UFCSPA
x = independently organized TED event

Theme: HUMA(NÓS)

This event occurred on
December 3, 2022
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

Doenças dizimando milhões de vidas, guerras entre nações, crises migratórias, violações dos direitos das minorias, desastres ambientais, desrespeito para com o próximo, ausência de empatia - este é o atual cenário da humanidade, a qual parece estar pedindo socorro. Ao mesmo tempo em que nos encontramos tão distantes de quem está ao nosso lado, em poucos segundos nos conectamos a uma realidade virtual idealizada que nos consome diariamente.

A sensação que fica é a de que estamos perdendo o genuíno do ser humano: a capacidade de conexão, de nos colocarmos no lugar do outro, de auxiliarmos o próximo.

Você consegue imaginar a humanidade vivendo sob o espírito de uma só? Motivada a reestabelecer o senso de união, a extinguir preconceitos e a propagar ideias que possam servir de incentivo ao auxílio de diversas parcelas da sociedade, agindo para que o mundo se torne um local onde o respeito, o altruísmo e a tolerância sejam preceitos básicos? Assim como John Lennon poeticamente canta na clássica música “Imagine”, convidamos você a juntar-se a nós nesta jornada.

NÓS: pronome pessoal que corresponde à primeira pessoa do plural. Muito mais do que definições gramaticais, o “nós” representa o “eu” ultrapassando os limites do singular e tornando-se coletivo. Só torna-se viável escrever a palavra humanos, inserindo o "nós". Da mesma forma, só faz-se possível construir a humanidade pensando no coletivo - é algo intrínseco.

Sob a luz desta ideias, o TEDxUFCSPA 2022 HUMA(NÓS) tem como propósito encorajar, fortalecer e inspirar um senso coletivo. Te convidamos a dar o primeiro passo no dia 3 de Dezembro e a fazermos a diferença juntos.

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Rua Sarmento Leite
245
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90050-170
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­C­S­P­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Amélia Bones

Médica, especialista em Medicina de Família e Comunidade e Ginecologia e Obstetrícia, Mestre em Ensino em Saúde e Doutora em Ciências da Saúde. Ana Amélia é preceptora do Internato Médico na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), do PET Saúde Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Residência em Medicina da Família e Comunidade da Secretária de Saúde de Porto Alegre. Ana Amélia também é professora da Medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e trabalha no Consultório na Rua Porto Alegre, ajudando centenas de pessoas a cuidarem da sua saúde e a terem hábitos de vida mais saudáveis.

Ana Cláudia Vazquez

Psicóloga e professora, Ana Cláudia atua como Pró-Reitora de Gestão com Pessoas na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), é Doutora em Administração/Gestão de Pessoas, Mestre em Saúde Coletiva e Cientista do Comportamento Humano, que busca compreender o papel das emoções positivas e do trabalho na vida das pessoas. Coordena o grupo de pesquisa NEPPOT/UFCSPA, núcleo de estudos em psicologia positiva organizacional e do trabalho. Inquieta e curiosa em descobrir diferentes saberes e evidências que nos ensinem sobre a essência da vida plena de felicidade, com saúde e amor nos relacionamentos humanos.

Camily Pereira

Estudante do 4º ano do Técnico em Informática no IFRS - Campus Osório. Foi uma das desenvolvedoras do SustainPads, junto à Laura Drebes, que contribui com a oportunidade de proporcionar uma maior acessibilidade de mulheres a produtos indispensáveis para sua qualidade de vida através de um absorvente que custa apenas 2 centavos. Além disso, diminui a poluição ambiental, através de um absorvente biodegradável. Desse modo, o projeto abrange o tripé da sustentabilidade: âmbito social, econômico e ambiental. Em 2022, Camily e Laura, juntamente com sua orientadora, representaram o Brasil na etapa Internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que ocorreu na Suécia. Juntas, elas receberam o prêmio de Excelência do SJWP (Stockholm Júnior Water Prize).

Daniel Mattos

Daniel Mattos é head de Marketing do Vakinha, a maior plataforma de crowdfunding da América Latina, e Co-fundador da Smile Flame - empresa que cria projetos de impacto social disruptivos para aumentar o engajamento em ações do bem. Ex-global shaper, Daniel trabalhou durante 5 anos na área de criação de grandes agências de Porto Alegre antes de partir para a vida empreendedora. A Smile Flame conta com grandes marcas no seu portifólio, como Gerdau, 99, Lupo, Unisinos, Sicredi e Vivo. Dentre os projetos criados pela empresa podemos destacar o “Skate no Asilo”, a “Corrida Maluca de Cadeirantes” e a “Bota do Mundo”. Os eventos já contaram com presenças ilustres, como Neymar Jr. e Rubinho Barichello.

Daniela Cardoso Silva

Neuropsicopedagoga e Historiadora, Daniela Cardoso também é Professora da Rede Municipal de Porto Alegre e Especialista em Educação Especial e Tecnologias da Educação. Foi ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civitta 2021/2022, Co-autora do livro "Teias que Curam" e compõe a Rede Conectando Saberes.

James-Son Mercure

Haitiano e padre missionário da Congregação dos missionários São Carlos Borromeo Scalabrinianos, James-son é graduado em Filosofia e Teologia e pós-graduado em Pastoral da Mobilidade Humana. Há seis anos no Brasil e quatro em Porto Alegre, tem trabalhado com imigrantes de várias nacionalidades, auxiliando nas mais diversas necessidades que eles possuem ao chegar no país. Atualmente, também é coordenador da Pastoral do imigrante na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Paroco da Paróquia São José da Vila Nova - Porto Alegre.

Laura Drebes

Estudante do 4º ano do Técnico em Administração no IFRS - Campus Osório. Foi uma das desenvolvedoras do SustainPads, junto à Camily Pereira, que contribui com a oportunidade de proporcionar uma maior acessibilidade de mulheres a produtos indispensáveis para sua qualidade de vida através de um absorvente que custa apenas 2 centavos. Além disso, diminui a poluição ambiental, através de um absorvente biodegradável. Desse modo, o projeto abrange o tripé da sustentabilidade: âmbito social, econômico e ambiental. Em 2022, Laura e Camily, juntamente com sua orientadora, representaram o Brasil na etapa Internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que ocorreu na Suécia. Juntas, elas receberam o prêmio de Excelência do SJWP (Stockholm Júnior Water Prize).

Marcel Hartmann

Jornalista especialista em Literatura Brasileira e Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcel é repórter multimídia de saúde, ciência, educação, meio ambiente e direitos humanos em Zero Hora, Rádio Gaúcha e GZH (Grupo RBS).

Thales Avalia Pedroso

Formado em fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e aluno de Pós-Graduação em Gestão de Saúde Pública pela Faculdade Estácio, Thales é transativista e participa do Coletivo Homens Trans em Ação/RS (HTA/RS) desde 2017. Durante a graduação, realizou dois anos de estágio na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, na área técnica de Saúde LGBT (2020-2022).

Organizing team

Lucia
Pellanda

Organizer

Bruna
Barbosa Stello

Porto Alegre, Brazil
Co-organizer
  • Gabrielle da Silva Barbosa
    Partnerships/Sponsorship
  • Joana Letícia Spadoa
    Operations
  • Richiele Forgiarini da Silva
    Marketing/Communications