Feira

x = independently organized TED event

Theme: Criatividade Urbana

Santa Maria da Feira, Portugal
September 21st, 2013

Watch video from the event

Please install flash player to see this video.

More videos from the TEDx YouTube Channel »

View photos from the event on Flickr

About this event

Inspirar, sonhar, motivar e apaixonar são alguns dos objetivos primordiais do TEDxFeira, um evento realizado sob licença da TED, uma associação sem fins lucrativos, nascida nos Estados Unidos da América em 1984.
Anualmente, a TED organiza um grande evento onde se partilham ideias e se revelam experiências ao longo de uma semana, através de talks com duração máxima de 18 minutos assentes num modelo muito particular.
Bill Clinton, Bill Gates, Paul Simon, Al Gore, Bono Vox e tantos outros inspiraram para lá do continente americano, tornando o evento numa referência internacional. O sonho e a inspiração contagiaram o resto do planeta e nasceu a vontade de levar as conferências TED a outras cidades. Com isto surge o TEDx, um conceito que apresenta um modelo de organização independente, regendo-se pelo modelo de conferência TED, permitindo a implementação desta experiência em todo o mundo.
Santa Maria da Feira, uma cidade com olhos postos no futuro, mostrará ao mundo a importância de acreditar, de sonhar e de voar mais alto, com a realização do TEDxFeira.
Nesta primeira edição, uma equipa de feirenses leva a cabo a missão de transformar o sonho em realidade, sob o tema da Criatividade Urbana.
Dia 21 de Setembro de 2013, deixamos o mote para quatro sessões de intensa partilha em que daremos asas à imaginação e à capacidade de criar, sem barreiras, obstáculos ou preconceitos.
O Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira será o palco para um dia único em que contamos com a tua participação!

Confirmed Speakers

  • Leonel Moura
    Artista pioneiro da Arte Robótica, Leonel Moura, nascido em Lisboa, em 1948, tem desenvolvido um vasto trabalho de aplicação da inteligência artificial, robótica e, em geral, das máquinas inteligentes à arte. Em 2003 criou uma primeira geração de robôs pintores, capazes de produzir, de forma autónoma e baseados no comportamento emergente, obras de arte originais. O robô RAP que se encontra em exposição permanente no Museu de História Natural de Nova Iorque e o Robotarium de Alverca que se apresenta como o "primeiro jardim zoológico do mundo dedicado à vida artificial" são algumas das suas obras mais marcantes. O Design, a Criatividade, a Inovação e as Cidades são outros eixos constantes da reflexão do artista, que se exprime regularmente enquanto colunista do Jornal de Negócios. Em 2009 foi nomeado Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação.
  • Flávio Gart
    Flávio Gart é Carioca, adora caipirinha, amigos, bichos e coisas diferentes. Tem uma relação duradoura com a sua "namorada" que é de origem italiana, mas atende pelo nome de "Carioca", a sua Vespa. O Flávio questiona quase tudo, senão mesmo tudo. Entrou no mercado de trabalho ainda muito novo, aos 14 anos, passando por diferentes empresas, entre elas algumas de grande reputação, como a Vodafone Portugal. Estudou Marketing no IPAM, orientando o seu percurso profissional em torno da criatividade, sendo hoje o responsável criativo da Bazooka, uma agência especializada em Marketing de Guerrilha, onde as ideias são levadas ao extremo. O seu percurso cruza-se com inúmeros projetos, estando recentemente na génese do maior álbum fotográfico do mundo: “Portugal, o Melhor Destino”. Flávio Gart promete irreverência e criatividade com muitas surpresas.
  • Frederico Martins
    Frederico Martins é engenheiro agrónomo, ou melhor, Licenciou-se nessa área, mas desde cedo a fotografia foi a sua grande paixão. Há muito que transformou o hobby em profissão. Primeiro no fotojornalismo, quando uma viagem a Angola lhe abriu portas para um prémio internacional em Paris e, depois, lhe permitiu a entrada num grande grupo editorial português. Ao longo do tempo foi apostando na formação e o destino levou-o ao mundo da moda, onde se sente em casa. Em 2009 foi considerado a revelação na fotografia de moda em Portugal nos Revelation Awards. O seu trabalho está à vista em diversas publicações internacionais como a Vogue, a Elle, a GQ, a MAXIM ou a Dsection. Apesar de ser natural de Santa Maria da Feira, a sua casa é o mundo. Hoje divide o seu trabalho entre o Porto e Londres, por entre muitas viagens, prémios e nomeações.
  • Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira começou a estudar música aos 9 anos de idade, em Santa Maria da Feira. Em 2003 rumou à Africa do Sul para prosseguir os seus estudos, e em 2004 tornou-se aluno de Caio Pagano e Paulo Alvares na ESART, em Castelo Branco. Solista desde muito novo, deu aos 16 anos o seu primeiro concerto com orquestra, que teve lugar no Teatro S. Luiz (Lisboa), sob a batuta do maestro Osvaldo Ferreira. Músico ativo, Ricardo Vieira apresenta-se como solista em música de câmara em diversas cidades de Portugal e no estrangeiro (Holanda, França, Alemanha, África do Sul, Japão, Cabo Verde, Espanha). Atualmente, e a par da sua carreira como solista, Ricardo Vieira atua em duo com o pianista japonês Tomohiro HATTA. O projeto MusicOrba tem recebido as mais elevadas críticas e atenção do público e imprensa internacionais. Em paralelo, Ricardo Vieira exerce uma intensa atividade pedagógica, tendo lecionado nos conservatórios do Havre, Epône e no centro YAMAHA MUSIC EUROPE. Atualmente dirige as aulas de piano dos Conservatórios de Música de Chatêaufort e Garèncieres, em França.
  • Carlos Martins
    Carlos Martins é um dos maiores impulsionadores das indústrias criativas em Portugal. Apesar da sua formação de base em Economia, o seu percurso profissional cruzou-se desde cedo com a programação cultural e a dinamização turística das cidades. Atualmente é Presidente da ADDICT, a plataforma que coordena as indústrias criativas em Portugal e, entre muitas outras, foi fundador e assume a direção executiva da OPIUM, a primeira empresa a operar em Portugal no setor das indústrias criativas. No seu percurso de sonho, criatividade e inovação, desenvolveu inúmeros eventos e projetos, que culminaram com a direção executiva da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
  • António Pedro Moreira
    António Pedro Moreira é natural de Vale de Cambra e licenciou-se em Psicologia na Universidade de Coimbra. Até aqui, um percurso normal para um jovem nascido em 1984. Porém, o percurso de vida de António Pedro Moreira é bem mais do isso. Consciente da dificuldade em obter emprego na área de psicologia em Portugal, e fascinado pela aventura, rumou à Noruega e posteriormente Inglaterra para trilhar a sua profissão. Mas neste percurso invulgar, e por mais que apreciasse a sua profissão em Terras de Sua Majestade, decidiu seguir o seu verdadeiro sonho, e... despediu-se para ir viajar! Agarrou o continente Euroasiático e fez cinquenta mil quilómetros por terra ao longo de quase quarenta países. Regressado à nação (por agora) vive entre boleias e aventuras, escrevendo e partilhando as suas estórias com quem as quer ler.
  • José Vieira
    José Vieira é o administrador da única fábrica de lápis existente em Portugal. Inovação é uma palavra que rege o seu quotidiano, de tal forma que, com elevadas doses de criatividade, soube transformar uma fábrica com 100 anos numa antiga e inovadora marca de reconhecimento internacional. José Vieira é um exemplo raro de como uma herança familiar se pode transformar numa oportunidade. A VIARCO aposta hoje na internacionalização e no desenvolvimento de produtos de valor acrescentado, abrangendo novos públicos e nichos de mercado e devolvendo ao público a necessidade de usar um lápis. Não baixando os braços, José Vieira acalenta o sonho de construir o “Museu do Lápis”.
  • Vasco Mendes
    Vasco Mendes nasceu no Porto em 1987 e desde muito cedo se dedicou a filmar e editar os seus vídeos, pedindo a amigos e família para serem os protagonistas. Um dia, roubou a câmara ao seu avô, para poder filmar um concerto, pois a sua primeira câmara deixou de funcionar. Pode-se dizer que a partir dai, a sua relação com a música e o ritmo começou a crescer, tendo realizado, até à atualidade, vários videoclips, documentários e curtas-metragens onde a música e ritmo assumem grande protagonismo. Mentor do projeto “The Framed World”, este surge não só como arquivo de filmagens e de fotogramas legendados de vídeos que o próprio filmou, do seu dia-a-dia, de viagens, de concertos, como também representa o arquivo dos seus videoclips, documentários e curtas-metragens.
  • José Manuel Cardoso
    José Manuel Cardoso tem 35 anos e é natural de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. Academicamente, apresenta formação nas áreas das Ciências Sociais e Gestão: Bacharelato em Administração Pública Regional e Local, Licenciatura em Relações Públicas e Internacionais, Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, área na qual tem alguns textos publicados. Profissionalmente desempenhou funções no Pelouro da Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, entre junho de 1999 e julho de 2012, tendo sido responsável por diversas programações, nomeadamente, Festa das Fogaceiras, Animação Circulante da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, Encontros com a Música, e a direcção artística do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua no ano transato. Paralelamente, esteve envolvido em diversas outras produções, destacando-se: Festa das Cidades do Euro 2004, iniciativas diversas do Grupo Renascença, Serralves em Festa 2010, Manobras no Porto 2011, apenas para destacar algumas. Atualmente, desempenha funções de Diretor Regional no IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude. I.P. na zona Centro do País, cargo para o qual muito concorre a sua vasta experiência enquanto dirigente associativo.
  • Catarina Selada
    Catarina Selada é licenciada em Economia e Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia pelo ISEG-UTL. Encontra-se a frequentar o Programa de Doutoramento em “Governação, Conhecimento e Inovação” na Universidade de Coimbra. Trabalha na INTELI – Inteligência em Inovação, Centro de Inovação desde 2000, como Diretora do Departamento de "Cidades & Territórios". Neste âmbito, tem participado em diversos projetos europeus e nacionais centrados no desenvolvimento regional e urbano, sustentabilidade e economia criativa, nomeadamente Re-green – “Regional Policies towards Green Buildings” (INTERREG IVC), RENERGY – “Regional Strategies for Energy Conscious Communities” (INTERREG IVC) e Creative Clusters – “Creative Clusters in Low Density Urban Areas” (URBACT II). É também responsável pela iniciativa “Índice de Cidades Inteligentes 2020” e pela coordenação da Rede RENER – Living Lab para a Inovação Urbana, integrada por 25 cidades nacionais. Recentemente encontra-se envolvida no lançamento da iniciativa Smart Cities Portugal. É membro do Conselho Consultivo da Fundação Brasil Criativo (Aracaju, Brasil) e representante da INTELI nas seguintes associações/redes: “European Interest Group on Creativity and Innovation”, “European Network of Living Labs” e Induscria – Plataforma de Indústrias Criativas de Lisboa.
  • Francisco Coelho
    Francisco Coelho é Investigador, Formador e Docente.Professor Especialista, doutorando em Marketing na Universidade Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha; Mestre em Gestão de Empresas (2002) pela Universidade do Minho em Braga e Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing (1995), possui uma longa experiencia empresarial. Foi quadro de uma PME e desenvolveu atividades comerciais em vários países.Desde 1998 desenvolveu uma experiência diversificada no domínio da investigação aplicada e científica, tendo assumido a coordenação de projetos de investigação aplicada para empresas e instituições. Desde 1995 como Docente ao nível académico a experiência passou pelo IPAM, Instituto Português de Administração em Marketing – EGP, Escola de Gestão do Porto – CEDEPE – IPAM no Brasil entre outras, ao nível de graduação e pós-graduação e Instituto Politécnico de Coimbra quer ao nível da licenciatura quer ao nível de mestrado. Na investigação académica desenvolveu competências no domínio internacional, com particular ênfase no tópico Country of Origin Image, tendo participado em fóruns e publicado em fóruns internacionais.
  • Paulo Sérgio Pais
    Paulo Sérgio Pais é um apaixonado por Santa Maria da Feira. Apesar da sua formação de base em Economia, com reforço em Finanças, posteriormente a Gestão do Desporto e o Turismo, Cultura e Lazer, foram fazendo parte do seu percurso académico. Responsável pela implementação do sistema de certificação de qualidade nas piscinas municipais de Santa Maria da Feira, as primeiras piscinas públicas certificadas em Portugal corria o ano de 2004, o seu percurso, desde cedo, se revelou bem mais complexo, sendo hoje o desporto, a cultura e o turismo áreas de eleição para as suas atividades. Ao longo da última década foi responsável pelos maiores eventos e realizações da cidade de Santa Maria da Feira, estando associado a projetos como “Imaginarius”, “Terra dos Sonhos”, “24 horas a nadar”, “Eurozone”, “Festival da Juventude”, “Festival para Gente Sentada” e obviamente a “Viagem Medieval”. Paulo Sérgio Pais acompanhou o projeto medieval de Santa Maria da Feira desde a primeira edição - aí como visitante! Nos últimos anos foi o responsável para criação de uma dinâmica de sustentabilidade, assente em muita criatividade. Em 2013 publicou o livro Viagem Medieval em Terra de Santa Maria – A história e as estórias Com o testemunho de Paulo Sérgio Pais, conseguiremos fazer uma nova viagem, bem mais completa e emocionante ao interior da maior recriação medieval da Europa.
  • Rui Simão
    Rui Simão é o Coordenador Executivo da ADXTUR- Agência para o desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do PROVERE- Programa de Valorização Económica dos recursos Endógenos da Rede Aldeias do Xisto. Em 2003 finalizou o curso de Planeamento Regional e Urbano na Universidade de Aveiro e integrou o Centro de Estudos em Inovação e Dinâmicas Empresariais e Territoriais (CEIDET), no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro e em 2005 concluiu o Curso de Formação Especializada de Longa Duração em Inovação e Políticas de Desenvolvimento, na Universidade de Aveiro Rui Simão é especialista em Planeamento estratégico, desenvolvendo uma prospetiva económica e inovação territorial em projetos de turismo e desenvolvimento local. Ao longo do tempo desenvolveu competências na gestão de projetos de investimento público e privado, assim como, na gestão de candidaturas e de sistemas de incentivos ao investimento e na animação de redes e grupos de trabalho especializado.
  • Liliana Soares & Ermanno Aparo
    Liliana Soares, alfacinha, é professora adjunta no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora da licenciatura de Design do Produto. É investigadora no Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (CIAUD) e no Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura da Universidade de Aveiro (ID+). O seu interesse incide na teoria e crítica do design, semiótica e espaço, colaborando em revistas de design e de arquitectura e participando em diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do desenvolvimento do seu doutoramento na Universidade de Aveiro e bolseira da Fundação Euro-Arab (Espanha) no âmbito do desenvolvimento da sua tese de mestrado na Euro-Arab Management School. É designer pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Ermanno Aparo, siciliano (Itália), é licenciado em Arquitetura com especialização em Design de Equipamento pela Universitá di Palermo (Itália). Em 2001 obteve com distinção o Master em Design da Domus Academy de Milão (Itália). É Doutorado em Design pela Universidade de Aveiro, membro efetivo do Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura, da Universidade Técnica de Lisboa (CIAUD) e membro do GLODSUN ‐ Global Design Survey Network (Dinamarca). É membro de comissões científicas em revistas e congressos internacionais. Publica periodicamente artigos em revistas internacionais da especialidade e participa regularmente em conferências nacionais e internacionais. Atualmente, é professor adjunto e coordenador do Mestrado de Design Integrado do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Liliana Soares e Ermanno Aparo são autores do livro “Sei progetti in cerca d’autore” da Alinea Editrice, publicado em 2012.
  • Ivo Rocha
    Ivo Rocha tem 23 anos, completou o 12º ano e um curso de especialização tecnológica em banca e seguros. Mas o Ivo tem algo mais… aos 18 anos, um acidente deixou-o paraplégico. Para muitos isto seria o final da esperança, o término de um ciclo, a derradeira etapa de muitos projetos. Para o Ivo, o sucedido revelou-se uma oportunidade. Com uma garra e uma força extremas, os sonhos deixaram de ser miragens e transformaram-se em algo real. Hoje, é o capitão da Feira Viva Natação Adaptada e conta com 9 records nacionais nas classes S6/SB5 no seu currículo. Em paralelo, dedica o seu tempo à obtenção dos mínimos para provas internacionais, tendo como objetivo a participação nos Jogos Paralímpicos de 2016. Para o Ivo, o futuro constrói-se com pequenos passos, determinação e persistência.
  • Ljubomir Stanisic
    Ljubomir Stanisic é um chef de cozinha nascido em Sarajevo, que vive em Portugal desde 1997. Aos 35 anos, afirma que tem alma de português, de tal forma que a mostra além-fronteiras. Da sua formação em Belgrado até à abertura dos seus 3 restaurantes em Lisboa percorreu um longo percurso, que o levou, por exemplo, à eleição para Melhor Chefe de Cozinha do Ano 2005, pela Revista Néctar. Em 2011, foi jurado do MasterChef Portugal e no ano seguinte fez-se à estrada de autocaravana, percorrendo a Europa rumo a uma intensa interação com a cozinha dos locais de passagem. Ljubomir Stanisic vem ao TEDxFeira 2013 falar da sua experiência e contar as curiosidades das suas “aventuras culinárias”.

Venue and Details

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Avenida Dr. Belchior Cardoso da Costa
Santa Maria da Feira,
Portugal

Event Type (what is this?) Standard

This event occurred in the past.
See more TEDxFeira events »

Organizer 0cf0490754147004c30e4e68e15c667177496a58_165x165

Bruno Costa
Santa Maria Da Feira, Portugal

View Profile »
Sign in to send Bruno an email »

Organizer 5f8667955b79d8fe7d1b6e34cb0c15f8668b95e6_165x165

Daniel Vilar
Santa Maria Da Feira, Portugal

View Profile »
Sign in to send Daniel an email »

Team

César Coriolano
Fotografia/Voluntários
Filipe Valente
Multimédia
Hélder Pais
Speakers/Logística
João Pedro Azevedo
Design/Cenário
José Afonso
Multimédia
Sílvia Pinto
Logística/Voluntários/Orçamento
Sofia Afonso
Catering/Ticketing/Speakers
Rui Silva
Webdesign/Multimédia
David Costa
Tech Team
Alex Barone
Tech Team
Miguel Pinho
Tech Team