos ultrapassou ainda antes de termos arrancado.

E a vida acontece.

Máquinas de afectos e pudores, objectos e objectivos, derrotas e troféus. Sabemos o nosso nome, o código postal da cidade que habitamos, quantos quilómetros correu o amigo e ainda debitamos a tabuada dos 9 como se a terceira classe tivesse sido ontem. Armazenamos uma quantidade excêntrica de informação, domamos as redes sociais e tentamos suspender o tempo, mesmo que saibamos que é sempre ele que nos interrompe a nós. Estamos sempre com pressa. Corremos, inventamos, falamos muito, duvidamos, discutimos, conservamos relações, defendemos a camisola, aceitamos alguns preconceitos, combatemos outros e nunca temos tempo para nada ou para o tanto que queremos fazer.

Enquanto nos esgotamos neste ciclo, o corpo humano produz 25 milhões de novas células a cada segundo. Todos os segundos, de todos os dias, de todos os anos, todas as pessoas.

E a vida acontece.

Milhões de células que em nós coabitam com milhões de ideias. De onde vêm as ideias? E as invenções? São resultado de estudos e de acasos, de experiências e livros e de maçãs que caem de árvores. Existem tantas hipóteses. De onde surgimos nós? Somos todos diferentes. Porquê?

2016 é o ano deles, dos porquês. A origem. Sabemos que é um tema perigoso.
Afinal, temos sempre medo do que não conhecemos, mas somos audazes o suficiente para querer descobrir.

Coragem: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Teatro Aveirense
Rua de Belém
Aveiro, Aveiro, 3800 Aveiro
Portugal
See more ­T­E­Dx­Aveiro events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Tuna Universitária de Aveiro

A Tuna Universitária de Aveiro, vulgarmente conhecida como TUA, é a tuna masculina da Universidade de Aveiro, que surgiu com o objectivo de unir a academia em prol da música, e fomentar e divulgar o espírito académico que se vive na cidade de Aveiro pelo mundo. Teve ORIGEM em 1995 e resultou da fusão entre duas tunas: Rial Tuna do ISCAA e a TUNGA – Tuna Académica da Universidade de Aveiro. Herdou destas um vasto repertório musical, que leva a todo mundo a nossa ria e os típicos moliceiros, representando as cores da Universidade de Aveiro e da cidade!

Voz Nua

Voz Nua é um coro de câmara sob a direção da sua fundadora, Aoife Hiney. É um grupo heterogéneo que reúne cantores de varias nacionalidades diferentes residentes em Aveiro. O nome, uma combinação da língua portuguesa e da língua gaélica, representa a diversidade cultural do grupo. Em gaélico, a palavra ‘nua’ significa novo, fresco e puro. Em português a mesma palavra significa despida. Na criação do nome deste projeto considerámos a polissemia da palavra como metáfora do repertório e dos objectivos do coro. Desta forma, por Voz Nua pode ler-se ‘voz pura’ ou ‘voz sem instrumentos’. Em 2015, os Voz Nua lançou Nativitas, um álbum de Natal.

Ana Antunes

Architect
Licenciada em Arquitectura, desenvolveu o seu trabalho ao longo de 10 anos dentro de um mercado da construção convencional onde o betão é Rei, invadida por leis cada vez mais castradoras, certificações, normas… tudo em prole de uma tal de Sustentabilidade. Em 2013 ruma à Índia e é lá que encontra as respostas que procura, descobre a Arquitectura e Construção em Terra. Nasce a paixão pela Terra, resultado da experiência e conhecimento adquirido no trabalho desenvolvido nos últimos 3 anos, com diversos gabinetes de Arquitectura na Índia nomeadamente Biome Environmental Solutions. É também na Índia que descobre o nosso País e todo um património edificado em terra.

Antonio Miguel

Managing Director at Laboratório de Investimento Social
Co-fundador e Diretor Executivo do Laboratório de Investimento Social, uma associação sem fins lucrativos promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian que desenvolve novos instrumentos financeiros para projetos de inovação social. É também professor na NOVA SBE onde leciona Microfinance e Impact Investment. Trabalhou em Londres na Social Finance UK onde esteve envolvido em Social Impact Bonds no Reino Unido e Canadá nas áreas da empregabilidade jovem, alojamento social e saúde mental. É mestre em Business Administration pela Católica de Lisboa e certificado em Corporate Finance pelo Chartered Institute for Securities and Investment.

Carolina Duarte

Pediatra na Centro Hospitalar Baixo Vouga
Carolina, 42 anos, pediatra em Aveiro. Dedica-se desde 2007 às crianças com perturbações do neuro-desenvolvimento. Descreve o seu local de trabalho como um palco cujo programa muda diariamente. Sabe que não é a personagem principal desse palco, não quer ser, mas recusa-se a ser figurante num argumento com tantas falhas.

Cristina Fonseca

Tech Entrepreneur, Co-Founder @Talkdesk
Empreendedora por paixão, o seu passatempo favorito é resolver problemas. Ligá-la a uma só área seria sempre redutor: a Cristina trabalha em código, engenharia, design, gestão de produtos, enfim, é uma mulher dos sete, senão mais, instrumentos. É co-fundadora da Talkdesk, uma plataforma que permite criar um call center em poucos minutos e integrá-lo em negócios ou projectos que dele necessitem. Nos últimos dois anos conseguiram investimento de mais de 24 milhões de dólares. Trabalhou como investigadora do INESC-ID e foi fundadora de outras start ups. É membro da comunidade Global Shapers.

David Carvalhão

Empreendedor em série, investigador, inventor, blogger
Empreendedor em série, investigador, inventor, blogger e viajante apaixonado, fundou ao longo da sua carreira 16 empresas, 3 associações, registou 3 patentes e fez várias viagens que não lembravam a ninguém. Em 2014 foi reconhecido pela Universidade de Aveiro como um dos 40 empreendedores da sua história. Actualmente encontra-se a lançar um novo fundo de investimento em tecnologia sob a égide da Entropic Ventures

Fernando Gaspar

Artista Plástico
Artista visual e autodidacta, Fernando iniciou o seu percurso pelo desenho e pela prática da aguarela. Inteiramente dedicado à actividade desde 1986, tem no seu percurso alguns prémios nacionais, participações colectivas e mais de 50 exposições individuais em Portugal e no estrangeiro. Ao longo destes 30 anos, tendo como método de trabalho a constante renovação de suportes, materiais e técnicas, a plasticidade do seu trabalho tem evoluído no sentido de uma abordagem crescentemente reflexiva e contemporânea.

Jorge Gonçalves

O Jorge Gonçalves é invisual, mas isso não o impede de ser um pianista de excelência. Iniciou os seus estudos de piano em Setembro de 1992 no Conservatório Regional de Tomar. Passou entretanto por Coimbra, onde prosseguiu os estudos e, em Setembro de 2001, iniciou os seus estudos superiores de piano na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, com o Professor Marian Rybicki, que concluíu em 2004. Foi neste ano que o seu trabalho foi dado a conhecer ao país através de uma grande reportagem SIC - VISÃO. A fama não o largou mais. Depois de ter saído do país para continuar a estudar piano, voltou a estar em evidência no programa "Perdidos e achados" da SIC. Em Novembro e Dezembro de 2014 viajou para Natal, Brasil onde deu recitais de piano e ofereceu palestras e workshops sobre a temática do ensino de música para cegos e o Braille musical.

Marco Barbosa

Co-founder @ eSolidar.com
É fundador e diretor executivo da eSolidar, empresa sediada em Londres. Concluiu com distinção o mestrado em Informática na UTAD, em Vila Real, aos 22 anos. Depois de se ter envolvido em várias startups, passou alguns meses em Silicon Valley e fez uma formação em empreendedorismo no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi, recentemente selecionado pela revista Forbes como uma das 30 pessoas com menos de 30 anos que se distinguem na área do empreendedorismo social, pela eSolidar, uma plataforma de e-commerce solidário que já conta com mais de 40 mil utilizadores e que apoia 569 instituições sem fins lucrativos.

Nuno Fonseca

Sound Particles, Professor at Polytechnic Institute of Leiria (Portugal)
Adora som, imagem e tecnologia. Doutorado em engenharia informática, é professor do Instituto Politécnico de Leiria, onde é coordenador da licenciatura em “Jogos Digitais e Multimédia”, para além de ser professor convidado na Escola Superior de Música de Lisboa. É igualmente autor do livro “Introdução à Engenharia de Som” e coautor do livro “Desenvolvimento em iOS”. É o criador do software “Sound Particles”, capaz de criar milhares de sons em simultâneo, programa que está atualmente a ser testado em todos os grandes estúdios de “Hollywood” (Skywalker, Universal, Sony, Warner Bros, Fox, Paramount), tendo já sido usado em filmes como “Poltergeist”, “The Forest”, “The Walk”, “Steve Jobs” e o recente “Batman v Superman”.

Nuno Troia

personal trainer, professor de educação física
Nome fortemente associado à corrida e, muito especialmente, à corrida em Aveiro, o Nuno é mestre em Ciências do Desporto, personal trainer num ginásio da região, professor de educação física e ainda tem tempo para organizar eventos para o grupo que criou: o Aveiro Night Runners. Este grupo nasceu para promover hábitos de vida saudáveis, em parceria com empresas e associações com esse interesse, e hoje, une já uma tribo urbana assinalável, com o mesmo objectivo: correr para viver melhor.

Rita Rugeroni

Locutora Rádio Comercial na Média Capital Radios
É fácil conhecer-lhe a voz. A Rita tem 32 anos, é licenciada em comunicação Social pela Universidade Católica, fez uma pós graduação em Marketing digital e um mini MBA em gestão. Nasceu em Lisboa, vive em Cascais e há 10 anos que liga o microfone todos os dias para falar às pessoas! Primeiro na Cidade FM, actualmente na Rádio Comercial. Integrou o grupo ‪#‎familiascomoasnossas‬ e fez parte da caravana que percorreu 3500 km até Viena para ir buscar a primeira família de refugiados sírios para Portugal. Esteve duas vezes em campos de refugiados, na Croácia e na Macedónia.

Vania Calisto

PhD Student at University of Aveiro
Vânia, 30 anos, é doutorada em Química pela Universidade de Aveiro. Desde o início do seu doutoramento, Vânia abraçou a Química Ambiental como ramo de investigação. Atualmente é investigadora na Universidade de Aveiro e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM). Foi galardoada com a Medalha de Honra para as Mulheres na Ciência em 2014 (L’Oréal Portugal, UNESCO e FCT), pelo seu trabalho sobre remediação de águas contaminadas por fármacos utilizando novos materiais. Foi também recentemente homenageada na Exposição/Livro “Mulheres na Ciência” da Ciência Viva.

Zé Pedro Cobra

Advogado
O Zé Pedro Cobra, tem 43 anos, é advogado e exerce funções na área corporativa e de comunicação institucional num dos principais grupos económicos portugueses. Ao mesmo tempo, vive com agradecimento um desafio de consciência que gosta de partilhar e lançar também a todos. Fruto disso mesmo, tem, nos últimos anos, encontrado com entusiasmo outras facetas que o realizam: como dar espetáculos de stand-up comedy (comédia em pé - como gosta de lhe chamar, bem à portuguesa), inventar e contar histórias para crianças no hospital Santa Maria, em Lisboa, ser voluntário, colaborar com outras instituições e projetos de solidariedade e participar como orador em diversos eventos, encontros de empresas, espetáculos e palestras, nos quais retira, como gozo pessoal, a partilha de ideias sobre a vida e umas boas gargalhadas. Tudo o mais que recebe nesses eventos faz reverter para instituições e projetos de solidariedade social… e até hoje já foram mais de 150 mil euros.

Organizing team

Andre
Cester Costa

Aveiro, Portugal
Organizer

Natasa
Golosin

Aveiro , Portugal
Co-organizer
  • clara moreira
    Marketing/Communications
  • Fernando Santos
    Curation