SaoPaulo
x = independently organized TED event

This event occurred on
October 5, 2023
São Paulo, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Vibra São Paulo
Av. das Nações Unidas, 17955
São Paulo, São Paulo, 04795-100
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Sao­Paulo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Coimbra Amaral

Alexandre Coimbra Amaral é psicólogo, palestrante, escritor, terapeuta familiar e de casais. Autor do livro “Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise” (Editora Planeta) e de livros de psicologia voltados para o público geral. Trabalhou como psicólogo do programa “Encontro com Fátima Bernardes” da TV Globo, e é colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas.

Aline Torres

Aline Torres é graduada em Relações Públicas, Pós Graduada em Gestão de Projetos Culturais pela ECA-CELACC-USP e graduanda em Ciências Econômicas. Aline foi Secretaria Adjunta de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e diretora do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ). Na TV Cultura, participou do “TerraDois” – que recebeu o Prêmio APCA 2017 de Melhor Programa de TV. Aline é a primeira mulher negra a ocupar a cadeira da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Líder RAPS Brasil | Aluna Renova BR | Embaixadora Pan African Council.

Andrea Alvares Mana Bernardes

Mana é uma artista transdisciplinar e atua em projetos de envolvimento humano. Expõe em galerias e museus como Mad Museum (NY), Fondation Cartier (Paris) e Museu Nacional da República (Brasília). Sua linha de jóias feitas com materais do cotidiano circula em lojas de museus como The Museum of Modern Art (Nova York), MAD (NY), MAM (RJ), MAR (RJ) e Inhotim (MG). Tem sua caligrafia em obra fixa no Museu do Amanhã (RJ) e no Museu da Lingua Portuguesa (SP), além da Mulher Raíz, no acervo permanente do MAR (RJ). Mana realiza performances e une criações literárias à manufatura no desenvolvimento de suas obras. Andrea Alvares ocupou a posição de Vice-Presidente Global de Marca, Inovação e Sustentabilidade da Natura e liderou os negócios da empresa fora da América Latina. Foi Diretora Geral de Snacks e Presidente da Operação de Bebidas da Pepsico. Andrea atuou em diversos Conselhos incluindo World Business Council for Sustainable Development, Global Environmental Facility, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e foi membro fundadora do Grupo Mulheres do Brasil. Andrea é Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, conselheira do Cradle to Cradle Innovation Institute, membro do Conselho de Administração da Globescan, do Sounding Panel da Shell Brasil e do Sustainability Advisory Board da La Prairie. Andréa também é sócia da Casa do Saber e fundadora da Camomila, desenvolvedora de sistemas regenerativos.

Deh Bastos

Deh é comunicadora, mãe e publicitária. Formada em comunicação social, publicidade e propaganda pela Estácio. Sócia e Diretora Executiva de Criação na @map_brasil , professora de criatividade no MBA da FIAP, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da República e criadora da iniciativa de educação antirracista @criandocriancaspretas que lhe rendeu uma homenagem da Turma da Monica no projeto @donasdarua_oficial. Foi diretora de criação na Publicis Brasil e foi jurada nas últimas edições de festivais internacionais de publicidade como Cannes Lions e D&AD. Deh acredita que a comunicação pode transformar as relações.

Fios de Choro .

Fios de Choro surgiu em 2015 a partir do encontro de jovens músicos que iniciavam seus estudos no Choro. Com o desenvolver do trabalho, o grupo sentiu a necessidade de expandir sua linguagem, culminando em duas viagens de pesquisa em Pernambuco, o que resultou em uma sonoridade mais quente e viva, na integração do frevo ao repertório e em novas influências com os ritmos tradicionais da região como o Forró de Rabeca, Cavalo-Marinho, Maracatu e Ciranda.

Jules de Faria

Jules de Faria é uma otimista praticante e gosta de transformar seus sonhos em palavras. Não à toa, é jornalista, poeta, escritora e consultora de comunicação. Fundou a Think Olga, uma das ONGs de direito das mulheres de maior relevância do cenário nacional, e atuou como presidente da organização até 2020. Lançou campanhas como Chega de Fiu Fiu e #PrimeiroAssédio. É uma das autoras do ebook Meu Corpo Não É Seu, sobre violência de gênero, editado pela Companhia das Letras. Foi eleita uma das 8 mulheres inspiradoras do mundo pela Clinton Foundation e pela revista Cosmopolitan US. Faz parte do programa Women Leaders, do Departamento de Estados dos EUA. Em 2022, criou o Estúdio Jules, onde dá contornos para propósitos e ideias visionárias por meio de storytelling, branding e práticas radicais de criatividade. Jules é mãe de dois meninos, Jonas e Leo, e de uma bebê breve, Lila.

Juliana Souza

Juliana Souza é advogada graduada pela PUC São Paulo e Mestra em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela USP Oficial. Presidente e Fundadora do Instituto Desvelando Oris. Escreveu o livro "Torrente Ancestral: Vidas Negras Importam? Inquietações racializadas de uma mente preta dissonante” pela Editorial Matrioska.

Kaê Guajajara

Kaê é uma cantora, compositora, atriz, autora e ativista indígena brasileira. Nasceu no Maranhão, mas mudou pro Rio com a mãe aos sete anos. Ela cresceu no complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Seu trabalho se expande para além da música, ela vê na música uma forma de resistir e se manifestar contra o silenciamento dos povos originários. Kaê é fundadora do Coletivo Azuruhu e autora do livro Descomplicando com Kaê Guajajara – O que você precisa saber sobre os povos originários e como ajudar na luta antirracista. Unindo hip-hop, instrumentos tradicionais e elementos de sua língua materna Ze’egete (“a fala boa”), Kaê faz música sobre a realidade dos povos indígenas urbanizados e o apagamento das identidades indígenas.

Kamila Camilo

Kamila Camilo é formada em gestão pública pela FGV, ativista e empreendedora social | @fablablivresp | @campuspartybra | Fundadora de @creatorsacademybrasil | conselheira do Instituto Igarapé @igarape_org | @impact.beyond

Luana Ozemela

Luana Ozemela é Vice-Presidente de Impacto Social no iFood e Cofundadora da BlackWin. Ela é CEO da DIMA, uma empresa de desenvolvimento internacional estabelecida no Qatar. Doutora em economia e professora pesquisadora de gênero e políticas públicas da universidade Hamad Bin Khalifa da Fundação do Qatar, ela é diretora de relações com doadores da ONG PEGF da Nigéria na área de saúde. Foi funcionária do BID, em Washington DC, nos EUA. Ao longo da sua carreira, Luana interagiu com dezenas de governos, doadores, investidores e ONGs nos EUA, América Latina, África e Oriente Médio.

Mariana Barroso

Mariana Barroso é médica ginecologista e obstetra. Formada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, fez a residência no Hospital Pérola Byington em São Paulo (centro de referência de saúde da mulher no SUS). Pós graduada em Ginecologia Endócrina, Infantopuberal e Sexualidade na UNIFESP. É coordenadora da ONG Médicos do Mundo Brasil onde trabalha com medicina de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade. Atua como ginecologista parceira em projetos que lutam contra a pobreza menstrual. Médica Voluntária de Doutores da Amazonia.

Miranda .

Miranda é atriz, roteirista, comediante e criadora de conteúdo. Formada em Comunicação Social pela UFRJ e em Teatro pela Escola Martins Pena, seu propósito é contar histórias e trazer provocações através do riso. Miranda produz esquetes de humor sarcástico nas redes sociais, em que aborda temas como as angústias da geração Millenial, contradições do mercado de trabalho, nepotismo artístico, terapia e feminismo. Acredita no potencial do humor como instrumento de crítica social.

Mônica Martelli

Mônica Martelli é uma atriz carioca e criadora, autora e intérprete de “Os Homens São de Marte... E é pra Lá que eu Vou!”. Este monólogo foi um verdadeiro fenômeno teatral e deu origem a um filme e uma série de quatro temporadas no GNT. Em 2017 estreou a sua peça “Minha Vida em Marte” e em 2018, estreou a versão cinematográfica como roteirista e protagonista junto com Paulo Gustavo. Mônica foi apresentadora do programa Saia Justa, no GNT, e participou de novelas da TV Globo como Beleza Pura e TITITI, integrou o elenco do seriado Mandrake, da HBO Brasil e de filmes como Trair e Coçar e Só Começar, entre outros.

Rafa Kalimann

Rafa Kalimann é apresentadora, influenciadora e empresária mineira. Ela está entre as 40 personalidades do país com maior visibilidade nas redes sociais, com mais de 22 milhões de seguidores. Sob contrato com a TV Globo é apresentadora do #REDEBBB, comandou o programa Casa Kalimann (Globoplay). Sua imagem está associada a uma dezena de marcasl. Rafa produz conteúdo para as suas próprias plataformas digitais e é responsável pela direção criativa da marca de roupas que criou, a RK.

Rita Oliveira

Rita Oliveira é executiva com mais de 25 anos de experiência em companhias multinacionais. Esteve à frente da área de Diversidade, Equidade e Inclusão na Dsney Brasil. Hoje é Head de Diversidade Equidade e Inclusão da Coca Cola Brasil. Prêmio “Mulheres Negras transformando histórias” do @sitemundonegro. Finalista do Premio “Sim a Igualdade Racial” do @instituto_ibdr.

Thelminha Assis

Thelma Assis é médica e apresentadora. Ela é uma das apresentadoras do Bem Estar na TV Globo. Ela compartilha conteúdos de saúde na televisão. Thelma é também bailarina e influenciadora social e digital. Atualmente, Thelminha continua a usar suas plataformas para abordar questões importantes, incluindo a representatividade da mulher preta na mídia e a importância de falar sobre a ciência brasileira.

Organizing team

Elena
Crescia

Sao Paulo, Brazil
Organizer