JoaoPessoa
x = independently organized TED event

Theme: (Re)pense

This event occurred on
May 6, 2023
Cabedelo, Paraíba
Brazil

Esse ano, o tema do nosso 5º evento será (Re)pense, que nos desafia a refletir sobre os costumes, tradições, modus operandis e rotinas que são repetidamente apresentados como as únicas lentes para enxergar o mundo à nossa volta. E levanta uma interrogação importante para a mente individual e coletiva: as verdades absolutas podem/devem ser questionadas?

Repensar e Reagir: transgredir na ação.
O conceito parte de um ponto para todos os outros guiado pela energia transgressora que questiona e rabisca, que deixa a sua mensagem pelas ruas e mentes, que convoca ao questionamento e a atitude, que picha os muros reais para quebrar os muros morais. Estamos afirmando que para todo repensar existe uma reação, é isso que queremos ver acontecer.

MANIFESTO:

As suas verdades, são mesmo suas? Quantos lados elas têm? Quantas interpretações têm uma verdade?
Elas existiam ontem? E no ano passado?
Tudo que é e existe pode ser questionado. Pensado e repensado.
É na repetição dos pensamentos que o indivíduo avança e o coletivo evolui.
Da energia elétrica à energia solar, antes de ser uma invenção, foi uma questão. E o “x” da questão sempre estará lá, marcando o que foi, o que é e o que pode ser.
Dentro de toda tradição existe um impulso para a revolução. Não é preciso se acostumar com os costumes, muito menos carregar verdades absolutas por um mar inteiro de outras possibilidades. Nadar contra a maré ou ir em busca de uma onda? É tudo construção de perspectivas, novas e antigas.
Escolher olhar para frente ou observar o que está ao seu redor. É tirar tudo do lugar e colocar no seu devido pensar. O que existia antes e que agora não faz sentido?
Como diria Lenine: "ninguém faz ideia de quem vem de lá", com novas ideias, novas verdades, novos futuros. E nessa incerteza e fluidez, vamos bailar a dança da natureza, que se reinventa e se regenera.
Ver de novo, de perto, do outro lado, o interior e o inverso. Repensar é ampliar o que olhar para encontrar no que acreditar.

Intermares Hall
Intermares Hall - Amazonia Park, Cabedelo - PB
BR-230 KM9
Cabedelo, Paraíba, 58106-402
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Joao­Pessoa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Anderson Dias

Viajante recordista mundial e Empreendedor Digital
O primeiro speaker do TEDxJoãoPessoa já embarca na nossa viagem com uma bagagem cheia de feitos inéditos: nascido na Bahia, mas criado em Caruaru/PE, veio de origem humilde e vendia capinhas de celular pra realizar seu maior sonho, que era conhecer todos os 196 países do mundo. E assim o fez! Ele quebrou o recorde mundial e se tornou o ser humano mais rápido da história a visitar e o primeiro brasileiro a conhecer todos os países. Além de empreendedor, também é palestrante e irá nos inspirar novos sonhos palestrando sobre Viagens e Liberdade.

Andrea Porto Sales

Professora Adjunta II
Tem mestrado e doutorado na linha de produção do espaço urbano e, atualmente, atua como professora adjunta II do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba e como pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles e do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável e Política Pública da UFPB. Coordena o projeto de extensão Pedagogia Urbana.

Deyfrank Caetano

Empreendedor
"Frank, também conhecido como ""Índio"", é um empreendedor inspirador, palestrante motivacional e um exemplo notável de superação e sucesso. Nascido em João Pessoa - PB, ele traz consigo as raízes de uma infância humilde, que o impulsionaram a conquistar grandes realizações.

Duda Franklin

CEO and Co-Founder of Orby | Systems Researcher and Developer | Master in Neuroengineering | Master in Science, Technology and Innovation | Neuroscientist | Biomedical Engineer
Duda Franklin fundou a Orby,Co. após concluir o Mestrado em Neuroengenharia, ocasião que descobriu o potencial da Neuromodulação e decidiu abrir uma empresa para ajudar aos clientes a desenvolverem reabilitação funcional mais eficiente, gerando as melhores experiências médicas para os pacientes. Aos 24 anos, Duda é Neurocientista, Engenheira Biomédica, Mestra em Neuroengenharia, Mestra em Ciências, Tecnologia e Inovação, Técnica em Informática e desenvolvedora de sistemas, e ainda trabalhou nos principais laboratórios de desenvolvimento de tecnologias para saúde do país. Ela reconheceu que poderia acelerar a capacidade dos hospitais de lidarem com a reabilitação funcional do movimento combinando um sistema de gestão de dados aliado a neuromodulação externa. Em poucos meses, e sob a liderança da Duda, a Orby, Co. ganhou vários prêmios como o maior hackton da América Latina, o HackBrazil da Brazil Conference at Havard an Mit, dentre outros.

Edson Mackeenzy

Especialista em investimento Anjo
"Edson Mackeenzy, Especialista em Investimento Anjo pela FEA/USP. Autor do livro o Pitch Perfeito, Investment Director na EquityFund e Head de Marketing da Non Stop produções. Atuou como diretor no fundo de investimentos americano The Venture City, na Bossa Nova Investimentos e foi fundador e CEO do Videolog.tv, a primeira plataforma global de compartilhamento de vídeo. Membro de diversos conselhos consultivos, venceu como melhor mentor de negócios do Brasil no prêmio #StartupAwards. Colunista do portal AAA.inovação. Desenvolve e colabora com vários programas de aceleração e fomento de startups em toda a América Latina e é reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil."

Felipe Haeckel

Empresário
Felipe é bacharel e mestre em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Marketing e Vendas pelo CEDEPE Business School além de especialização em Negociação pela renomada Harvard Business School. Empresário, foi sócio de uma das primeiras start-ups do país, que inclusive teve sua história contada num documentário. E hoje é proprietário da Pedra do Reino Investimentos, que atua no ramo de hotelaria - sendo umas das líderes no setor - e no mercado de imóveis de luxo. Além disso, também é autor de uma trilogia de livros intitulada “Sucesso”

Gustavo Fernandes

Oncologist Doctor
O médico oncologista Gustavo Fernandes é Diretor Nacional da Dasa Oncologia, foi Advanced Fellow do Memorial Sloan Kettering Cancer Center em NYC e Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, além de ter sido diretor geral e da oncologia do Hospital Sírio-Libanês em Brasilia, desde sua fundação em 2009, até 2022. [EN] Oncologist Gustavo Fernandes is the National Director of Dasa Oncologia, was an Advanced Fellow at the Memorial Sloan Kettering Cancer Center in NYC and President of the Brazilian Society of Clinical Oncology, in addition to having been General Director and Director of Oncology at Hospital Sírio-Libanês in Brasília, since its founding in 2009, until 2022.

Iara Sanny

Social Media Content Creator
Iara Sanny nasceu em Campina Grande. Seus pais se separaram quando ela tinha menos de 2 anos e os dois foram embora, deixando ela com parentes que moravam no sertão da Paraíba. Ainda pequena, a sua nova família migrou pra capital, para que todos pudessem entrar na Universidade. Formou-se em Direito e passou em vários concursos públicos, tendo optado pela Caixa Econômica Federal, onde fez brilhante carreira executiva, chegando à gerência de mercado na superintendência da PB liderando a equipe de gerentes. Em 2016, foi a 1ª mulher eleita Presidente da Associação de Gerentes da Caixa. Na última reestruturação da Caixa, Iara Sanny deixou as funções gerenciais e trabalha em uma agência em João Pessoa, como Técnica Bancária, atendendo clientes do Bolsa Família. Há menos de 1 ano, seu filho e genro a introduziram no universo das redes sociais, onde sua performance e curtas estórias de vida contadas de forma leve e sem preconceitos, tem ganhado a admiração de milhares de seguidores.

Ique Carvalho

Escritor
A paixão por escrever levou o mineiro Ique Carvalho, formado em Publicidade e Propaganda, a criar um blog em 2010. Começou a contar no blog histórias tocantes sobre a vida, o amor e sobre seu pai, com as quais milhares de pessoas se identificaram. Um de seus três livros, “Faça amor, não faça jogo”, lançado em 2014, foi um Best Seller nacional.

Juliana Soares

Pedagoga e Mestre em Formação de Professores pela UEPB
Filha de professora e agricultor, ela é natural de Cabaceiras, mas cresceu em Barra de São Miguel/PB. É pedagoga e mestre em Formação de Professores pela UEPB, e professora da rede pública de ensino na sua cidade natal. Além disso, é poeta cordelista com livros e folhetos de cordéis publicados, e é membro efetiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba - (ACVPB), ocupante da cadeira de número 35, sendo considerada a primeira cordelista do Município de Cabaceiras.

Luca Longo

Cientista da Computação especialista em Inteligência Artificial
É cientista da computação especializado em inteligência artificial explicável, aprendizado profundo e teoria da argumentação com pesquisa nas áreas de modelagem de desempenho humano. É professor da Technological University Dublin, na Irlanda, e co-diretor do Applied Intelligence Research Center. Foi vencedor em 2016 e 2021 do Prêmio de Herói do Ensino na Irlanda pelo Fórum Nacional de Ensino e Aprendizagem, além de ser um renomado pesquisador na sua área acadêmica. Já foi speaker no TEDxInnopolis, TEDxVicenza e TEDxDublin, e chega para palestrar sobre Inteligência Artificial pela primeira vez em um TEDx do Brasil.

Mariana Candeia

Ecopsicologia e Educação
Formada em Ecopsicologia e Educação ao Ar Livre, é terapeuta corporal no Método Romanowski, uma técnica neuromuscular de desbloqueio de memórias no corpo. Tem se dedicado, durante 20 anos, a expedição em áreas remotas e em montanhas, e viveu como nômade durante uma década. Em 2020 fundou a Ser Natural Educación, um programa para crianças inspirado em um modelo de desenvolvimento humano ecocentrado, hoje atuando em Bariloche, Argentina. Essa speaker vai trazer ao palco do TEDx suas ideias sobre Educação e Natureza.

Mayana Neiva

Atriz
Natural de Campina Grande, multiartista reconhecida nacionalmente por ter interpretado Desireé Oliveira na novela “Ti Ti Ti”, da Globo. Atualmente no ar com 4 temporadas da série “Rotas do Ódio” e com o longa o “Silêncio da Chuva”, ambas na Globoplay. Com uma carreira consolidada, além da TV, já atuou em filmes, séries e espectáculos de teatro, e ganhou diversos prêmios de relevância nacional, como o Melhores do Ano. Em nova fase da sua carreira, lançou-se como cantora e se prepara para trazer ao mundo seu álbum de estreia. Além disso, é palestrante sobre felicidade e transformação pessoal utilizando a arte, a comunicação e a meditação como meios principais.

Mikaelle Farias

Ativista e Estudante de Energias Renováveis na UFPB
Jovem negra paraibana, é estudante de Engenharias de Energias Renováveis na UFPB, ativista pela justiça climática em movimentos nacionais e internacionais, como o Fridays for Future, onde esteve com a também ativista Greta Thunberg, e o Nordeste pelo Clima. Dentre suas participações internacionais, foi delegada da UK Youth Climate Coalizion e da Foundation for Economics of Sustainability Ireland para a Conferência da ONU, COP26 e COP27.

Patricia Meireles

Enfermeira e Educadora
Enfermeira e educadora há 15 anos, Patrícia Meireles idealizou e fundou o projeto DONA DO PLANTÃO, que ensina enfermeiras a atuarem com autonomia e segurança na beira leito, salvando vidas através do cuidado competente e comprometido. Enfermeira emergencista com mais de 40 mil horas de plantões em pronto socorros e SAMU 192, aprendeu na prática, diante do sofrimento humano, sobre o valor inegociável da atuação com vínculo e cuidado comprometido. "Não somos seres pensantes que sentem. Somos essencialmente seres emocionais que também pensam".

Rossandro Klinjey

Palestrante, Escritor, Psicólogo e Consultor
Rossandro Klinjey é palestrante, escritor, Psicólogo, consultor especialista em Educação e Desenvolvimento Humano e fundador da empresa de educação socioemocional Educa. Autor de vários "best selleres", figuram na sua lista de livros publicados: "Autoperdão", "O Tempo do Autoencontro", "Temas Complexos", "Eu Escolho Ser Feliz", “As Cinco Faces do Perdão” e “Help: me eduque!”. Suas obras abordam temas na área do desenvolvimento emocional nas esferas individual e coletiva, saúde mental, educação emocional e autoestima. Para saber mais acesse: @rossandroklinjey

Sheila Geriz

Coordenadora da Liga Canábica
Paciente e mãe de paciente usuário da terapêutica canábica com amparo judicial para cultivo doméstico da planta (maconha), Coordenadora da Liga Canábica, Analista Judiciária do TJPB, Mestre em Direito pela UFPB, graduanda em Psicologia.

Sley Tanigawa

Médica
Médica pela FCM da Santa Casa de São Paulo, especialista em Acupuntura e Medicina Preventiva, com certificação em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard University. É coordenadora da pós-graduação em Estilo de Vida na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde e Presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida. Além disso, é médica responsável pela sua área de especialidade no Hospital Albert Einstein, e co-fundadora do IMEVi, o Instituto de Medicina do Estilo de Vida.

Thamires Pontes

MSc. in Textiles and Fashion. Enthusiastic about biotechnology and seaweed
Há mais de dez anos atua no setor têxtil nacional e internacional. Acredita na união da tecnologia, inovação e respeito ao meio ambiente. Entusiasta em biotecnologia e algas marinhas! Fundadora da PHYCOLABS, start-up de biotech que se inspira na biologia para moldar o futuro da moda e tem a natureza como maior fonte de soluções para a indústria. Sua pesquisa em biotecnologia e fibras têxteis à base de algas marinhas faz parte de uma nova era de materiais têxteis sustentáveis e inovadores. [EN] A textile designer, MSc. in Textiles and Fashion. Enthusiastic about biotechnology and seaweed, she believes it is possible to unite technology, innovation and respect for the environment. Founder of PHYCOLABS, a biotech start-up that is inspired by biology to shape the future of fashion and has nature as the greatest source of solutions for the industry. Her research in biotechnology and seaweed-based textile fibers is part of a new era of sustainable and innovative textile materials.

Vanessa Brandão

Diretora de Marketing Sênior na HEINEKEN
Vanessa é publicitária e possui mais de dez anos de experiência no mercado de cerveja. Hoje é diretora de marketing no grupo HEINEKEN e já liderou grandes projetos à frente das marcas como Amstel, Devassa, Tiger, Kaiser, Desperados e Heineken, que sob sua liderança virou líder do mercado premium, a marca preferida do Brasil, e o país, o maior do mundo em volume. Antes trabalhou 8 anos na Unilever com diversas marcas como Omo, Dove, Seda e Lux. Vanessa também é mãe, locutora profissional, e nas horas vagas gosta de cantar

Victor Gadelha

Médico
Médico pela Universidade Estadual de Ciências de Saúde de Alagoas Neurologista pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná Mestre em Ciências da Computação com área de atuação em inteligência computacional pela mesma instituição Head de Inovação Médica em Hospitais da Dasa, maior rede integrada de saúde LATAM.

Organizing team

Geórgia
Lima

João Pessoa, Brazil
Organizer

Inara
Melo

João Pessoa, Brazil
Co-organizer
  • Diogo Pinheiro
    Marketing/Communications
  • Fabio Nudge
    Marketing/Communications