USP
x = independently organized TED event

Theme: Chama do conhecimento

May 25, 2024
1:00pm - 6:05pm -03
(UTC -3hrs)
São Paulo, São Paulo
Brazil
This event is open to the public.
Tickets are available.

O tema central do TEDxUSP é "Chama do Conhecimento". A ideia é abordar a relação da Humanidade com o Saber, a partir de múltiplos pontos de vista, em diálogo com a realidade universitária. Para isso, o evento será dividido em 3 blocos: “A Descoberta do Fogo”, “O Mundo em Chamas” e “Forjando nossas Armas”.

Teatro FMUSP
Av. Dr. Arnaldo 455
São Paulo, São Paulo, 01248-403
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­S­P events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Chiavegatto Filho

Economista pela Faculdade de Economia e Administração da USP
Possui graduação em Economia pela USP, doutorado em Saúde Pública pela USP e pós-doutorado na Universidade Harvard. É Professor Livre Docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP. Nos últimos anos, tem sido o Pesquisador Principal de projetos de inteligência artificial em saúde financiados pela FAPESP, CNPq, Microsoft, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e Fundação Lemann. É também o diretor do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (LABDAPS) da USP.

André Franco

Especialista em Alta Performance Sob Pressão e Comunicação Tática.
André Franco é especialista em estratégias comportamentais para alto desempenho e comunicação tática. Sua lista de clientes inclui figuras públicas, atletas, empreendedores e executivos de grandes corporações, atendendo perfis que variam desde novos talentos até líderes C-Level. Pós-graduado em Gestão da Qualidade de Vida nas Empresas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), André acumula 20 anos de experiência nas áreas de qualidade de vida e performance humana. Ele prepara indivíduos e equipes para alcançarem o mais alto nível de desempenho e confiança, capacitando-os para enfrentar situações desafiadoras, lidar com mudanças e gerenciar pressão por resultados. Além de aprimorar habilidades de comunicação, ele desenvolve estratégias narrativas impactantes e influentes. É coautor do livro "Resultados Extraordinários na Vida Pessoal e Profissional" – Editora Ser Mais.

Andre Luiz Vaitsman Chiga

Médico cardiologista
Dr André Chiga, Médico cardiologista, MBA em Gestão de Negócios pela USP, MBA em Marketing, prof de Estratégias na Saúde na Fundação Dom Cabral, Diretor do Hospital São Francisco, Mentor executivo da Sociedade Brasileira de Direito Médico, Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Médicos Executivos SOBRAMEX

Gabriela Di Giulio

Docente da Faculdade de Saúde Pública da USP
Gabriela Di Giulio é professora da Faculdade de Saúde Pública da USP. É coordenadora do Programa de Pós-graduação Saúde Global e Sustentabilidade (USP) e integra os Grupos de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade (IEA/USP) e CIRIS - Governança, Risco e Comunicação (USP/Unicamp). É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), e integrante da coordenação do Programa Biota/Fapesp e do Centro de Estudos Amazônia Sustentável (CEAS). Suas pesquisas focam nas relações entre crises ambientais e contextos socioculturais. Suas áreas de interesse incluem dimensões humanas das mudanças climáticas; governança e comunicação de riscos e incertezas; saúde global e sustentabilidade.

Jorge Kalil

Médico imunologista, Professor Titular de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Diretor do Laboratório de Imunologia no Instituto do Coração (InCor).
Foi Presidente do InCor, Presidente do Instituto Butantan e Presidente da União Internacional da Sociedade de Imunologia. Membro das Academias Nacionais de Ciências e Medicina. Dirige há 23 anos o Instituto de Investigação em Imunologia (iii), um dos INCTs. Membro fundador e primeiro dirigente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Representa o Brasil no Conselho Científico do ICGEB, International Centre of Genetic Engineering and Biotechnology, é condecorado com a Grã Cruz do Mérito Científico Nacional e como Grande Oficial da Ordem do Mérito Médico. É Doutor Honoris Causa da Sorbonne Universités de Paris e Fellow do Royal College of Physicians (Londres). Atualmente desenvolve vacinas contra o Streptococcus pyogenes e COVID-19 em estágios científicos avançados. Atuou ativamente durante a pandemia em estudos científicos, mas também no combate à desinformação e notícias falsas.

José Henrique Porto

Professor formado em História pela USP, especialista em Filosofia da Educação pela PUC-SP
Professor José Henrique Porto, formado em História pela USP, especialista em Filosofia da Educação pela PUC-SP , Formação Integral e Práticas Inovadoras pelo Instituto Singularidades, treinador em Desenvolvimento Humano, professor de Ciências Humanas, Educomunicação, Curadoria do Conhecimento e Práticas Pedagógicas Inovadoras em instituições de ensino de educação básica e superior.

Kátia Chedid

Educadora e especialista em Neurociência aplicada a Educação
Educadora há mais de 39 anos, trabalhou em diversas escolas de São Paulo e hoje é gerente da Governança Educacional da Fundação Bradesco. Pedagoga, psicopedagoga, especialista em gestão escolar, com extensão em Neuropsicologia, participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Especialista em Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo, professora na pós da Santa Casa. Em 2020 recebeu o Prêmio Special Tribute International, Categoria Best Practices in Education, and Health, Brazil-Europe, Projeto Cap Sur Ecole Inclusive d’Europe. O prêmio foi conferido pela European Commission Erasmus+.

Mariana Eri Sato Nishio

Supervisora do programa de atenção primária da FMUSP.
Médica de família e pediatra, trabalha pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) desde 2006, atuando com assistência, ensino, gestão e pesquisa. Atualmente, supervisiona o Programa de Atenção Primária da FMUSP e está finalizando seu doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP, focado no estudo de métodos de pesquisa de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde. Sua formação inclui um mestrado em Medicina Preventiva pela FMUSP, onde explorou a relação entre arte, saúde e humanização, e uma especialização em Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo. Além disso, é sócia da empresa Aiko, representante da técnica terapêutica alemã Biokybernetik Smit no Brasil e nas Américas, e coordenadora do setor de atendimento com esta mesma técnica no Hospital Dia, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Mariana é uma entusiasta da educação em saúde com ênfase nos aspectos existenciais da natureza humana.

Patrícia Faga Iglecias

Livre Docente, Doutora e Mestre em Direito pela USP, é Professora Associada da Faculdade de Direito da USP e Superintendente de Gestão Ambiental da Reitoria da USP.
Livre Docente, Doutora e Mestre em Direito pela USP, é Professora Associada da Faculdade de Direito da USP e Superintendente de Gestão Ambiental da Reitoria da USP.É sócia do Wald Advogados e atual presidente do IDPV – Instituto O Direito por um Planeta Verde. Foi secretária do Meio Ambiente de São Paulo e a primeira mulher a presidir a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e do conselho consultivo do Green Nation. Entre outros prêmios, recebeu a Medalha San Tiago Dantas na categoria Jurista da Área de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Priscila Berenice da Costa

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da USP
Nascida em 1988 na cidade de São José do Rio Preto, cresceu em uma cidade vizinha chamada José Bonifácio. Mudou-se para São Paulo em 2009 onde concluiu a graduação em enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (2012) e defendeu o doutorado pela Faculdade de Medicina da USP (2020), onde foi premiada em 1o lugar com o trabalho “O impacto da vulnerabilidade social no tratamento cirúrgico para câncer de pulmão” no evento NeoPulmão USP 2021 - Inovação gera excelência. É voluntária e membro da Diretoria do MadAlegria, projeto de humanização e de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP (2012-atual).

Prudence Kalambay

Ativista dos direitos humanos e refugiados
Mulher negra, africana, imigrante que encontrou refúgio no Brasil desde 2008, Mãe solo de 5 filhos, 2 netos, oficineira, educadora social, atriz, modelo e ativista dos direitos humanos. Nascida na República Democrática do Congo, na capital Kinshasa. Atualmente, participa como articuladora da comunidade migrante em São Paulo, incentivando e estimulando as mulheres refugiadas a se inserir no mercado de trabalho. Como oficineira de culinária e contadora de histórias, procura promover o intercâmbio cultural e gastronômico entre a África e o Brasil. Participou do clipe da Iza e Majoer em parceria com a ACNUR Brasil. A produção musical integra a campanha Be The One, cujo objetivo é de apoiar as causas humanitárias, com destaque ao tema dos refugiados, e inspirar um movimento global em torno da justiça, segurança e dignidade humana. Participou na novela Órfãos da Terra da TV Globo, uma novela que retrata a realidade de migrantes e refugiados e na série INDEPENDÊNCIA da TV Cultura.

Organizing team

Breno
Augusto Gonçalves

São Paulo, Brazil
Co-organizer
  • Ana Beatriz de Oliveira Silva
    Curation
  • Andred Meireles de Almeida Silva
    Operations
  • Beatriz Ferreira
    Marketing/Communications
  • Giovanna Gusmão
    Curation
  • Heloísa Sousa
    Partnerships/Sponsorship