PassoFundo
x = independently organized TED event

Theme: Universo em expansão

This event occurred on
September 23, 2017
11:00am - 1:00pm -03
(UTC -3hrs)
Passo Fundo, Rio Grande do Sul
Brazil

Modelo de conferências aclamado no mundo todo, TEDx, ganha sua segunda edição em Passo Fundo

A conhecida série de conferências surgida nos EUA há quase três décadas, TED (em português: Tecnologia, Entretenimento, Design), ganhará seu segundo evento TEDx em Passo Fundo.

Tendo como base o sucesso de sua última edição, realizada em 2015, a organização do TEDxPassoFundo repete a experiência de realizar o evento na cidade no dia 23 de setembro de 2017, trazendo grandes nomes do empreendedorismo, artes, psicanálise, filosofia, saúde, entre outras áreas que irão compartilhar grandes insights com o público Passo-Fundense através de suas histórias inspiradoras e de seu pioneirismo em diversos campos do conhecimento.
TED é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque e Vancouver, dedicada a “espalhar boas ideias”, sendo referência como uma das principais plataformas de divulgação de tecnologia, ciência, artes através de seus eventos e canais. Para permitir que o modelo de conferências TED pudesse se espalhar pelo mundo, a organização TED criou o formato TEDx, que concede licenças para que interessados em promover boas ideias em suas cidades organizem independentemente eventos nos moldes das conferências internacionais TED.
No ano de 2014, Rafael Figueiredo, um jovem de 22 anos entusiasta das palestras TED, teve concedido seu pedido para realizar um evento TEDx em Passo Fundo, e desde então os vídeos produzidos na primeira edição do evento já contam com mais de 400 mil visualizações na internet. O evento é organizado de forma voluntária por uma equipe de 12 pessoas e neste ano conta com o patrocínio da faculdade IMED.
Entre os palestrantes desta edição estará o renomado psicanalista Jorge Forbes que comanda o programa “Terradois” com abrangência nacional pela TV cultura; também participa do evento o conhecido mestre em meditação Satyaprem, o empreendedor Gustavo Tanaka, a soprano japonesa Eiko Senda entre outros nomes de grande projeção nacional e internacional.
O evento ocorre em um formato de imersão, acontecendo das 9hrs da manhã até as 18hrs; período no qual palestrantes e participantes interagem diretamente em quatro grandes intervalos repletos de atividades paralelas, desafios, surpresas e grandes ideias e parcerias tomando forma. O evento é pensado como uma experiência intensa para expandir ao máximo o universo pessoal de todos seus participantes.
O mundo está crescendo, o universo expandindo e você está indo para aonde?
Esta é a provocação proposta pelo TEDxPassoFundo 2017, você sabe realmente o que quer? Sabe por que faz o que desempenha? Sabe se deseja aquilo que busca?
Os 12 palestrantes selecionados para o evento são personalidades conhecidas que se dedicam a pensar além de como fazer sobre o porquê fazer e o que fazer. As grandes revoluções de nosso tempo Genética, robótica, internet, nanotecnologia, talvez nos tragam o poder necessário para realizarmos tudo, e o que faremos com este poder?

As inscrições para o evento serão abertas no dia primeiro de setembro quando, também, será anunciado oficialmente o local do evento, que ainda está sob suspense, e podem ser acessadas através do site tedxpassofundo.com.br e da página facebook.com/tedxpassofundo

Palestrantes:

Eiko Senda
Soprano japonesa, mundialmente premiada em suas interpretações operísticas, já tendo sido reconhecida pelo concurso Maria Calas, o prêmio de Patriota Cultural Japonês e a Federação das Mulheres pela Paz Mundial.
Jorge Forbes
Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981.
Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral.
Criador do Programa TERRADOIS para a TV Cultura. Autor de vários artigos e livros incluindo “Psicanálise do Século XXI” pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2013
Maurício Schneider
Cidadão do mundo empreendedor e sonhador, um jovem que rodou o mundo trabalhando em mais de 60 países em busca de novas experiências e aprendizados pessoais e profissionais. Teve como mentores grandes CEOs, como o Ralph Hamers do Banco ING e Jan Mühlfeit, Chairman da Microsoft na Europa, foi presidente da AIESEC no Brasil e Vice Presidente da AIESEC Internacional. Maurício é CEO do Administrar é Preciso e sócio da renomada empresa de games Imagnation Studios, que em 2015 foi responsável pelos lançamentos dos principais jogos de realidade virtual do mundo, como Angry Birds, e que em 2016 passou por acelerações na Malásia e na Califórnia, no Vale do Silício. Participa também de projetos inovadores, como o da Empresa Solubio, que desenvolveu tecnologias para reduzir a utilização de produtos químicos na lavoura através do uso de defensivos biológicos.
Satyaprem
Satyaprem é um dos maiores mestres em meditação da atualidade, viveu imerso sob os ensinamentos do místico indiano Osho, alcançando "um profundo estado de compreensão da realidade".
Sua inquietação a respeito da estrutura social o levou a estudar e se aprofundar também nas áreas da Psicologia, Semiologia, Filosofia, Pintura, Fotografia e Poesia.
Seu nome significa "Amor pela Verdade" e essa tem sido a sua expressão de vida compartilhada atualmente nas principais capitais da América Latina, EUA e Europa.
Em seus treze livros publicados, sendo dois deles em espanhol e um em inglês, Satyaprem propõe uma investigação direta a respeito de “Quem Somos”. Colocando em xeque conceitos como aqui e agora, livre arbítrio e a própria ideia de o que é meditação; tem como objetivo final demostrar uma nova perspectiva de mundo, além das limitações da mente racional.

Gustavo Tanaka
Gustavo Tanaka é escritor, empreendedor e facilitador de processos de autoconhecimento. Escreve suas reflexões e aprendizados sobre a vida e temas que vão da espiritualidade ao empreendedorismo, passando por autoconhecimento, colaboração e a criação de um novo mundo. Seus livros e textos têm ajudado milhares de pessoas a se conectarem a uma nova espiritualidade e apresentam uma visão cheia de esperança de um futuro de nossa sociedade.
Lucia Helena Galvão
Filósofa “à Maneira Clássica”, é professora pioneira da Nova Acrópole no Brasil, organização internacional que tem como objetivo a formação humana por meio da filosofia, dedicando-se a diversos temas como Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica entre outros. Já publicou livros de poesias e de crônicas inspiradas na temática filosófica clássica. Possui mais de 130 palestras disponíveis no canal da Nova Acrópole no YouTube, além de artigos e entrevistas em jornais, revistas e podcast’s em todo o Brasil.
Eduardo Corassa
Nutricionista clínico focado em dietas cruas e veganas. Idealizador do portal Saúde Frugal é escritor, palestrante, autor de seis livros, Youtuber e culinarista. Formado em Letras, especializado em Higiene Natural pela University of Natural Health. Tema de entrevistas de inúmeros programas de TV como Globo Repórter, Sem Censura, Câmera Record, com artigos publicados em diversas revistas na área de saúde e nutrição. Estudou crudivorismo e jejum no exterior com os principais líderes crudívoros do mundo. Há 11 anos vive em uma dieta exclusivamente crua de frutas e vegetais e há 9 anos leciona sobre a correlação entre saúde e alimentação.

Temática do Evento:

Bem-vindos ao novo mundo
Genética, robótica, internet, nanotecnologia; enquanto dormíamos nascia um novo mundo repleto de possibilidades, referencias, conexões; para quase todos neste planeta parece haver uma constante: o universo está em expansão. A ideia de o que é ser humano está em transformação e se parece fácil saber que a tecnologia avança, difícil é saber para onde desejamos ir; nós, os criadores do mundo e de suas maravilhas, precisamos falar sobre nossos propósitos, pensar sobre eles, os elaborar.
O mundo está crescendo, o universo expandindo e você está indo para aonde?
Esta é a provocação proposta pelo TEDxPassoFundo 2017, você sabe realmente o que quer? Sabe por que faz o que desempenha? Sabe se deseja aquilo que busca?
Em nosso evento teremos 12 palestrantes que se questionam além do como fazer, pensando sobre porquê fazer e o que fazer. As grandes revoluções de nosso tempo Genética, robótica, internet, nanotecnologia, talvez nos tragam o poder necessário para realizarmos tudo, e o que faremos com este poder?
O mundo novo é fantástico: traz maravilhamento e espanto, expectativa e ansiedade, amor e desapego, poder e vacuidade. O novo mundo existe em nosso gadgets, em nossos veículos, em nossas roupas; mas o novo mundo é sobretudo um olhar; um olhar único, possivelmente nunca testado, sobre o que exatamente estamos fazendo por aqui.
O novo dia chegou e estão postas na mesa todas as ferramentas necessárias para que uma grande obra seja realizada. Você pode, definitivamente pode, mas e agora, o que você fará?

Casa do bosque
Rua João Biazuz, 99072-820
Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 99072-820
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Passo­Fundo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriano Teixeira

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutor em Educação pela UFRGS; Atua como pesquisador colaborador no Departamento de Ciência da Formação da Universidade de Roma Três. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Inclusão Digital e coordenador das quatro primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers e Escola de Hackers Avançada da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, agraciados com o Prêmio Líderes & Vencedores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2015. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo.

Amilton Martins

Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação. Coordenador do Núcleo Norte Gaúcho de Letramento em programação do Instituto Ayrton Senna. Ministrante de Cursos e Oficinas sobre Metodologias Ativas e Uso de Tecnologia para a Educação do Século XXI. Pesquisador e curioso na área da Educação com foco em metodologias e tecnologias inovadoras com uso da Criatividade e Empreendedorismo. Tem atuação em atividades de gestão e planejamento de ONGs, formação de jovens em comunicação e liderança. Doutor em Educação com tese em Criatividade / Teoria do Flow usando Robótica Educacional.

Ana Goelzer

É publicitária e licenciada pelo TED para organizar o TEDxLaçador desde 2010. Atua como speaker coach, orientando as pessoas na elaboração do conteúdo de suas palestras, aulas e textos. É curadora de palestrantes para eventos. Adora escrever, perguntar e ter amigos nos quatro cantos do mundo. Uma de suas marcas é paixão com que realiza seus trabalhos, a outra é ser uma observadora privilegiada de tendências e comportamentos – na web e na vida, além de ter uma risada inconfundível.

Ana Cristina Ferrareze

Promotora de Justiça da Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo. Especialista em Direito Comunitário, com ênfase em Infância e Juventude; é palestrante e autora de vários artigos e projetos, nas áreas de saúde, educação e dignidade humana. Idealizou e articulou a criação das Promotorias Regionais da Educação do RS em parceria com Promotores de Justiça integrantes do Grupo de Trabalho da Educação. Inconformada, idealista, corajosa e eterna apaixonada.

Eduardo Corassa

Nutricionista clínico focado em dietas cruas e veganas. Idealizador do portal Saúde Frugal é escritor, palestrante, autor de seis livros, Youtuber e culinarista. Formado em Letras, especializado em Higiene Natural pela University of Natural Health. Tema de entrevistas de inúmeros programas de TV como Globo Repórter, Sem Censura, Câmera Record, com artigos publicados em diversas revistas na área de saúde e nutrição. Estudou crudivorismo e jejum no exterior com os principais líderes crudívoros do mundo. Há 11 anos vive em uma dieta exclusivamente crua de frutas e vegetais e há 9 anos leciona sobre a correlação entre saúde e alimentação.

Eiko Senda

Soprano japonesa, mundialmente premiada em suas interpretações operísticas, já tendo sido reconhecida pelo concurso Maria Calas, o prêmio de Patriota Cultural Japonês e a Federação das Mulheres pela Paz Mundial.

Elis Rosa Lima

Elis Rosa Lima é Bióloga, pós graduada em Psicologia Transpessoal e Educação ambiental é uma sonhadora, entusiasta pelo movimento de cultura de Paz e disseminadora da Educação da Consciência. Facilita grupos de autoconhecimento e da Pedagooogia 3000. Acredita que precisamos recordar a trabalhar em rede novamente unindo propósitos e intenções para reconstruir o mundo que queremos. É uma das co criadoras do movimento Mães de Uma Nova Escola e Idealizadora da Rede Beija-Flor- Educação Consciente como meio de transformação

George Guimarães

George Guimarães é empresário, nutricionista e ativista pelos direitos animais. Desde 2006 dirige a ONG VEDDAS, grupo presidido por ele e com ações de destaque no movimento de defesa dos animais no Brasil e no exterior. Como nutricionista, dedica-se à pesquisa, aconselhamento e consultoria em nutrição vegetariana em seu consultório em São Paulo, onde dirige a NUTRIVEG Consultoria em Nutrição Vegetariana, empresa pioneira na área no país. George ministra cursos e palestras sobre os temas nutrição vegetariana e veganismo no Brasil e no exterior, tanto em universidades quanto para o público em geral. Possui diversos trabalhos e artigos publicados em revistas científicas de alcance nacional e internacional.

Gustavo Tanaka

Gustavo Tanaka é escritor, empreendedor e facilitador de processos de autoconhecimento. Escreve suas reflexões e aprendizados sobre a vida e temas que vão da espiritualidade ao empreendedorismo, passando por autoconhecimento, colaboração e a criação de um novo mundo. Seus livros e textos têm ajudado milhares de pessoas a se conectarem a uma nova espiritualidade e apresentam uma visão cheia de esperança de um futuro de nossa sociedade.

Jorge Forbes

Jorge Forbes é psicanalista e médico psiquiatra. Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Criador do Programa TERRADOIS para a TV Cultura. Autor de vários artigos e livros incluindo “Psicanálise do Século XXI” pelo qual recebeu o prêmio Jabuti 2013

Lucia Helena Galvão

Filósofa “à Maneira Clássica”, é professora pioneira da Nova Acrópole no Brasil, organização internacional que tem como objetivo a formação humana por meio da filosofia, dedicando-se a diversos temas como Sociopolítica, Filosofia da História, Introdução à Sabedoria Oriental, Psicologia, Simbologia Teológica entre outros. Já publicou livros de poesias e de crônicas inspiradas na temática filosófica clássica. Possui mais de 130 palestras disponíveis no canal da Nova Acrópole no YouTube, além de artigos e entrevistas em jornais, revistas e podcast’s em todo o Brasil.

Maurício Schneider

Cidadão do mundo empreendedor e sonhador, um jovem que rodou o mundo trabalhando em mais de 60 países em busca de novas experiências e aprendizados pessoais e profissionais. Teve como mentores grandes CEOs, como o Ralph Hamers do Banco ING e Jan Mühlfeit, Chairman da Microsoft na Europa, foi presidente da AIESEC no Brasil e Vice Presidente da AIESEC Internacional. Maurício é CEO do Administrar é Preciso e sócio da renomada empresa de games Imagnation Studios, que em 2015 foi responsável pelos lançamentos dos principais jogos de realidade virtual do mundo, como Angry Birds, e que em 2016 passou por acelerações na Malásia e na Califórnia, no Vale do Silício. Participa também de projetos inovadores, como o da Empresa Solubio, que desenvolveu tecnologias para reduzir a utilização de produtos químicos na lavoura através do uso de defensivos biológicos.

Satyaprem .

Satyaprem é um dos grandes mestres em meditação da atualidade. Sua inquietação a respeito da estrutura social o levou a estudar e se aprofundar também nas áreas da Psicologia, Semiologia, Filosofia, Pintura, Fotografia e Poesia. Seu nome significa "Amor pela Verdade" e essa tem sido a sua expressão de vida compartilhada atualmente nas principais capitais da América Latina, EUA e Europa. Em seus treze livros publicados, sendo dois deles em espanhol e um em inglês, Satyaprem propõe uma investigação direta a respeito de “Quem Somos”. Colocando em xeque conceitos como aqui e agora, livre arbítrio e a própria ideia de o que é meditação; tem como objetivo final demostrar uma nova perspectiva de mundo, além das limitações da mente racional.

Silvia Masilha

Silvia Mansilha é relações Públicas formada pela Unisinos, com experiência em gestão de empresas, deixou o mundo corporativo para ser uma ativadora de redes que tem como propósito construir um mundo mais pacífico. Acredita que a transformação é possível a partir da consciência de cada um e da união de todos. Co-criadora da REDE PELA PAZ. Entusiasta da comunicação positiva e colaboradora no programa BEMMAIOR em Porto Alegre, focado no autoconhecimento, saúde emocional e elevação da consciência social.

Organizing team

Rafael
Figueiredo de Souza Jr.

Passo Fundo, Brazil
Organizer