Fortaleza
x = independently organized TED event

Theme: Mentes Compartilhando Ideias - Rede de ideias

This event occurred on
September 14, 2014
9:00am - 5:00pm -03
(UTC -3hrs)
Fortaleza, Ceará
Brazil

O TEDxFortaleza, em sua terceira edição, já demonstrou ser um evento que não se limita ao dia em que é realizado. Ele se estende, abre novos caminhos, forma laços e fortalece seu lema, o de que boas ideias devem ser compartilhadas.

O evento se tornou, como comprovam as edições anteriores, um espaço de descobertas, encontros, criatividade e parcerias que se conectam e multiplicam o poder transformador das ideias ali apresentadas, contribuindo para a criação de uma rica e complexa rede de pessoas dispostas a mudar o mundo, conectadas pela força criativa que a atmosfera do TEDxFortaleza proporciona, e prontas para acreditar também em suas próprias ideias.

É assim que se fecha um ciclo virtuoso de grandes ideias e de importantes projetos que tem o TEDxFortaleza em seu centro, e à medida em que esta rede cresce, seus elos se tornam mais fortes, e o espírito de compartilhar ideias se renova.

É preciso pessoas para que as ideias se conectem,
Mas no TEDxFortaleza 2014 vamos descobrir juntos,
Que o caminho inverso também é válido:
Às vezes são as ideias que conectam pessoas.

UCI Cinemas - Iguatemi
Av. Washington Soares, 85
Fortaleza, Ceará, 60811340
Brazil
See more ­T­E­Dx­Fortaleza events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alemberg Quindins

Alemberg Quindins criou um centro cultural para as crianças de Nova Olinda, no sertão do Ceará. A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri nasceu com o intuito de resgatar a memória do povo da região através de arqueologia, mitologia, artes e comunicação, Os alunos mantêm um canal de TV, de rádio, uma editora de gibis e um museu.

Ana Parreira

Ana Parreira é psicóloga, tradutora, publicitária, vive em Campinas e teve diagnóstico da condição de asperger na idade adulta. Estudou sua condição e dá palestras e cursos sobre o tema. Autora de Gente Asperger, livro a ser lançado em 2015.

Célio Belém

"Sociedade de Debates."
Nosso palco contou com a presença do Advogado e Palestrante Célio Belém, fundador da Sociedade de Debates cearense. O grupo fundado por ele é pioneiro no país e é tido como exemplo para outras sociedades do Brasil e de outros países. Dedicando-se ao treinamento de novos debatedores e à composição de material teórico sobre a prática de debates competitivos Célio mostrou a todos como e possível fazer grandes projetos acontecerem a partir do momento em que você se dedica fortemente a algo. "Os debates não são apenas palavras. Quando você debate sobre algo, a realidade daquilo não vai mudar radicalmente de imediato, só que debater faz com que as pessoas se tornem mais críticas. Palavras mudam as pessoas e as pessoas mudam as coisas."

David Peixoto

"Uma chance de ouro."
David Peixoto é um fortalezense formado em Direito e co-fundador da Primeira Chance, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que promove a inclusão social de jovens de baixa renda investindo em sua educação. David esteve no TEDxFortalezafalando sobre "Uma chance de ouro", inspirando a todos a abraçarem as causas em que mais acreditam. "Se você acredita em alguma causa e você acha que dá para mudar uma realidade , você não precisa pensar em mudar o Brasil como um todo, você pode pensar em mudar a vida de uma pessoas e com esse caminho, seu projeto ganhara mais consistência. E mais pessoas irão aderir a causa."

Edmilson Filho

Edmilson Filho se tornou grande conhecido do público por seu protagonista no longa de sucesso Cine Holliúdy (2012). Showman versátil e muito talentoso, é ator de cinema e de teatro e também atua há muito tempo como comediante stand up, além de ser faixa preta e tricampeão brasileiro de Taekwondo. Vivendo há algum tempo em Los Angeles, nunca perdeu a cearensidade. Seu sucesso mais recente foi o espetáculo solo “ Made In Ceara”.

Emerson Damasceno

Emerson Damasceno é jornalista e poeta. Advogado especialista e apaixonado por direito eletrônico. Além de desportista e cadeirante, é blogueiro desde 2002 e divide o tempo entre o trabalho, as mídias sociais e o ativismo digital.

Fernando Aguzzoli

Fernando é um jovem de Porto Alegre que decidiu largar a faculdade e o emprego para cuidar integralmente da avó, diagnosticada com Alzheimer. Ele transformou o desafio em experiência bem humorada quando criou a página Vovó Nilva, onde relata os momentos engraçados e as pérolas ditas por sua avó. Sua iniciativa ajuda na real compreensão do Alzheimer e mostra como enfrentar desafios e tirar o melhor de situações difíceis.

Guilherme Lichand

"A psicologia da escassez e a seca no Ceará."
Guilherme Lichand foi eleito um dos jovens mais inovadores do Brasil, segundo o MIT, é um dos sócios fundadores da MGov Brasil , consultoria que fornece dados coletados por chamadas de voz e SMS, sobre temas de interesse social, para gestores públicos. A MGov criou, entre outros projetos, um sistema para agricultores de 53 municípios do Ceará compartilharem pelo celular as informações mais precisas que tivessem sobre o tempo a cada semana. Foi uma honra poder ter o Guilherme em nosso palco, dividindo com todos ensinamentos e reflexões grandiosos através de seu talk sobre a psicologia da escassez e a seca no Ceará. "Tudo isso significa dar voz a quem antes não tinha. Dar voz ao público para que o público possa expressar sua demanda por bens e serviços públicos."

Hugo Fernandes

"E se mudássemos a Divulgação Científica no Brasil?"
Hugo Fernandes, biólogo, mestre e doutorando em Zoologia, desenvolve pesquisas sobre Caça e Conservação de vertebrados terrestres. Hugo é entusiasta da divulgação científica no país, e através da Fotografia, das redes sociais e de artigos em publicações variadas, expõe seu estilo de vida baseado em seu trabalho como biólogo, em seu talk nos mostrou como é ser cientista hoje no Brasil e o como seria se mudássemos forma como é feita a divulgação cientifica no País. "Ciência é a melhor herança que você pode dar a uma noção."

Hugo Fernandes-Ferreira

Hugo é Biólogo, mestre e Doutor em Zoologia. Desenvolve pesquisas sobre Caça e Conservação de vertebrados terrestres. Hugo é entusiasta da divulgação científica no país, e através da Fotografia, das redes sociais e de artigos em publicações variadas, expõe seu estilo de vida baseado em seu trabalho como biólogo, e nos mostra como é ser cientista hoje no Brasil.

Joaquim Caracas

"Revitalização de Guaramiranga."
Já pensou no que você pode fazer por sua cidade? O empreendedor e engenheiro civil Joaquim Caracas volta ao palco do TEDxFortaleza dividindo conosco como ele colocou suas ideias em prática para melhorar a qualidade de vida em Guaramiranga. Em seu talk, Joaquim mostrou como a união pode fazer a diferença no lugar onde vivemos. "Todos nós devemos sonhar grande!"

Lígia Barroso

Advogada inscrita na OAB/CE, professora e palestrante convidada em diversos eventos, é mestre em Direito da Propriedade Intelectual pela Universidade de Lisboa (FDUL), Membro da Comissão de Informática Jurídica da OAB/CE, Autora do Blog "O Direito Cá e Lá" e Colunista na Revista Segurança Digital.

Lira Neto

Lira Neto, jornalista, nasceu em Fortaleza em 1963 - e desde 2012 mora em São Paulo. A partir de 2001 largou o cotidiano das redações para se dedicar à tarefa de escrever livros históricos. Tem artigos, perfis e reportagens publicados nos principais jornais e revistas do país.

Renato Carvalho

"Não deixe que a escola te ensine."
E se você pudesse deixar alguns conselhos para a próxima geração, quais seriam? O designer Renato Carvalho, apaixonado por design educacional e editor do Rescola, site que discute uma educação focada no estímulo à criatividade, colaboração, autonomia, iniciativa e pensamento crítico, deixou para a gente vários exemplos de escolas que estão transforando os métodos de aprendizado para as próximas gerações e também compartilha alguns conselhos valiosos que deixou para sua filha sobre o que não deixar a escola ensinar totalmente. " Viver é aprender, e você tem a autonomia , ou seja, a liberdade e responsabilidade para decidir o que aprender e portanto como viver. Não à ceda para ninguém."

Rosier Alexandre

Nascido no interior do Ceará, o montanhista Rosier Alexandre volta ao palco do TEDxFortaleza contando sua experiência na maior tragédia do Everest, onde uma avalanche a 5.800 metros de altitude atingiu seu grupo de 25 montanhistas - maioria deles sherpas - que faziam a escalada até um acampamento. Por sempre sonhar grande e buscar mudar o mundo, nos faz refletir a investir em nossos próprios sonhos e realizá-los.

Organizing team

João Victor
Paiva

Fortaleza, Brazil
Organizer
  • Maiara Moura
    Organizer
  • Lucas Távora
    Organizer
  • Eneias Façanha
    Organizer
  • Luis Ido
    Organizer
  • Patrícia Moura
    Organizer
  • Daniel Costa
    Organizer
  • Pietro Occiuzzi
    Organizer