Torres Vedras
x = independently organized TED event

Theme: Fronteiras

This event occurred on
February 20, 2024
Torres Vedras, Lisboa
Portugal

O evento propõe uma reflexão profunda sobre como as fronteiras - tanto físicas como metafóricas - e conexões influenciam a nossa vida e o modo como vemos o mundo.
"Fronteiras" refere-se tanto aos limites físicos quanto aos obstáculos e pontes entre diferentes grupos e disciplinas de estudo e conhecimento.

Este encontro abordará a diversidade e inclusão, o desenvolvimento sustentável, entre outros. Convocamos o público para inspirar uma mudança real, local e globalmente, através da troca de ideias e pontos de vista, desafiando preconceitos e alargando horizontes. Propomo-nos explorar diferentes perspectivas e derrubar barreiras no TEDxTorres Vedras.

TEDx Torres Vedras
Avenida Tenente Valadim 19
Torres Vedras, Lisboa, 2565-430
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Torres ­Vedras events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Ventura

Ana Ventura Miranda nasceu em Torres Vedras, tendo iniciado a sua carreira como atriz e produtora. Ao mudar-se para NY, em 2006, trabalhou como jornalista para a televisão portuguesa e para a Rádio ONU. Em 2011, fundou o Arte Institute, um instituto independente, sem fins lucrativos, para a internacionalização da arte e cultura contemporânea portuguesa. Tem sido responsável pela organização de diversos eventos culturais em todo o mundo. Em 2015 recebeu o Prémio D. Antónia Ferreira e em 2017 o Prémio da PALCUS na categoria de Leadership for the Arts.

Bruno Gonçalves

Bruno Gonçalves nasceu em Coimbra, em 1976. Licenciado em Animação Socioeducativa em 2018 pela Escola Superior de Educação de Coimbra, concluiu a Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar em 2020 na Universidade Lusófona e é Formador do Conselho da Europa no âmbito da Mediação Europeia para os Roma/Ciganos desde 2014. É autor do livro infantojuvenil “A História do Ciganinho Chico” e dirigente associativo cigano desde 1998, neste âmbito foi fundador e o 1º Presidente da Associação Cigana de Coimbra, e é atualmente Vice-Presidente da Letras Nómadas- Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas.

Cláudia Pereira

Cláudia Pereira foi Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, no XXII Governo Constitucional, responsável pelas políticas públicas relativas à população migrante, refugiada e cigana. É atualmente Investigadora e Professora no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Dinamizou o trabalho em rede no governo e na administração pública para a implementação do Pacto Global para as Migrações, em que Portugal foi considerado "País Campeão" pela UN-OIM. No âmbito das pessoas, refugiadas implementou o Grupo Operativo Único, que passou a assegurar a cooperação e coordenação entre os vários intervenientes do Estado. Em conjunto com a sua equipa, coordenou a task force para o acolhimento de emergência de pessoas do Afeganistão, bem como da Ucrânia. Atualmente assume funções de coordenação que relacionam investigação, ensino e políticas públicas.

Francisco Crispim

Francisco Crispim tem 33 anos, nasceu e vive em Torres Vedras, local onde criou as suas raízes e memórias. É enfermeiro de profissão e de paixão. Desde sempre, focado na igualdade e na luta pelo que é justo, ativista LGBTQIA+, podcaster em “Hás-de cá Vir”. “Fronteiras físicas não podem conter a força da comunidade LGBT, cuja resiliência transcende limites geográficos”.

Guilherme Gomes

Guilherme Gomes é ator, encenador, dramaturgo e produtor de teatro. Formado pela ESTC (Lisboa, 2014), passou pela Royal Academy of Dramatic Arts (Londres, 2010) e pelo ISCTE-IUL (Lisboa, 2019). Desde 2009 produz conteúdos para a internet, inicialmente através dos projetos de promoção de poesia: Ode a Pessoa e Dizedor. Começou a sua atividade profissional em 2014, como ator no Teatro da Cornucópia. Em 2016 inicia um percurso com o Teatro da Cidade, companhia que co-fundou. Desde então, tem trabalhado com diversos coletivos e artistas. Em 2019 venceu o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, para Melhor Texto Português Representado. Em 2021 co-escreveu e co-encenou o espetáculo “Silêncio”, com Cédric Orain. Coordenou o projeto CRETA - laboratório de criação teatral entre 2019 e 2023. É atualmente diretor artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras.

Joaquim Ferreira

Joaquim Ferreira completou a sua formação médica e doutoramento em Neurologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É atualmente Professor de Neurologia e de Farmacologia Clínica e Diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica e Terapêutica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É Líder de Grupo no Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes e Diretor Clínico do CNS-Campus Neurológico, em Torres Vedras. As suas principais áreas de interesse são a Farmacologia Clínica, Doenças do Movimento e Doença de Parkinson.

Karyna Gomes

Karyna Gomes nasceu na Guiné-Bissau, a 13 de fevereiro de 1976. É cantora, jornalista e cofundadora do movimento pela paz Miguilan ou Minjderis di Guiné No Lanta (em português, Mulheres da Guiné-Bissau levantemo-nos). Em 2021, assumiu a coordenação do primeiro projeto de jornalismo em crioulo (cabo-verdiano e guineense) desenvolvido por um órgão de comunicação social português (o jornal online Mensagem de Lisboa).

Mafalda Rebordão

Apaixonada por educação e tecnologia, Mafalda Rebordão é uma das vozes da nova geração do panorama de empreendedorismo e liderança. Economista de formação, foi professora de Cálculo na Nova SBE, tendo sido convidada a integrar o Executive Board da universidade. Já viveu em 5 países diferentes tendo estudado em algumas das melhores escolas de negócio do mundo. Atualmente, trabalha em Parcerias Estratégicas com produtos de Inteligência Artificial na Google, em Londres. Foi escolhida pelo Presidente da República para integrar o seu Grupo de Reflexão sobre o Futuro de Portugal e é ainda Membro do Conselho Consultivo da CIP, a maior associação de empresários do país. É co-fundadora do Ponto Zero, um podcast TOP 10% mais partilhado a nível global no Spotify, e de uma Associação sem Fins Lucrativos, a C-level Mentorship Academy que tem como objetivo fechar o gap na liderança de mulheres conectando-as com os lideres atuais. Foi a primeira portuguesa a ser distinguida pelo Financial Times e a primeira selecionada como Líder Mundial Promissora pelo St. Gallen Symposium. Reconhecida pela Forbes, é aos 26 anos uma autora publicada. Bailarina de danças de salão nas horas vagas, desenha a sua roupa e adora viver.

Rita Silvestre

Rita Silvestre nasceu em Outubro de 1993. Frequentou o curso de Interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais no ano letivo de 2010/2013 e licenciou-se em teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema no ano letivo de 2017/2020. Em teatro participou em projetos de Mário Coelho e Leonardo Garibaldi, tendo também trabalhado com as companhias Teatro Experimental de Cascais, Primeiros Sintomas e AREPO. Entre 2020 e 2022 integrou o elenco da “Peça que dá para o Torto” no Casino Lisboa. Em ficção, fez parte do elenco “Sol de Inverno”, em 2019 integrou o elenco de “A Monte” - curta-metragem de Mariana Guarda e, em 2023, integrou o elenco de “Penélope” - curta-metragem realizada por Margarida Vila-Nova.

Rodrigo Soares

Rodrigo Soares tem 44 anos, nasceu em Lisboa, onde fez grande parte do seu percurso escolar, mas foi em Évora que concluiu o ensino secundário. De regresso à capital, frequentou o curso de Sociologia no ISCTE, mas os convites para ser modelo, as viagens e os trabalhos que iam surgindo não permitiram que o terminasse. Fez formação na área da representação e começou a participar em novelas e curtas-metragens, incluindo a série juvenil Morangos com Açúcar. Atualmente, trabalha no ramo da representação, em Portugal e no estrangeiro. “São já quase 10 anos de profissão e o que me encanta é que sinto que ainda estou no início e que tenho muito para dar, aprender e alcançar”.

Organizing team

Diogo
Cristo

Torres Vedras , Portugal
Organizer

Maria Martins
Santos

Torres Vedras, Portugal
Co-organizer