Laçador
x = independently organized TED event

Theme: Consciência e Ação - Concious and Action

This event occurred on
May 21, 2016
12:00am - 1:00pm -03
(UTC -3hrs)
Zona rural, Viamão, Rio Grande do Sul
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Quinta da Estância Grande
RS 118 Km 32
Zona rural, Viamão, Rio Grande do Sul, 94410-970
Brazil
See more ­T­E­Dx­Laçador events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Eder Kinappe e Weslei Felix Ajarda

Eder Kinappe passou a ser membro efetivo da OSPA. Desde 2013 atua como professor de contrabaixo do Conservatório Pablo Komlós (Ospa). Atualmente é professor de contrabaixo do Festival Internacional SESC de Música (Pelotas-RS), já tendo participado da edição de janeiro de 2015. Weslei Ajarda iniciou seus estudos de contrabaixo na Escola de música da OSPA orientado por Éder Kinappe, no ano 2013. Em 2015 foi aprovado no 5° festival SESC de música, tendo master class com o renomado contrabaixista Italiano Giuseppe Etorre juntamente com Éder. Foi ganhador do 1° concurso interno da Escola da OSPA passando em primeiro lugar, ganhou, como prêmio, tocar com a orquestra da OSPA como músico convidado. Onde teve a honra de tocar ao lado de seu professor e executar obras de Tchaikovsky e Stravinsky. Em 2014 Entrou na orquestra jovem da OSPA, atua como primeiro contrabaixo.

Alice Cunha

Estudante de Engenheira Nuclear, 25 anos, ganhadora da Olimpíada mundial nuclear em 2015 sendo a única finalista mulher da competição. O Tema da Olimpíada foi “Os benefícios da tecnologia nuclear para o desenvolvimento global” e seu foco foi a Medicina Nuclear. É membro fundadora da primeira seção estudantil de Engenharia Nuclear da América Latina. Acredita no uso da Energia Nuclear como parte da solução do Aquecimento global; e que educação e informação são itens essenciais na prevenção e solução de qualquer problema.

Amnah Asad

Amnah Asad é pesquisadora e criativa. Trabalha em diversos projetos simultâneos, de inovação social a entretenimento, com a carreira focada em desenvolvimento de estratégias baseadas em tendências culturais e no comportamento humano.

Ana Paula Lisboa

Ana tem 27 anos de idade, é a mais velha de quatro irmãos, filha de dois pretos. Casada e criadora de 3 cachorros. Moradora do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, faz parte nesse território do Coletivo Palafita, agência e produtora com foco na arte e cultura das favelas. Formanda em Letras e escritora desde os 14 anos, publicou contos e poesias em coletâneas nacionais e internacionais como a “Estrelas Vagabundas”, “26 novos autores da FLUPP” (Festa Literária das Periferias), “Eu me chamo Rio” e na “Je suis Favela”. Em 2014 recebeu o 1º Premio Carolina de Jesus, dado a pessoas que tiveram suas vidas mudadas pela Literatura. Desde 2012 faz parte da equipe de coordenação da Agencia de Redes para Juventude, projeto que tem como missão mudar a relação da cidade com a juventude de favela. E em 2016 passou a escrever para a revista feminista AzMina e se torna colunista do jornal O Globo.

Arthur Dambros

Formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Arthur Dambros é cofundador da TAG – Experiências Literárias, clube de assinatura de livros fundado em 2014 e que já está presente em todos os estados brasileiros. Antes do mercado literário, Arthur investiu em ações, trabalhou com consultoria empresarial e organizou o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), evento que reuniu 1,5 mil pessoas em torno do tema empreendedorismo. Além dos livros, compõem sua vida as viagens de bicicleta e os esportes.

Bel César

Bel Cesar é psicóloga clínica e psicoterapeuta sob a perspectiva do budismo tibetano. Em 1987, organizou a primeira vinda do Lama Gangchen Rinpoche ao Brasil. Presidiu o Centro de Dharma da Paz por 16 anos. Elaborou o livro “Oráculo I Lung Ten”, compilando 108 predições do Lama Gangchen Rinpoche e de outros mestres tibetanos. É também autora dos livros “Viagem Interior ao Tibete”, “Morrer não se improvisa”, “O livro das Emoções”, “Mania de Sofrer”, “O sutil desequilíbrio do estresse” – em parceria com o psiquiatra Dr. Sergio Klepacz – e “Grande Amor” – em parceria com seu filho, Lama Michel Rinpoche -, todos editados pela Editora Gaia.

Carmela Grüne

Carmela Grüne é advogada, escritora, ativista e jornalista. Diretora-presidente do Jornal Estado de Direito e do Instituto Cultural Estado de Direito, ela defende a proposta de uma cultura jurídica popular para aumentar o empoderamento social no exercício da cidadania ativa. Para tanto, usa práticas humanísticas para potencializar a palavra e o ato de sentir os direitos humanos fundamentais como fenômeno cultural e realização social. Algumas de suas práticas são Direito no Cárcere, Jornal Estado de Direito, Desmitificando o Direito e Samba no Pé & Direito na Cabeça. Carmela já recebeu vários prêmios. Entre eles, o Prêmio Agente Jovem da Cultura, do Ministério da Cultura, pelo projeto Samba no Pé & Direito na Cabeça, em 2012, e o Prêmio Diversidade RS, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na categoria Cultura dos Direitos Humanos, pela Estado de Direito Comunicação Social Ltda.

Dando de Antares

Cria da favela de Antares, Dando foi convidado a participar de um grupo de samba e logo ficou responsável pela parte operacional. E foi com a necessidade de informatizar o grupo que Dando teve o encontro com a tecnologia na favela, e não apenas informatizou o grupo de samba como informatizou a Favela de Antares e boa parte do bairro de Santa Cruz. Fundou o C.R.I.A – Centro Revolucionário de Inovação e Arte em parceria com Gilson Moreira, professor de Hip Hop e video maker, Antônio Cabral, advogado e professor na FGV e o escritor Jesse Andarilho. A repercussão de suas ações levou a uma participação no quadro Lan House, no programa Fantástico, na Rede Globo, apresentado por Regina Casé. Palestrante na Fundação Getúlio Vargas, colaborador na elaboração do Marco Civil da internet e ganhador do Prêmio Transformadores da Revista Trip.

Daniel Santos

Paulo Daniel Santos, paulista de nascimento e gaúcho de coração, 24 anos, apaixonado por desenhos e por promover transformação nas favelas do nosso país através da educação social. Já desenhou para diversos estúdios e trabalhou com profissionais reconhecidos. Desde 2009 vem trabalhando no mercado de quadrinhos independente e webcomics. Em 2015 inclui em sua galeria mais um grande trabalho. A luta de Denis, publicação em parceria com Manoel Soares e com suas ilustrações. Membro da CUFA RS desde 2005 e Presidente do Conselho da instituição, já coordenou diversos projetos sociais no estado, entre eles AtuAção (audiovisual e teatro) e Bola Comunitária (futebol). Como educador social e palestrante, já visitou mais de 60 cidades gaúchas e falou com mais de 40.000 jovens.

David Hertz

Chef e empreendedor social, David é o fundador da Gastromotiva e o grande impulsionador do Movimento da Gastronomia Social no Brasil e no Mundo. Hertz é empreendedor Artemisia, fellow Ashoka e já recebeu prêmios e reconhecimentos por esta iniciativa, sendo um dos mais importantes a nomeação pelo Fórum Econômico Mundial de “Young Global Leader”, no ano de 2012.

Lama Michel

Lama Michel Rinpoche, nasceu 1981, em São Paulo. Aos 12 anos, inspirado pelo convívio com Lama Gangchen Rinpoche, decidiu seguir a vida monástica. Por 12 anos viveu na Universidade Monástica de Sera Me, na Índia, onde recebeu formação nas práticas e na filosofia do budismo tibetano. Desde 2006, reside na Itália. É vice-presidente da Fondazione Lama Gangchen per una Cultura di Pace, na Itália e presidente da Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz, no Brasil. Autor dos livros “Uma Jovem Ideia de Paz” (Editora Sarasvati, 1996), “Coragem para seguir em frente” (Editora Gaia, 2006) e “Grande Amor”, em parceria com sua mãe Bel Cesar (Editora Gaia, 2015).

Leoni Siqueira

Leoni é cantor, compositor, músico e escritor. Começou sua carreira em 1983 com o Kid Abelha e segue carreira solo desde 1993. Parceiro de Cazuza, Frejat, Herbert Vianna, Ivan Lins, Moska, Zélia Duncan. Tem uma carreira totalmente voltada para a interação com seu público na internet e vem dedicando cada vez mais tempo à poesia – que faz parte de seu novo show, Multiversos. Adora aprender e ensinar.

Márcia Tavares

Márcia é escritora, palestrante e pesquisadora. Ela estuda as múltiplas dimensões do envelhecimento da população brasileira.

Mateus Mendonça

Especialista em tecnologias de reciclagem e estratégias de negócios sociais. Cofundador da Giral, NewHope Ecotech e Vivei.ro Inovação Social. Finalista do Prêmio INDEX Design to Improve Life, ganhador do Prêmio Stephan Schmidheyne na categoria Produção Responsável e reconhecido como um dos 10 jovens inovadores de 2015 pelo MIT Technology Review.

Miguel Cavalcanti

CEO do BeefPoint, que além do portal web, realiza eventos, cursos e viagens internacionais de estudo. Desenvolve o AgroTalento, um programa de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional para os novos líderes da pecuária brasileira. Palestrante com mais de 120 palestras realizadas em 10 estados brasileiros e 8 países, é também corredor amador.

Nilton Bonder

Nilton Bonder é rabino e líder espiritual da Congregação Judaica do Brasil. Também tem realizado trabalhos de consultoria para empresas como Natura, IBM, Embratel, Vale, O Globo, entre outras. Dirige o Centro de Cultura Midrash no Rio de Janeiro. Seu livro “A Alma Imoral” foi adaptado para teatro com grande sucesso, tendo sido considerado o melhor espetáculo em São Paulo no ano de 2008 pela revista Veja.

Rodrigo Sabiah

Rodrigo S. Ramos,tem 32 anos,natural de Porto Alegre,trabalha com reciclagem com o irmão e emprega mais dois jovens. Desenvolve projetos sociais voltados para crianças e adolescentes,dá palestras em casas prisionais e instituições para jovens. Está montando uma cooperativa de reciclagem para poder oferecer trabalho remunerado a ex apenados. É comunicativa, busca trocar experiências e dividir com outros jovens momentos e situações que passou. Rodrigo diz que “procura sempre enxergar o melhor que cada pessoa pode oferecer” e carrega isso com ele.

Ryoichi Oka Penna

Ryoichi foi presidente da Brasil Júnior e fundador do Fórum Global de Empresas Juniores. Envolveu-se com o projeto de lei das empresas juniores no Senado Federal e representou o país no G20 Young Entrepreneurs’ Alliance. Atualmente, foi responsável pelos programas de formação de lideranças da Fundação Estudar, onde tem a chance de conhecer os sonhos de jovens por todo o país e de ajudá-los a serem protagonistas de suas próprias vidas.

Tiago Schmitz

Tiago Schmitz se define como um sonhador que acredita no poder da transformação de si e do outro para melhorar o mundo. Em 2014, depois de 10 anos no mercado corporativo da área de marketing, resolveu tirar do papel seu projeto pessoal e iniciou a história da Charlie Brownie – uma marca de doces que busca ser inspiradora tornando o dia das pessoas mais feliz. Tiago é jornalista e pós-graduado em marketing pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mas foi na cozinha da sua avó que descobriu a essência e o sentido da sua vida.

Yasmin Thayná

Yasmin Thayná é estudante de comunicação social da PUC-Rio e interessada por assuntos ligados à cultura digital, comunicação, cinema, literatura, raça e gênero. Passou pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e desde os 16 anos dirige, escreve e participa de produções de curta-metragem. Também lançou a plataforma Afroflix, porque cinema é pra geral.

Organizing team

Ana
Goelzer

Porto Alegre, Rs, Brazil
Organizer

Livia
Ghanem

Porto Alegre, Rs, Brazil
Co-organizer