Unicamp
x = independently organized TED event

This event occurred on
December 4, 2014
2:00pm - 5:00pm BRST
(UTC -2hrs)
Campinas, SP
Brazil

Palestrantes Locais:

(prévias: http://www.nics.unicamp.br/tedxunicamp/previas2014.html)

1) Ana Maria Heuminski de Avila (CPA / UNICAMP)
Título da palestra: MONITORAMENTO E PREVISÃO CLIMÁTICA E SUA APLICABILIDADE NA PREVISÃO DE SAFRAS AGRÍCOLAS
Descrição: "A produtividade agrícola é altamente dependente das condições climáticas, desde o plantio até a colheita e armazenagem de grãos. A perda financeira com as adversidades climáticas se dá principalmente por chuvas em excesso ou a falta desta. Uma forma de mitigar as perdas é investindo em modelos de previsão climática. Este trabalho se insere neste contexto.

2) Vanessa Bizotto Guersoni (CEPETRO / UNICAMP)
Título da palestra: Aspectos Gerais de Garantia de Escoamento na Produção de Petróleo Descrição da palestra: O termo Garantia de Escoamento, na indústria do petróleo, significa um conjunto de estratégias e procedimentos com a finalidade de assegurar que os fluidos de um reservatório (óleo, gás e água)sejam produzidos. Os principais temas que englobam Garantia de Escoamento são: depósitos orgânicos(parafinas, hidratos, asfaltenos,naftenatos, dentre outros), baixa fluidez do óleo, formação de espumas e emulsões. A Garantia de Escoamento atua na previsão, prevenção, mitigação e remediação destes possíveis problemas.

3) Renato Ferracini (LUME / UNICAMP)
Titulo da Palestra: O Corpo-em-Arte
Descrição da Palestra: O corpo territorialidade na arte proporciona deslocamentos de seu conceito: um corpo-definição não mais identitário, mas relacional, um corpo-conhcimento não mais lógico e racional mas composicional; um corpo não mais uno mas criativo em multiplicidade. Um corpo-devir outro continuando a programa de Pós-Graduação em artes da Cena UNICAMP.

4) Katlin B. Massirer (CBMEG / UNICAMP)
Título da Palestra: O que faz o olho ser diferente do fígado se o DNA é o mesmo em todas células do corpo?
Descrição da Palestra: Nosso grupo na Unicamp estuda o controle que acontece além do DNA em nossas células do corpo. Assim como um computador, que aciona diferentes programas de acordo com a necessidade, o nosso organismo contém mecanismos de controle fino para ligar e desligar processos necessários em cada etapa. Estudamos também como a falha destes processos de regulação de genes podem resultar em doenças. Mais recentemente estamos começando a estudar pequenas moléculas que poderão ser usadas como medicamentos para consertar esses processos defeituosos.

5) Fabíola Brigante Del Porto (CESOP / UNICAMP)
Título da Palestra: Opinião pública e democracia no cenário brasileiro recente
Descrição da Palestra: A democracia não resulta apenas de uma barganha entre as elites e a engenharia constitucional, mas depende de orientações fortemente enraizadas entre os cidadãos comuns, as quais são, por sua vez, formadas por processos de socialização política e pelo impacto do contexto sócio-político e das experiências individuais com as instituições.
Através do Estudo Eleitoral Brasileiro, pesquisa nacional por amostragem realizada após as eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010 (a onda de 2014 está sendo realizada) sob a coordenação do CESOP, e vinculada ao projeto internacional Comparative Study of Electoral Systems (CSES) da Universidade de Michigan, estudamos temas associados ao funcionamento do sistema representativo e ao comportamento geral político e social. Nesta palestra, destaco a adesão e o entendimento dos brasileiros sobre a democracia e a avaliação crítica de seu funcionamento e de suas instituições. As opiniões através do tempo indicam que a maioria dos brasileiros não tem dúvidas quanto à democracia como forma mais apropriada de regime para o país, mas a simultânea percepção negativa da representação política e da resposta ineficaz por parte das instituições às demandas básicas da população compromete a qualidade da democracia brasileira.

6) Pedro Melillo de Magalhães (CPQBA / UNICAMP)
Título da palestra: Plantas Medicinais: porquê são diferentes e como produzi-las de forma adequada.
Descrição da palestra: A Natureza promove, tanto a criação como a seleção dos seres vivos. No caso das Plantas Medicinais este processo está ligado ao ambiente e ao uso humano e animal que ocorre durante Eras, e que resulta nas espécies vegetais disponíveis hoje. Nosso grupo considera a variabilidade genética no processo de seleção e domesticação de plantas medicinais, elegendo genótipos e condições ambientais que favoreçam o beneficio do produto final. A história de três espécies medicinais pesquisadas no CPQBA-UNICAMP ilustrarão o assunto, sendo elas: Baccharis dracunculifolia, relacionada com a própolis verde; Varronia curassavica, relacionada com o 1o anti-inflamatório brasileiro; e a Artemisia annua, relacionada com a terapêutica da malária.

7) Roberta Rocha Borges (NEPP / UNICAMP)
Título da palestra: A creche, como instituição dedicada à primeira infância e concebida a partir de fóruns públicos situados na sociedade civil
Descrição da palestra: Vale lembrar que a investigação educacional precisa estender-se, além da sala de aula, mas para as finalidades da sociedade e dos sistemas educacionais. Para isso, foi organizada uma metodologia de trabalho que possibilitou, por meio das práticas democráticas, entender as ideias e construir um projeto educacional de creche, que revelasse elementos da pós-modernidade, junto a um grupo específico da sociedade civil. Considera-se que a contribuição dos resultados dessa investigação, a partir de contextos reais da educação e das relações que permeiam a vida em sociedade, permitiu discussões e construções de uma nova concepção de educação para as creches – primeira etapa da Educação Básica.

8) Tobias Vilhena de Moraes (NEPAM / UNICAMP)
Título da palestra: O Patrimônio Arqueológico Missioneiro
Descrição da palestra: Durante os últimos cem anos diversas achados expuseram parte do passado sul-americano. Especificamente, nas Missões Jesuítico-Guaranis, localizadas na região oeste do Rio Grande do Sul, escavações arqueológicas vêm revelando um pouco mais sobre a vida em sociedade de uma cidade colonial do século XVIII. As novas informações e os projetos de gestão deste rico acervo cultural latino-americano serão o tema desta palestra.

9) Marcos Augusto Francisco Borges (NIED / UNICAMP)
Titulo da Palestra: A educação que o Brasil precisa
Descrição da palestra: O Brasil tem se deparado, ano após ano, com resultados negativos em avaliações internacionais na educação. E mesmo no dia a dia, percebe-se a necessidade de repensarmos a nossa escola atual. Nesta palestra serão enumeradas algumas preocupações e proposições para a educação no futuro.

10) Tatiana Catanzaro (NICS / UNICAMP)
Título da Palestra: A música nunca foi feita de notas.
Descrição da palestra: Uma das rupturas musicais mais profundas na composição erudita durante o século XX foi a mudança de paradigma da escrita baseada em notas para a escrita baseada no som. Essa conquista se deu de modo gradual, através do trabalho científico e artístico de várias gerações de estudiosos e compositores que sistematizaram, paulatinamente, os preceitos dessa nova concepção da música. Nossa intervenção propõe mostrar como a tecnologia favoreceu esse processo através da apresentação de um panorama histórico-musical que começa com a Revolução Industrial e desemboca na micro-análise sonora possibilitada pela tecnologia digital dos computadores.

11) Itala M. Loffredo D'Ottaviano (CLE / UNICAMP)
Título da Palestra: A Lógica, como ciência do raciocínio, é a mais linda e fundamental das disciplinas.
Descrição da palestra: Durante mais de 20 séculos, existia uma única lógica, formal, dedutiva, criada por Aristóteles, no século IV a.C., e fundamentada nos princípios conhecidos como Leis Básicas do Pensamento. A partir do início do século XX, foram criados sistemas lógicos, ditos não clássicos, nos quais as Leis Aristotélicas podem não ser válidas em geral. Os lógicos do CLE, UNICAMP, dedicam-se ao estudo e aplicações de lógicas não clássicas, em especial das lógicas paraconsistentes.

Centro de Convenções da UNICAMP (CDC)
R. Elis Regina, 131
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo
Campinas, SP, 13083-854
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unicamp events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ana Avila

Doutora em Engenharia Agrícola pela Feagri/Unicamp. Pesquisadora no Cepagri desde 2004, onde foi Diretora por 06 anos e atualmente é Diretora Associada. Autora colaboradora do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atua nas áreas de Meteorologia, Climatologia, Agrometeorologia e Mudanças Climáticas.

Vanessa Bizotto Guersoni

Graduada em Química (2001), Mestre em Química (2004) e Doutora em Química (2008) (área de concentração Físico-Química) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Garantia de Escoamento (LGE), do Centro de Estudos de Petróleo da UNICAMP. Atua nas áreas de escoamento multifásico de petroléo e garantia de escoamento, com ênfase nos seguintes temas: redução de atrito, reologia, emulsões, depósitos orgânicos.

Renato Ferracini

Doutor Renato Ferracini é ator-pesquisador e atualmente Coordenador do LUME - Núcleo interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP e professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - IA - UNICAMP. Possui quatro livros publicados sendo o último "Ensaios de Atuação" (Perspectiva e FAPESP - 2013). É editor chefe da Revista ILINX (Revista do LUME) e possui artigos publicados nos principais periódicos de teatro. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, debates, masterclasses, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre suas pesquisas e o trabalho desenvolvido no LUME em muitas cidades do Brasil e em outros 21 diferentes países.

Katlin B Massirer

Pesquisadora C no CBMEG (Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética) - UNICAMP e orienta pelo programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular do IB da Unicamp (CAPES7). Possui graduação em Farmácia Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-1996), mestrado em Farmácia Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP-2000) e doutorado integral no exterior com dupla ênfase em Genética, Biologia Molecular e Celular e Bioinformática pela Universidade da Califórnia San Diego (UCSD-2009). Realizou pós-doutorado colaborativo nos laboratórios do Prof Dr Gene Yeo e Prof Dr Alysson R Muotri (UCSD-2009-2011), estudando processos mecanísticos de proteínas de ligação a mRNAs e microRNAs relacionados a doenças neuronais. Tem 14 anos de experiência em planejamento de projetos e publicações internacionais em Biologia Molecular, Genética e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: grande área de estudo de RNA, especificamente elucidação de mecanismos de ação de microRNAs e proteínas de ligação ao RNA. Recipiente de um Projeto Jovem Pesquisador da FAPESP, um Projeto de Professor Visitante Especial e Projeto Universal do CNPQ.

Fabíola Brigante Del Porto

Pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP) da UNICAMP desde 2013, é graduada em Ciências Sociais (1998), mestre (2002) e doutora (2012) em Ciência Política, todos pela UNICAMP. Atualmente, atua na área de comportamento político com ênfase nos estudos de adesão e avaliação da democracia no Brasil e envolvimento político dos jovens. Desde 2007, é Editora Assistente da Revista OPINIÃO PÚBLICA, publicação do CESOP.

Pedro Melillo de Magalhães

Engenheiro Agrônomo e pesquisador do CPQBA-UNICAMP desde 1987. Especializou-se em plantas medicinais realizando seu doutorado em parceria com a Mediplant (Suíça) sobre a espécie anti-malárica Artemisia annua e pós doutorado na Université Catholique de Louvain (Belgica) sobre ensaios em malária. Coordena projetos na área multidisciplinar de plantas medicinais e participa do curso de farmacia da Unicamp ministrando a disciplina "Tecnologia de Cultivo de Plantas Medicinais". É Editor chefe da Revista Brasileira de Plantas Medicinais e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais.

Roberta Rocha Borges

Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP/UNICAMP, • Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela UNICAMP. Mestre em Psicologia Educacional pela UNICAMP. Especialista em Avaliação e Reabilitação em Neurologia Infantil pela Faculdade de Medicina da UNICAMP. Realizou parte do seu doutorado na Universidade do Minho em Braga - Portugal e na Universidade de Genebra na Suíça. Estagiou nas escolas de Educação Infantil da Itália, Espanha, Suíça, Portugal e Argentina. (2013 – até a presente data) Pesquisadora e coordenadora Grupo de Estudos de Educação Infantil do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP. (2014) Desenvolve pesquisas na área da Educação Infantil na Fundação Antonio- Antonieta Cintra Gordinho. (2010 – até a data presente) Organizadora dos Fóruns: Internacional de Educação Infantil da UNICAMP e Educação Infantil como Política Pública de Educação. (2009 – 2013) - Diretora da Divisão de Educação Infantil e Complementar da UNICAMP. (1995 – 2009) -Pedagoga do Laboratório de Psicologia Genética da UNICAMP. Coordenou o Serviço de avaliação e intervenção Pedagógica – SAIP. Atuou como professora e autora dos Cursos de Extensão da UNICAMP na área da Educação Infantil/ creche. Organizadora dos livros: Quem se escreve se (re) Inscreve? Notas e percepções de professores (as) de bebês, crianças e jovens; A formação ética do professor; Sustentar a Práxis: a educação infantil como obra de arte; Um novo projeto de creche para a UNICAMP: da pesquisa à prática.

Tobias Vilhena de Moraes

Arqueólogo do IPHAN e Pós-doutorando do LAP/UNICAMP (bolsista FAPESP); Formado em História pela PUC/SP, com mestrado em Arqueologia pelo MAE/USP e Doutorado em História pela PUC/RS.

Marcos Augusto Francisco Borges

Engenheiro, mestre e doutor pela UNICAMP, trabalhando desde a graduação com pesquisas na área de Informática na Educação. Professor da Faculdade de Tecnologia, coordenador do LIAG (Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão) e coordenador-associado do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação). Premiado como melhor projeto de doutorado em Informática na Educação em 2004 e orientador do terceiro melhor projeto de mestrado em informática na educação em 2013.

Tatiana Catanzaro

Tatiana Catanzaro é compositora e Doutora em Musicologia pela Universidade de Paris IV - Sorbonne, onde defendeu sua tese sobre a influência da tecnologia e da ciência na gênese do modelo da música espectral. Atualmente, é pós-doutoranda pelo NICS com bolsa FAPESP, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Metodologias de análise musical baseadas em psicoacústica, neurociência e ciências cognitivas".

Itala M. Loffredo D'Ottaviano

Professor Titular em Lógica e Fundamentos da Matemática do IFCH, UNICAMP. Membro fundador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Diretora do CLE, por 4 mandatos; Presidente da Sociedade Brasileira de Lógica, por 4 mandatos; Presidente do Latin American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic, por 2 mandatos; Coordenadora da COCEN, UNICAMP, por 2 mandatos; Pró-Reitora de Pós-graduação da Unicamp, 2013-2014; membro da Academia Mexicana de Lógica; membro eleito da Academia Brasileira de Filosofia; membro eleito da Académie Internationale de Philosophie des Sciences.

Organizing team

Jose
Fornari

Campinas - São Paulo, Brazil
Organizer
  • Elizabeth Fernandes
    Team Member
  • Nando Penteado
    Team Member
  • Danilo Granato
    Team Member
  • Alexandre Henrique Santos
    Photographies
  • Adolfo Maia Jr.
    Presentation