Unicamp
x = independently organized TED event

Theme: TEDxUnicamp 2014

This event occurred on
December 4, 2014
2:00pm - 5:00pm -02
(UTC -2hrs)
Campinas, São Paulo
Brazil

Palestrantes Locais:

(video das prévias: https://goo.gl/YEHUy9)

1) Ana Maria Heuminski de Avila (CPA / UNICAMP)
Título da palestra: MONITORAMENTO E PREVISÃO CLIMÁTICA E SUA APLICABILIDADE NA PREVISÃO DE SAFRAS AGRÍCOLAS
Descrição: "A produtividade agrícola é altamente dependente das condições climáticas, desde o plantio até a colheita e armazenagem de grãos. A perda financeira com as adversidades climáticas se dá principalmente por chuvas em excesso ou a falta desta. Uma forma de mitigar as perdas é investindo em modelos de previsão climática. Este trabalho se insere neste contexto.

2) Vanessa Bizotto Guersoni (CEPETRO / UNICAMP)
Título da palestra: Aspectos Gerais de Garantia de Escoamento na Produção de Petróleo Descrição da palestra: O termo Garantia de Escoamento, na indústria do petróleo, significa um conjunto de estratégias e procedimentos com a finalidade de assegurar que os fluidos de um reservatório (óleo, gás e água)sejam produzidos. Os principais temas que englobam Garantia de Escoamento são: depósitos orgânicos(parafinas, hidratos, asfaltenos,naftenatos, dentre outros), baixa fluidez do óleo, formação de espumas e emulsões. A Garantia de Escoamento atua na previsão, prevenção, mitigação e remediação destes possíveis problemas.

3) Renato Ferracini (LUME / UNICAMP)
Titulo da Palestra: O Corpo-em-Arte
Descrição da Palestra: O corpo territorialidade na arte proporciona deslocamentos de seu conceito: um corpo-definição não mais identitário, mas relacional, um corpo-conhcimento não mais lógico e racional mas composicional; um corpo não mais uno mas criativo em multiplicidade. Um corpo-devir outro continuando a programa de Pós-Graduação em artes da Cena UNICAMP.

4) Katlin B. Massirer (CBMEG / UNICAMP)
Título da Palestra: O que faz o olho ser diferente do fígado se o DNA é o mesmo em todas células do corpo?
Descrição da Palestra: Nosso grupo na Unicamp estuda o controle que acontece além do DNA em nossas células do corpo. Assim como um computador, que aciona diferentes programas de acordo com a necessidade, o nosso organismo contém mecanismos de controle fino para ligar e desligar processos necessários em cada etapa. Estudamos também como a falha destes processos de regulação de genes podem resultar em doenças. Mais recentemente estamos começando a estudar pequenas moléculas que poderão ser usadas como medicamentos para consertar esses processos defeituosos.

5) Fabíola Brigante Del Porto (CESOP / UNICAMP)
Título da Palestra: Opinião pública e democracia no cenário brasileiro recente
Descrição da Palestra: A democracia não resulta apenas de uma barganha entre as elites e a engenharia constitucional, mas depende de orientações fortemente enraizadas entre os cidadãos comuns, as quais são, por sua vez, formadas por processos de socialização política e pelo impacto do contexto sócio-político e das experiências individuais com as instituições.
Através do Estudo Eleitoral Brasileiro, pesquisa nacional por amostragem realizada após as eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010 (a onda de 2014 está sendo realizada) sob a coordenação do CESOP, e vinculada ao projeto internacional Comparative Study of Electoral Systems (CSES) da Universidade de Michigan, estudamos temas associados ao funcionamento do sistema representativo e ao comportamento geral político e social. Nesta palestra, destaco a adesão e o entendimento dos brasileiros sobre a democracia e a avaliação crítica de seu funcionamento e de suas instituições. As opiniões através do tempo indicam que a maioria dos brasileiros não tem dúvidas quanto à democracia como forma mais apropriada de regime para o país, mas a simultânea percepção negativa da representação política e da resposta ineficaz por parte das instituições às demandas básicas da população compromete a qualidade da democracia brasileira.

6) Pedro Melillo de Magalhães (CPQBA / UNICAMP)
Título da palestra: Plantas Medicinais: porquê são diferentes e como produzi-las de forma adequada.
Descrição da palestra: A Natureza promove, tanto a criação como a seleção dos seres vivos. No caso das Plantas Medicinais este processo está ligado ao ambiente e ao uso humano e animal que ocorre durante Eras, e que resulta nas espécies vegetais disponíveis hoje. Nosso grupo considera a variabilidade genética no processo de seleção e domesticação de plantas medicinais, elegendo genótipos e condições ambientais que favoreçam o beneficio do produto final. A história de três espécies medicinais pesquisadas no CPQBA-UNICAMP ilustrarão o assunto, sendo elas: Baccharis dracunculifolia, relacionada com a própolis verde; Varronia curassavica, relacionada com o 1o anti-inflamatório brasileiro; e a Artemisia annua, relacionada com a terapêutica da malária.

7) Roberta Rocha Borges (NEPP / UNICAMP)
Título da palestra: A creche, como instituição dedicada à primeira infância e concebida a partir de fóruns públicos situados na sociedade civil
Descrição da palestra: Vale lembrar que a investigação educacional precisa estender-se, além da sala de aula, mas para as finalidades da sociedade e dos sistemas educacionais. Para isso, foi organizada uma metodologia de trabalho que possibilitou, por meio das práticas democráticas, entender as ideias e construir um projeto educacional de creche, que revelasse elementos da pós-modernidade, junto a um grupo específico da sociedade civil. Considera-se que a contribuição dos resultados dessa investigação, a partir de contextos reais da educação e das relações que permeiam a vida em sociedade, permitiu discussões e construções de uma nova concepção de educação para as creches – primeira etapa da Educação Básica.

8) Tobias Vilhena de Moraes (NEPAM / UNICAMP)
Título da palestra: O Patrimônio Arqueológico Missioneiro
Descrição da palestra: Durante os últimos cem anos diversas achados expuseram parte do passado sul-americano. Especificamente, nas Missões Jesuítico-Guaranis, localizadas na região oeste do Rio Grande do Sul, escavações arqueológicas vêm revelando um pouco mais sobre a vida em sociedade de uma cidade colonial do século XVIII. As novas informações e os projetos de gestão deste rico acervo cultural latino-americano serão o tema desta palestra.

9) Marcos Augusto Francisco Borges (NIED / UNICAMP)
Titulo da Palestra: A educação que o Brasil precisa
Descrição da palestra: O Brasil tem se deparado, ano após ano, com resultados negativos em avaliações internacionais na educação. E mesmo no dia a dia, percebe-se a necessidade de repensarmos a nossa escola atual. Nesta palestra serão enumeradas algumas preocupações e proposições para a educação no futuro.

10) Tatiana Catanzaro (NICS / UNICAMP)
Título da Palestra: A música nunca foi feita de notas.
Descrição da palestra: Uma das rupturas musicais mais profundas na composição erudita durante o século XX foi a mudança de paradigma da escrita baseada em notas para a escrita baseada no som. Essa conquista se deu de modo gradual, através do trabalho científico e artístico de várias gerações de estudiosos e compositores que sistematizaram, paulatinamente, os preceitos dessa nova concepção da música. Nossa intervenção propõe mostrar como a tecnologia favoreceu esse processo através da apresentação de um panorama histórico-musical que começa com a Revolução Industrial e desemboca na micro-análise sonora possibilitada pela tecnologia digital dos computadores.

11) Itala M. Loffredo D'Ottaviano (CLE / UNICAMP)
Título da Palestra: A Lógica, como ciência do raciocínio, é a mais linda e fundamental das disciplinas.
Descrição da palestra: Durante mais de 20 séculos, existia uma única lógica, formal, dedutiva, criada por Aristóteles, no século IV a.C., e fundamentada nos princípios conhecidos como Leis Básicas do Pensamento. A partir do início do século XX, foram criados sistemas lógicos, ditos não clássicos, nos quais as Leis Aristotélicas podem não ser válidas em geral. Os lógicos do CLE, UNICAMP, dedicam-se ao estudo e aplicações de lógicas não clássicas, em especial das lógicas paraconsistentes.

Centro de Convenções da UNICAMP (CDC)
R. Elis Regina, 131
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo
Campinas, São Paulo, 13083-854
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unicamp events

Organizing team

Jose
Fornari

Campinas São Paulo, Brazil
Organizer
  • Elizabeth Fernandes
    Team Member
  • Nando Penteado
    Team Member
  • Danilo Granato
    Team Member
  • Alexandre Henrique Santos
    Photographies
  • Adolfo Maia Jr.
    Presentation