Porto
x = independently organized TED event

Theme: TRUST

This event occurred on
April 6, 2019
Porto, Porto
Portugal

We’ll celebrate and reflect about one of the most important characteristics in human relationships and institutions.

Companies, brands, governments and in fact any kind of institution depend on people’s and other institutions’ trust to succeed. The world economic system is entirely based on it. It is key to everything and yet, we live in a world filled with instinctive lack of trust. How can we revert that mindset? Is it enough that we educate and raise awareness among the public, and expect that society builds ways to demand on institutions? If so, whom shall we trust that mission? If not, what alternatives do we have?

In 2019, TEDxPorto will bring once again to the city audacious and remarkable ideas from 16 speakers which will challenge us to reflect on trust and its influence in our interactions with other people and institutions. The Archive Hall at Alfândega Congress Center was selected to host over 1200 participants from various sectors of society for another unforgettable day.

Centro de Congressos da Alfândega
Rua Nova da Alfândega
Porto, Porto
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Porto events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

ACRO ArtGym Company

Acrobatics performance
The ArtGym Company são um grupo de ginastas e acrobatas de Portugal, com diversos títulos em Campeões da Europa e do Mundo. São os primeiros vencedores do programa Got Talent Portugal e são a 2ª troupe acrobática a ter vencido um Got Talent a nível planetário. Com performances e saltos de cortar a respiração e arriscados números de equilíbrio, possibilitam espectáculos inesquecíveis para todo o tipo de públicos. Realizam performances para espectáculos, jantares, corporate events, animações e todo o tipo de eventos.

Alexandre Botão

Journalist and Researcher
Brasileiro, o jornalista Alexandre Botão, 48 anos, trabalhou por mais de duas décadas nas redações de dois dos principais jornais do país, Jornal do Brasil e Correio Braziliense, em Brasília. No Correio, entre 2013 e 2016, comandou a cobertura dos principais eventos esportivos ocorridos no Brasil, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio, além de ter sido também Gerente de Conteúdos Digitais nesse mesmo período. Na Universidade de Brasília (UnB), concluiu mestrado em Comunicação Social, com a pesquisa na área de Conteúdo Jornalístico para Dispositivos Móveis, em 2013. Atualmente é aluno do Programa Doutoral em Media Digitais da Universidade do Porto, onde investiga Digital Audio On-Demand (DAoD) e jornalismo em dispositivos controlados por voz.

Ana Sofia Carvalho

University Teacher
Professora associada com agregação do Instituto de Bioética. Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida Membro do Grupo Europeu de Ética para a Ciência e Novas Tecnologias, órgão consultivo do Presidente da Comissão Europeia. Chair da Cátedra de Bioética da UNESCO

Batucada Radical

Music performers
A Associação Cultural Batucada Radical é um projeto musical fundado por Mestre Porto, percussionista do Rio de Janeiro com mais de 30 anos de trabalho na área musical. Com o desejo de divulgar a música brasileira no nosso país, fundou nos anos 90 a Batucada Radical, projeto de música comunitária onde é aplicada uma metodologia de ensino que torna a aprendizagem da música acessível a qualquer pessoa. Este grupo reúne cerca de 80 pessoas, sendo um dos maiores de percussão do país, trazendo para as ruas portuguesas o espírito dos blocos carnavalescos do Brasil onde a música é o centro da festa. Nos ensaios semanais qualquer pessoa é bem-vinda, sendo imediata a vontade de participar e tocar um dos oito instrumentos disponíveis. A Batucada Radical proporciona momentos de contacto e partilha de culturas, juntando pessoas de diferentes realidades - idades, socioeducativas, nacionalidades - facilitando a interação e inclusão de todos através de uma linguagem universal: a música.

Cátia Ferreira

Nurse
Cátia Ferreira é enfermeira no serviço de cuidados paliativos do Centro Hospitalar Universitário de São João desde 2008. É docente convidada para as áreas da ética em fim de vida e cuidados paliativos em várias instituições de ensino, colaborando na formação avançada nestas áreas de saúde. Com mestrado em cuidados paliativos e especializada em bioética, é também pós-graduada em gestão da qualidade na saúde. No TEDxPorto vem questionar-nos sobre o que queremos para nós próprios e para aqueles que gostamos. Perante a incerteza será possível confiar para aceitar e encontrar sentido para a vida, na irreversibilidade do processo de doença? E como podemos, enquanto sociedade, possibilitar melhores cuidados para as pessoas em fase final de vida?

Dan Ariely

Behavioral Economist
Dan Ariely, James B. Duke Professor of Psychology & Behavioral Economics at Duke University, is dedicated to answering these questions and others in order to help people live more sensible – if not rational – lives. His interests span a wide range of behaviors, and his sometimes unusual experiments are consistently interesting, amusing and informative, demonstrating profound ideas that fly in the face of common wisdom. He is a founding member of the Center for Advanced Hindsight, co-creator of the film documentary (Dis)Honesty: The Truth About Lies, and a three-time New York Times bestselling author. His books include Predictably Irrational, The Upside of Irrationality, The Honest Truth About Dishonesty, Irrationally Yours, Payoff and Dollars and Sense. In 2013 Bloomberg recognized Dan as one of Top 50 Most Influential thinkers. He also has a bi-weekly advice column in the Wall Street Journal called “Ask Ariely.” Dan can be found at www.danariely.com.

Emília O. Vieira

Investment Manager
CEO e cofundadora da Casa de Investimentos, investidora em valor e escreve regularmente sobre investimento. Lecionou e prestou consultoria na área da engenharia financeira quantitativa e mercados financeiros, tendo trabalhado com instituições financeiras de topo em Londres, Paris, Zurique, Madrid, Frankfurt, Istambul, Budapeste, Nova Iorque, Tóquio e Singapura. Colaborou durante três anos com o Departamento de Finanças Empresariais do UBS na avaliação de empresas e preparação de OPV´s em Londres, Zurique e NY. Dirigiu e lecionou programas técnicos de formação financeira no Instituto Mercado de Capitais da Bolsa de Derivados do Porto. Fez parte do corpo docente da Universidade Católica Portuguesa, tendo sido diretora e lecionado o Mestrado em Finanças. Foi quadro do BPA. É licenciada em Gestão de Empresas pela U.Minho e Mestre em Finanças pela Universidade de Lancaster. A sua tese de mestrado sobre modelização da curva de rendimentos é considerada uma peça de investigação excecional.

Grupo Frenesim

Music Performers
O Frenesim é um espaço aberto, performativo e de reinvenção. Com um repertório informal, pertence a todos quantos tenham vontade de cantar porque cantar é, de facto, para todos: os altos, os baixotes, os flácidos e os magricelas, os que têm voz de ronca ou os que cantam para dentro. Os ensaios semanais são um pretexto para sair da rotina e, com confiança e trabalho de equipa, experienciar novas táticas e fórmulas, onde há espaço para cada um: para os que cantam, para os que dançam, para os que contracenam ou simplesmente para os que gostam apenas de conviver e comer uma fatia de bolo. Desejam que mais paixões se descubram, mais mundos se juntem e mais pessoas abram a boca para cantar!

Isabel Paiva de Sousa

Consultant and Researcher
Trabalha há duas décadas na área de gestão de pessoas e liderança de equipas, em especial na indústria têxtil e retalho automóvel. Desenvolve o seu trabalho como consultora na gestão de pessoas, apoiando empresas nos seus processos de desenvolvimento de competências e criação de valor. Possui enorme experiência como formadora em negociação e liderança, em diversos setores de atividade incluindo banca, farmacêutica, alimentar, administração pública, construção civil, mobiliário, têxtil, automóvel, saúde e energia. Participou como oradora em várias conferências nacionais e internacionais (Norte Yoga, European Assocation of Work and Organizational Psychology, European Conference of Positive Psychology) sobre temas como psicologia positiva, liderança transformadora e gestão das emoções. Doutoranda na FEP, é docente convidada desta instituição e diretora de programas e docente na PBS, desenvolvendo trabalho como investigadora na área da psicologia positiva e felicidade no trabalho.

João Monteiro

Science Communicator
Licenciado em Biologia e atualmente a desenvolver o doutoramento em "História, Filosofia e Património da Ciência e Tecnologia" pela Universidade Nova de Lisboa. Tem trabalhado na área da comunicação de ciência, de onde se destaca a sua colaboração com a imprensa escrita e a co-criação da COMCEPT - Comunidade Céptica Portuguesa, da qual é vice-presidente. É co-autor do livro "Não se deixe enganar".

Luís Fernandes

Psychologist
Luís Fernandes é professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde leciona desde 1985. Distinguido em 1998 com o prémio Fernand Boulan da Association Internationale de Criminologues de Langue Française e em 2014 com o Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto, é membro da comissão de ética da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Tem publicados cerca de 150 títulos, entre artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, capítulos em obras coletivas e livros. O tema central dos seus trabalhos de investigação é a caracterização do fenómeno da droga em contexto urbano, uma ecologia social dos atores e dos territórios psicotrópicos. A evolução conflitual deste fenómeno nos grandes espaços urbanos conduziu-o à pesquisa sobre o sentimento de insegurança, a marginalidade e a expressão socioterritorial dos processos de segregação e de produção de desigualdades.

Marcos Piangers

Journalist and Writer
Marcos Piangers é especialista em novas tecnologias, criatividade e inovação e uma das maiores referências sobre a paternidade no Brasil. Radialista, apresentador, colunista, repórter e escritor, é autor do best seller “O Pai é Top” (“O Papai é Pop” no Brasil), um livro que nos conta com sensibilidade e humor os erros e sucessos dos pais modernos. É seguido por mais de 3,2 milhões de fãs no Facebook e os seus vídeos contam com mais de 300 milhões de visualizações. Foi orador três vezes em eventos TEDx no Brasil e trará ao palco do TEDxPorto o tema da ligação entre pais e filhos e como se consegue desenvolver uma relação de confiança entre os dois. Haverá alguma fórmula de sucesso?

Mariano Sigman

Neuroscientist
Diretor do laboratório de neurociências da Universidade Di Tella em Buenos Aires, um grupo interdisciplinar de que fazem parte físicos, psicólogos, biólogos, engenheiros, cientistas educacionais, linguistas, matemáticos, artistas e cientistas de computação. Desenvolveu uma abordagem empírica e teórica sobre os processos de tomada de decisões e a forma como o conhecimento atual do cérebro pode melhorar a prática educacional. Promoveu inúmeras interações entre investigadores com representantes de diferentes áreas da cultura humana. Desenvolveu uma importante atividade na comunicação da ciência, conduzindo programas de televisão e rádio, assim como com a publicação do bestseller “The Secret Life Of The Mind. How Our Brain Thinks, Feels And Decides”. Estudou física na Universidade de Buenos Aires, fez o doutoramento em neurociências em Nova Iorque e é pós-doutorado pelo College de France, em Paris. Em 2016 recebeu a medalha Pio XI da Pontifícia Academia das Ciências.

Marta Cunha

Customer Insights Expert
Marta Cordeiro e Cunha é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. O estudo foi aliado ao trabalho, uma vez que participou ativamente na Associação Internacional de Estudantes, AIESEC, com a missão de contribuir para a paz e o desenvolvimento do potencial humano. Em 2000 a Marta ingressou na Sonae, no setor do retalho. Ao longo da sua carreira passou por diferentes áreas, nomeadamente Gestão de Preço, Gestão Comercial, Logística e Gestão de Inovação. Em 2014, acumulou mais estudo ao seu trabalho, através da realização do MBA Executivo da Porto Business School. Dados os resultados académicos e características pessoais, recebeu o Prémio MBA Student of the World atribuído pela Associação de MBAs (AMBA). Atualmente, a Marta é Head of Customer Insight, com responsabilidade de integrar a visão do Cliente em todos os processos de decisão da empresa. É ainda Professora em Escolas de Gestão em áreas como Inovação, Criatividade e Customer Centricity.

Moran Cerf

Hacker, Neuroscientist, Business professor
Neuroscientist and business professor at the Kellogg School of Management and the neuroscience program at Northwestern university. Member of the institute on complex systems. Helps individuals and businesses harness the current knowledge of the brain to improve thinking and understanding of customers and business decisions. His academic research uses methods from neuroscience to understand the underlying mechanisms of our psychology, behavior changes, emotion, decision making and dreams. Recently, his research has addressed questions pertaining to the neural mechanisms that underlie decision-making, thereby offering a new perspective on predicting future choices and investigating how much free will we have in our decisions. Studies patients undergoing brain-surgery by recording the activity of individual nerve cells using electrodes implanted in the patient's brain. Holds a Ph.D in neuroscience from Caltech, an MA in Philosophy and a B.Sc in Physics from Tel-Aviv University.

Pedro Miguel Silva

Management Consultant
"O adulto médio gasta hoje cerca de 6 horas do seu dia, ou um terço do tempo em que está acordado, a consumir conteúdos em dispositivos digitais. Uma grande parte da nossa vida, e algumas das melhores partes, é hoje passada em frente a um ecrã. As pessoas, coisas e lugares que por aí entram na nossa casa são tão verdadeiras e tão próximas como as que entram pela “vida real”. Temos maior confiança e intimidade com os membros da nossa “tribo” que nos chegam do outro lado do mundo do que com o vizinho do lado. Pedro Miguel Silva defende que temos de ir buscar de volta tempo aos ecrãs para o “devolver” à comunidade de amigos, colegas ou vizinhos. Uma grande parte das tensões políticas e sociais que sentimos hoje deve-se à falta da empatia que se cria quando convivemos diariamente com pessoas de origens, vivências ou comunidades diferentes da nossa. É altura de a ir buscar de volta."

Sandra Costa

Engineer
Sandra Costa formou-se na Universidade do Minho, em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores. Terminou o seu doutoramento em 2014 focando a utilização de robótica afetiva para a intervenção em crianças com perturbações do espectro do autismo. Em 2015, decidiu mudar o seu percurso de carreira e enveredar na indústria integrando a primeira equipa de 6 elementos de desenvolvimento de SW da empresa Bosch Car Multimedia Braga. Neste momento, é líder de cerca de 20 engenheiros de SW que trabalham em sensores para futuramente serem integrados em sistemas de condução autónoma. É Guia de Portugal e jogou futebol federado durante 15 anos.

Zak Ebrahim

Author and Peace Activist
Zak Ebrahim was only seven years old when, on November 5, 1990, his father, El-Sayyid Nosair, shot and killed the leader of the Jewish Defense League. While in prison, Nosair was sentenced to multiple life sentences for his role in the Day of Terror Plot. After his father’s incarceration, his family moved more than twenty times, haunted by and persecuted for the crimes of his father. Though his radicalized father and uncles modeled fanatical beliefs, the hateful ideas never resonated with the shy, awkward boy. The older he grew, the more fully Ebrahim grasped the horrific depths of his father’s acts. The more he understood, the more he resolved to dedicate his life to promoting peace. After several years of hiding his true identity Zak began to speak publicly about his personal path to peace. Zak currently travels the world giving lectures about his life story.

Organizing team

Norberto
Amaral

Porto, Portugal
Organizer

pedro
geraldes santos

Porto, Portugal
Co-organizer
  • Ana Fernandes Martins
    Partnerships/Sponsorship
  • Artur Freitas
    Curation
  • Bruno Pereira
    Team member
  • Carolina Ferreira da Silva
    Team member
  • Carolina Enes
    Marketing/Communications
  • Ivo Alexandre Santos
    Partnerships/Sponsorship
  • Joana Morgado
    Marketing/Communications
  • Jorge Martinho
    Marketing/Communications
  • Luis Pinto de Sousa
    Operations
  • Marconi Pereira
    Team member
  • Mariana Santos
    Marketing/Communications
  • Miguel Ferreira
    Partnerships/Sponsorship
  • Paula Miranda
    Operations
  • Pedro Sousa
    Team member
  • Raquel Correia
    Operations
  • Sérgio Carmo
    Operations
  • Sílvia Vilas
    Curation
  • Teresa Carvalho
    Team member