GuimarãesWomen
x = independently organized TED event

Theme: The Space Between

This event occurred on
December 1, 2012
3:00pm - 7:00pm WET
(UTC +0hrs)
Guimarães
Portugal

TEDxWomen – hosted por Pat Mitchell e pelo Paley Center for Media – acontece sexta-feira 30 de Novembro e sábado 1 de Dezembro de 2012, em Washington, D.C., Estados Unidos da América.

TEDxGuimarãesWomen traz ao palco 4 oradoras e uma sessão em direto do evento TEDxWomen. Irá refletir sobre o tema ‘The Space Between’ que pretende dar continuidade à discussão sobre a redefinição dos papeis tradicionais de homens e mulheres, de rapazes e raparigas; que procura compreender como é que as mulheres abordam os assuntos numa perspetiva mais do espaço cinzento, do que numa abordagem de preto-e-branco; e da exploração do espaço que está entre os extremos da vida, que muitas vezes é onde a vida acontece para as mulheres.

Museu Martins Sarmento
Rua Paio Galvão
Guimarães
Portugal
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Guimarães­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Lígia Santos

Depois de uma década, a trabalhar como engenheira, o concurso televisivo Masterchef, do qual saiu vencedora, representou apenas aquele “click”, o empurrão final para a decisão de mudar definitivamente de linha e abraçar o projeto que há muito vinha sendo construído na sua mente. O Club masterCOOK surge como ponto de partida para a partilha e desenvolvimento de experiências gastronómicas. Pretende com a sua cozinha divulgar e explorar os sabores de Portugal. E se a isto ainda conseguir juntar uma pitada de inovação, tanto melhor. Por perto, procura ter sempre um cantinho de ervas aromáticas, é que a par da gastronomia tem uma outra paixão: a natureza. Se é na arte do empratamento que finaliza toda a sua inspiração gastronómica, é na partilha da degustação dos seus pratos que atinge o ponto máximo de toda a sua aventura gastronómica. Defende que a melhor gastronomia vale pela qualidade genuína dos produtos que se utilizam. Para si, a cozinha é um ponto de encontro, seu e dos outros.

Marta Catarino

Coordena a área de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo na TecMinho e faz assessoria à Reitoria da Universidade do Minho nessas áreas. Com uma equipa espetacular, procura fazer com que o conhecimento que é criado na Universidade do Minho chegue ao mercado, sob a forma de novos produtos, processos e empresas. Inovar, procurar resolver os problemas da indústria e apoiar a criação de novas empresas é o que faz no dia-a-dia, numa curiosa profissão que não é fácil de explicar aos amigos mas que já a levou a 50 países. Nem só de inovação e tecnologia se faz uma vida: desde a sua fundação participa no coletivo Sindicato de Poesia e tenta acompanhar o filho na sua paixão pela pintura, particularmente de paredes.

Cláudia Amorim

Envolvida nas atividades do Portugal Girl Geek Dinners e Transparência Hackday Portugal. Trabalha profissionalmente com o Drupal há 3 anos, tendo criado a marca Nodes, que agrega serviços de base Drupal, sendo membro na comunidade Drupal Portugal. O contacto com estas comunidades são uma fonte inesgotável de aprendizagens, networking e de oportunidades profissionais. Enquanto utilizadora de tecnologia software livre, sabe que essa é uma parte da equação. O resto tem a ver com pessoas, redes e entusiasmo pelo que se faz.

Leonor Valente Monteiro

Leonor Valente Monteiro Desde muito cedo quis ser útil à sociedade. Tem trabalhado na área dos Direitos Humanos, sobretudo no que concerne aos direitos das mulheres e das crianças, que considera ser o grupo mais vulnerável. É advogada desde o ano 2000 na LVMCF Advogados, na cidade do Porto e recebeu em 2002 o prémio Lopes Cardoso atribuído pela Ordem dos Advogados. Desde o ano 2003 que faz parte da Direção Regional do Norte da APMJ (Associação Portuguesa de Mulheres Juristas). Já representou a APMJ no Quartel-general da Nato, a convite da “Public Diplomacy Division”, e junto do Parlamento Europeu em Bruxelas. Foi selecionada pela European Roma Rights Center para um treino em litígios Nacionais e Internacionais (junto do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Comité Europeu dos direitos sociais e órgãos da ONU) contra os abusos de direitos humanos e a discriminação. Fundou e é Vice-Presidente da Associação Projecto Criar, prestando apoio jurídico gratuito a crianças e mulheres, na qualidade de vítimas. Foi coordenadora do projeto “Ousar Vencer a violência na família” levado a cabo pela APMJ e é consultora no “Projecto Lexis”, também a cargo da APMJ, formando operadores judiciários na área da violência doméstica.

Organizing team

Marta
Pinto

Guimarães, Portugal
Organizer

Vera
Maia

Braga, Portugal
Co-organizer
  • Rui Costa
    Oradores, Orçamento, Sponsors
  • Afonso Macedo
    Co-Organizer
  • José Cunha
    Logística
  • Vera Maia
    Comunicação, Networking, Oradores
  • Rui Monteiro
    Comunicação, logística
  • Afonso Macedo
    Informática, orçamento
  • Maria João Pinheiro
    WebDesign, Design
  • Clécio Lacerda
    Design
  • Ticiana Tréz
    Logística, Networking
  • Romeo Costa
    Logística
  • Luis Anjos
    Informática
  • Angela Silva
    Design
  • Oliver Michelangelli
    Logística, Sponsors