UFRJ
x = independently organized TED event

Theme: Como (re)construir a universidade?

This event occurred on
June 4, 2018
9:00am - 6:00pm -03
(UTC -3hrs)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

O Grafo simboliza a comunidade da universidade, onde cada ponto representa um indivíduo: discentes, docentes, servidores e todos que, de alguma forma, participam dessa comunidade. Alguns pontos ainda estão desconectados e isso significa que há muito trabalho a se fazer a fim de reconstruir, de uma forma melhorada, a cultura da universidade. O TEDxUFRJ é mais um passo nessa direção.

Auditorio Horta Barbosa, Centro de Tecnologia
Ilha do Fundão UFRJ
Centro de Tecnologia UFRJ, Cidade Universitária
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­R­J events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carla Cipolla

Professora universitária + Designer
Carla Cipolla está envolvida desde 2004 em pesquisas e atividades de design para mudança social e sustentabilidade na Europa, África e no Brasil onde atualmente atua, como professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Entrou na UFRJ em 2010 onde desde então tem refletido sobre seu papel como docente e experimentado práticas de ensino baseadas em projeto com orientação transformadoras para a cidade do Rio de Janeiro, para a própria UFRJ que exprimam novos modos de vida cotidiana. Além disto tem procurado e experimentado estabelecer novas relações de colaboração com outros professores, além dos limites disciplinares e de práticas competitivas.

Caterine Vila Fagundes

Pesquisadora em inovação pedagógica e processos educacionais
Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona em Métodos de Pesquisa e Diagnóstico em Educação. Graduação em História pela PUC-RS. Pós-Doutorado pelo Programa Nacional doutoramento da CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Atualmente é Coordenadora de Inovação Pedagógica na Universidade Veiga de Almeida, atuando junto à Pró-Reitoria de Graduação, docente e pesquisadora do curso de Pedagogia e coordenadora do curso de pós graduação Lato Sensu de Mídias e Tecnologias em Educação.

Clarissa Guerretta

Pesquisadora em Linguística e Libras + Jornalista
Clarissa Guerretta perdeu a sua audição total aos dois anos de idade, ao contrair meningite. Formada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Graduada em Ensino, Tradução e Interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é Professora do Departamento de Letras/Libras da Faculdade de Letras da UFRJ. Além disso, é Apresentadora e Jornalista Voluntária do TeleJornal Primeira mão e do Programa Panorama Visual (TV INES/TV Escola). Clarissa foi a primeira surda a fazer a cobertura da Seleção Brasileira, das Olimpíadas e Paraolimpíadas.

Giovana Xavier

Pesquisadora em gênero, feminismo e cultura negra
Mãe do Peri, Dra. História Social (Unicamp), intelectual pública. Desenvolve pesquisa em gênero, feminismos interseccionais, escravidão, pós-abolição, pensamento decolonial reeducação das relações raciais. É professora de Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, idealizadora e coordenadora do Grupo Intelectuais Negras UFRJ e tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Diversidade UFRJ. Assina o blog Preta Dotora, é colaboradora do Conversa de Historiadoras e colunista do Nexo Jornal. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas e organizou a coleção "Histórias da escravidão e do pós-abolição para as escolas".

João Gabriel Santos

Empreendedor Maker
17 anos, divide o seu tempo entre o Grupo SOMAI e o EduLivre (SESI/BID/UNESCO). Apaixonado por cultura maker, inovação e educação, começou a programar aos 12 anos. Aos 15 anos, não apto à educação tradicional, iniciou a sua atuação como empreendedor sem experiência alguma. Desde então, organizou hackathons e teve um hub de Inovação no Rio de Janeiro.

Lúcia Fidalgo

Contadora de histórias + Professora de Gestão da informação
Carioca, Lucia Fidalgo começou seu trabalho com a Literatura Infantil em 1989, na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 1990 formou o Grupo Morandubetá de contadores de histórias. Com o Grupo, fez espetáculos em espaços importantes dentro e fora do país. Em 1992, integrou a primeira equipe do Programa Nacional de Leitura (Proler), desenvolvendo oficinas de contadores de histórias em todo o país. Na área da Biblioteconomia, dirigiu o Departamento de Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro e a Biblioteca Pública do Estado. Também já fez parte da direção do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB7). Já foi professora da Universidade Santa Úrsula, da UFF e da PUC-Rio. Além disso, foi consultora da Unesco no Projeto de Memória da Escola no REMEC – Palácio Gustavo Capanema, de setembro de 2010 a março de 2011. Atualmente é professora da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação, além de pesquisadora da Cátedra Unesco de Leitura-PUC-RJ.

Marianna Zattar

Pesquisadora de competência em informação
Docente da UFRJ no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação. Bibliotecária, especialista em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação, doutora e mestre em Ciência da Informação. Trabalha com prática informacional e competência em informação.

Melissa L'orange

Pesquisadora em Gênero e sexualidade
Melissa L'Orange é Drag Queen e youtuber, tem mestrado em Educação pela UFRJ e estuda gênero e sexualidade. Como Drag, palestra em instituições de ensino público sobre Direitos Humanos, minorias sexuais e de gênero e demais relações de poder na sociedade. Fora da persona drag, atua como professor da rede pública de ensino e, atualmente, como substituto da UFRJ.

Ricardo Michel

Professor universitário + Doutor em Química
Ricardo Cunha Michel é professor do Instituto de Química da UFRJ, onde coordena o curso de Licenciatura em Química. Foi professor do Instituto de Macromoléculas, também na UFRJ. Suas áreas de interesse envolvem o desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para Química e de material didático para Ensino de Ciências. Defensor do movimento maker e do software livre é também divulgador de impressão 3D e Química do Cotidiano. É químico e mestre em Química pela UFRGS e doutor em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ.

Rogério Tílio

Pesquisador em Linguística Aplicada
Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É ainda Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas na instituição.

Silvana Bahia

Incentivadora de diversidade tecnológica
Diretora de programas do Olabi, pelo qual está à frente da PretaLab, iniciativa focada em estimular mulheres negras e indígenas nas tecnologias. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF.

Organizing team

Matheus
Leite

Organizer