SantoTirso
x = independently organized TED event

Theme: Passado, Presente, Futuro

This event occurred on
September 26, 2015
2:30pm - 8:00pm WEST
(UTC +1hr)
Santo Tirso, Porto
Portugal

O TEDxSantoTirso é o primeiro evento TEDx a ser organizado na cidade. Tendo como mote “passado, presente e futuro” pretende explorar a evolução de vários temas, desde o design, passando pela culinária e pelas histórias. E que melhor lugar para falar sobre passado, presente e futuro do que a Fábrica de Santo Thyrso? Antiga fábrica de fiação e tecidos, fundada em 1898, foi uma das mais emblemáticas fábricas do Vale do Ave, região ligada à indústria têxtil portuguesa. Actualmente tem-se apostado no desenvolvimento no Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica para projectar Santo Tirso como eixo cultural, comercial e turístico no âmbito da Moda e do Design.

Fábrica de Santo Thyrso
Rua Dr. Oliveira Salazar, Nº 88
Santo Tirso, Porto, 4780-453
Portugal
See more ­T­E­Dx­Santo­Tirso events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

DJ Lemon

DJ
Natural de Santo Tirso, desde sempre que Pedro Torres ou The Lemon como é mais conhecido, é um confesso admirador de todas as sonoridades musicais. O seu percurso musical inicia-se em pequenos locais familiares, que cedo transforma a experiência de partilha de novos sons entre amigos em algo que de outra forma não é encontrado. Desta feita destaca-se a diversidade musical e a sua adaptabilidade ao público seja através da combinação dos mais variados estilos e ícones da música, sem descriminar entre retrospetivas e a criação de novos moods inesperados.

Trevo do Sucesso

Escola de Dança e de Música
O Trevo do Sucesso é um Centro de Estudos, Escola de Dança e de Música de Santo Tirso.

Daniel Costa

Fundador da Ibeen e Social Ibeen
Daniel Costa é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa – Porto, com diversas formações complementares em áreas com Empreendedorismo, Negócio, Criação de Ideias, Marketing. Fundador da Ibeen e da Social Ibeen, Sócio da Daniel Costa – Comércio de Malhas, Gestor de Projetos, Gestor de Marcas e Empreendedor na área da Economia Social; Preletor em várias iniciativas, onde se destacam as jornadas Presidenciais: “Os Jovens e o Futuro da Economia: Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Económico” e a “Sessão de Encerramento: “Semana Global do Empreendedorismo”. É federado em várias modalidades, nomeadamente andebol, que pratica há 20 anos e participou em diversas competições nacionais e internacionais.

Diogo Quental

Co-fundador da GetReady4 3D
Diogo Quental é co-fundador da GetReady4 3D, uma start-up que pretende contribuir para a literacia em impressão 3D. A experiência do Diogo na impressão 3D começou na BEEVERYCREATIVE, a primeira empresa portuguesa a desenvolver uma impressora 3D, de que foi co-fundador e CEO durante os primeiros dois anos e meio de actividade. Licenciado em Gestão Financeira pelo ISAG-European Business School e MBA pelo INSEAD em 2003, para além da impressão 3D o Diogo tem como paixões o empreendedorismo e a natureza. Como maior frustração, refere o nunca ter atingindo um bom nível como jogador de voleibol, e como vicio secreto a sauna finlandesa. Para além de Portugal, país onde nasceu, durante os 25 anos de experiência académica e profissional teve também oportunidade de viver em Inglaterra, Itália, Moçambique e França, para além de ter passado períodos longos em vários outros países. Hoje é um workaholic em recuperação.

Joaquim Couto

Presidente da Câmara de Santo Tirso
Foi aliando o exercício da medicina ao mesmo tempo que assumia responsabilidade política crescente no panorama concelhio e nacional, acabando por escolher dedicar-se em exclusividade à causa pública. Com uma carreira política de mais de trinta anos, é de destacar o trabalho que desenvolveu enquanto presidente da Câmara de Municipal de Santo Tirso, de Governador Civil do Porto ou enquanto deputado da Assembleia da República. Foi enquanto presidente da Câmara que conseguiu, na década de 90, que os terrenos da antiga Fábrica de Fiação Teles passassem para a tutela da autarquia, estando por isso na génese do projeto de requalificação da Fábrica de Santo Thyrso. Atualmente é ainda presidente do Conselho Diretivo da Fundação de Santo Thyrso e vice-presidente da ACTE – Associação das Coletividades Têxteis Europeias.

Katja Tschimmel

Design thinker
Alemã por nascimento e portuguesa por opção, vive e trabalha há 25 anos no Porto, com viagens regulares para outros cantos do mundo. É sócia-gerente de NA’MENTE – Consultoria e Formação em Pensamento Criativo e Design Thinking, e fundadora e diretora do projeto MINDSHAKE que neste momento está a receber um novo rumo. Licenciada e doutorada em Design e com um Mestrado em Criatividade Aplicada, investiga há duas décadas as áreas do Pensamento Criativo e do Design Thinking. Leciona como Guest Professor na Porto Business School e na Laurea University em Helsinki, tendo passado por várias outras instituições do ensino superior. Durante 15 anos foi Professora na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD), onde atualmente coordena um projeto europeu de investigação em Design Thinking. É autora do livro “Processos Criativos. A emergência de ideias na perspetiva sistémica da criatividade” (2011) e do Modelo de Design Thinking Evolution 62 (2012).

Manuel Cálem

Fundador Ginásio Clube de Santo Tirso
Manuel Cálem teve uma atividade profissional intensa: foi oficial da Marinha Mercante, Diretor Fabril, Vice Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Diretor do Futebol Clube Tirsense, Provedor da Santa Casa da Misericórdia e Presidente do Conselho Nacional da União das Misericórdias Portuguesas. Em 1961 foi cofundador do Ginásio Clube de Santo Tirso, onde foi Presidente durante 22 anos. É, precisamente, sobre o Ginásio e o seu papel no desenvolvimento da cidade que irá falar no TEDxSantoTirso

Mário Jorge Machado

Administrador Estamparia Adalberto
Formação na área de engenharia de produção e gestão. Experiência de 30 anos como gestor de várias empresas em especial na área da industria. Pai de 3 filhos felizes.

Miguel Oliveira

Music and Architect

Rita Nova

Co-fundadora do Quem Conta um Conto
Rita da Nova tem 24 anos e é, desde sempre, apaixonada por contar histórias. Quer na vida pessoal, quer no meio profissional, procura sempre formas de humanizar a comunicação e de aproximar as pessoas através dela. É co-fundadora do projecto Quem Conta um Conto que, semanalmente, envia um conto original para os e-mails dos seus subscritores.

Sandra Nobre

Fundadora do Acordo Fotográfico
Sandra Barão Nobre nasceu em França em 1972. Em 1980 regressou a Portugal com a família. Viveu em Portimão, no Algarve, até iniciar os estudos superiores na capital, onde se Licenciou em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi durante doze anos gestora de conteúdos na maior livraria virtual portuguesa — a WOOK (do Grupo Porto Editora). Antes disso estagiou na TVI, deu formação na Telecel, trabalhou na Câmara Uruguaio-Portuguesa de Comércio (em Montevideo, no âmbito do Programa Contacto II), e exerceu funções no Departamento de Marketing da Fundação de Serralves. É autora do Acordo Fotográfico, um blogue que homenageia o acto de ler. Não pode passar sem livros e adora viajar. Em 2014 fez uma volta ao mundo. Aprender é o seu maior estímulo.

Tiago Gomes Santos

Storyteller
Canhoto, Daltónico e nascido a 29 de fevereiro e por isso desde cedo se habitou a ser diferente e a acumular muitas histórias não fosse também professor de História. Storyteller com investigação nas áreas de PNL (Programação Neurolinguística), Coaching, Micro Expressões, Comunicação, Vendas, Liderança e Neuro Marketing. Adora ler de óculos de sol, viajar por cidades históricas, jogar voleibol com amigos, ver séries e filmes no sofá, realizar roteiros gastronómicos por restaurantes exóticos e beber um bom vinho em cenários cinematográficos.

Tiago Ribeiro

Co-fundador da Miss Can
Tiago Soares Ribeiro, 41 anos, casado e orgulhosamente pai de 2 filhos com outro (ou outra) a caminho. Em 97 entrei no mercado de trabalho e fiz o meu percurso em 2 das maiores agências de publicidade portuguesas. Uns anos mais tarde fui para o lado do cliente onde estive 4 anos como Communication Manager na adidas Portugal. Na mudança ainda conseguir conhecer a antípode de Portugal e subir à maior montanha da Australásia. Depois seguiram-se 9 anos no atelier Zazádesign. Um negócio próprio onde a minha irmã gémea criava e eu vendida design. Em 2003 criámos, com mais uma sócia, a Miss Can - From Portugal With Love. Um marca de conservas que recupera o método com que o meu avô fazia conservas em 1911 e que dá a conhecer ao mundo uma experiência Portuguesa, que através de um conceito inovador, alia tradição, cultura, gastronomia e design. Hoje em dia dedico-me a 100% à Miss Can.

Organizing team

Marilia
Ferreira da Cunha

Porto, Portugal
Organizer
  • Mário Moreira
    Digital marketing
  • Adriana Vaz
    Designer
  • Daniela Lapa
    Designer
  • Sónia Barbosa
    Digital marketing