BeloHorizonte
x = independently organized TED event

Theme: Comece pelo UAI

This event occurred on
November 4, 2023
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

Se Minas Gerais pudesse ser resumida em uma única expressão, seria: “uai” Não existem limites para o uai.
Essa palavra do vocábulo mineiro possui uma pluralidade de significados bastante invejável: uai pode ser afirmação ou pergunta, espanto, curiosidade, certeza e muito mais.
Essa riqueza de significados é o que torna a comunicação em mineirês algo singular. Mas você já parou para se perguntar de onde surgiu essa expressão?
Embora a verdade seja um mistério, existem duas hipóteses bastante plausíveis.
A primeira delas é que uai deriva-se da palavra inglesa “why” que significa “por que?” e teria se popularizado com os trabalhadores ingleses que vieram para Minas Gerais construir a nossa malha ferroviária.
A segunda hipótese é de que uai se origina do vocábulo “olhai” que era muito usado no passado para representar uma orientação para que alguém “preste atenção em algo”.
O mais interessante sobre essas hipóteses é que elas comprovam que o uai está introjetado na cultura e estilo de vida dos mineiros.
Nós que aprendemos desde a infância a sermos pessoas curiosas, que reparam nos detalhes e sutilezas da vida, sempre trazendo perguntas que questionam a realidade que vivemos.
Ao mesmo tempo, se você encontrar um mineiro na rua e perguntar o significado de uai, provavelmente obterá a seguinte resposta: “uai é uai, sô”.
Porque uai não precisa ser explicado. É uma palavra que tem abrangência, vida própria e está em constante transformação de significados, representa a união de um povo por sua própria cultura.
Por acreditar no potencial das perguntas de transformarem o mundo, o TEDxBeloHorizonte em 2023 nos convida a se aventurar pelo “uai” nos trazendo a soberania das nossas raízes para questionar e impulsionar o futuro que queremos construir.

Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte, Minas Gerais, 30130-004
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Belo­Horizonte events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bielo Pereira

Entrepreneur
Bielo Pereira é apresentadora e empresária, e usa suas redes sociais como ferramenta para fomentar pautas de gordoativismo, empoderamento de pessoas negras e luta contra a discriminação da população LGBTQIAPN+

Carol Gattaz

Volleyball athlet
Carol Gattaz é uma das principais centrais de vôlei do Brasil. Foi convocada pela primeira vez para a seleção principal em 2003. Carol foi pentacampeã do World Grand Pix, além de três vezes medalha de prata nos Campeonatos Mundiais de 2006, 2010 e 2022. Aos 40 anos, tornou-se a mulher com mais idade a conquistar uma medalha olímpica para o país.

Daniela Bittar

Psychologist
Daniela Bittar é psicóloga puerperal, perinatal e familiar. Especialista em luto geracional e neonatal, Dani palestra em congressos e empresas, ministra cursos e atua como facilitadora de grupos terapêuticos. É uma das fundadoras do Sentir Mulher e Sentir Família, um espaço clínico transdisciplinar de assistência à saúde mental da mulher e família.

Gustavo Ziller

Gustavo Ziller é um dos poucos brasileiros a conquistar o maior topo do mundo: ele já escalou o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude. Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG, com curso técnico em Produção Digital para Rádio e TV pelo Brighton College of Technology, na Inglaterra, é mentor de empresas, autor de quatro livros e escreve regularmente para a Revista Trip e para a Endeavor.

Helio de La Peña

Humorist
Engenheiro de formação, mas humorista de coração. Helio De La Peña tem uma trajetória profissional muito diversificada, já desempenhou trabalhos como escritor, redator, ator, apresentador, compositor e também atleta amador, mas foi com o programa Casseta & Planeta Urgente que ele conquistou fama nacional. Atualmente, ele se apresenta em comedy clubs e teatros por todo Brasil com seu show de stand up Preto de Neve.

João Branco

Marketing specialist
Eleito o profissional de Marketing mais admirado do Brasil em 2022, João Branco é um gigante do mundo corporativo. Como líder de Marketing, liderou o time que fez o McDonald's virar Méqui. João também é professor e conselheiro em diversos negócios de sucesso pelo país. É autor dos best-sellers "Dê Propósito" e "Desmarketize-se".

Juliana Morais

Entrepreneur
Juliana Morais é professora da Fundação Dom Cabral, uma das coordenadoras da Expo Favela Minas Gerais e especialista em Gestão de Negócios de Periferias e Favelas.

Léo Farah

Humanitarian entrepreneur
Léo Farah é empreendedor humanitário, escritor, palestrante e também Capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, onde atuou por 19 anos, além de ser co-fundador da ONG HUMUS, que atua com foco em desastres. É especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e em Redução de Riscos pela ONU.

Messi Anderson

Cybersecurity Specialist
Messi é policial federal, professor da Academia Nacional de Polícia e especialista em segurança digital.

Nalu Saad

Journalist
Nalu Saad é jornalista e escritora, autora de 4 livros infantis e um adulto, no qual trata de temas ligados à saúde. Ela começou a carreira no jornalismo aos 15 anos, no interior de Minas, e já assinou reportagens em jornais, rádios e portais de todo o Brasil.

Priscila Fantin

Actress
Priscila Fantin de Freitas tem 40 anos, cresceu em Belo Horizonte e mantém, até hoje, seu jeitinho mineiro. Atriz premiada e de carreira sólida há 24 anos, coleciona personagens marcantes na TV brasileira.

Thiago Vinhal

Triathlete
Thiago Vinhal é um dos mais rápidos triatletas de longa distância do Brasil. Atuando como especialista em competições de Ironman, onde é necessário percorrer 3.8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida, Thiago vem representando o Brasil nas competições de triathlon mais importantes do mundo.

Organizing team

João Vitor
Innecco Areas

Belo horizonte, Brazil
Organizer

Fernanda
Faria Chaves

Belo Horizonte, Brazil
Co-organizer
  • Gustavo Costa
    Marketing/Communications
  • Isabella Ambrósio
    Marketing/Communications
  • Karina Barrios
    Marketing/Communications
  • Miguel Clivatti Rodrigues Lacerda
    Operations
  • Rafael Borges de Sousa
    Operations
  • Varda Kendler
    Operations