Aveiro
x = independently organized TED event

Theme: "Um passado... Que futuro?"

This event occurred on
May 18, 2013
12:00am - 9:00am (UTC +1hrs)
Aveiro, 01
Portugal

In the past we, Portuguese, were known for always be looking over horizons.

Fearless navigators were searching for new worlds, even when no one believed that they existed.

Our everlasting nation has been always honored with its visionary and proud individuals, and many times one step ahead compared to the others.

Our past is golden, but it’s past.

Our future is not granted. It depends on what we do in our present.

The 2013 TEDxAveiro is preoccupied with our future.

We are looking for answers to the following question: how can Portugal, one more time, see over horizons and discover new worlds?

New worlds of ideas, trends of entrepreneurship, better models of citizenship, new technologies and innovations, new forms of art and ways of sustainable living… Discover potentials that we have and that we have to use more. Find new ways of putting Portugal back to the world map thanks to its discoveries. But we want to do that also celebrating our Past, our culture, our identity.

This is what this year’s TEDxAveiro is going to be about.

We don’t want just to retell stories. We want to make new ones.
We don’t want just to talk about ideas. We want to make good ideas happen.
And we don’t want to wait for someone else doing it. We want to start today.

One Past, what Future?

Join us in this conversation to shape up our future.
TEDxAveiro 2013

Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Aveiro, 01, 3810-193
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Aveiro events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandra Borges

Alexandra Borges formou-se em Comunicação Social na Universidade Nova e começou a trabalhar na televisão espanhola (TVE), passou pela RTP, CNN, e TvGlobo. Fez cobertura jornalística de vários conflitos mundiais (Bósnia, Timor, Kosovo, Angola e Afganistão) e algumas tragédias como o 11 de Setembro de 2001, em NY. Foi distinguida com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros. É grande repórter da TVI e dedica-se ao jornalismo de investigação. Entende o jornalismo como uma ferramenta para intervir socialmente e a sua vida mudou no dia em que foi ao Gana fazer uma reportagem sobre escravatura infantil. Em 2007 resgatou 3 crianças, hoje apadrinha um projeto de um orfanato com 93 crianças através da sua ONGD FILHOS DO CORAÇÃO que luta contra a escravatura infantil no mundo.

Isabel Marrucho

Licenciada e doutorada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico. Actualmente é Investigadora no Instituto de Tecnologia Química e Biológica (UNL) e Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro. Termodinâmica por formação, tem como actuais interesses de investigação tópicos variados na área da Química Sustentável, como liquidos iónicos e materiais de fontes renováveis.

Jacinta Jazz

Cantora de jazz com carreira internacional e 5 discos no mercado, Jacinta editou na Blue Note Records e é detentora do único disco de ouro da história do jazz português - tribute to Bessie Smith, com mais de 25000 exemplares vendidos. É licenciada em Composição Clássica pela Universidade de Aveiro e mestre em Jazz Performance pela Manhattan School of Music, Nova Iorque - instituição onde lhe foi atribuída a única bolsa de estudos completa na área do canto jazz. Realiza actualmente doutoramento em música na Universidade de Aveiro, com enfoque na improvisação jazz vocal que experiencia há mais de 20 anos.

Joaquim Macedo de Sousa

O Joaquim nasceu em Braga e estudou Biologia em Coimbra. Fez o seu doutoramento entre a Universidade de Aveiro e o instituto Espanhol de Investigação Agrária e Alimentar, desenvolvendo modelos de avaliação de risco das atividades humanas para a biodiversidade. É casado e pai de 3 filhos. Acredita na importância de deixar um legado para as gerações futuras que lhes permita usufruir de um mundo, pelo menos, tão bom como o que encontrou. Considera-se um empreendedor que quer contribuir com projetos inovadores para organizações inovadoras. É gestor de ciência e tecnologia na Universidade de Aveiro, tendo vindo a estudar e refletir sobre a cadeia de valor da inovação da economia do mar.

Jorge Fernandes

Jorge Fernandes, chefe estratega e co-fundador da MobiBucks (fornecedora líder de pagamentos móveis) e ex-CEO e fundador da ViVOtech (a provedora líder da tecnologia de pagamento NFC) é um executivo experiente no desenvolvimento de empresas de tecnologias. Antes de criar a ViVOtech, Jorge Fernandes foi presidente e CEO da EmployeeLife.com (agora Benefit America), a primeira provedora da nação de soluções beneficiosas de empregados online. Depois de desenvolver um modelo de negócio, garantiu o financiamento a partir do Internet Capital Group (NASDAQ: ICGE). Antes de fundar a EmployeeLife, dirigiu o grupo de engenharia para BioLumin, Inc., que projeta e fabrica instrumentos para descoberta de medicamentos. Durante seu trabalho com BioLumin, desenvolveu cinco patentes na área de software, robótica e mecanismos de interfaces digitais. Depois, a BioLumin foi vendida para a Molecular Dynamics (NASDAQ: MDYN). Jorge Fernandes fundou a Laser-Tron para oferecer jogos ao mercado do entretenimento familiar como parte do seu projeto final de escolaridade. Recebeu a sua primeira patente com um mecanismo para diferenciar feixes de laser num ambiente com um único alvo. Laser-Tron foi apresentada ao público em 1994, e, mais tarde, foi vendida à Acclaim Entertainment (NASDAQ: AKLM). Fernandes recebeu o seu MBA pela Universidade de Santa Clara e o seu B.S.E.E. pela Universidade Estadual de San Diego. Também fez parte do Conselho de Administração da Corporação Intrix, uma fornecedora líder de ligações de pagamento. Jorge Fernandes é também um executivo do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Clara.

Manuel Coimbra

Manuel António Coimbra nasceu em 1963 em Aveiro. É Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto e Doutorado em Química Alimentar pela Universidade de Aveiro, onde é Professor Associado com Agregação. É Presidente-Adjunto do Conselho Científico. Professor de Bioquímica e de Química Alimentar. Diretor de Curso da Licenciatura em Bioquímica. Integra o Conselho Científico da ASAE e é presidente da Comissão Técnica de Aditivos Alimentares, Aromatizantes, Auxiliares Tecnológicos e Materiais em Contacto com Géneros Alimentícios da ASAE. É Editor Associado da revista científica Carbohydrate Polymers, da Elsevier. Colaborou no processo de qualificação dos Ovos Moles de Aveiro que permitiu a sua certificação como IGP. É membro da Assembleia Municipal de Aveiro, Presidente do Rotary Club de Aveiro e jogador federado de Badminton pelo Clube de Albergaria.

Virgilio Bento

Virgílio Bento nasceu na Guarda, Portugal em 1984. Licenciou-se em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (2002-2007) e obteve o Mestrado na mesma área (2007-2008), ambos pela Universidade de Aveiro. Em 2012 obteve o seu Doutoramento em Engenharia Electrotécnica com a tese intitulada “SWORD – Um dispositivo vibratório vestível para uma reabilitação mais eficiente em doentes com AVC”. Em 2011, o sistema SWORD foi distinguido como o sistema com “Maior impacto futuro” na 33ª Conferência Anual IEEE em Engenharia Biomédica. É professor assistente no Instituto Superior da Maia (ISMAI), onde é responsável pelas disciplinas de Microcontroladores e Processamento digital de sinal. Em 2012 fundou a Endeavour Lab, uma empresa que prevê, desenha e desenvolve produtos inovadores direcionados ao mercado clínico da reabilitação motora e cognitiva. A Endeavour Lab está incubada na IEUA.

Marta Baeta

Marta Baeta, eterna aventureira e sonhadora, finalista da Licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial na Escola Superior de Comunicação Social, acredita que veio ao Mundo com a missão de torná-lo melhor. Acredita que a educação é o pilar fundamental para que um dia haja Paz no Mundo. Esta pseudo adulta de 24 anos, como se intitula, é viciada em voluntariado fazendo parte e diversas ONG's que atuam em diferentes áreas. Recentemente esteve 3 meses a fazer voluntariado no Quénia, naquela que é considerada a maior e mais perigosa favela do mundo, Kibera. Conseguiu assegurar os estudos e uma refeição por dia a 16 crianças quenianas durante este ano, dando início ao projeto - From Kibera With Love.

Martim Avillez

Martim Avillez Figueiredo é publisher da Impresa Publishing, liderando a área de Inovação e Desenvolvimento do Negócio. Cronista do semanário Expresso, comentador na SIC Noticias, é professor convidado do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Fundou e dirigiu o jornal diário i, eleito Jornal Europeu do ano em 2009. Foi administrador da SONAES GPS, diretor do Diário Económico, subdiretor da revista Sábado e jornalista na Grande Reportagem e no semanário O Independente, onde iniciou a sua carreira em 1992. Mestre em Teoria Política e relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade de Oxford em 2003. Tem um AMP pela Universidade Católica e a Kellog University, Chicago, USA. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa. Tem 40 anos.

Rui Marcelino

José Rui Marcelino nasceu no Porto em 1970. É Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), Mestre em Design de Meios de Transporte pela Scuola Politecnica di Design de Milão e Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), na área de Gestão de Processos de Design. Depois de uma passagem pelo Centro Stile ALFA ROMEO, fundou em 1997 a empresa Almadesign para se dedicar ao Design de Transportes, Produtos e Interiores. Para além da gestão da empresa e projectos, é consultor de design de diversas empresas e instituições. Participa regularmente como orador em diferentes eventos e seminários e colabora com diversas Universidades e Centros Tecnológicos. A nível académico, lecciona as cadeiras de Projecto de Design na FAUTL. Leccionou no IST e na EUAC, onde foi responsável pela coordenação da licenciatura. Em 2005 e 2006 participou na Comissão Externa de Avaliação do Ensino Superior, onde ganhou um conhecimento alargado sobre as instituições de ensino em Portugal. Colabora activamente na dinamização de redes de cooperação, tendo sido co-fundador de grupos de trabalho como a PEMAS, Associação Portuguesa para a Indústria Aeronáutica, de que foi membro do Conselho de Administração e Presidente entre 2009 e 2011. Recentemente, tem-se empenhado na dinamização de projectos colaborativos de I&D na área dos transportes – Aeronáutico, Rodoviário e Ferroviário (são exemplos os projectos LIFE, IBUS, ISEAT e INTRAIN) – juntando empresas industriais e instituições do STCN para desenvolver soluções de produtos integradas e inovadoras, para a criação e dinamização de competências e para uma maior afirmação das capacidades das empresas nacionais.

Susana Sargento

Susana Sargento (http://www.av.it.pt/ssargento) obteve o Doutoramento em 2003 em Engenharia Electrotécnica na Universidade de Aveiro. Ela foi docente do Departamento de Ciências de Computadores da Universidade do Porto de Setembro de 2002 a Fevereiro de 2004, e encontra-se na Universidade de Aveiro e no Instituto de Telecomunicações desde Fevereiro de 2004, onde actualmente lidera o grupo de Arquitecturas e Protocolos de Redes (http://nap.av.it.pt). Ela faz parte também do corpo docente convidado do Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores da Universidade de Carnegie Mellon, USA, desde Agosto de 2008, onde realizou ‘faculty exchange’ em 2010/2011. Desde Março de 2012, a Susana é co-fundadora de uma empresa de redes veiculares, a Veniam’Works, que tem como objectivo construir uma rede Internet com base em veículos. A Veniam´Works ganhou a competição de empreendedorismo ISCTE e MIT Portugal Program "Building Global Innovators". A Susana tem estado envolvida em vários projectos nacionais e internacionais, tendo liderado algumas actividades, como as actividades de qualidade de serviço e de redes ad-hoc do projecto europeu FP6 IST-Daidalos. Ela esteve recentemente envolvida em vários projectos FP7 (4WARD, Euro-NF, C-Cast, WIP, Daidalos, C-Mobile), projectos nacionais, e projectos do programa CMU|Portugal (DRIVE-IN com a Universidade de Carnegie Mellon). Ela foi TPC-Chair e organizou várias conferências internacionais, como a IEEE FEDNET’12 (com IEEE NOMS’12), NTMS’12, MONAMI’11, NGI’09, IEEE ISCC'07, e irá organizar a IEEE IoT-SoS na IEEE WoWMoM 2013. Ela tem estado também no comité do programa técnico de várias conferências e workshops internacionais, como ACM MobiCom 2009 Workshop CHANTS, IEEE Globecom e IEEE ICC. Ela tem também trabalhado na revisão de inúmeros artigos de conferências e revistas internacionais, como IEEE Wireless Communications, IEEE Networks, IEEE Communications. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas de redes de nova geração e redes da Internet do futuro, mais especificamente em QoS, mobilidade, redes auto-geridas e cognitivas. A Susana faz regularmente parte do Painel de Especialistas nos programas de investigação europeus.

Zeina Soudi

Zeina Soudi, residente palestiniana/jordana, nasceu e começou sua jornada de vida em Beirute, depois mudou-se para o Chipre, Malta e finalmente para a Jordânia. Tendo crescido com origens palestinianas sem nunca ter tido a oportunidade de visitar a sua terra natal, Zeina decidiu viajar para a Palestina como uma cidadã jordana, com um visto na mão para cumprir o seu sonho, formar-se em Literatura Inglesa e Línguas na Universidade de Birzeit. Não só conseguiu licenciar-se mas, ainda, depois de 10 anos de esforço e dedicação, conseguiu obter nacionalidade palestiniana. Por ter viajado para muitos países durante a sua juventude por “razões palestinianas”, ser uma palestiniana na Palestina deu um sentido completamente diferente à palavra “viagem”.

Organizing team

Andre
Cester Costa

Aveiro, Portugal
Organizer

Natasa
Golosin

Aveiro, Portugal
Co-organizer
  • Clara Moreira
    Design & Communication
  • João Jorge
    Production