Floripa
x = independently organized TED event

Theme: (des)conecte-se

This event occurred on
September 28, 2013
9:00am - 6:00pm (UTC -3hrs)
Florianópolis
Brazil

Em 2013, (des)conecte-se.

Com o que estamos conectados ultimamente? Quando é preciso desconectar para se encontrar? Para onde levam nossas conexões? Refletindo sobre nossos hábitos, percebemos o quanto podemos descobrir se desconstruirmos os caminhos que nos trouxeram ao que somos hoje.

Para todas as nossas relações, vínculos e dependências, há um ponto de partida e um ponto de ruptura. O desafio consiste em saber quando procurá-los e o que fazer ao encontrá-los. No entanto, ligar os pontos nunca pareceu tão complexo quanto no mundo em que vivemos hoje.

O excesso de informação e compromissos, a dualidade entre o online e offline, a multitarefa e tantos outros pedaços de nós, precisam, mais do que nunca, se encaixar sem perder a harmonia. Aqui a reflexão é tão determinante quanto a ação, nos dando sensatez para equilibrar aquilo que nos leva a unir e a fragmentar, assim como nos permite juntar para separar e repartir para somar.

Fica a dúvida: nós definimos nossas conexões ou nossas conexões nos definem?
Para encaixar as peças deste jogo, conecte-se com a gente e desconecte-se de velhas ideias pré-concebidas.

Vem aí: TEDxFloripa 2013.

______________________

In 2013, (dis)connect.

What have you connected to lately? When is it necessary to disconnect in order to find yourself? Where are our connections taking us? By reflecting upon our habits, we can realize how much there is to discover when we deconstruct the paths that have led us to who we are today.

For every relationship, bond and dependency, there is a starting point and a breaking point. The challenge stands in knowing when to seek them and what to do when you actually find them. However, connecting the dots has never seemed as complex as in the world we live in today.

Increasingly, we need to fit together a range of aspects of life without losing harmony. These aspects include excessive commitments, information overload, dualism between online and offline and multitasking. This is where reflection is as important as action by providing us with the wisdom to balance what enables us to put together and break apart, as much as to join in order to separate, and to share in order to add up.

Hence the question: do we define our connections or do they define us?
In order to fit this puzzle’s pieces, connect with us and disconnect from old pre-conceived ideas.

Coming soon: TEDxFloripa 2013.

Florianópolis
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Floripa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carol Rivello

Quando a pequena Alice veio ao mundo, mal sabia o quanto iria ensinar aos seus pais. Ainda na maternidade, fez do seu nascimento o dia mais feliz e também mais desafiador que eles poderiam imaginar - momento em que foi diagnosticada com síndrome de Down. No blog Nossa Vida com Alice, Carol relata o desenvolvimento da sua filha, as dificuldades e bons momentos, quebrando paradigmas e preconceitos sobre a síndrome, além de inspirar e ajudar outras famílias a lidar com a situação de um modo mais leve.

Moacir Marafon

Nascido em Xavantina, oeste de Santa Catarina e distante 550km de Florianópolis, Moacir Marafon decidiu, aos quatorze anos de idade, desconectar-se de sua vida na área rural, onde morava com seus pais e seis irmãos, para estudar na sede do Município. Alguns anos depois, mudou-se para Florianópolis, quando passou no vestibular para Engenharia Civil. Hoje, após mais de 25 anos atuando no mercado de tecnologia da informação, é conhecido pela fundação da Softplan Poligraph, uma das maiores empresas de software de Santa Catarina.

Max Petrucci

Você já parou para prestar atenção no símbolo que representa a terceira idade hoje no Brasil? Você que já tem mais de 60 anos ou mesmo você que talvez esteja longe mas um dia vai chegar lá, se vê representado por este símbolo? Estes questionamentos motivaram o nascimento do projeto Nova Cara da Terceira Idade, que pretende mudar o pictograma atual por uma imagem que realmente reflita o idoso de hoje. Max Petrucci acredita que na vida existem “eus” em diferentes momentos e, como um dos idealizadores do projeto, sobe ao palco do TEDxFloripa para nos convidar a uma desconexão a padrões ultrapassados e a reconexão com algo que realmente nos represente.

Carlos Duarte

Com participação em maratonas diversas no Brasil e exterior, o corredor Carlos Duarte se conectou com o que Santa Catarina tem de melhor: a natureza. Há mais de 15 anos organiza corridas de longo percurso para que atletas se desconectem do dia-a-dia e aproveitem a natureza e os desafios de provas diferenciadas. Mas apesar da exuberância dos lugares por onde passam os atletas, Carlos está convicto que o que mais atrai essas pessoas é o companheirismo e as relações humanas que daí surgem.

Raony Osorio

Raony Osório, 26 anos, é manezinho da Ilha e servidor público estadual. Apaixonado por sua terra natal, desconecta-se do dia-a-dia ao proporcionar a conexão de pessoas através de projetos que por coincidência levam “Floripa” no nome. O mais querido deles é o Floripa On Play, evento de jogos de tabuleiros modernos que já desconectou mais de 500 pessoas das telas brilhantes de eletrônicos para mesas repletas de peças coloridas, rolagem de dados e peões.

SC Piano Trio

Residente em Florianópolis, o SC Piano Trio busca aumentar plateias educando pessoas para música de câmara - uma das mais importantes vertentes da música. Com um repertório cuidadosamente selecionado para que o mesmo seja atraente, variado e instrutivo, instiga ainda mais o interesse do público através de comentários e informações sobre as composições executadas ao longo do concerto. Seus projetos sociais espalham educação e cultura por meio de workshops e master classes.

Adelson de Paula Silva

Professor do Departamento de Computação do CEFET-MG, Adelson entende que a tecnologia possibilita a expansão do acesso à Informação, mas acredita fielmente que não há educação e formação sem o resgate da autoestima, edificação do desejo e a internalização do 'EU POSSO'. No TEDxFloripa ele vai mostrar que mesmo a tecnologia sendo uma ótima ferramenta de trabalho, a construção da competência profissional exige interação, relacionamento, doação e valorização do ser humano.

Carol Varella

Carolina é nortista e mãe de Ana Luiza, que com apenas 7 anos foi diagnosticada com um câncer raro. Com o apoio de amigos e desconhecidos, conseguiu garantir um tratamento no melhor hospital de câncer de São Paulo, mas, infelizmente, não foi o suficiente. Após perder sua filha, Carolina juntou-se a outra mãe na mesma situação e, juntas, decidiram fundar o Instituto ALGUÉM, com um objetivo claro: dar a outras famílias aquilo que receberam, ajudando outras crianças do norte a terem acesso a um tratamento digno e de qualidade.

Oswaldo Oliveira

Oswaldo diz ter sido treinado para acreditar na escassez, de que não há tudo para todo mundo. Por meio de um entendimento de redes, Oswaldo percebeu que a realidade não é essa. Para ele, integramos um sistema de distribuição de vida abundante. No TEDxFloripa, Oswaldo vai nos contar como difunde a vida em abundância no desenvolvimento de empreendedores e empreendimentos em rede.

Rafael Vilela

Rafael Vilela, 24 anos, é fotógrafo e membro fundador do Mídia NINJA - Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação da Rede Internacional de Fotojornalismo. Em 2011, teve sua série de retratos “Cabeças-de-Pipa” premiada em 4 categorias no concurso Prix de La Photographie Paris - Px3. Seus ensaios já foram publicados em dezenas de veículos de cultura e ativismo, como a revista canadense Adbusters e a alemã Fluter. Em 2012, documentou a crise dos Guarani-Kaiowá no centro-oeste e a truculenta operação de desocupação de Pinheirinho. Em 2013 fotografou as manifestações de Junho em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, foi o enviado especial do NINJA ao Egito para cobrir a deposição do presidente Mohamed Morsi.

Cantus Firmus

Coletivo e grupo musical florianopolitano, é voltado para a prática da música medieval e renascentista. O Cantus Firmus nasceu da necessidade de suprir a falta de grupos brasileiros especializados no repertório da música antiga e hoje em dia tem como objetivo trazer aspectos sonoros instigantes para aqueles que pouco conhecem da origem da música ocidental por aqui.

Billy Saga

Willian Coelho, mais conhecido como Billy Saga, ainda na adolescência começou a escrever suas primeiras letras de rap. Morador da periferia da Zona Oeste de São Paulo, em 1998 sofreu um acidente que mudou de vez a sua vida, deixando-o paraplégico. Conectado a um novo mundo em cima de uma cadeira de rodas, Billy fundou com um grupo de amigos a ONG Movimento SuperAção, e juntos lutam pela garantia dos direitos humanos e a inclusão social.

Natália Garcia

Natália Garcia é jornalista especializada em planejamento urbano. Sua principal ferramenta de trabalho é uma bicicleta dobrável, a Dora, que usa para explorar espaços públicos urbanos. Criou o Cidades para Pessoas, projeto viabilizado por financiamento coletivo, com o qual percorreu 12 destinos pelo mundo para tentar entender o que deixa as cidades mais humanas. É blogueira da revista Superinteressante.

José Eduardo Fiates

Engenheiro mecânico, com mestrado e experiência na área de empreendedorismo, inovação e venture capital, tem atuado em diversos projetos que contribuem para a transformação da cidade de Florianópolis na Capital da Inovação. Atualmente é diretor de inovação da Fundação CERTI e diretor executivo da Sapiens Parque S.A., complexo que reúne empreendimentos de ciência, tecnologia e inovação em áreas consideradas estratégicas para o estado de Santa Catarina.

Ligia Moreiras Sena

Conhecida como a 'Cientista que Virou Mãe', a Ligia é doutora em farmacologia e desde que se tornou mãe passou a direcionar sua atuação ao combate da violência obstétrica. Largou o pós-doutorado que estava fazendo e começou um novo doutorado, em Saúde Coletiva, o que a permitiu mudar de área e dedicar mais tempo à filha. Além do blog já citado, ela faz parte de diversas outras ações como o site Eu quero Parto Normal, o Bazar Coisas de Mãe (que reúne uma vez por mês no mulheres que resolveram empreender para cuidar dos filhos) e a Rede Parto do Princípio, uma rede de mulheres em defesa do respeito ao parto e nascimento e da maternidade ativa.

Organizing team

Bruno Cheuiche
Vieira da Cunha

Florianopolis, Brazil
Organizer

Luciano
Nunes

São Paulo, Brazil
Co-organizer
  • Ana Flavia Maestri
    Communication
  • Bruno Muller
    Design
  • Daniel Rosa
    Partnership
  • Isabel Hammes
    Curating
  • Jairo Machado
    Production
  • Rafael Jackson da Roza
    Design
  • Thiago Felipe Victorino
    Design
  • Andressa Mafra
    Production
  • Guilherme Arthur Geronimo
    Streaming
  • Guilherme Sarkis
    Production
  • Denise Ferreira
    Curating