Unisinos
x = independently organized TED event

Theme: Inteligências

This event occurred on
August 25, 2023
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

As diferentes inteligências sempre fizeram parte da vida humana. Mas agora, a chamada inteligência artificial está inundando o nosso dia a dia e, muitas vezes, sem que a gente perceba.
Ao mesmo tempo, as inteligências e habilidades humanas, como aprender, refletir, tomar decisões e solucionar problemas estão cada vez mais valorizadas. E as nossas emoções? A Inteligência emocional, além de ser essencial para os nossos relacionamentos, se tornou um pré-requisito para construção de ambientes saudáveis de trabalho.
Já a inteligência coletiva emerge de grupos e comunidades, impulsionada pela colaboração, interação e diversidade de perspectivas. Ela favorece, e muito, a tão desejada inovação.
As inteligências são múltiplas. E essa multiplicidade une o ser humano e a tecnologia; e faz vibrar a força da vida com a sabedoria que vem da nossa história.

Teatro Unisinos
Nilo Peçanha, 1640
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90470-260
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unisinos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cairê Moreira

Consultor de Inovação
Ele esteve na lista da Forbes Under 30 em 2020 e foi indicado pela GQ Brasil como um dos 10 nomes que constroem o futuro das tendências nessa década. Consultor de inovação 3D das Lojas Renner, consegue unir moda, inovação e tecnologia num só projeto.

Christian Gonzatti

Professor, Pesquisador e Criador de Conteúdo
Ele é Doutor em Ciências da Comunicação, autor de um livro e de uma HQ, além de professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Christian sempre amou a cultura pop e fez dela o seu foco de estudo durante toda a trajetória acadêmica. Ele publicou 20 artigos científicos sobre o tema até o momento. Além da academia, ele compartilha os seus conhecimentos na plataforma Diversidade Nerd, que conta com mais de 600 mil seguidores somando as redes sociais em que ela está presente.

Cláudio Eduardo de Oliveira

Publicitário e empreendedor
EN - Cláudio Eduardo de Oliveira is a Publicist, a professional with entrepreneurial soul and vision. With more than three decades of experience, he founded “Ponto” a Creative Hub for Positive Impact in Business and Society. Endeavour to impact is his deal.

Danielle Cosme

Empreendedora, Consultora e Mentora em Inovação
É uma pessoa que dá singularidade à sigla CEO: “Comunicativa, Empreendedora e Otimista”, como ela define. Ela é sócia-fundadora da plataforma digital daGinga, ativa no Brasil e na Alemanha, que objetiva conectar e vender produtos e serviços da mulher brasileira. Danielle é co-criadora do Instituto Ladies In Tech, um grupo de apoio e fomento ao empreendedorismo feminino na tecnologia e startups fundadas e/ou comandadas por mulheres. A speaker é consultora e mentora em inovação e desenvolvimento de negócios.

Deives Picáz

Influencador e Ativista pela inclusão
Influenciador e ativista, Deives é um dos 8 conselheiros do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Seu conteúdo é focado na inclusão, acessibilidade e representatividade. Ele é uma das principais vozes do ativismo PCD no Brasil. As redes sociais do influenciador somam mais de 250 mil seguidores e vídeos com milhões de visualizações.

Jennifer Cereja

Psicóloga
EN - Clinical psychologist, Jennifer Cereja is a mother and a woman passionate about the interlacement of emotion and reason. She is a specialist in human rights and collective health, and approaches a afro-centered perspective alongside the patients at Clínica Aliá, she also is a part of the board of directors at Odabá, an afro-entrepreneurs association.

Joel Westheimer

Professor e Pesquisador
EN - Joel is a professor and Research Chair in Democracy and Education at the University of Ottawa, Canada. He is an education columnist at The Canadian Broadcasting Corporation. He publishes and lectures widely and has given more than 400 keynote addresses nationally and internationally.

Larissa Bianca Basei

Mentora de Meditação
Larissa é ex-modelo e carrega, com muito orgulho, o título de segunda colocada no Miss Surda Brasil de 2014. Além da passarela, ela atuou como professora de Língua Brasileira de Sinais por 10 anos, acreditando que existem facilitadores para a comunicação diversa. Atualmente, Larissa foca o seu trabalho no desenvolvimento pessoal e espiritual por meio da meditação.

Lisiane Motta

Psiquiatra Infantil
Médica psiquiatra, especialista em psiquiatria da infância e adolescência, é mestre em psiquiatria pela UFRGS. Desde o diagnóstico de autismo do filho, fez várias formações na área do desenvolvimento infantil, sendo, inclusive, terapeuta certificada no Modelo Denver de Intervenção Precoce pelo Mind Institute. A Lisiane utiliza o seu perfil nas redes sociais para trazer a realidade sobre ser mãe, em especial sobre a maternidade numa perspectiva neurodivergente, e desmistifica algumas ideias acerca da temática.

Luiz Sampaio

Empreendedor
Por traz da primeira hamburgueria antirracista do Brasil, localizada em Porto Alegre, está a alma de Luiz Sampaio. Advogado de formação, servidor público atuante na área da socioeducação há mais de duas décadas e ativista racial, Luiz fundou a Griô Burguer em 2020, misturando cultura afro-brasileira, black money, ações educativas um cardápio que homenageia nomes como o de Elza Soares e Malcom X.

Mellanie Fontes-Dutra

Professora, Pesquisadora e Divulgadora Científica
Ela ficou conhecida nas redes sociais durante a pandemia da COVID-19 por divulgar pesquisas científicas a favor da vacinação. Sergipana e fã incondicional de StarTrek, Mellanie é biomédica, neurocientista, professora universitária desde 2021 e co-fundadora da Rede Análise.

Paola Salerno Troian

Cineasta e Criadora de Conteúdo
EN - Cinema graduate and known as ‘'Greenga'', Paola Salerno Troian has been a content creator since 2014, communicator, strategy and branding consultant, and chef. Through her Instagram profile, she is able to deliver socially, environmentally and gastronomically relevant content to thousands of followers.

Patrícia Parenza

Jornalista e Criadora de Conteúdo
EN - Journalism graduate, restless and from a humble family, Patricia understood early that she needed to start a business in order to succeed in life and in the late 90’s she opened her first company of audiovisual content production for other companies, of which she is still a partner nowadays. She has hosted and produced fashion shows in Rio Grande do Sul and a TV show for GNT. Alongside her business partner Patricia Pontalti, in 2005 they created “As Patricias” a consulting and content creation on fashion. Her social media has more than 200k followers, being an active voice in fighting ageism.

Poetas Vivos

Atração Cultural
Iniciativa cultural de jovens pretos e periféricos que busca fomentar a arte, a educação das relações étnico-raciais e a inclusão social. O coletivo, formado por Felipe Deds, Mariana Marmontel, DaNova, DJ Ericão e Maicon PNA - desenvolve oficinas, palestras, shows musicais, SLAM (batalhas de poesia) e freestyle.

Rafael Martins

Empreendedor na área de Educação e Tecnologia
Apaixonado por tecnologia e educação, Rafael é CEO e Co-fundador do Share, uma plataforma de ensino que já formou mais de 25 mil alunos desde 2013. Ele é colunista de inovação e tecnologia da Band RS, mentor de startups da FGV, curador de eventos na área de comunicação e cobre, anualmente, alguns dos maiores eventos de marketing e tecnologia do mundo.

Raquel Kubeo

Indígena do povo Kubeo e Pedagoga
Raquel Kubeo, natural de Manaus, descendente das etnias Kubeo e Tukano, é pedagoga, mestra e doutoranda em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela já atuou como professora de anos iniciais e atualmente é curadora de festivais, produtora audiovisual, roteirista e performer. Além disso, Raquel é membro da Ocareté, que é um coletivo voltado à promoção da diversidade sociocultural e no monitoramento de políticas públicas com recortes de diversidade etnico-racial e socioambiental.

Roberta Duarte

Astrofísica
Em 2018, Roberta foi convidada para trabalhar na primeira simulação de um buraco negro usando inteligência artificial. O resultado foi publicado em 2022 com uma grande repercussão na comunidade científica nacional e internacional. A Astrofísica sempre esteve presente na vida de Roberta, que hoje é considerada referência como divulgadora científica nas redes sociais e colabora como roteirista do canal Ciência Todo Dia.

Organizing team

Gabriela
Gonçalves

Porto Alegre RS, Brazil
Organizer
  • Augusto Alano
    Team member
  • Bruna Soares
    Marketing/Communications
  • Claiton Duarte
    Team member
  • Felipe Nogs
    Marketing/Communications
  • Marcelly Oliveira
    Operations