GuimarãesWomen

x = independently organized TED event

Theme: The Space Between

Guimarães, Portugal
December 1st, 2012

Watch video from the event

Please install flash player to see this video.

More videos from the TEDx YouTube Channel »

View photos from the event on Flickr

About this event

TEDxWomen – hosted por Pat Mitchell e pelo Paley Center for Media – acontece sexta-feira 30 de Novembro e sábado 1 de Dezembro de 2012, em Washington, D.C., Estados Unidos da América.

TEDxGuimarãesWomen traz ao palco 4 oradoras e uma sessão em direto do evento TEDxWomen. Irá refletir sobre o tema ‘The Space Between’ que pretende dar continuidade à discussão sobre a redefinição dos papeis tradicionais de homens e mulheres, de rapazes e raparigas; que procura compreender como é que as mulheres abordam os assuntos numa perspetiva mais do espaço cinzento, do que numa abordagem de preto-e-branco; e da exploração do espaço que está entre os extremos da vida, que muitas vezes é onde a vida acontece para as mulheres.

Confirmed Speakers

  • Lígia Santos
    Depois de uma década, a trabalhar como engenheira, o concurso televisivo Masterchef, do qual saiu vencedora, representou apenas aquele “click”, o empurrão final para a decisão de mudar definitivamente de linha e abraçar o projeto que há muito vinha sendo construído na sua mente. O Club masterCOOK surge como ponto de partida para a partilha e desenvolvimento de experiências gastronómicas. Pretende com a sua cozinha divulgar e explorar os sabores de Portugal. E se a isto ainda conseguir juntar uma pitada de inovação, tanto melhor. Por perto, procura ter sempre um cantinho de ervas aromáticas, é que a par da gastronomia tem uma outra paixão: a natureza. Se é na arte do empratamento que finaliza toda a sua inspiração gastronómica, é na partilha da degustação dos seus pratos que atinge o ponto máximo de toda a sua aventura gastronómica. Defende que a melhor gastronomia vale pela qualidade genuína dos produtos que se utilizam. Para si, a cozinha é um ponto de encontro, seu e dos outros.
  • Marta Catarino
    Coordena a área de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo na TecMinho e faz assessoria à Reitoria da Universidade do Minho nessas áreas. Com uma equipa espetacular, procura fazer com que o conhecimento que é criado na Universidade do Minho chegue ao mercado, sob a forma de novos produtos, processos e empresas. Inovar, procurar resolver os problemas da indústria e apoiar a criação de novas empresas é o que faz no dia-a-dia, numa curiosa profissão que não é fácil de explicar aos amigos mas que já a levou a 50 países. Nem só de inovação e tecnologia se faz uma vida: desde a sua fundação participa no coletivo Sindicato de Poesia e tenta acompanhar o filho na sua paixão pela pintura, particularmente de paredes.
  • Cláudia Amorim
    Envolvida nas atividades do Portugal Girl Geek Dinners e Transparência Hackday Portugal. Trabalha profissionalmente com o Drupal há 3 anos, tendo criado a marca Nodes, que agrega serviços de base Drupal, sendo membro na comunidade Drupal Portugal. O contacto com estas comunidades são uma fonte inesgotável de aprendizagens, networking e de oportunidades profissionais. Enquanto utilizadora de tecnologia software livre, sabe que essa é uma parte da equação. O resto tem a ver com pessoas, redes e entusiasmo pelo que se faz.
  • Leonor Valente Monteiro
    Leonor Valente Monteiro Desde muito cedo quis ser útil à sociedade. Tem trabalhado na área dos Direitos Humanos, sobretudo no que concerne aos direitos das mulheres e das crianças, que considera ser o grupo mais vulnerável. É advogada desde o ano 2000 na LVMCF Advogados, na cidade do Porto e recebeu em 2002 o prémio Lopes Cardoso atribuído pela Ordem dos Advogados. Desde o ano 2003 que faz parte da Direção Regional do Norte da APMJ (Associação Portuguesa de Mulheres Juristas). Já representou a APMJ no Quartel-general da Nato, a convite da “Public Diplomacy Division”, e junto do Parlamento Europeu em Bruxelas. Foi selecionada pela European Roma Rights Center para um treino em litígios Nacionais e Internacionais (junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Comité Europeu dos direitos sociais e órgãos da ONU) contra os abusos de direitos humanos e a discriminação. Fundou e é Vice-Presidente da Associação Projecto Criar, prestando apoio jurídico gratuito a crianças e mulheres, na qualidade de vítimas. Foi coordenadora do projeto “Ousar Vencer a violência na família” levado a cabo pela APMJ e é consultora no “Projecto Lexis”, também a cargo da APMJ, formando operadores judiciários na área da violência doméstica.

Venue and Details

Museu Martins Sarmento
Rua Paio Galvão
Guimarães,
Portugal
More about the venue »

Event Type (what is this?) TEDxWomen

This event occurred in the past.
See more TEDxGuimarãesWomen events »

Organizer A7a9adec95d2a1bfd04e5c0bf8988d8b290d73c9_165x165

Marta Pinto
Guimarães, Portugal

View Profile »

Organizer 2f612a4a0578bd2fdec12ca1bcef6c55772e5f0d_165x165

Vera Maia
Braga, Portugal

View Profile »

Team

Rui Costa
Oradores, Orçamento, Sponsors
Afonso Macedo
Co-Organizer
José Cunha
Logística
Vera Maia
Comunicação, Networking, Oradores
Rui Monteiro
Comunicação, logística
Afonso Macedo
Informática, orçamento
Maria João Pinheiro
WebDesign, Design
Clécio Lacerda
Design
Ticiana Tréz
Logística, Networking
Romeo Costa
Logística
Luis Anjos
Informática
Angela Silva
Design
Oliver Michelangelli
Logística, Sponsors