UFPR
x = independently organized TED event

Theme: Além do que se vê. | Beyond what you see.

This event occurred on
March 2, 2013
1:00pm - 8:00pm (UTC -3hrs)
Curitiba, PR
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Rua Prefeito Lothário Meissner, 632
UFPR - Auditório Prof. Ulysses de Campos
Curitiba, PR, 80210-170
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­F­P­R events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Tiago Dalvi

Tiago Dalvi começou a carreira na JR Consultoria, empresa júnior de Administração da UFPR em 2003. Em 2007 criou a Solidarium que em apenas três anos tornou-se um caso de sucesso nacional e internacional, inovando, promovendo impacto social em um negócio lucrativo que opera através de uma rede de desenvolvimento de produto, produção inclusiva e distribuição de produtos de alto valor agregado através de grandes varejistas como Walmart e Tok Stok.

Hand Talk

"Hand Talk" é um projeto que permite incluir socialmente deficientes auditivos através de aplicativos para dispositivos móveis Através de uma biblioteca de animação, programada por um conjunto de mais de 300 palavras, o Hand Talk converte dados de texto, som e imagem que são traduzidos em libras pelo Hugo, um personagem digital no "papel" de tradutor. Os jovens Alagoanos agora concorrem com o projeto no Oscar da tecnologia móvel, o WSA-mobile, prêmio internacional promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). O aplicativo está entre os 40 finalistas no geral e concorre com outros quatro projetos na categoria Inclusão Social. No TEDxUFPR eles vem contar sobre este projeto e demonstrar como uma ótima ideia associada à tecnologia é responsável por mudar a vida de muita gente.

Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes

Essa dupla de arquitetos, formados na UFPR, também irá compartilhar histórias que valem a pena no TEDxUFPR. Eles são os fundadores da Aleph Zero, em 2012, escritório de projetos de arquitetura vencedor de diversos prêmios e considerado entre os 10 principais de arquitetura contemporânea no Brasil. Conheça um pouco mais sobre eles: GUSTAVO UTRABO é formado pela UFPR em Arquitetura e Urbanismo com passagem pela Universidad de Barcelona – Espanha. PEDRO DUSCHENES é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná, realizou parte de seus estudos na Technische Universität München, na Alemanha.

Bel Pesce

Bel Pesce é uma empreendedora brasileira apaixonada por tecnologia e educação. Ao longo da última década, Bel trabalhou em diversos projetos visando solucionar várias necessidades. Esses projetos incluem um telefone celular desenhando para áreas rurais africanas, um gestor de tarefas para comunidades, um aplicativo que replica a sua carteira no seu celular, e muito mais. Nascida e criada em São Paulo, Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT). Durante a faculdade, trabalhou na Microsoft, Google e Deutsche Bank, e terminou vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Bel é uma grande defensora de que todos os sonhos são atingíveis e de que a força está dentro de cada um de nós. Em Maio de 2012, Bel lançou um livro digital gratuito sobre como o empreendedorismo pode mudar vidas: “A Menina do Vale”, que já conta com mais de 1 milhão de downloads. A versão impressa, publicada em Agosto de 2012, entrou rapidamente para a lista de bestsellers do país.

Rafael Giuliano

Rafael Giuliano é empreendedor, pesquisador e criador do Método ApreciATO, projetandoexperiências de aprendizagem junto a diferentes equipes e organizações, além do desenvolvimento da Filosofia Apreciativa, uma nova abordagem para intervir na dinâmica das relações em grupos de interação. Com formação acadêmica multidisciplinar (Letras, Design de Interação e Ciências Sociais), é certificado como Investigador Apreciativo pela Case Western Reserve University. Como educador, lecionou na área de educação especial para formação profissional de surdos, na Universidade do Vale do Itajaí (SC). Dedicou parte de sua carreira às Relações com o Mercado, desenvolvendo projetos e soluções em “B2B”, especialmente no mercado editorial e na implementação de novos negócios. E , desde 2005, dedica-se à sua missão de promover o pleno desenvolvimento de pessoas e organização.

Tiago Iorc

Tiago Iorc é músico, cantor e compositor nascido no Brasil e criado no mundo. Saiu do país pela primeira vez com apenas 10 meses de idade e passou boa parte de sua infância na Inglaterra e nos Estados Unidos - fato que mais tarde determinou sua escolha por cantar e compor em inglês. Em 2004, escolheu Curitiba como sua nova casa e os palcos da cidade presenciaram o começo de sua carreira. Em 2007, seu despretensioso single "Nothing but a Song" ganhou notoriedade e culminou no lançamento do seu primeiro disco "Let Yourself In" - que teve 05 de suas 10 faixas incluídas em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo. Seu disco de estreia também foi lançado no Japão - onde "Nothing but a Song" chegou à 11ª posição da Billboard Japonesa - e na Coreia do Sul, onde o público elegeu-o Melhor Artista Estrangeiro por sua apresentação no Grant Mint Festival de 2010. Seu segundo disco de estúdio intitulado "Umbilical" foi lançado em outubro de 2011 e contou com a produção do norte-americano Andy Chase. Além do Brasil, o disco foi lançado na Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos e Japão.

Pedro Pimenta

Aos 18 anos de idade, Pedro Pimenta sobreviveu a uma infecção generalizada causada por uma meningite meningocócica. O privilégio de ter uma segunda chance na vida veio com o preço de ter todos os 4 membros amputados. Depois de ter ouvido que não voltaria a andar e ser independente novamente, Pedro surpreendeu a todos com a sua força de vontade e hoje vai além: é produtor musical e atleta amador, além de viajar os EUA como mentor para outros amputados, principalmente crianças.

Paulo Vodianitskaia

É engenheiro mecânico pela UFPR (1979) com Mestrado em Energia Térmica pela UFPB (1984). Especialização em energias renováveis pela Université de Perpignan, na França (1982). Estágio em refrigeração solar no Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS). Ingressou na Consul S/A em 1985, onde gerenciou área de Pesquisa & Desenvolvimento. Como gerente corporativo da área de Meio Ambiente, lançou o Programa de Sustentabilidade na Whirlpool (2004). Membro da delegação brasileira nas reuniões do Protocolo de Montreal e integrou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na reunião Rio+10 em Johanesburgo (2002). Atuou como Diretor de Meio Ambiente na ABINEE e Coordenador do Grupo de Apoio Técnico e Meio Ambiente da ELETROS. Desde 1991 participa de comitês técnicos e de forças tarefa do PNUMA como Co-Chairman/Lead Author nos temas relacionados à proteção da camada de ozônio e mudanças climáticas. Participou do grupo Intergovernmental Panel of Climate Change (IPCC), grupo que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Antonio Pedro Tabet

O publicitário Antonio Pedro Tabet, 38 anos, é criador do mais famoso blog de humor do país, o Kibe Loco, que contabiliza mais de 1 bilhão de acessos em 10 anos de existência. O cariocatambém é sócio-fundador, roteirista e ator da Porta dos Fundos, produtora audiovisual para internet cujos sucessos como "Sobre a Mesa", "Spoleto" e "Na Lata" já foram vistos mais de 100 milhões de vezes em apenas seis meses. Tabet foi roteirista da TV Globo, consultor artístico do "Caldeirão do Huck", um dos autores do livro "Humor Vermelho", é bicampeão do Prêmio iBest, venceu um VMB (MTV) pelo webhit "Dança do Quadrado", ganhou o Prêmio The Bobs, da Deutsche Welle (Alemanha), como melhor blog de língua portuguesa no mundo, conquistou o Prêmio Colunistas em 2004 e foi considerado um dos 100 brasileiros mais influentes do país pela revista "IstoÉ".

Organizing team

Thiago
Teixeira

Curitiba, Brazil
Organizer
  • André Dupczak
    Sponsorship & Finance
  • Carolina Heimann
    Branding & Marketing
  • Fernanda Oliveira
    Branding & Marketing
  • Julia D'Amo
    Program Designer
  • Marina Macuco
    Program Designer
  • Robson Ishii
    Infrastructure & Venue
  • Samoel Marques
    Sponsorship & Finance
  • Barbara Rouze
    Sponsorship & Finance
  • Adonis Beggi
    Partnerships
  • Leonardo Capel
    Sponsorship & Finance