Guimarães
x = independently organized TED event

Theme: A Falar Nem sempre se Entende

This event occurred on
May 7, 2016
10:00am - 4:00pm WEST
(UTC +1hr)
Guimarães, Braga
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Platafroma das Artes Jose de Guimarães
Av. Conde de Margaride
Guimarães, Braga, 4800
Portugal
See more ­T­E­Dx­Guimarães events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Álvaro Dinis Mendes

É natural de Guimarães e está decidido a devorar o mundo à mordida. Embaixador da comida vegetariana, trabalha criativamente os produtos biológicos e locais, de forma a potenciar a naturalidade e expressividade de cada alimento. Desde jovem que trabalha na pastelaria/padaria, sendo estes, pilares de aprendizagem importantes até hoje. Há uma década que integra o restaurante Cor de Tangerina (Guimarães) do qual foi um dos fundadores e é o director actual e chef. Chef e membro fundador do SlowFood Porto, pretende seduzir pela comida as bocas mais exigentes e cépticas e lançar-se na curva vertiginosa da experimentação gastronómica constante.

Fernando Febres-Cordero

Fernando Febres Cordero é um físico teórico, cujo interesse de pesquisa é a fenomenologia física de partículas. Nasceu em Maracay, Venezuela, e terminou os estudos de graduação em Física com Distinção e Louvor (Summa cum laude). Em 2007, terminou o seu doutoramento em Física na Universidade de Florida, onde recebeu o Prémio Dirac-Hellman pelas importantes contribuições sobre as colisões de hadrões (LHC-CERN). Fez contribuições que permitiram o cálculo de amplitudes multi-loop na teoria de campos quânticos, que até recentemente parecia impossível. Em 2014, ganhou o prémio “Sofja Kovalevskaja”, um dos prémios mais prestigiados na Alemanha, financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa do país e destinado a investigadores na fase inicial da sua carreira, entre 29 e 41 anos de idade, que recebem um financiamento para desenvolver de forma independente o seu próprio grupo de trabalho numa universidade ou instituto de pesquisa alemão à sua escolha.

Luis Vieira

Começou em 2006 a fazer vídeos no Youtube e já conquistou milhares de fãs por todo o país. Vimaranense e vitoriano, Luís Vieira participou num dos web movies mais vistos de sempre em Portugal, no que se traduz em 2 milhões de visualizações. Luís Vieira é seguido por milhares de fãs nas principais redes sociais como o facebook e youtube e vem ao TEDx Guimarães contar um pouco da sua experiência como humorista num meio (ainda) não convencional.

Luis Anjos & Juanma LoDo

Luis Anjos Sonhador em busca de felicidade, inteligência e longevidade: explorando de forma permanente a singular interseção entre as artes e as ciências, utilizando tecnologias emergentes; colabora atualmente no desenvolvimento da plataforma [MEME] Music, software desenhado para sequenciar ondas cerebrais que permite criar representações musicais, usando os valores de intensidade elétrica do cérebro humano através de uma interface BCI com saída MIDI. Juanma LoDo (Galicia, 1983). Artista multidisciplinar. Músico de eletrónica experimental. Fotógrafo de moda coolhunter para a revista Dot Galicia. Como realizador audiovisual a produzido 4 documentários para o Festival de Cans. Comisario del Faiado del Culturgal, Feria de las industrias culturais (Pontevedra, 2011).

Maria Alves

Maria Alves. Professora desde 1999, interessa-se desde cedo pela mudança no paradigma da educação. Este interesse avivou-se com o nascimento dos seus três filhos, procurando dar uma educação que respeitasse o desenvolvimento integral das crianças. Da insatisfação com as respostas encontradas nasce a vontade de iniciar um projeto na área da educação. Aliada a esta vontade estão experiências na área do associativismo, voluntariado e uma forte ligação à terra e respeito por todos os seres. Baseada num modelo educacional gerador de desenvolvimento sustentável, surge a Comunidade de Aprendizagem Gomos da Tangerina, da qual é co-criadora e dinamizadora.

Mariana Teixeira

Mariana Teixeira nasceu no Brasil há 32 anos, mas mudou-se com a familia para Portugal ainda criança. É licenciada em Terapia da Fala, há aproximadamente 10 anos, e possui experiência com crianças com necessidades educativas especiais. Durante a sua passagem por diversas instituições nos distritos de Lisboa, Coimbra e Porto, apercebe-se que a verdadeira barreira à inclusão se encontra na sociedade e não nas pessoas com deficiência e incapacidade. Desde 2010, envolve-se em projectos ao nível do empreendedorismo e inovação social, nos quais é distinguida com alguns prémios como autora e co-autora.

Mario Augusto

Nasceu no lugar de Espinho, em 23 de Março de 1963. Começou a carreira de jornalista em 1985, no jornal “O Comércio do Porto”, vindo posteriormente a colaborar regularmente, sempre na área do cinema, no semanário “Sete” e nas revistas “Sábado”, “Cosmopolitan”, “Nova”, “Caras”, “Invista” e “Focus”. Fundou e dirigiu a revista “Cinemania”. Com 30 anos de carreira televisiva é autor e apresentador de um magazine de cinema e exerce atualmente funções de subdiretor da RTP 3.

Pedro Emanuel Pereira

Pedro Emanuel Pereira nasceu em 1990 na cidade de Guimarães, Portugal. Foi aqui que começou os seus estudos de de música aprendendo piano. Em 2008, Pedro Emanuel Pereira obtém uma bolsa de estudo por parte da Fundação Calouste Gulbenkian e muda-se para a Rússia, passando a estudar no Conservatório de Moscovo P.I. Tchaikovsky na classe da prestigiada pianista Vera Gornostaeva. Desde Setembro de 2015 Pedro Emanuel Pereira encontra-se a viver nos Países Baixos, onde estuda no Conservatório de Amsterdão na classe do professor Naum Grubert. Tendo sido considerado o melhor aluno de mestrado a ingressar nesse ano, foi-lhe atribuída uma bolsa de mérito por parte da Fundação Jacques Vonk.

Rafael SIlva

O atleta Rafael ''The Machine'' Silva, natural de Guimarães iniciou a sua carreira profissional desportiva com apenas 16 anos de idade. Desde muito cedo, a sua aptidão e dedicação aos desportos de combate resultaram na arrecadação de vinte e quatro títulos mundiais em sete diferentes organizações. A sua atividade nesta área conta com mais de oitenta combates nos quais desempenhou uma performance exímia e inspiradora. A sua postura como mestre e atleta estende-se também à forma como vive e lida com os demais. Perceciona as artes marciais não apenas como um desporto mas uma filosofia e estilo de vida. A boa disposição e a capacidade de contagiar a sua equipa com um espírito de união e família são um dos seus traços mais vinculados.

Rui Cunha

Com uma experiência longa e multisetorial, Rui Cunha tem trabalhado na área do e-comemrce e marketing web há 18 anos. Essa é uma das suas paixões: criar novos conceitos e concretizar ideias, torna-las realidade. Responsável de marketing do grupo OSIT, mais conhecido pela marca Prozis, líder europeu em nutrição desportiva, desenvolve vários projectos em áreas como estratégia de marketing, web design, branding, comunicação.

Sofia Pires

Sofia Pires nasceu, vive e respira Guimarães. Já passou pela Covilhã, por Lisboa e pelo Porto, mas como vimaranense que é, adora a imagem da montanha da Penha ao chegar de qualquer viagem que faça. Atualmente, colabora com o jornal e a revista vimaranenses Mais Guimarães, mas já escreveu sobre arquitetura e design, fez uma pós-graduação em marketing e “ouviu falar” sobre empreendedorismo. Comunicação, informação e inclusão são neste momento as palavras que definem o trabalho que desenvolve na Plural&Singular, um órgão de comunicação digital dedicado à temática da deficiência, aliás, o primeiro que existe em Portugal. Foi o jornalismo que a apresentou a este mundo e, à medida que o explora sente-se cada vez mais envolvida com as esperanças e desesperanças das pessoas que, tendo necessidades específicas, vivem à margem de um mundo que não está preparado para elas.

Vera Maia

Licenciada em Ciência da Comunicação e Pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, apaixonei-me pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade e dediquei todo o meu percurso profissional a esta área, especializando-me na área de E-commerce/E-business.

Organizing team

Oliver
Pozo Michelangelli

Guimarães, Portugal
Organizer

Ivo
André

Guimarães/Porto, Portugal
Co-organizer
  • Claudia Goncalves
    Team member
  • João Laranjo
    Production