Unicamp
x = independently organized TED event

Theme: Interdisciplinaridades

This event occurred on
December 3, 2013
9:00am - 5:00pm BRST
(UTC -2hrs)
Campinas
Brazil

CRONOGRAMA:
9h00 - 9:10h ABERTURA (Prof. Jurandir, coordenador da COCEN)

9h15 - 9h25h 1) NIPE - Mauro Donizeti
9h30 - 9h40h 2) CLE - Fábio Bertato
9h45 - 9h55h 3) NEPO - Roberta Peres

10h00 - 10h30 INTERVALO: COFFEE BREAK / LUTERIA DIGITAL

10h30 - 10h40 4) CPQBA - Derlene Attil
10h45 - 10h55 5) NIED - José Armando Valente
11h00 - 11h10 6) CEB - Antonio Quevedo
11h15 - 11h25 7) CCS - Stanislav Mochkalev
11h30 - 11h40 8) NEPAM - Lucia da Costa
11h45 - 11h55 9) Gilber Cesar Souto Maior / Madureira Armorial (apresentação musical), com a participação de Raoni Mauro Peres (Violino) e Sarah Selles (Flauta transversal).
12h00 - 12h10 10) GGBS - Edison Cardoso Lins

12h15 - 14h00 ALMOÇO / APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS SELECIONADOS DO TED

14h00 - 14h10 11) NUDECRI - Vera Toledo
14h15 - 14h25 12) CEPAGRI - Hilton Silveira Pinto
14h30 - 14h40 13) ELM - Manu Falleiros
14h45 - 14h55 14) IA - José Augusto Mannis

15h00 - 15h30 INTERVALO: COFFEE BREAK / LUTERIA DIGITAL

15h35 - 16h00 APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS SELECIONADOS DO TED
16h05 - 16h10 Encerramento

ATRAÇÕES:

Este ano teremos 2 atrações:

1) Nos 2 intervalos de coffee-break (10h00-10h30 e 15h00-15h30)

LUTERIA ELETRÔNICA E DIGITAL
Exposição de instrumentos digitais e eletrônicos, permitindo novas maneiras de interagir com o meio musical. Com o emprego do computador e da eletrônica, desenvolvem-se novos instrumentos musicais, baseados em sensores, processamento digital de sinais e outras técnicas modernas. Assim, construímos novas maneiras de explorar a musicalidade.
Participantes:
Tiago Fernandes Tavares
Felipe Paterniani
Adriano Monteiro (direção)

2) Na penúltima palestra do período da manhã (11h45)
Apresentação musical de Música Armorial, com o grupo Madureira Armorial (http://madureiraarmorial.wix.com/oficial)

------

Palestrantes confirmados

1) NIPE - Mauro Donizeti
2) CLE - Fábio Bertato
3) NEPO - Roberta Peres
4) CPQBA - Derlene Attil
5) NIED - José Armando Valente
6) CEB - Antonio Quevedo
7) CCS - Stanislav Mochkalev
8) NEPAM - Lucia da Costa
9) NICS - Gilber Cesar Souto Maior / Madureira Armorial (apresentação musical)
10) GGBS - Edison Cardoso Lins
11) NUDECRI - Vera Toledo
12) CEPAGRI - Hilton Silveira Pinto
13) ELM - Manu Falleiros
14) IA - José Augusto Mannis

* Contatos e Informação: NICS / UNICAMP. (19) 3521-7923, (com Beth)

auditório do CDC
R. Elis Regina, 131
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo
Campinas, 13083-854
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unicamp events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Derlene Attil

Título da palestra: "Micro-organismos de Ambiente e na Indústria" Coleção Brasileira de Micro-organismos de Ambiente e Indústria: P&D de seus recursos microbianos. Resumo do CV: Atualmente é pesquisadora da Divisão de Recursos Microbianos do CPQBA / Unicamp, e curadora da Coleção Brasileira de Micro-organismos de Ambiente e Indústria / CBMAI. Também é docente colaboradora do curso de pós-graduação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em micologia, principalmente taxonomia de fungos, biorremediação, ecologia e biologia molecular de fungos melanizados, e gerenciamento de coleções de culturas. Mantém projetos em parceria com: Universidade Federal do Paraná, UFPR; Instituto Adolfo Lutz, RC, SP; Universidade Federal de São Carlos, SP; Centro Internacional de Biodiversidade de Fungos- Centraalbureau voor Schimmelcultures, CBS, Utrecht, Holanda e o Centro de Gestão de Resíduos Orgânicos -GIRO Technological Center, Barcelona, Espanha.

Fábio Bertato

Título da palestra: "Józef Maria Bochenski (1902 - 1995) e sua Lógica da Religião" Resumo do CV: "Fábio Maia Bertato Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - 2001) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2008), junto ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE - Unicamp). Atualmente é Pesquisador e Membro do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE - Unicamp) na área de Epistemologia e História da Ciência. É membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). Outras atividades: Managing Editor da Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM - http://www.rbhm.org.br/), Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat - Conselho Fiscal, gestão 2011-2015) e Membro do Conselho Científico do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE - Unicamp), Membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED - Unicamp) e Assessor Científico e Acadêmico da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN - Unicamp). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, Lógica Matemática, História da Matemática, Ensino de Matemática, História da Ciência e Sistêmica."

Roberta Peres

Título da palestra: "Observatório das Migrações em São Paulo: resultados de pesquisa" Resumo do CV: "A palestra trata de um panorama dos resultados alcançados pelo projeto temático Fapesp 'Observatório das Migrações em São Paulo', que buscou reconstruir processos migratórios de uma perspectiva histórica, desde as grandes migrações do século 19 até os fluxos contemporâneos, tanto internos quanto internacionais. A Profa. Dra. Roberta Peres é socióloga, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Demografia. É pesquisadora do NEPO - Núcleo de Estudos de População da Unicamp na área de migração internacional e gênero"

Antonio Quevedo

Título da palestra: "Novos paradigmas aprimorando e simplificando a reabilitação física e cognitiva" Resumo do CV: "O Prof. Antonio Quevedo possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, tendo feito estágio de 1 ano em Cinesiologia no Canadá, durante seu Doutorado. Atualmente é docente do Departamento de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, e também pesquisador do Centro de Engenharia Biomédica da UNICAMP. Suas pesquisas são voltadas à Engenharia de Reabilitação."

Stanislav Mochkalev

Título da palestra: "Materiais de carbono nanoestruturados: nanotubos e grafeno" Resumo do CV: "Stanislav Moshkalev é Diretor Associado do Centro de Componentes Semicondutores da UNICAMP, possui doutorado em física e atua na área de nanofabricação e materiais nanoestruturados como nanotubos de carbono e grafeno."

Lucia da Costa

Título da palestra: "Urbanização e Biodiversidade" Sub-título: "Gente e Clima em uma região de tensão entre urbanização intensa e alta biodiversidade: dimensões sociais e ecológicas das mudanças climáticas na zona costeira de São Paulo, Brasil." Resumo do CV: "Lúcia da Costa Ferreira é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) e professora plena dos Doutorados em Ambiente e Sociedade, Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia, da Universidade Estadual de Campinas. É especialista em Conflitos sociais relacionados ao uso de recursos naturais e desastres ambientais e tecnológicos. Coordena os projetos: Urban Growth, Vulnerability and Adaptation: Social and Ecological Dimensions of Climate Change on the Coast of São Paulo, Temático financiado pela FAPESP e a Red Iberoamericana de Investigación en Ambiente Y Sociedad  Dimensiones humanas de los cambios ambientales y climáticos en áreas protegidas, financiada pelo Convênio UNICAMP  SANTANDER. É bolsista de Produtividade e líder do Grupo Pesquisa do CNPq: Mudanças Sociais, Conflitos sobre Biodiversidade e Clima na Mata Atlântica e Amazônia no Brasil, certificado pela instituição UNICAMP."

Vera Toledo

Título da palestra: "Projeto Alcscens: Divulgando o conhecimento e as pesquisa desenvolvidas" Resumo do CV: "Vera Regina Toledo Camargo possui graduação em Educação Física, mestrado em Educação e doutorado em Comunicação Social. Com pós-doutorado em Multimeios. Desenvolve as atividades na Universidade Estadual de Campinas, no Laboratório de Jornalismo (Labjor), desde 1996, na carreira de pesquisadora B. Professora credenciada no Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultura (IEL-Labjor-Unicamp), trabalhando com os Estudos Culturais e a Comunicação Científica, Análise de Conteúdo e a Educomunicação."

Mauro Donizeti

Título da palestra: Biorrefinaria e a Oferta de Energia Verde Resumo do CV: Possui graduação em Engenharia de Produção Química pela Universidade Federal de São Carlos (1983), graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Mogi Mirim (2006), mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é pesquisador - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético-NIPE/UNICAMP, colaborador da Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, Química Ambiental e Planejamento Energético, com trabalhos sendo desenvolvidos em planejamento energético regional, meio ambiente, bioenergia, combustíveis alternativos, planejamento do transporte urbano, eficiência energética e green building nos setores industrial e de serviços.

Regina Facchini

Título: Produção de conhecimento sobre mulheres, gênero e/ou sexualidade no Brasil pós-1970. Pesquisadora: Regina Facchini - Doutora em Ciências Sociais, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e em Antropologia Social da Unicamp. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura e política; gênero e sexualidade; antropologia da ciência. Resumo: A apresentação traz dados da pesquisa “Gênero e sexualidade na pesquisa e produção científica brasileira: intersecções, convenções e conexões”, desenvolvida entre 2010 e 2012 no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp, a partir de apoio do CNPq. O estudo lançou mão de metodologia quali-quantitativa e teve como objetivo geral traçar um perfil e contribuir para recuperar a história recente da pesquisa sobre mulheres, gênero e/ou sexualidade no Brasil. O recorte para esta apresentação tem como foco: 1) situar, em sua diversidade regional e disciplinar, os grupos de estudo cadastrados no CNPq que atuam na temática desta pesquisa; 2) indicar processos sociais e políticos relacionados à emergência e consolidação desse campo de estudos no Brasil.

Regina Facchini

Título: Produção de conhecimento sobre mulheres, gênero e/ou sexualidade no Brasil pós-1970. Pesquisadora: Regina Facchini - Doutora em Ciências Sociais, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e em Antropologia Social da Unicamp. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura e política; gênero e sexualidade; antropologia da ciência. Resumo: A apresentação traz dados da pesquisa “Gênero e sexualidade na pesquisa e produção científica brasileira: intersecções, convenções e conexões”, desenvolvida entre 2010 e 2012 no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp, a partir de apoio do CNPq. O estudo lançou mão de metodologia quali-quantitativa e teve como objetivo geral traçar um perfil e contribuir para recuperar a história recente da pesquisa sobre mulheres, gênero e/ou sexualidade no Brasil. O recorte para esta apresentação tem como foco: 1) situar, em sua diversidade regional e disciplinar, os grupos de estudo cadastrados no CNPq que atuam na temática desta pesquisa; 2) indicar processos sociais e políticos relacionados à emergência e consolidação desse campo de estudos no Brasil.

Gilber Cesar Souto Maior

Músico paraibano, bacharel em violão, educador e compositor, mestrando pelo IA (Instituto de Artes) da Unicamp, está ligado ao NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora) onde concluirá a dissertação “Análise musical e computacional da sonoridade armorial”. Desde 2010 vem pesquisando com mais profundidade a sonoridade do movimento encabeçado por Ariano Suassuna na década de 1970. Em 2011 fundou o grupo musical Madureira Armorial com o intuito de divulgar a arte brasileira e não deixar morrer essa página de nossa cultura nacional.

Hilton Silveira Pinto

Professor do Instituto de Biologia e Diretor Associado Cepagri da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Agrônomo formado pela ESALQ/USP com doutorado em Agronomia pela Unesp e pós-doutorado/professor convidado pela Universidade de Guelph, Canadá. Foi assessor das Secretarias de Agricultura e de Ciência e Tecnologia de S. Paulo, do Ministério da Agricultura, da Finep e do MCT. Coordenou e coordena 28 projetos de pesquisas com financiamentos nacionais e internacionais nas áreas zoneamento de riscos e de mudanças climáticas na agricultura. Publicou 71 trabalhos em revistas cientificas nacionais e internacionais e 39 capítulos de livros. Recebeu 3 prêmios de mérito científico.

Organizing team

Jose
Fornari

Campinas - São Paulo, Brazil
Organizer