Youth@Aveiro

x = independently organized TED event

Theme: Dream big... then do it!

Aveiro, Portugal
November 17th, 2012

About this event

By youth, for youth!

Está a aproximar-se o dia de mais um evento TEDxYouth em Aveiro, organizado pelos jovens e para os jovens: o TEDxYouth@Aveiro.

E esta será já a sua terceira edição! E tal como as anteriores, temos uma certeza: Vai ser fantástico! A nossa equipa de TEDxers apaixonados já está atarefada a preparar o evento... mas não estamos sozinhos!!! São 7 escolas secundarias aveirenses que juntam a sua energia e determinação para tornar o dia 17 de novembro inesquecível. As Escolas Secundárias José Estevão, Mário Sacramento, Jaime Magalhães Lima e Homem-Cristo, a Escola Profissional de Aveiro, a Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro, o Colégio D. José I e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian embarcaram todos neste evento fantástico e dia 17 de Novembro querem surpreender a comunidade aveirense com um evento memorável. As ideias que merecem ser partilhadas, no dia 17 de novembro vão andar pelo Teatro Aveirense! E tu tens que lá estar e apanhar algumas!

Confirmed Speakers

  • Luisa Pinto
    Luisa tem 37 anos de idade e 15 de experiência em várias áreas do jornalismo. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho e construiu a sua carreira profissional na redacção do Porto do jornal PÚBLICO. Foi ao serviço deste jornal que acompanhou as áreas da política e da sociedade e, em 2006, fez a cobertura do tsunami que abalou o Índico. Mais recentemente, escrevia na secção de Economia sobre Obras Públicas, Transportes e Parcerias Público Privadas. E, sempre que possível, fazia reportagens de viagens. Saiu da redacção do PÚBLICO para concretizar um ambicioso projecto profissional, e, sobretudo, realizar o sonho de uma vida: dar uma volta ao mundo em família. As aventuras puderam ser acompanhadas na página da revista Fugas e no site do Diário da Pikitim (www.pikitim.com). A viagem acabou há menos de um mês, mas as marcas vão ficar para sempre.
  • Patricia Monteiro
    Cidadã do mundo, a residir em Aveiro, Ana Patrícia Monteiro cedo se mostrou uma comunicadora nata, não fosse desde criança a mais faladora da turma. Inconformada por natureza, sempre em busca de mais e novos projetos, gosta de se envolver em tudo que lhe permita ajudar os outros e contribuir para o tal mundo melhor! A criança que há nela distribui boa disposição e quer ser opinion maker quando for grande. Com queda para o empreendedorismo, envolveu-se recentemente num novo projeto que quer virar a cidade culturalmente, o virAveiro, do qual nasceu o Molifest, um evento cultural e gratuito que pretende dinamizar Aveiro, contribuindo para a diferenciação da sua agenda cultural e para a promoção do turismo da zona envolvente. A cidade é o palco principal onde, posicionados em diversos locais, os artistas e músicos deverão convergir em sintonia com os seus participantes para o palco principal. Mais do que um simples festival, o Molifest agrega e recupera o espírito Aveirense: ruas e pessoas movem-se e vivem à volta daqueles que foram, em tempos, os principais meios de subsistência da região, a ria e os seus moliceiros.
  • Ana Jorge Vicente
    Sou a Ana Jorge Vicente. Nasci no dia 24 de Abril de 1995, tenho 17 anos. Nasci no Porto mas vivo em Aveiro. Estudei sempre em Esgueira e atualmente estou no 12º ano na escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Esgueira, no curso de ciências socio-económicas. Pratico dança contemporânea há seis anos. Adoro viajar, já visitei alguns sítios... Estou muito grata por me terem escolhido para participar no TEDx e mal posso esperar pelo dia 17 de Novembro.
  • Bruno Barroso
    Sou o Bruno Barroso, nasci, por acaso, a 31 de Janeiro de 1995, em Lisboa. Nos primeiros meses de vida mudei-me para Aveiro, cidade onde cresci (e continuo a crescer, mas menos…). Frequento o 12ºano na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento. Sou desportista de segunda a sexta, gosto de atividade física em geral e em particular artes marciais. Sou cinturão negro mas não faço mal a ninguém. Desde cedo, adoro relacionar-me com pessoas, mas só recentemente comecei a estudar a mente humana – algo que me fascina imenso – tendo iniciado formação na área da Programação Neurolinguística (PNL). Gosto de pessoas divertidas, com humor e, talvez por isso, eu seja também assim.
  • Bruno Moreira
    O meu nome é Bruno Moreira, nasci no dia 7 de julho de 1995, em Aveiro, e vivo em Aradas. Frequentei a escola primária em Areias de Vilar. Os anos seguintes foram um pouco mais atribulados tendo passado por diferentes estabelecimentos de ensino até que finalmente cheguei a uma escola diferente: Escola Profissional de Aveiro. Sou aluno finalista do curso técnico de informática de gestão e pratico canoagem. É graças a esta modalidade que consegui ultrapassar muitos obstáculos. Sou de fácil trato e estou já no meu caiaque, entusiasmadíssimo em remar nesta aventura!!!
  • Inês Sá
    Olá "TEDxers"! Sou a Inês Sá e tenho 17 anos. Em toda a minha vida, adorei o palco, principalmente para atuar. O palco, o teatro e a música são grandes paixões minhas que tive o prazer de explorar no Conservatório de Aveiro, enquanto fui aluna. Tenho, ainda, uma grande paixão pelas Ciêncas. Aliás, em casa sou tratada por "Nerd", visto que me entusiasmo imenso com este tema. Agora, foi-me proposto ser oradora no TEDxYouth@Aveiro e é com enorme prazer que participo. Será o meu tão desejado regresso aos palcos e espero conseguir fazê-lo em grande!
  • João Pedro Granjeia
    João Pedro Granjeia nasceu em Aveiro há 10 anos, a 22 de abril, dia em que dizem há 502 anos atrás o navegador português Pedro Alvares Cabral descobria a costa brasileira. E tal como Pedro Álvares Cabral, João Pedro tem um grande espírito aventureiro: gosta de natação e vela, que pratica na Ria de Aveiro, de tocar clarinete e de viajar... Ele prepara as viagens com a mesma paixão que as vive! A História de Portugal, os museus e os livros, a música e os jornais, sempre o interessaram mesmo antes de saber ler. Tem muitos primos e outros tantos amigos, uma irmã que é a sua grande companheira, a sua pequena mãe, atenta e confidente. Com eles, o João Pedro gosta muito de brincar e de partilhar sonho. Ele quer ser astronauta na NASA, para ver a terra do espaço, ou mesmo construtor de foguetões, ou quem sabe talvez médico… da NASA!
  • Sara Sousa
    Olá! Sou a Sara Sousa, nascida em Aveiro, a 16/09/1995. Iniciei os meus estudos na Escola E.B 1 Areias de Vilar, prosseguindo para a Escola E.B 2/3 de S.Bernardo, onde terminei o 3º ciclo. Atualmente, sou aluna da Escola Secundária Homem Cristo (da qual tenho muito orgulho!) e faço parte da Associação de Estudantes da mesma, pela primeira vez. Certamente, este será um desafio interessante do qual estou bastante ansiosa e com boas expectativas!
  • Vitor Cruz
    O meu nome é Vítor Cruz, 19 anos, solteiro e bom rapaz, sou estudante de Animação na Escola Profissional de Aveiro, faço teatro profissional no ambito da recriação histórica. No ano passado já fui participante neste evento como "staff" e neste ano fui convidado a ser orador, foi com todo o prazer que aceitei e lá vos espero. Até mais logo.
  • Filipe FUBU Santos
    Apenas com 24 anos já é uma das revelações e referências na arte do beatbox no Panorama Nacional. BeatBox é a arte de “reproduzir sons apenas com o aparelho vocal, e a partir deles, criar um ritmo ou uma melodia. FubuBeatbox já conta com alguns live acts por todo o território nacional e internacional. FubuBeatbox ainda conta com participações em vários programas televisivos como: 5 para meia-noite (rtp2), Só visto (rtp2), Jornal nacional (sic), Companhia das manhãs (sic), Contacto (Sic), Beatbox (Sic radical), e mais recentemente foi vencedor do programa: “ Portugal tem talento”. Já colaborou com grandes artistas e dj´s nacionais e internacionais, tais como: David Guetta, Tim Royko, Cosmo Klein, Erick Morillo... entre outros.
  • Filomena Djassi
    Filomena Djassi, Assistente Social com mestrado em cooperação e desenvolvimento internacional. Desde 2008 colabora com a Fundação Aga Khan Portugal. Tem trabalhado em vários projetos na área da migração, género e parentalidade. Atualmente, por teimosia, lidera o movimento "Musqueba" que cria pontes e implementa soluções aos problemas apresentados pelas mulheres, entre Portugal em Guiné Bissau.
  • Luis Monteiro
    Luis Alves Monteiro tem 50 anos, é o actual Southern Marketing Manager da Xerox responsável por Portugal, Itália, Grécia e Espanha. Foi atleta de alta competição em diversas modalidades (Pentatlo Moderno, Polo Aquático e Esgrima) participou nos JO de 1984 na modalidade do Pentatlo Moderno em Los Angeles. Acredita que a paixão é a maior de todas as forças motivadoras, pessoas apaixonadas pelo que fazem são naturalmente motivadas O seu grande sonho é conseguir transformar problemas! em oportunidades, e motivar as pessoas com exercícios tão básicos no nosso dia a dia como simplesmente agir ou decidir.

Additional Links

Venue and Details

Teatro Aveirense
R. de Belém Pará
Aveiro, 3810-066
Portugal
More about the venue »

Event Type (what is this?) Youth

This event occurred in the past.
See more TEDxYouth@Aveiro events »

Organizer 94007

Andre Cester Costa
Aveiro, Portugal

View Profile »

Organizer 67169

Natasa Golosin
Aveiro, Portugal

View Profile »

Team

Clara Moreira
team member
Joao Jorge
team member
Deivis Tavares
team member
Lara Teang
team member
Darlene Avila
team member
Alexandra Ataide
team member
João Magalhães
team member
Diogo Cardoso
team member
Filipa Gomes de Sousa
team member
Katiuska Cruz
team member
Adriana Simões
team member
Ivo Tavares
foto
Hugo Fernandes
web
Cláudia Familiar
team member
Sérgio Cardoso
team member