Barcelos

x = independently organized TED event

Theme: CRI(se)ATIVIDADE

Barcelos, Portugal
June 29th, 2013

About this event

CRI(SE)ATIVIDADE
A CRIATIVIDADE COMO SOLUÇÃO PARA A CRISE
Numa altura em que a crise é a palavra de ordem e o embargo socioeconómico é uma realidade cada vez mais comum, principalmente na mente dos mais jovens, o tema proposto para a segunda edição do TEDx Barcelos tem por princípio o confronto entre dois conceitos: crise e criatividade. Este conflito ideológico pretende mostrar que existe uma possível fuga à crise, que, felizmente, tem sido materializada recorrendo à criatividade e à resiliência. Surge assim um neologismo, a CRI(se)ATIVIDADE, que tem na sua génese o debate sobre uma fórmula de combate à crise. Solução essa que passa muito por áreas ligadas às artes culturais.
Será então a criatividade a solução para os tempos difíceis? De que modo a sociedade e a sua cultura refletem a vontade de lutar por um futuro melhor, principalmente em Portugal? Estas são algumas questões pertinentes, que serão respondidas ao longo dos vários painéis apresentados no dia do evento.

O interesse pelo discurso em torno da CRIATIVIDADE, e das várias áreas que lhe estão associadas, faz da edição deste ano o lugar ideal para discutir novas ideias, conceitos e alternativas para contornar os problemas inerentes à época em que vivemos. De uma forma muito simples, o tema CRI(se)ATIVIDADE lança a questão de um modo direto: Será a CRIATIVIDADE uma fórmula de solução para a CRISE? … É isso que vamos perceber dia 29 de Junho.

Confirmed Speakers

  • João Albuquerque
    Engenheiro, Casado, 2 filhos. Empresário na área das T.I., João Alburqueque apresenta-se como Especialista em Desenvolvimento Regional, tendo participado em vários planos estratégicos regionais. Especialista em Formação Profissional, com publicações em Portugal e no Estrangeiro e desenvolvimento de planos estratégicos. Coordenou vários estudos sobre Comercio, industria, Turismo, Desenvolvimento Regional, Formação Profissional e Estratégia Empresarial. Cronista em vários meios de Comunicação Social locais, regionais e nacionais Diretor Geral da ACIB até Julho 2012 Vice-Presidente da Federação Europeia do Comercio Urbano Presidente da ACIB.
  • João Saramago
    João Saramago Tavares nasceu em Abril de 1991, na Moita. Iniciou a sua vida académica no mesmo local, tendo-se licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia. Iniciou a sua vida profissional em 2012, tendo sido Gestor de Projeto na Empresa Aquafood. Após esta experiência, iniciou actividade na Science4you, onde trabalha até ao momento.
  • Susana António
    Susana António nasceu em Lisboa, em 1979. Licenciada pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em Design de Equipamento, frequentou também um ano da licenciatura no Politécnico di Milano. Desde o primeiro projecto, apresentado na Experimenta Design de 2005, que se envolve no design colaborativo com instituições e grupos específicos da comunidade: idosos, Centros de dia, Lares, Instituições de Cidadãos Portadores de Deficiência, jovens e desempregados de longa duração. A criação das marcas como a Pick-it (2005), Toma Lá (2010), Os Miúdos do Bairro (2012) e A Avó Veio Trabalhar (2013), ajudam a sustentabilizar as ações desenvolvidas e promovem o empreendedorismo social. Já trabalhou com os Thinkpublic e é consultora de diversas entidades, como a Fundação Calouste Gulbenkian, Experimenta Design e CPD-Comissão Para a Pessoa com Deficiência, da Camara Municipal de Cascais. Através do Projeto Entre Gerações da Fundação Gulbenkian e o Action For Age da EXD, aborda questões como a intergeracionalidade e a aplicação das ferramentas criativas do design para a resolução de problemas sociais, como a solidão, isolamento sénior, a integração dos cidadãos imigrantes nas nossas comunidades, e outros, acompanhando os projectos seleccionados nos concursos. É uma das designers que colabora com o projeto Remix, no Bairro do Armador em Lisboa, tendo criado 4 peças para o projeto, fazendo a capacitação da oficina de produção e de 5 moradores do bairro. Desde 2011, que é professora convidada da Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha.
  • Miguel Novais
    Residente em Barcelos, Miguel Novais é um Empreendedor Social: ” porque acredito que os meus pequenos gestos… estão a Mudar o Mundo!” É professor de Educação Física no ensino público. Identifica-se como um ser humano apaixonado pelo desporto, pela natureza, voluntariado e solidariedade. Sente uma enorme vontade de EDUCAR, através do exemplo, e de INSPIRAR crianças, jovens e adultos a adquirirem hábitos de vida saudáveis, tendo como ferramenta a atividade física e valores humanos, como a solidariedade, a justiça e o altruísmo. Sente necessidade de estar envolvido em desafios ambiciosos – quer desportivos, profissionais ou sociais – , pois acredita que não há limites para sonhar… e para lutar, atingindo assim os nossos objetivos. A área social sempre esteve presente na sua vida, mas foi a experiência de Voluntariado Internacional, em Moçambique, que mais o marcou e transformou. Percebeu nessa experiência que podia ser um melhor ser humano, onde quer que estivesse, desde que TRABALHASSE COM O CORAÇÃO! Assim, em 2010 assumiu a presidência da SOPRO, ONGD, que intervém em Moçambique através do apadrinhamento de crianças ou através do envio de voluntários. Além do apoio em Moçambique, também apoia diversas famílias no concelho de Barcelos, através de voluntariado, apoio na alimentação ou através do Banco de Material Escolar! Encontrou na corrida e no contato com a natureza, o seu equilíbrio pessoal, para conseguir concretizar os inúmeros desafios a que se propõe, pois acredita que é fundamental conhecermos o nosso corpo e controlarmos a nossa mente para nos tornamos melhores pessoas. No último ano, em 2012 e através da inspiração do Ultramaratonista de Barcelense, Carlos Sá, passou a dedicar-se mais às corridas de Montanha. Concretizou, recentemente, com sucesso a Ultramaratona da Madeira, com 115km e vai participar em Agosto na Ultramaratona do Monte Branco, que percorre três países nos Pirenéus, iniciando em Itália, passando pela Suíça e terminando em Chamonix, França. A solidariedade que vive na associação, a superação que sente no desporto e o modelo de educador que quer ter na sua profissão de professor, têm sido a forma criativa que encontrou para superar a crise e MUDAR O MUNDO.
  • Luis de Sousa + Luis Fernandes
    Luís Fernandes e Luís de Sousa completaram o seu Mestrado em Arquitectura, na Escola Superior Artística do Porto, no ano de 2009. Em 2010, após concluirem os seus estágios nos atelies Red – Research and Design (LDS) e nos AA Arquitéctos Anónimos (LF), conceberam e coordenaram o GET SET FESTIVAL, um projecto que reúne e apresenta jovens criadores nacionais e internacionais em diversas àreas, como arquitectura, cinema, fotografia e design. Ao longo dos últimos anos, desenvolveram inúmeros iniciativas juntos, sendo de destacar a conceção e implementação do projecto FIND Lab, um conjunto de açãos, como Conferências, Workshops e Residências Artisticas, realizadas no âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
  • Álvaro Silveira
    Autor de “dois desenhos a conversar” e “Zorg & Borges”, tira diária do jornal online P3. Recentemente co-fundou O GORDO – colectivo que se dedica a criação de conteúdos originais multiplataforma.
  • Afonso Santos
    Já pensaram em fazer os vossos anúncios de outra forma? O Afonso Santos pensou e, nesse sentido, criou uma empresa de publicidade dedicada a isso mesmo. A Tuizzi é uma plataforma online que aproxima todos aqueles que compram, vendem e gerem publicidade exterior, como explica a própria. Afonso Santos é um dos responsáveis desta ideia que tem como objetivo simplificar a tarefa de quem procura alugar um espaço publicitário em qualquer ponto do país.
  • José Pedro Sousa
    JOSÉ PEDRO SOUSA é realizador de publicidade na Ministério Dos Filmes e vai estar no TEDxBarcelos dia 29 de Junho.
  • Nelson D'aires
    Nelson D’aires, Vila do Conde, 1975. Formado na área da construção civil, como técnico de obras, abandona a atividade no final de 2005. Em 2006, estabelece-se como fotógrafo independente, dedicando-se à fotografia documental, cumprindo assim o desejo de se dedicar a tempo inteiro à pesquisa e ao desenvolvimento da sua Fotografia que começou a aprender no ano de 2002, como autodidacta. Ainda em 2006, vence o prémio Novo Talento Fotografia FNAC com a série “Contra-Fogo” (2005). Em 2007 é premiado com o 7º Prémio Fotojornalismo Visão|BES categoria reportagem com 8 fotografias tiradas durante a trasladação da urna com o corpo da irmã Lúcia para o Santuário de Fátima. No mesmo ano integra o colectivo Kameraphoto, onde atualmente desenvolve trabalhos coletivos (exposições e livros) tais como o projecto ”DR – Um Diário da República” iniciado em 2010, ano do centenário da proclamação da República Portuguesa, e que pretende ajudar à construção de uma memória colectiva sobre o período 2010-2020. O seu trabalho ao longo dos últimos anos tem vindo a ser premiado nos principais concursos de fotojornalismo português e em 2011 foi premiado com o Prémio Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, o maior galardão de fotojornalismo atualmente atribuído em Portugal, com a reportagem “Leandro”. É o fotógrafo com mais trabalhos premiados nos quatro anos de existência do Prémio Fotojornalismo Estação Imagem. “Álbum de Família” é o seu último trabalho, projecto vencedor da Bolsa Estação Imagem 2012/2013, e está em exposição no Centro Português de Fotografia no Porto.
  • João Carvalho
    Desde 1993 que organiza anualmente o Festival Paredes de Coura. Em 2003, funda a Ritmos, uma das principais e mais prestigiadas produtoras nacionais de eventos. Sócio da Pic Nic que organiza o Optimus Primavera Sound na cidade do Porto, é desta forma responsável por conseguir colocar Portugal no mapa de tours das melhores bandas mundiais.
  • LIKEarchitects
    O atelier de carácter experimental, provocatório e inovador, formado pelos jovens arquitectos portugueses Diogo Aguiar, João Jesus e Teresa Otto, procura aliar os conhecimentos basilares adquiridos na reconhecida Faculdade de Arquitectura do Porto a experiências mais radicais em ateliers de referência mundial. A arquitectura que propõem está atenta à actual conjuntura sócio-económica, pretendendo dinamizar lugares e envolvendo a comunidade na participação crítica do espaço urbano. A instalação, o happening e a arte urbana são elementos-chave da sua práctica.
  • Carla Pontes
    Carla Pontes iniciou o seu percurso ligado ao design na Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos (ESAD), onde se licenciou em Design de Equipamento. Como bolseira no âmbito do programa de intercâmbio Erasmus frequentou durante o ano letivo 06/07 o Politecnico di Milano, em Itália onde teve a oportunidade de frequentar disciplinas de outras áreas do design, pelas quais ainda hoje mantém interesse, tais como Design de Serviços e Design de Moda. Após alguns workshops na área têxtil, decide ingressar em Janeiro de 2009 no curso de Design de Moda no CITEX [Centro de Formação Profissional da Industria Têxtil]. Em Novembro de 2011 termina o Estágio Complementar de Formação em Nuno Baltazar | Atelier e consecutivamente termina o curso, pelo MODATEX [Centro de Formação Profissional da Industria Têxtil, Vestuário, Confeções e Lanifícios]. Desde Janeiro de 2012, integra a equipa do atelier do criador Nuno Baltazar, como Júnior Designer. Em Março de 2012 é uma das 4 finalistas do Concurso Aliança, promovido pela Anje [Associação Nacional de Jovens Empresários]. Apresenta a mini-colecção “element” no espaço BLOOM da 30ª edição do Portugal Fashion. Em Outubro de 2012 passa a ser um dos nomes que integram a plataforma BLOOM do Portugal Fashion apresenta a coleção “PEDRA” Primavera-Verão 2013 no Porto. Em Dezembro do mesmo ano, agarra a oportunidade de internacionalização levando a coleção ao Matadero de Madrid. Apresenta a coleção no Young Designers Fashion Shows | Madrid, uma iniciativa organizada pelo Portugal Fashion. Em Março de 2013 apresenta a sua segunda coleção em nome próprio, chama-se “BLOCO” e são propostas para Outono-Inverno 2013’14.

Additional Links

Venue and Details

Escola Secundária Alcaides de Faria
AV. JOÃO DUARTE 175
Barcelos
Barcelos, 4750-175
Portugal

Event Type (what is this?) Standard

This event occurred in the past.
See more TEDxBarcelos events »

Organizer 46230919940c5edffb8fce3376f1391d2dda4e3a_165x165

Ricardo Galiza
Barcelos, Portugal

View Profile »
Sign in to send Ricardo an email »

Organizer 9b1f1a397bd193f3a51bb766cba3158ac4e73111_165x165

Ricardo Fernandes
Barcelos, Portugal

View Profile »
Sign in to send Ricardo an email »

Team

Carlos Vinagre
Co-Organizer/Logistics
Rui Gomes
Co-Organizer/Producer
João Morgado
Graphic Designer
Diogo Sousa
Comunication
Inês Sousa
Communication
Pedro Pontes
Web Developer
Andreia Mandim
Co-Organizer/Communication
Nuno Bessa
Co-Organizer/Logistics

Past TEDxBarcelos Events

See More »