Fortaleza
x = independently organized TED event

Theme: O futuro pode ser melhor do que você imagina

This event occurred on
March 24, 2019
Fortaleza, Ceará
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Teatro RioMar
R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
Fortaleza, Ceará, 60175-055
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Fortaleza events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ballet Elos da Vida

A Associação Elos da Vida, fundada em 2001, tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens com prioridade para portadores de necessidades especiais que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Dr. Daniel Coimbra

Nutricionista
Dr. Daniel Coimbra é Especializado em Nutrição e Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará, membro do American College Sports Medicine, Daniel é, também possui Mestrado em Ciências Médicas e Doutorado em Biotecnologia.

Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva

Médica Psiquiatra
Dra Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela UERJ com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Academia de Ciências de New York. Professora Honoris Causa pela UniFMU (SP) e Presidente da AEDDA – Associação dos Estudos do Distúrbio do Déficit de Atenção (SP) Consultora do Programa Mais Você (Rede Globo), desde 2009, em assuntos relacionados ao comportamento humano e do Programa Sem Censura (TV Brasil), desde 1996. É autora da cartilha Antibullyng do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) direcionada aos profissionais da educação, em 2010 Autora dos livros Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado, Mentes Depressivas: as três dimensões da doença do século, Mentes Ansiosas: O medo e a ansiedade nossos de cada dia, entre outros.

Fabricio Carpinejar

Escritor
Fabrício Carpinejar tem várias frentes: escritor premiado, jornalista com larga experiência em programas em rádio e televisão, ator interpretando suas crônicas no espetáculo O Amor Não é para os Fracos, influenciador digital, com um milhão e meio de seguidores nas redes sociais, palestrante requisitado no mundo corporativo. Caracterizado por Luis Fernando Verissimo como "usina de lirismo" ou dono de uma influente imaginação destacada por Millôr ("Vai, lê ele, devagar, decifra-o e ele te devora"), Fabrício Carpinejar chama atenção pela contundência e originalidade de suas opiniões. Seu livro "Cuide dos pais antes que seja tarde" lançado em maio de 2018 já está na décima segunda edição (Bertrand Brasil, 12ª edição) e está na lista dos mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a Lista da revista Veja, há vinte e três semanas.

Frederico Arnaud

Médico Emergencista
Frederico Arnaud é Médico Emergencista, Professor de Emergência da Universidade de Fortaleza (Unifor), Presidente e fundador da ABRAMEDE - Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Coordenador da Residência de Medicina de Emergência do Ceará, Gerente do Samu Fortaleza ,Chefe da Unidade de Emergência do Hospital do Coração de Messejana, Autor livro: Medicina de Emergência - Uma Revisão Rápida.

Graciela Pignatari

Bióloga
Graciela Pignatari. Bióloga. Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP. Durante o Doutorado fez estágio no Mount Sinai School of Medicine em Nova York. Foi a primeira pós-doutoranda no Projeto A Fada do Dente da USP e participou da criação da ONG “Projeto A Fada do Dente”, a primeira ONG de pesquisa científica de autismo no Brasil e é sócio fundadora da startup de biotecnologia TISMOO.

Juliana Wallauer

Co-Fundadora no Mamilos Podcast
Ju Wallauer medeia conversas para transformação há quatro anos no Mamilos, um dos podcasts mais ouvidos do Brasil, que se diferencia por usar comunicação não violenta para debater temas polêmicos e promover o encontro entre visões, opiniões e experiências diferentes. São mais de 150 programas sempre demonstrando que construir pontes é mais importante do que provar pontos.

Laercio Albuquerque

Presidente da Cisco do Brasil
Laercio Albuquerque é presidente da Cisco Brasil desde 2016, responsável por liderar a estratégia da empresa para acelerar a transformação digital e inovação do país. Em meio a esta revolução tecnológica onde milhões de dispositivos são conectados a cada minuto, seu foco é tornar a Cisco o parceiro ideal para que clientes e governos sejam bem-sucedidos nesta desafiadora jornada, ajudando-os a melhorar a produtividade de seus negócios e serviços, bem como fomentar a inclusão social e melhoria da qualidade de vida por meio da tecnologia. Com mais de 30 anos de experiência no setor de tecnologia, o executivo ocupou importantes posições de liderança no Brasil e América Latina. Antes da Cisco, trabalhou por 20 anos na CA Technologies e também passou por BCN, Duratex e Pirelli. Laercio é graduado em Análise de Sistemas e Administração de Empresas pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP) e tem MBA Executivo pela Insper.

Liu Man Ying

Professora de Música
Liu Man Ying é professora de violino e viola da UFC, realizou sua graduação em Instrumento Violino na Escola de Comunicações e Artes pela USP, é Mestre em Musicologia pela ECA - USP (2007), Doutora em Música ECA - USP (2012) e atualmente realiza pesquisas de Pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP. Foi professora de violino da Universidade Livre de Música (ULM), Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, do Instituto Baccarelli e do Projeto Guri. Atuou como Diretora Educacional do Projeto Guri, coordenadora pedagógica do Projeto ACorda Toda da UNESP, coordenadora do Projeto Música na Comunidade da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Foi professora de música da Faculdade Paulista de Artes (FPA), professora de violino da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e violinista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é professora adjunta em práticas coletivas de instrumentos de cordas friccionadas do Instituto de Cultura e Artes da UFC.

Mailson Furtado

Poeta e Escritor
Mailson Furtado Viana [1991] nasce em Cariré/CE, embora sua vida pública (e artística) seja na cidade de Varjota/CE, onde sempre, e até hoje, residiu. É escritor, ator, diretor, produtor cultural e cirurgião-dentista graduado pela Universidade Federal do Ceará, e em pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/CE. Autor das obras Sortimento [2012], Conto a Conto[2013], Versos Pingados [2014], à cidade [2017, Vencedor do 60º Prêmio Jabuti nas categorias Livro do Ano e Poesia], e Passeio pelas ruas de mim [e de outros] [2018]. Membro-fundador da CIA teatral Criando Arte, da qual é diretor e ator, do Grupo Literário Pescaria, e produtor da Casa de Arte CriAr, um espaço de formação e apresentação artístico-sócio-cultural na cidade de Varjota|CE. Possui obras publicadas em jornais, revistas e antologias no Brasil e Portugal e mais de 10 textos encenados (e premiados) no teatro.

Prof. José Pacheco

Professor
Prof. José Pacheco é Educador, Pedagogo, Especialista em Leitura e Escrita, MSc em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. Na EcoHabitare é Coordenador Pedagógico dos Projetos de Formação.

Profa. Lúcia Helena Galvão Galvão

Professora de Filosofia
Lúcia Helena Galvão Maya é professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil. Há 30 anos na instituição, é uma das palestrantes mais antigas e ativas. Nascida no Rio de Janeiro, reside hoje em Brasília, onde ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil e em outros países. Na internet é um fenômeno nas redes sociais e Youtube, onde possui milhares de seguidores e acumula mais de 16 milhões de visualizações em suas palestras.

Ricardo Bellino

Empreendedor Serial e Acelerador de Pessoas
Quem conhece o empresário carioca Ricardo Bellino certamente já o considerou louco. O que dizer de alguém que, aos 21 anos, pensou em trazer a mega agência de modelos americana Elite Models para o Brasil, sem falar inglês nem ter um tostão no bolso? Bellino apostou nessa ideia mirabolante, abandonou a faculdade de economia, mudou-se para São Paulo e teve muito sucesso, a ponto de se tornar amigo pessoal e uma espécie de filho adotivo de John Casablancas - dono da Elite. Bellino trouxe também para o país a campanha das camisetas do câncer de mama, colocando o famoso símbolo do alvo no peito de milhões de brasileiras. Depois, ainda criou a primeira modelo virtual, a Webbie Tookay, sucesso no mundo todo e estrela de uma campanha da Nokia. Aos 38 anos, o empresário encarou o seu maior desafio, vender uma ideia ao bilionário americano Donald Trump em uma reunião que deveria durar apenas 3 minutos.

Organizing team

João Victor
Paiva

Fortaleza, Brazil
Organizer