Mauá
x = independently organized TED event

This event occurred on
June 20, 2015
9:00am - 4:00pm -03
(UTC -3hrs)
São Caetano do sul, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Praça Mauá, 1
São Caetano do sul, São Paulo, 09580900
Brazil
See more ­T­E­Dx­Mauá events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bernardo Bonjean

Bernardo Bonjean, fundador e presidente da Avante, é apaixonado por explorar o “não óbvio”. Antes de fundar a Avante, em 2012, vivenciou diversas experiências, desde fazer o Rally Paris-Dakar de moto, formar-se na Universidade de Harvard, até ter a coragem de largar uma carreira de sucesso, de 15 anos no mercado financeiro, para perseguir o sonho de levar um serviço financeiro humanizado para os moradores das comunidades, a quem costuma chamar de “Classe G, de Gente”.

Diogo Biagi

Formado em Biologia pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre (genética cardiovascular, 2011) e doutor (biologia celular) pelo programa de Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da USP, abriu a empresa PluriCell ao longo de seu doutorado, em 2013. Neste período, aplicou a tecnologia de diferenciação de células-tronco pluripotentes induzidas, para gerar células do coração, fígado e pele. Tem como objetivo produzir células humanas de excelente qualidade, que possam ser utilizadas para o desenvolvimento de novos remédios, e para contribuir com a diminuição do uso de animais em pesquisa e aplicação em medicina regenerativa, seja para terapia celular ou criação de órgãos artificiais.

Felipe Pissardo

Felipe Pissardo tem formação em Publicidade pela ECA-USP e Mestrado em Estudos Urbanos pela FAU-USP, no qual desenvolveu a tese A rua apropriada: um estudo sobre as transformações e usos urbanos na Rua Augusta, na qual, através de uma abordagem histórica, aprofundou-se na relação entre comportamento e espaço na rua e suas mudanças. Tem 10 anos de experiência no mercado de comunicação e pesquisa, e como gerente de projetos na área de tecnologia e inovação. Veio ao TEDx Mauá 2015 refletir sobre gentrificação, um assunto novo e polêmico, que vem transformando as cidades e a vida das pessoas no mundo todo.

Flavio Pripas

Nomeado como uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios em 2012, pela Revista FastCompany (" FastCompany - 100 Most Creative People in Business 2012"), Flavio lidera um projeto de fomento ao empreendedorismo no Brasil, patrocinado pelo Banco Itaú e pela Redpoint e.Ventures. Antes deste projeto, e de ter lançado duas empresas como empreendedor digital, foi Diretor de Tecnologia do Banco J.P.Morgan, Head de Desenvolvimento do Credit Suisse Hedging-Griffo e Head de TI America Latina do JPMC Vastera. Formado em Ciências da Computação e MBA na FGV/SP.

Guilherme Brammer

Nascido em São Paulo, formado pela Universidade Mackenzie em Engenharia de Materiais, MBA em Marketing pela USP e com especialização em negócios sustentáveis pela FGV. Possui 18 anos de experiência em negócios BtoB, passando por empresas importantes do setor de matérias-primas para embalagens como Bemis, Celulose Irani, CSN e Vitopel. Sempre procurando soluções inovadoras para o mercado, e incomodado com o business-as-usual da indústria atual, procurou trazer empresas ligadas à sustentabilidade para a América Latina. Especialista em Economia Circular, fundou a WiseWaste, que ajuda empresas como P&G, Natura, PepsiCo, Mondelez, Volkswagen, entre outras, a transformar resíduos em produtos sustentáveis. Também é o idealizador do primeiro portal de Consumo Colaborativo no Brasil, o Descola Aí, com mais de 20.000 usuários ativos.

Juliana Proserpio

Juliana é empreendedora e educadora. Ela é cofundadora da ECHOS, um laboratório de inovação, e suas unidades de negócios: Design Echos - consultoria em inovação social, e da Escola Design Thinking - uma escola para colocar a inovação em prática. Ao longo dos últimos 4 anos, Juliana tem trabalhado para desenvolver um ecossistema de inovação em São Paulo e no Brasil, para promover a inovação social e o design thinking. Atua como líder em projetos de inovação nas áreas de saúde, construção, Internet das coisas e outros, além de atuar como uma educadora, disseminando o conceito de inovação para o bem. Em 2014, foi convidada a palestrar no Global Innovation Summit, em San José, Califórnia.

Lúcio Jorge

Natural de Barretos, interior de São Paulo, está completando 25 anos como Pesquisador da Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária de maior renome mundial. Sua trajetória profissional sempre esteve ligada ao empreendedorismo de alto impacto, atuando desde a criação de novas empresas, como a AGX Tecnologia, bem como de novos produtos, como o projeto de uso de drones na agricultura, dentre outros. Como professor, tem especial interesse em formar jovens, despertando, principalmente, o espírito empreendedor, como no incentivo aos alunos para criarem sua própria empresa. Graduado em Engenharia Elétrica; Mestrado em Matemática Computacional e Ciência da Computação; Doutorado em Processamento de Sinais e Instrumentação pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo.

Marcos Batista

Um dos mais renomados nomes do design brasileiro contemporâneo, com mais de 25 anos de experiência na área. Atuou como gestor em design para a América Latina na Bosch and Siemens Home Appliances. Recebeu diversos prêmios em design internacional e nacional. Atualmente, conduz projetos na área de cidades criativas e arranjos produtivos locais. É consultor em design estratégico e inovação pelo Studio Marcos Batista eo Núcleo de Inteligência Estratégica e Design. Acumula 15 anos de experiência na área acadêmica, como professor e coordenador de cursos de Pós-Graduação e Graduação em Design de Produto e Estratégico no Istituto Europeo di Design (IED) e no Instituto Mauá de Tecnologia.

Maximiliano Carlomagno

Maximiliano Selistre Carlomagno é sócio fundador da Innoscience consultoria especializada em gestão da inovação. Assessorou grandes empresas como Coca-Cola, Sanofi, Grendene, ArcelorMittal, Volvo, J&J, Roche, Boticário entre outras a tornar a inovação algo gerenciável. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática e Práticas dos Inovadores. Fez carreira executiva em instituição financeira e empreendedora em startup nos anos 90. Mestre em administração na PUCRS e certificate em Strategy & Innovation no MIT/Sloan. Atua voluntariamente como mentor na Endeavor e Presidente do Comitê de inovação na AMCHAM. Investidor de startups na aceleradora WOW. É blogueiro da 3M no portal 3M Inovação.

Rafael Vettori

É advogado formado pela PUC-SP, e tem passagem por alguns dos maiores escritórios de advocacia do Brasil. Rafael trocou o direito empresarial pela comunicação e, nessa virada, cursou artes dramáticas na Escola Superior de Artes Célia Helena, direção de cinema na New York Film Academy e planejamento de comunicação na Miami Ad School. Tornou-se produtor executivo de TV e cinema na Prodigo Films, e também integrou o time da Box 1824. Atualmente, através do Panda Criativo, organiza projetos culturais relevantes, como o Festival Path, CreativeMornings/SãoPaulo e o Shift CineClub.

Ricardo Glass

Ex-economista e inquieto. Praticante de yoga e incomodado com o pensamento hegemônico. Aquele para quem os fins justificam os meios. Somos todos um. Respira interindependência. Das pessoas e dos ambientes/contextos. Eterno buscador da vida que vale a pena. Fundador da Okena, empresa que busca mostrar que é possível fazer negócios de outro jeito. “Ninguém precisa ser perfeito para inspirar alguém. Permita que as pessoas se inspirem em como você lida com as suas imperfeições.”

Tiago Ritter

CEO e fundador da W3haus e membro do board do Nonconformity Group, Tiago Ritter é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já trabalhou na redação do Terra Networks, foi repórter e apresentador das editorias de cultura e esportes da RBS TV (afiliada Rede Globo). É um dos idealizadores do movimento das Associações de Agências Digitais no Brasil (ABRADi), entidade em que hoje é diretor. Também foi professor da PUC-RS nos cursos de pós-graduação em comunicação e jurado do Wave Festival, na categoria Cyber. Apontado pela Revista Proxxima como um dos 10 profissionais de comunicação mais inovadores do País. Palestrante do SXSW 2014 nos EUA e Alumni da Singularity University (Califórnia - EUA).

Organizing team

Daniela
Klaiman

São Paulo, Brazil
Organizer