Ribeirão
x = independently organized TED event

Theme: How humanity can change the community?

This event occurred on
August 7, 2013
12:00am - 9:00pm BRT
(UTC -3hrs)
Ribeirão Pretp, SP
Brazil

TEDxRibeirão: Ribeirão Preto is one of the most important cities in Brazilian countryside. With more than 650.000 inhabitants, Ribeirão is a sugarcane industry center of international projection. It is the city where I currently live. The event will show actions that people performed which accomplished positive changes to the community. The main question of the event will be: “How can humanity* change the community?” referencing humanity both as adverb and noun. Experiences that happened in Ribeirão Preto or even in other brazilian cities have shown to be helpful in changing situations, either relating to the quality of a school, or activities brought to needy youngsters, or even paradigm changes regarding corporate involvement in social projects and so on.

FAAP - Ribeirão Preto - SP - Brazil
Avenida Independência, 3670 Jardim Califórnia
Ribeirão Pretp, SP, 14026-160
Brazil
See more ­T­E­Dx­Ribeirão events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Silva

Journalist, researcher, writer and PhD in Education
Jornalista, pesquisadora, escritora e doutora em Educação pela UFSCar. Ela se define como uma agente a favor da cultura e da educação e começou muito jovem. Aos 15 anos era vice presidente da AJA – Associação dos Jovens Artistas e participou da subcomissão de Educação e Cultura da Constituinte, em 1985. Foi a Brasília pedir aos parlamentares que faziam a Constituição, mais Cultura na Educação. Foi secretária da Cultura de Ribeirão Preto de 2009 a 2012 e ao deixar o cargo, se viu comprometida em reverter o que aprendeu para a sua cidade. Junto com outros pesquisadores fundou o IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais e, desde então, Adriana está convidando a todos a olharem para dentro com a proposta de descobrirmos juntos, que somos especiais e que temos muita responsabilidade para com o lugar onde vivemos. Ela defende que as cidades sejam mais criativas para o benefício de todos que moramos nelas.

Braz Nogueira

Degree in Philosophy, History, Pedagogy and specialization in Community Education
Formado em Filosofia, História, Pedagogia e especialização em Educação Comunitária. Foi professor de escolas públicas municipais, estaduais e particulares durante 19 anos. Atualmente é Diretor da EMEF. Pres. Campos Salles, localizada na Comunidade de Heliópolis, onde vem atuando há 17 anos com as lideranças da comunidade na busca da efetivação dos direitos da pessoa humana, principalmente o direito à educação de qualidade e o direito à paz. O foco do seu trabalho é a Gestão Participativa e a Construção da Cultura de Paz. A forte integração escola/comunidade, construída ao longo dos anos, possibilitou a aprovação de um projeto político pedagógico com base nos princípios da autonomia, da responsabilidade e da solidariedade, no final de 2005. A partir desta data, os espaços e tempos da escola foram reorganizados, o que vem propiciando o surgimento de um novo aluno e de um novo professor.

Carlos Goldenberg

Electrical engineer
Engenheiro Eletricista, formado em 1975, com ênfase em Eletrônica e Eletrotécnica, pela Escola de Engenharia de São Carlos , da Universidade de São Paulo. Logo após a formatura, desenvolveu e obteve o Mestrado em Engenharia Elétrica na mesma instituição. De longa data vem orientando os seus estudos e as suas atividades práticas na área de interesses comuns entre a Academia e a Empresa tendo sido, inclusive, um dos criadores do primeiro curso de Mecatrônica no Brasil; um dos fundadores de empresa inédita de alta tecnologia na cidade de São Carlos; diretor em grande empresa de base do setor privado e administrador em importante hospital filantrópico de São Carlos. É Professor da EESC-USP desde 1976, de onde ajuda a formar profissionais de variadas especialidades, mas que devem ter em comum e como tripé de conduta, o respeito ao passado, influência no presente e antevisão de futuro. Nesta direção, criou as disciplinas: "A Ética e a Responsabilidade Social em Engenharia"

Edmour Saiani

Engineer and CEO
ex-executivo de empresas nacionais, multinacionais, públicas e privadas. Apaixonado por construir causas empresariais e indignado com as coisas não tão certas que viu acontecer nas empresas criou a Ponto de Referência – única empresa do Brasil especializada em Construção de Cultura e Gestão de Atendimento e Serviços. "Alguém tinha que começar a ativar o lado humano da cabeça dos executivos do Brasil. A Ponto de Referência aprendeu e ainda aprende muito a ajudar nossos Clientes e suas empresas a se preocuparem mais com o lado humano dos negócios. O principal indicador que a Ponto de Referência ajuda a melhorar é: Elogios por dia. Ele é quem garante a sustentabilidade das marcas. Algumas companhias que a gente já ajudou e ajuda: L’Oréal, Whirpool, Mapfre, Natura, Oi, Johnson & Johnson, Michelin, Essilor. Temos costume de dizer que nossos verdadeiros Clientes são aqueles que nos contratam, não as suas marcas.”

Isadora Faber

Student and activist
Eu tenho 13 anos, estou fazendo essa página sozinha, para mostrar a verdade sobre as escolas públicas. Quero melhor não só pra mim, mas pra todos". Esse é o texto de apresentação dessa menina que tem hoje mais de 500 mil seguidores no Facebook. Com 13 anos e com vontade de corrigir erros dos adultos, ela conseguiu que sua escola melhorasse chamando atenção para os problemas corriqueiros que afetam a qualidade do ensino tornando-se uma amostra significativa de todas as escolas públicas do país. Ao denunciar as mazelas em seu blog, sofreu e sofre consequências dos menos esclarecidos que ainda teimam em conduzir as políticas públicas de educação como se fossem feudos, ou de pessoas que entendem que devemos fazer silêncio e não lutar pelos direitos. Isadora é o resgate da cidadania que todo adulto gostaria de realizar.

Jean Wyllys

Polític
tem uma história de envolvimento com trabalhos em favor da justiça social, de uma educação para a cidadania e para a valorização da vida, e em favor das liberdades civis, que remonta à sua adolescência, quando pertencia às pastorais da Juventude Estudantil e da Juventude do Meio Popular, e atuava nas comunidades eclesiais de base da Igreja Católica. Parceiro dos movimentos LGBT, negro e de mulheres, Jean Wyllys participa de ações que combatem a homofobia, a intolerância e o fundamentalismo religiosos, a discriminação contra o povo de santo, o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes, e as violências contra a mulher. Foi eleito deputado federal pelo PSOL-RJ para o mandato 2011-2015. É escritor, com três livros publicados; professor universitário Universidade Veiga de Almeida (UVA) e colunista da Carta Capital.

Karina Miotto

Jornalist and Activist
é comunicadora e jornalista ambiental. Gosta de morar em lugares diferentes (passou por Estados Unidos, Espanha e Itália) e, no Brasil, abre um sorriso enorme para contar que, além de São Paulo, sua cidade natal, viveu cinco anos na Amazônia, entre Manaus e Belém, “para sentir a floresta e aprender com ela”. Em território amazônico trabalhou para ONGs nacionais e internacionais e durante dois anos foi editora do site ((o)) eco. Atualmente encontra no Rio de Janeiro tudo o que a faz feliz em uma cidade: um trabalho que fala com seus ideais, natureza em volta, ciclovias, mar e a turma maravilhosa do Educação Gaia, um curso pautado na sustentabilidade em 4 pilares: social, econômico, ecológico e visão de mundo – "a definição do que é ser sustentável deve ser holística para ser completa”. Karina entrou de cabeça no mundo TEDx ao levar até Belém do Pará o TEDxVer-o-Peso, em 2011. É parte da comunidade TED Global.

Mara Mourão

Film-maker
cineasta. Atua como diretora, roteirista e produtora de filmes de longa-metragem, filmes comerciais e programas de TV e documentários.Pretende usar o cinema como ferramenta de transformação social. Escreveu, dirigiu e em alguns casos produziu 4 longa-metragens, 22 episódios de TV e vários comerciais. Seus dois primeiros longas foram comédias e foi depois do terceiro filme, "DOUTORES DA ALEGRIA", que sentiu na pele o impacto social que o cinema pode causar. Depois de inúmeras pessoas dizendo que o filme tinha mudado suas vidas, decidiu que queria seguir este caminho e partiu para a produção do "QUEM SE IMPORTA", um documentário sobre Empreendedores Sociais ao redor do mundo.Sua produtora, Mamo Filmes, realiza produções que são veiculadas em importantes emissoras tais como: TV Globo, Discovery Channel e FOX. Seu objetivo é realizar filmes que estimulem a audiência através de ideias inovadoras para a construção de um mundo melhor.

Marcia Tiburi

Degree in Philosophy and Arts and Master and PhD in Philosophy
graduada em Filosofia e Artes e Mestre e Doutora em Filosofia pela UFRGS. Publicou diversos livros de Filosofia, entre eles “As Mulheres e a Filosofia” (Ed. Unisinos, 2002), "O Corpo Torturado" (Escritos, 2004), "Diálogo sobre o Corpo" (Escritos, 2004), “Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero” (EDUNISC, 2008), “Filosofia em Comum” (Ed. Record, 2008), “Filosofia Brincante” (Record, 2010, indicado ao Jabuti em 2011), “Olho de Vidro” (Record 2011) e “Filosofia Pop” (Ed. Bregantini, 2011). Publicou os romances "Magnólia" (2005, indicado ao Jabuti em 2006), "A Mulher de Costas" (2006) e "O Manto" (2009) da chamada "Trilogia Íntima". Em 2012 lançou seu quarto romance “Era meu esse Rosto” (Record). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e colunista da revista Cult. Já deu aula em muitos lugares, já fez televisão, e adora andar por aí fazendo Filosofia com as pessoas.

Roberto Tranjan

Economist
Economista e Pós Graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Indignado com a ausência de significado no trabalho e na vida de pessoas e empresas, criou a Metanoia, um processo de educação de alto impacto que prepara líderes conscienciosos para a construção de empresas éticas, mais humanas e prósperas, a partir de uma nova percepção sobre o real significado do trabalho, dos negócios e da riqueza. Atua como Pesquisador, Escritor, Educador, Conferencista e Empresário. Autor dos livros "A Empresa de Corpo, Mente e Alma", "Metanoia", "Pegadas" e "Rico de Verdade".

Organizing team

Francisco
Santos

Sao Paulo, Sp, Brazil
Organizer

Adriana
Baldan

Ribeirao Preto, Brazil
Co-organizer
  • Ana Emilia Fabel
    Team member
  • Daniel Caramori
    Partnerships/Sponsorship
  • Daniel Bellissimo
    Team member
  • Edna Miranda
    Team member
  • Igor Soares Gomes
    Team member
  • Imaculada Parreira
    Team member
  • Juliana Yoneda
    Team member
  • Juliana Gomes
    Team member
  • Lucas Vieira Francisco
    Team member
  • Marcelle Gimenez
    Team member
  • Marcio Barbosa Campos
    Team member
  • mariana garcia
    Post production
  • Mariana Bonato
    Post production
  • Marília Castelo Branco
    Team member
  • Mario Sergio Adolfi Jr.
    Team member
  • Matheus Marcusso
    Team member
  • Naomi Rodrigues
    Team member
  • Naya Ringer
    Team member
  • Paola Miorim
    Partnerships/Sponsorship
  • Rodrigo Gimenez
    Production
  • Saulo Rodrigues
    Team member
  • Tricia Fuzio
    Team member
  • Victor Padovan
    Team member
  • Victor Marim
    Production
  • Vitor Serra
    Team member
  • Viviane Pettersen
    Marketing/Communications