Coimbra

x = independently organized TED event

Theme: The dream is what drives us!

Coimbra, Portugal
October 19th, 2013

Watch video from the event

Please install flash player to see this video.

More videos from the TEDx YouTube Channel »

View photos from the event on Flickr

About this event

“Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.
Chegamos? Não chegamos?
- Partimos. Vamos. Somos.”
(Sebastião da Gama, 1924 – 1952)

A quarta edição do TEDxCoimbra realizou-se no passado dia 19 de Outubro de 2013 com o mote: “pelo sonho é que vamos!”.
Trata-se de um mote extraído do poema do poeta e professor português Sebastião da Gama, que reflete aquilo que o TEDxCoimbra pretende atingir enquanto espaço aberto de discussão e de partilha de ideias.

Confirmed Speakers

  • Adoa Coelho
    O que fez nestes anos: ganhou um prémio de pintura; estudou na faculdade de Belas-Artes do Porto sem terminar o curso; fez várias exposições colectivas; teve vários trabalhos em várias áreas; trabalhou com cavalos; com crianças; em publicidade; deu aulas; trabalhou nos correios; pintou profissionalmente. Estudou conservação e restauro. Praticou tiro com arco durante uns anos e sonhou ir aos Jogos Olímpicos. Mudou duas vezes de país. Casou. Atualmente vive na Alemanha e escreve; tem um livro editado e outros já escritos ou a terminar.
  • Aida Modeira da Silva
    Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, Mestre em Biotecnologia e Doutorada em Química no IST. Docente e Vice-Presidente da Escola Superior Agrária, do IPC. Integra ainda uma equipa que desenvolve projetos de base tecnológica, vencedora de vários prémios de empreendedorismo. É representante da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) na Divisão de Química Alimentar da Associação Europeia de Química e Ciências Moleculares (EuCHEMS).
  • diniz + ricardo cruz
    Projeto experimental, criado e desenvolvido por Frederico Dinis (laptop, effects) e Ricardo Cruz (live visuals), onde o som e a imagem são misturados ao vivo. Performance constituída por paisagens sonoras e excertos de filmagem, onde a narrativa visual é construída e misturada ao vivo conforme o desenrolar da música. Em cada apresentação são utilizados excertos de filmagens de forma a contar uma história em tempo real, tendo como ponto de partida sonoridades atmosféricas e minimalistas.
  • Fernando Seabra Santos
    Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra (1977) concluiu o Doutoramento de Estado no Institut National Polytechique de Grenoble, na área de Oceanografia Física. Docente da FCTUC desde 1978, lecionou igualmente na Université Scientifique et Médicale de Grenoble, no Departamento de Física da Universidade de Lisboa, no Institut National Polytechnique de Grenoble e na Universidade de Brasília. Foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC. Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra entre 1998 e 2003 e Reitor da mesma Universidade entre 2003 e 2011. Nesta funções, esteve na origem da criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do Museu da Ciência, tendo lançado e coordenado durante oito anos a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade. Foi ainda presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas entre 2007 e 2010 e, no mesmo período, membro do Conselho da Associação de Universidades Europeias. Foi um dos fundadores da Brigada Vitor Jara, na qual participou desde 1975 até 1988. Lançou em 2011 o CD “Hoje” com letras e músicas de sua autoria e que contou com as participações especiais de nomes como Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino. Em novembro de 2012 criou a empresa Friday, Ciência e Engenharia do Lazer, Lda. É atualmente coordenador do centro de congressos, artes e espetáculos que está a ser construído no antigo Convento de S. Francisco.
  • Filipe Melo
    Artista multi-facetado, foi detido por pirataria informática aos 15 anos. Optou então por se dedicar ao piano, em especial ao jazz e à improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. É também professor, arranjador e orquestrador. Conta com mais de 15 discos gravados. Dedica-se também ao cinema. Na banda desenhada, é o criador dos livros “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”. Em 2013, foi escolhido pelo jornal Expresso como uma das 40 promessas portuguesas.
  • Henrique Madeira
    Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra com responsabilidade nas áreas de Inovação, Recursos Humanos e Novos Públicos. É Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A sua actividade científica centra-se nas áreas de computadores tolerantes a falhas, segurança em sistemas informáticos e bases de dados. Tem mantido intensa actividade na coordenação de projectos de interligação entre a Universidade, empresas e outras instituições. Foi sócio fundador da empresa Critical Software.
  • Joana Branco e Nuno Faustino
    Joana é licenciada em Bioquímica e André é licenciado em Biologia e mestre em Microbiologia Molecular. Conheceram-se quando Joana terminava a licenciatura, e André começava o doutoramento. Rumaram a Houston nos Estados Unidos para fazerem doutoramento em Ciências Biomédicas. Depois de 5 anos neste país, sentem que é altura de regressar a Portugal, às suas origens e tentar criar algo de novo. Em 2006 regressam a Portugal e criam uma empresa de biotecnologia Um acredita que o sonho comanda a vida, o outro que a vida comanda o sonho. Mas ambos concordam que sem sonho não há vida.
  • João Moreira
    Nasceu em Coimbra, em 1980. Estudou Pintura e Argumento para Audiovisuais. Trabalha como guionista desde 2007, e em 2008, criou, com dois colegas, a personagem Bruno Aleixo, trabalho pelo qual é mais reconhecido. É vocalista da banda performativa The Macaques, desde 2011.
  • José Luís Pio Abreu
    Médico psiquiatra no Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra e Professor da Faculdade de Medicina. Durante os longos anos de actividade exerceu e orientou investigação nos campos da Psicopatologia, Psicologia Biológica, Psicoterapias e Filosofia da mente. Tem várias dezenas de artigos publicados em revistas científicas. Tem nove livros publicados. Desde sempre exerceu actividade cívica, incluindo colunas e artigos de opinião em jornais de âmbito nacional.
  • José Valente
    Compositor e violetista. Estudou viola d’arco no Kaertner Landes Konservatorium na Áustria e jazz na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova Iorque. Está neste momento a fazer um Doutoramento em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da UC. Trabalhou com, Paquito d’Rivera, Dave Douglas, Don Byron, entre outros, e já tocou no Dizzy’s Club at Lincoln Center, Carnegie Hall (solista convidado) e Union Square Park (concerto a solo), entre outros. Artista residente na Djerassi Residency Artists Program, na Califórnia.
  • Luís Pedro Nunes
    É comentador do programa Eixo do Mal na SIC Notícias e tem uma crónica semanal no Expresso. Foi fundador do Público, passou pelo Independente e seguiu para o universo das dot.com. Foi consultor de comunicação de crise da EDP, até regressar aos jornais como director do Inimigo Público. Em 2012 foi considerado pelo Diário Económico um dos oito cronistas mais influentes de Portugal. É associado das Produções Fictícias e desdobra-se em múltiplas actividades ligadas a diversos aspectos da comunicação contemporânea.
  • Mário Montenegro
    É encenador, actor, dramaturgo e investigador. Licenciado em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, mestre em Texto Dramático pela Universidade Porto e doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, investigando as intersecções entre teatro e ciência. É fundador e director artístico da marionet desde 2000, uma companhia de teatro que aborda temas científicos em palco. É também membro da direcção da MAFIA.
  • Nó Cego
    Um Nó Cego ata Rita Joana e Pedro Vitorino neste projeto musical nascido em Coimbra. Feito de dualidades e vivências, relatadas por uma voz honesta vestida de influências de música tradicional portuguesa, como não podia deixar de ser, mas também de outros cantos do globo. Instrumentos como a guitarra, o bandolim, o violino, o acordeão, o contrabaixo, dão a este Nó Cego um sabor étnico, quase de World Music. Uma construção intimista que sugere uma audição tranquila, de interpretação pessoal, quase ilícita…
  • Raimundo Mendes da Silva
    Tem 53 anos e é professor de Engenharia Civil na Universidade de Coimbra, onde, de 2002 a 2011, foi Pró-Reitor nas áreas das infraestruturas, segurança e ambiente. Durante dez anos participou na coordenação da candidatura a Património Mundial da UNESCO “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia”, aprovada no Camboja 22 de Junho de 2013 na Assembleia do Comité do Património Mundial, onde esteve do primeiro ao último minuto.
  • Rui Bebiano
    Professor de história contemporânea na Faculdade de Letras de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais e Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Publica, para além de livros sobre temas de história, artigos académicos e de opinião, crónicas, críticas, ensaios e traduções distribuídos por jornais, revistas, dicionários e outras publicações. Trabalha atualmente em temas de história cultural e política, dedicou-se ainda a temas de cibercultura e de história da leitura.
  • Ruy de Carvalho
    É um dos maiores Actores Portugueses de sempre. Iniciou-se no teatro como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, estreado-se profissionalmente em 1947, no Teatro Nacional. Emprestou por diversas vezes a sua voz ao cinema e à publicidade, e participou em inúmeras peças de teatro, filmes, séries e telenovelas. Recebeu ao longo da sua longa carreira inúmeras distinções e prémios, tendo sido escolhido pelo povo português como um dos cem maiores portugueses de todos os tempos, ocupando o 50º lugar.
  • Shahd Wadi
    Palestiniana, entre outras possibilidades, mas a liberdade é sobretudo palestiniana. Procura as suas resistências através dos feminismos palestinianos dos corpos ocupados, agora através do projecto de doutoramento em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra sobre as narrativas artísticas dos corpos das mulheres palestinianas e em que considera as artes um testemunho de vidas. E também da sua.
  • Simone Fragoso
    Licenciada em Animação e Teatro e em Educação Musical, tendo frequentado o Conservatório de Música. É Professora de 1º ciclo na área de Música e frequenta o Mestrado em Música. É Atleta Olímpica de Natação, sendo recordista nacional, tendo ganho várias medalhas em Campeonatos Mundiais e da Europa. Participou nos Jogos Olímpicos que decorreram em Pequim, em 2008, e em Londres, em 2012. Define-se como sendo “uma pessoa Transparente como a água”.
  • Teresa Lamas Serra
    Vive no Porto. É professora no Colégio das Caldinhas em S.Tirso. Licenciada em Ciências Religiosas pela UCP – Porto,
Investigadora-colaboradora do Inst. Filosofia da Faculdade de Letras da UP no âmbito do Projecto “Filosofia com Crianças e Jovens”. Curso Profissional de Fotografia no IPF – Porto.
 Apaixonada pelo ensino, arte, desporto, viagens e por Portugal. Fascinada por árvores, por rostos desalinhados, pela Luz dourada, pelo Azul e pela palavra “Criar”.

Venue and Details

Teatro Académico de Gil Vicente
Praça da República
Avenida Sá da Bandeira
Coimbra, 3000-343
Portugal
More about the venue »

Event Type (what is this?) Standard

This event occurred in the past.
See more TEDxCoimbra events »

Organizer 5636acbed53ce7528cf3b4f71abf67f2ed476ec3_165x165

Frederico Dinis
Coimbra, Portugal

View Profile »