UFCSPA
x = independently organized TED event

Theme: (DES) CONEXÕES / (DIS) CONNECTION

This event occurred on
October 5, 2019
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

In nowadays, intolerance has become more common and dialogue between people is a rare tool of compliance. Besides, technology and overflow of information shape extremist ideas. Thus, the relationships and the way of connections are in constant changes.
TEDxUFCSPA (DIS) CONNECTION arises to debate the aspect of human's connection in this new world in a broadway. Spiritual connection, education as a tool of connection, technology and the influence in connections are some examples of lectures in this very up to date event.

Auditorium of Federal University of Health Sciences of Porto Alegre - Moacyr Scliar's auditorium
Rua Sarmento Leite, 245 - Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Auditório Moacyr Scliar
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 90050-170
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­C­S­P­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Santini Deyl

Médica Onco-Hematologista Pediátrica
Médica onco-hematologista pediátrica formada em medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2000. Realizou residência e especialização na Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP), estágio em St. Jude Children's Research Hospital e curso intensivo de citometria de fluxo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui título de especialista em transplante de medula óssea, hematologia (adulto) e oncologia pediátrica. Atuou em Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Tornou-se palestrante motivacional (”Câncer mais que um diagnóstico Uma segunda chance”) após ser diagnosticada com tumor cerebral. No momento está escrevendo uma biografia.

Ana Claudia Quintana Arantes

Médica Geriatra/Cuidados Paliativos e Escritora
Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1993 e concluiu a residência médica em Geriatria e Gerontologia no HCFMUSP em 1997 com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Realizou pós-graduação em Psicologia (Intervenções em Luto) pelo Instituto 4 Estações de Psicologia. Especializou-se em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford. Também é co-autora do livro Cuidado Paliativo do CREMESP e do Manual de Cuidados Paliativos (ANCP), sócia fundadora e vice-presidente da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

André Luiz (Monge Yakusan) da Silva

Médico e Monge Zen Budista
Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e especializou-se em Medicina de Família e Comunidade (MFC), área em que trabalha atualmente em Porto Alegre. Atua também como professor universitário na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), preceptor do internato em MFC na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), membro da sociedade científica World Organization of Family Doctors e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e presidente da Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. Além disso, tornou-se monge Zen Budista e discípulo da monja Coen Roshi.

Camile Pegoraro

Educadora e Ativista em Educação Pública
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Em 2014 concluiu seu mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com os seguintes temas: Intelectuais Orgânicos, Educação Não-escolar, Autoeducação e Formação Humana. No momento está atuando na Educação Básica da Rede Municipal de Porto Alegre e está realizando Doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).

Carlos Roberto Oliveira

Atleta paraolímpico
Atleta paraolímpico desde 1986, com 1 ano de idade contraiu poliomielite e se tornou paraplégico. Encontrou-se como paratleta maratonista em cadeira de rodas, participando de aproximadamente 60 maratonas (nacionais e internacionais) e mais de 200 provas curtas e conquistando diversos títulos (37 vitórias em maratonas; e 162, em provas curtas). Foi recordista mundial pelo Guinnes Book (edição 2013) pela maior distância percorrida na categoria Corrida 24 horas Indoor em Esteira. Atualmente também realiza palestras motivacionais.

Filipe Roloff

Administrador e Ativista pela causa LGBTQ+
Formou-se em administração e realizou pós-graduação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Atualmente é consultor da SAP Labs Latin American com título de Customer Success Manager, além de ser o líder de Diversidade LGBT pelo grupo Pride@SAP no Brasil, Expert em Engajamento de funcionários e Coach de Design Thinking. Em 2017 e 2018, foi eleito um dos 35 futuros líderes globais LGBT mais influentes pela Financial Times em parceria com a ONG Outstanding.

Rodolfo Neves

Professor, Sociólogo e Professor Online (YouTube)
Sociólogo e professor de história, sociologia e filosofia em cursos preparatórios para vestibulares desde 1995, sendo atualmente professor da Turma Medicina do Curso Poliedro, em São Paulo. Também é o idealizador, fundador e sócio proprietário do História Online, popular canal no YouTube com mais 110 mil inscritos, onde discute sobre história, sociologia, filosofia e atualidades junto com seu colega, professor Daniel Pereira.

Organizing team

  • Gabriel Ferrari Alves
    Marketing/Communications
  • Mariana Tripoli
    Curation
  • Miguel Ricchetti
    Operations
  • Rafaela Gon Tsuboi
    Partnerships/Sponsorship