BelémWomen
x = independently organized TED event

Theme: Desbravar novos mundos

This event occurred on
December 5, 2013
3:00pm - 8:30pm WET
(UTC +0hrs)
Lisboa
Portugal

Oradoras: Cândida Pinto, jornalista; Deana Barroqueiro, escritora; Helena Vieira, empresária; Mariana Moura Santos, designer; Marta Gautier, psicóloga e stand up comedian; Mísia, fadista; Sandra Correia, empresária.
Performer: Diana Catarino, saxofone

Museu da Electricidade
Central Tejo, Avenida Brasília
Lisboa, 1300-598 Lisboa
Portugal
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Belém­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Deana Barroqueiro

A escritora Deana Barroqueiro foi professora de português e francês do ensino secundário durante mais de três décadas, mas a sua forma de transmitir conhecimentos sempre fugiu às regras instituídas. No início dos anos 1990, nas comemorações dos Descobrimentos Portugueses, sonhou com a criação de um guarda-roupa dos séc. XVI ao XVIII, e mais de 200 peças foram desenhadas e confeccionadas por alunos e funcionários do Ministério da Educação. Apostou na formação de grupos de teatro e de jograis e promoveu espectáculos de poesia, música e teatro na sua escola e para outras escolas do país, despertando sensibilidades e mentes… Não espanta que tenha motivado várias gerações de portugueses para a escrita, a leitura e a história de Portugal. Entre 2000 e 2004 publicou uma colecção juvenil que tem como heróis os navegadores portugueses e as suas viagens pelo mundo. Em 2007 recebeu o prémio Máxima de Literatura – Prémio Especial do Júri pelo romance D. Sebastião e o Vidente. E em 2008 aposentou-se para se dedicar a tempo inteiro à investigação e escrita de romances históricos portugueses. Nesse ano saiu O Navegador da Passagem e, em 2009, lançou O Espião de D. João II (2009), somando seis livros editados, o mais recente dos quais é O Corsário dos Sete Mares, de 2012. Mas nunca deixou de visitar as escolas. Longo foi o caminho percorrido por esta licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Mariana Moua Santos

Desde que saiu de Portugal para fazer o Erasmus, Mariana tornou-se cidadã do mundo. É designer interativa e de animação e hoje vive na Costa Rica, país para onde se mudou este ano ao ser convidada pelo International Center for Journalists para ir até à América Latina maximizar o melhor de cada jornalista, designer e programador para que, em equipa, possam contar histórias de formas mais originais online, usando a expressão visual e as capacidades da interação. O grande desafio a que se propôs foi aumentar e qualificar o número de mulheres a trabalhar em tecnologia nas redações, tendo para isso criado o programa Chicas Poderosas. O seu espírito curioso e aventureiro tem coroado de sucesso estes desafios. O que não surpreende quem a conheceu ainda estudante de Design de Comunicação na Universidade de Belas Artes, em Lisboa. Mas a sua formação académica não ficou por aqui. Seguiu-se Saint-Etienne, esteve em Berlim, passou por Estocolmo, até que, em 2010, foi convidada para trabalhar no jornal londrino The Guardian como designer de interação e animação. Qual foi o seu primeiro trabalho? A visualização dos dados da Wikileaks. Agora vem a Lisboa partilhar de viva voz todas estas experiências.

Marta Guatier

Este é um nome que muitos portugueses associam a um acutilante sentido de humor. Afinal, mais de 25 mil portugueses já assistiram ao espectáculo “Vamos Lá Então Perceber as Mulheres. Mas Só Um Bocadinho”, uma palestra humorística, em estilo de stand-up comedy, onde Marta Gautier tenta desvendar os mistérios que envolvem o sexo feminino e as suas relações, com uma graça difícil de esquecer. O sucesso foi tão grande que obrigou a uma tournée nacional e, em maio de 2013, passou a livro. Mas esta psicológa, que exerce clínica, não é uma estreante em matéria de escrita. No final dos anos 90 já tinha chamado a atenção dos portugueses com o lançamento de Desculpe Lá, Mãe, livro escrito em parceria com Rita Ferro, sua mãe. E nunca mais parou. Em 2001 editou Tanto Que Eu Não Te Disse, o seu primeiro romance a solo. Seguiu-se Nua e Crua, em 2004, e Não Há Famílias Perfeitas, em 2009. Gosto De Ti Assim foi lançado em 2011.

Helena Vieira

Apesar de todos acreditarmos que o mar esconde segredos que podem melhorar as nossas vidas, poucos ousam apostar na pesquisa dos oceanos. A bióloga Helena Vieira foi a excepção à regra, tanto que foi co-fundadora e CEO da Bioalvo, empresa que trabalha com recursos naturais recolhidos no fundo do mar dos Açores, que são depois utilizados em indústrias tão diferentes como a farmacêutica, cosmética, têxtil ou alimentar. Um dos produtos que desenvolveu, e que já suscita a curiosidade do mundo, é o botox marinho, que promete revolucionar a cosmética. Helena Vieira acredita que este espírito empreendedor foi conquistado nos EUA, onde fez uma pós-graduação em Liderança e Estratégia na Harvard Business School, e também no Reino Unido onde se doutorou em Biomedicina no Imperial College of London. O ensino é outra das suas paixões, tendo sido professora associada e coordenadora científica das licenciaturas em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica, da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é responsável pela supervisão e ensino de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A MY.SPAKOS, empresa de co-criação de produtos cosméticos naturais, é a sua aposta mais recente.

Sandra Correia

A empresária Sandra Correia sempre defendeu que a cortiça não servia só para fazer rolhas, como mandava a tradição. Acreditava que este material também podia ser utilizado com design inovador, sofisticado e em sintonia com o mundo actual. Hoje tem a sua própria marca, Pelcor, que cria e produz acessórios de moda, de casa e escritório. O reconhecimento do seu sucesso é enorme. Em 2011 foi considerada a Melhor Empresária da Europa e em 2012 recebeu o Prémio Máxima Mulher de Negócios. É com frequência convidada a falar sobre empreendedorismo e a forma como usou a tradição a seu favor. Na empresa familiar, que há três gerações trabalha com a cortiça, ganhou experiência, o que lhe permitiu desenvolver novas ideias. Em 2002 foi convidada a representar Portugal na Feira Internacional de Mulheres Empresárias, FEDIM, onde apresentou novos produtos e, mais importante, voltou tão entusiasmada que fundou a Pelcor pouco depois. O célebre guarda-chuva de cortiça, que fez sucesso no FEDIM, tornou-se um ícone da marca que, que desde 2010 comercializa os seus produtos em Nova Iorque e Tóquio. Sandra Correia está neste momento a concluir o doutoramento em Ciências Económicas, na Universidade de Huelva, Espanha.

Organizing team

Isabel
Canha

Lisbon , Portugal
Organizer

Maria
Serina

Lisbon, Portugal, Portugal
Co-organizer
  • Ana Alves Pereira
    Organização
  • Silvia Reis
    Organização
  • Luiza Machado
    Organização: textos
  • Ana Paulo
    Organização: grafismo
  • Paulo Guilherme Santos
    Voluntário no evento
  • Isabel Cristina Dentinho
    Voluntário do evento
  • Susana Reis
    Voluntária do evento