INCA
x = independently organized TED event

Theme: Valores que inspiram, Propósito que transforma

This event occurred on
September 6, 2023
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

O TEDxINCA é um evento interno, apenas para seus funcionários. O objetivo foi engajar os trabalhadores em uma cultura organizacional que valorize o trabalhador, a inovação, a colaboração e o engajamento. Apresentamos temas e ideias para reforçar e inspirar valores e comportamentos que possam contribuir para o desenvolvimento do Intistito Nacional de Câncer.

Instituto Nacional de Câncer
Praça Cruz Vermelha, 23
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 20230-130
Brazil
Event type:
Internal (What is this?)
See more ­T­E­Dx­I­N­C­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Alves

Professora e pesquisadora
Repensando excelência: Mérito ou oportunidade? - Junte-se a nós para escutar Adriana Alves, da Universidade de São Paulo (USP). Como coordenadora da área de Mulheres, Relações Étnico-raciais e Diversidades da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, Adriana é uma voz influente na discussão sobre igualdade, diversidade e inclusão. A professora Alves irá nos provocar a repensar o significado de oportunidade e mérito, questionar o padrão tradicional de excelência e explorar se a inclusão é um movimento real ou apenas um modismo passageiro. Juntos, também investigaremos o espaço para a diversidade na pesquisa e como diferentes vozes podem enriquecer nosso conhecimento. Se você é apaixonado por promover mudanças positivas, desafiar perspectivas convencionais e explorar o papel da academia na construção de um futuro mais inclusivo, esperamos por você!

Alexandre Ernesto Silva

enfermeiro, mestre, doutor em cuidados paliativos, professor na UFSJ e líder visionário do projeto Favela Compassiva
Tocando Almas: Desvendando a Compaixão - Alexandre Ernesto Silva, enfermeiro, mestre, doutor em cuidados paliativos, professor na UFSJ e líder visionário do projeto Favela Compassiva, nos convida para uma experiência transformadora. Prepare-se para uma exploração sobre a essência da compaixão. Já parou para refletir até onde ela se estende em relação aos outros e se também tem o poder de aliviar nossas próprias dores? Deixe-se transitar por essa reflexão e descubra como a compaixão pode ser a força motriz para o cuidado. Agora, permita-se questionar: o que realmente lhe impulsiona a abraçar cada novo dia?

Chrystina Barros

Professora e executiva em saúde
Felicidade em movimento - sem hipocrisia - Uma mulher versátil, enfermeira por formação e executiva com 29 anos de experiência em saúde pública e privada, Chrystina Barros é certificada em Felicidade pela Universidade de Berkeley, Califórnia. Ela nos levará a explorar a felicidade através do constante movimento, da quebra da inércia, pela fluidez da vida e também nos desafiará a questionar se realmente precisamos de pouco para viver plenamente. Além disso, provocará a reflexão sobre o intrigante conceito de zona de conforto - será que precisamos sair dela?

Debora Mattos

Médica especialista em Oncologia Pediátrica e Cuidados Paliativos
Desvendando o Poder da Escuta: Aliviando o Sofrimento Através da Compreensão - No turbilhão de palavras, será que estamos realmente ouvindo? Em um mundo sedento por respostas rápidas, a verdadeira arte da escuta genuína muitas vezes é esquecida. Mas e se essa habilidade de escutar profundamente pudesse aliviar o sofrimento humano? Convidamos você a explorar essa questão conosco, juntamente com Debora Mattos. Com mais de duas décadas de dedicação à Oncologia Pediátrica e Cuidados Paliativos, Debora compartilhará como descobriu que a escuta genuína é uma poderosa ferramenta para minimizar o sofrimento. Como responsável pelos Cuidados Paliativos em Oncologia Pediátrica no Instituto Nacional de Câncer (INCA) e dos cuidados paliativos nos Hospitais Copa e Glória D’Or, Debora aperfeiçoou a habilidade de ouvir além das palavras.

Harmonia Enlouquece

Grupo musical
Grupo formado por pacientes e profissionais do Centro Psiquiátrico do Rio de janeiro, teve sua estreia em 7 de abril de 2001, no “Dia Mundial da Saúde”. O harmonia Enlouquece retrata a realidade dos pacientes de clínicas psiquiátricas, e suas músicas servem como reflexo de um contexto estigmatizado e pouco explorado.

José Aranha

Professor em Inovação
Inovação: Da Sobrevivência à Descoberta de Oportunidades - Desde os primórdios, a capacidade de inovação tem sido crucial para a sobrevivência humana. A necessidade de criar soluções inéditas sempre foi presente. Mas será a inovação intrinsecamente complexa? O ato de observar, criar e implementar soluções não apenas pode beneficiar comunidades e o planeta, mas também toda a humanidade, refletindo nossa interconexão. Condensar sua vasta experiência em um único parágrafo é um desafio, dada a natureza multifacetada dos inovadores. Sendo inquietos e de múltiplos talentos. O Professor José Aranha renomado planejador urbano, especializado em redes, ambientes de inovação e empresas criativas, escritor, consultor e premiado na área de inovação. Reconhecido por prêmios como InRio, além de outros e sua nomeação como um dos 350 principais pensadores sobre o futuro. Estará conosco para explorar esse fascinante universo de possibilidades.

Organizing team

Thiago
Petra

Rio de Janeiro, Brazil
Organizer
  • Bruna Rodrigues Assunção
    Partnerships/Sponsorship
  • Bruno Pegado
    Team member
  • Cristiane Sanchotene Vaucher
    Production
  • Danielle Fazzi
    Production
  • FERNANDA VIEIRA
    Partnerships/Sponsorship
  • Flávia Mendes de Oliveira
    Production
  • Guilherme Costa
    Production
  • Sthefany Oliveira
    Team member