UFMG
x = independently organized TED event

Theme: "Quero ser comunidade"

This event occurred on
November 25, 2016
9:00pm - 9:00pm -02
(UTC -2hrs)
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brazil

Ser comunidade é construir laços onde o comum é estar sozinho. Onde nos ensinaram que conviver e interagir não eram prioridades. E aí você custou a perceber que esse papo não fazia sentido.

Para pra pensar em como é bom estar junto. A sensação simples, mas encantadora, de não estar só. A paz de pertencer, o conforto em ver no outro um pouco de você, ou a beleza de ver na diferença gigante do outro um aprendizado maior ainda. O sentimento bom de fazer parte, de ter alguma certeza de que você é parte de algum lugar. Um grupo de amigos, uma turma da faculdade, um trabalho em equipe, uma porção de gente sonhando junto e os seus olhos brilhando satisfeitos e você pensando: não sou só eu.

Comunidade é fazer isso se multiplicar. É acreditar que ninguém nasceu pra estar sozinho. Comunidade é ser você, só que de um jeito muito mais completo. É descobrir e construir, na prática, quem é você. É sentir, é entender, olhando nos olhos do outro, sentindo o que está sentindo o outro, colocando-se em outro lugar, quem é que você quer ser. Aliás, você sabe?

Ser comunidade é estar aberto a perceber como é que cabe tanto gosto diferente, tanto jeito diferente, tanto sonho diferente dentro de uma pessoa só. E aí ver ainda que é exatamente essa bagunça o que te torna tão especial. Mesmo que, em vez de especial, te chamem é de louca ou louco, simplesmente por você não ser alguém tão comum assim.

Curiosamente, comunidade é exatamente como você. É o que nos torna um só, com tudo o que somos e o que temos de diferente. Sobretudo, comunidade é mistura, é diversidade. Ou você acha que faria sentido uma comunidade com todo mundo igual? Se ninguém fosse diferente de mim, como é que eu me completaria em você? Valeria o esforço do convívio? Valeriam os riscos da empatia? Sorte nossa que o mundo não funciona assim.

Ser comunidade é lidar com as diferenças do jeito mais natural e profundo de que a gente é capaz: com amor. Querer isso é sonhar com o dia em que viver nas diferenças vai fazer todo o sentido pro mundo inteiro. E sonhar com isso é agir com urgência enquanto esse dia não chega. É dar a cara a tapa pra defender que, se o nosso sonho é ser comunidade, o nosso caminho é o respeito. E se vejo valor em estar junto, o meu caminho é ser muito mais que só eu.
Ser comunidade é o sentimento de quem sabe, do fundo do coração, por um milhão de motivos diferentes, que é, sim, urgente estar junto. Querer junto, fazer junto, crescer junto. Aliás, no fim das contas, comunidade não é o que nos faz comum. Pelo contrário, é o que nos faz incomuns. Em tempo de tanta desconfiança, em rumos de tanta polarização, em realidades em que é tão possível querer viver sozinho, a gente acredita no contrário.

Querer ser comunidade é ter certeza de que não há impacto maior do que as conexões entre pessoas. É o olho no olho, são as mãos dadas. É aquela linha tênue a partir da qual muita coisa que parecia conto de fadas passa a ser real demais. E você até se assusta: eu realmente acredito nisso.

Já parou pra imaginar isso a fundo? Os laços que você até enxerga, mas não faz. As conexões que você projeta, mas só projeta. Os amigos, os colegas, os irmãos, os sócios ou os amores que podem ter corrido pela sua frente hoje cedo, mas não passaram de possibilidades, porque você parece ter estado sempre distante demais.

Parece muito longe dar um bom dia, muito arriscado sorrir fora de época, uma falta de respeito respeitar demais, uma conspiração achar que não somos melhores, pura utopia falar de amor, uma ousadia gigante perguntar “tá tudo bem?”
Por que é que parece ainda tão difícil?

Chega! É tempo de caminhar junto. Aliás, talvez sempre tenha sido tempo disso, só que agora é a nossa vez de juntar. E isso exige tudo de nós. Fazer de cada dois, um laço. De cada sonho, um risco e uma chance. De cada lugar, uma comunidade, ou várias. A gente precisa é estar junto.

E, claro, muitos te farão pensar que não é assim que se muda o mundo. O melhor de tudo é que você não acredita nem um pouco neles. Nem eu.

Mais do que nunca, quero ser comunidade. Você vem comigo?

TEDxUFMG. Quero ser comunidade.

Escola de Engenharia - UFMG - Campus Pampulha
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
Belo Horizonte, Minas Gerais, 31270-901
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­M­G events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Kdu dos Anjos

MC/ Artist / Entrepreneur
Kdu é artista, empreendedor e gosta de ir para lugares altos para desconectar do mundo. De MC em duelos à poeta vira-lata, é o idealizador do Lá da Favelinha, um projeto independente, autogerido pelos moradores de uma comunidade, com suas ações voltadas para essa comunidade.

Abel Passos

Servidor Técnico Administrativo na UFMG
Deficiente visual, Psicólogo, funcionário público da UFMG, casado e atuante na área da acessibilidade para pessoas com deficiência. Exerceu atividade profissional em computação até 2003 quando começou a perder a visão. Em 2010, ingressou na UFMG para estudar psicologia. Atualmente trabalha no CADV (Centro de Apoio ao Deficiente Visual), departamento incorporado ao NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) desde 2015, e é produtor e apresentador do programa psicolhar.

Ana Flávia Vianna

Student
Ana estuda na UFMG e já aprendeu muito mais sobre pessoas e ela mesma do que sobre engenharia. Acredita que negócios de impacto social e ambiental são o futuro e se encanta com o poder de uma gestão eficiente em organizações. Já foi vice-presidente do Núcleo de empresas juniores da UFMG e lá descobriu como cada pessoa é um mundo e como ela ama conhecer mundos diferentes.

Fabi Soares

Sócia da Mooca
Fabi é formada em Comunicação Social, idealizadora da Mooca e responsável pela direção executiva da empresa. Junto da sua sócia, Marina Montenegro, ela já desenvolveu mais de 100 produtores criativos locais e considera esse número só um começo. Movida pelo propósito de empreender e empoderar criativamente, ela quer levar a Mooca mais longe, em direção aos milhares de pequenos produtores do país e à uma economia criativa mais forte.

Raul Capistrano

Student/Political activist
Raul Capistrano, Ativista dos Direitos humanos e LGBT, graduando em Filosofia da UFMG, bolsista de extensão no NuH - núcleo de direitos humanos e cidadania lgbt da UFMG, palestrante no tema de diversidade sexualidade em escolas municipais e centros de saúde do Programa BH de mãos dadas contra a AIDS da Secretaria de saúde de Belo Horizonte, ex aluno e monitor do TransEnem-cursinho preparatório para o enem específico para pessoas transexuais e travestis.

Renata Ávila Alamy Yanni

Superhost & Expert at Airbnb
Renata Ávila Alamy Yanni é graduada em Relações Públicas e estudou Ciências Sociais. Empreendedora desde cedo, fundou a empresa de pesquisa Sintaxe, que atendia clientes nacionais e multinacionais. Idealizou e operou a Multimarcas Cupcake, uma casa com atuações diversas como moda, eventos, workshops e gastronomia. Atuou muitos anos no varejo, também como administradora das franquias Bb Básico em Belo Horizonte e consultora estratégica para algumas marcas do ramo. Community Manager na Bliive, primeira e maior plataforma de troca de tempo do mundo. Foi Co-fundadora do GUAJA, o primeiro café-coworking do Brasil, onde operava o coworking e o restaurante e era responsável pela cultura, hospitalidade e programação. SuperHost e Expert Airbnb, palestrou no primeiro encontro mundial em São Francisco abordando sobre o que os clientes/hóspedes realmente querem. Atualmente é consultora de novos negócios, hospitalidade e experiência.

Rochel Lago

Professor PhD em Química
Doutor em Química e professor do departamento de Química da UFMG, que atualmente tem se dedicado ao tema Empreendedorismo Tecnológico e Educação. Foi Coordenador da Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007) ganhando o prêmio de melhor prática incubação no Brasil pela ANPROTEC 2007. Tem recebido vários porêmios nacionais e internacionais de empreendedorismo e inovação: 1o lugar em três competições internacionais I2P Global, 1o Lugar Competição internacional MTSG - MIT Turquia, e a MootCoorp Latino Americana. Publicou em 2012 o livro "As Cartas de Tsuji" (Ed. UFMG) sobre empreendedorismo, e em 2015 o livro "A Essência de J" (Ed. Átomo), que é um livro paradidático que, por meio da ficção, se propõe a trabalhar, de forma lúdica e descontraída, de um lado, as questões próprias da juventude rumo à vida adulta e, de outro, o contato inicial com a ciência Química.

Thiago Raydan

Empreendedor Social
Educador, fundador de uma escola de autoconhecimento (a Órbita), palhaço por hobbie e empreendedor social (Engenheiros da Alegria). Hoje é coordenador de cursos da Perestroika, uma escola de atividades criativas. E fundador do Dojo, uma metodologia vivencial de aprendizagem livre. Seu propósito é ajudar coletivos a aprenderem a aprender, em sintonia com as mudanças do mundo.

Organizing team

Luana
Freitas

Belo Horizonte / Minas Gerais, Brazil
Organizer

Amélia
Machado

Belo Horizonte, Brazil
Co-organizer
  • Lílian Duarte
    Operations
  • Pedro Junior
    Operations