VianadoCastelo

x = independently organized TED event

Theme: Fica no Coração

Viana do Castelo, Portugal
January 19th, 2013

About this event

O TEDxVianadoCastelo encontra-se licenciado pela TED para o dia 19 de Janeiro de 2013, no Forte Santiago da Barra.
As conferências TEDx têm a duração de um dia, sensivelmente, das 9h às 18h. Contam com quatro momentos distintos: quatro painéis temáticos, com intervalos entre cada um, almoço e duas pausas para café com networking.
Dos oradores é esperada uma apresentação de não mais que 18 minutos, sobre um conceito, projecto ou ideia apaixonante, de forma criativa e inovadora.
Subordinado ao tema “Fica no Coração”, a ideia é mobilizar a energia dos participantes, por forma a estimular as veias criativa e empreendedora, para criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes.
Iniciativa, habilidade de comunicação, relacionamento interpessoal, é o que todas as empresas procuram nos seus activos humanos. Tudo isto vem do quociente emocional de cada um. Emoção e paixão são o foco, com paixão se percorrem todas as distâncias e é sem dúvida o caminho do sucesso.

Confirmed Speakers

  • Carlos Cerqueira
    Carlos Cerqueira é Director de Inovação do Instituto Pedro Nunes. Coordena o apoio à criação de empresas spin-offs, comercialização de tecnologias, bem como candidaturas a projectos de I&D nacionais e comunitários. Nos últimos anos, foi responsável pela coordenação de mais de dez projectos de transferência de tecnologia e apoio ao empreendedorismo de base tecnológica, com destaque para projectos na área da saúde, como a rede DHMS (http://www.dhms.inp.pt) ou a rede GAPI 2.0, na área da inovação (http://gapi2-0.ning.com/). Possui um Mestrado em Economia Europeia e Licenciatura em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É membro da Direcção da TII – The Association for the Transfer of Technology, Innovation and Industrial Information. É ainda Professor convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra em Processos de Gestão e Inovação e colabora com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no Mestrado de Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo. Ah,… e é natural de Viana do Castelo!
  • António Paraíso
    Viveu e estudou em Londres, Porto e Madrid. Foi Gestor de Mercados Externos durante 18 anos. Nessa atividade correu Mundo, visitou mais de 40 países e fez negócios em 4 continentes. Consultor de empresas, Palestrante e Animador de Seminários de Marketing, Inovação, Vendas e Internacionalização. Colaborou com o Fórum Mundial de Marketing e Vendas e publica regularmente artigos na Revista Marketeer. Possui mais de 25 anos de experiência a lidar com clientes. Irreverente, detalhista e apaixonado pela diversidade cultural que existe no Mundo. Para além da Licenciatura em Gestão pelo ISCAP, concluiu um MBA Executivo na Porto Business School, o Diploma in International Trade and Distribution na London School of Foreign Trade e o Programa Superior Ejecutivo en Direccón y Gestión Estrategica del Universo del Lujo no IE Business School am Madrid. Foi docente de Marketing Internacional, é fluente em 5 idiomas e um adepto fervoroso de inovação. Um vimaranense que se sente cidadão do Mundo!
  • Paulo Meixedo
    Paulo Meixedo é, juntamente com um sócio e amigo, criador daquela que foi a primeira revista de moda masculina em formato digital – entretanto passou a ser impressa – de Portugal,DSECTION magazine. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, foi no mundo da moda que sentiu o seu verdadeiro apelo, elevando o seu projecto à escala global. Numa das suas viagens a Paris em trabalho, cruzaram-se com Nicola Formichetti, director criativo da conhecida estrela internacional Lady Gaga, director da Vogue Japão e director criativo da famosa casa de moda francesa Thierry Mugler. Nicola mostrou-se interessado no projecto e apadrinhou os dois jovens dando-lhes os inputs necessários para fazer crescer o negócio a nivel internacional e em formato impresso. A decisão de se fazer a primeira edição impressa tornou-se real e Nicola Formichetti posou pela primeira vez a nível mundial para uma capa de revista, e neste caso uma revista portuguesa. Passou do digital para o papel e agora com 100% conteúdo de moda masculina e em apenas 2 dias 1500 exemplares da DSECTION esgotaram na cidade de Nova Iorque. Desde a saída do primeiro número em 2011 a revista tem vindo a crescer internacionalmente e neste momento conta com a sua presença em mais de 20 países ao lado dos maiores nomes da moda internacional. O crescimento desta publicação colocou-a no mercado de moda de luxo e hoje vende nas melhores lojas mundiais tais como o TATE MODERN e a COLETTE em Paris. Com uma qualidade de impressão e acabamentos da mais alta qualidade, é impressa bimestralmente com uma tiragem de 30000 exemplares.
  • Tânia Delalande
    A Tânia Delalande é uma humanista de mente algorítmica que pensa em 7 assuntos ao mesmo tempo, filtra tudo no excel e dá ritmo às tropas no terreno. Mudou-se de Vila Real para Braga atrás do seu sonho e aos 22 anos era investigadora e professora na Universidade do Minho. Seguiram-se 4 anos como Gestora de Ciência e Tecnologia no 3B’s, um dos maiores Grupos de Investigação em Engenharia de Tecidos da Europa. O seu vício das viagens levou-a a uma sabática, em 2009, a viajar por Cabo Verde, China, Malásia, Tailândia e UK com o companheiro de aventuras, de viagens, negócios: Miguel Gonçalves. Em 2010, fez uma Volta Europa em 3 meses a mais de 15 países e 30 cidades. Assim que voltou, lançou com Miguel Gonçalves a Spark Agency, onde é Professional Problem Solver e responsável por projetos como o So You Think You Can Pitch, projeto que está a redesenhar o interface do mercado de trabalho, o Udini, a maior rede de mentoria em Portugal, ou, mais recentemente, o Zappeo, provavelmente a primeira big social app portuguesa.
  • Alexandra Borges
    É professora assistente no IPVC e foi consultora de qualidade na BMW Portugal. Tem estado envolvida nos últimos anos no Poliempreende, concurso de novas ideias para jovens empreendedores nos Institutos Politécnicos Portugueses, ajudando muitos jovens estudantes de Viana do Castelo a concretizar os seus sonhos e a tornarem-se empreendedores. Tem distribuído conhecimento, confiança e vontade a todos os que participam no Poliempreende, levando inúmeros participantes a acreditar que é possível, e que as boas ideias podem ser concretizadas em grandes projectos.
  • Francisco Lobato
    Francisco Lobato nasceu em 1984. Tem um mestrado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico. A vela é uma grande tradição na sua família e apenas com alguns meses fez a sua primeira viagem até ao Norte de Africa. Aos 7 anos entrou para uma escola de vela e aos 11 anos participou no seu primeiro campeonato do Mundo na Africa do Sul. Seguiram-se muitos títulos nacionais e internacionais. Fez uma campanha Olímpica e aos 21 anos montou uma empresa para desenvolver projectos pioneiros de vela oceânica em Portugal. A sua vitória na Transat 6,50 (travessia do atlântico em solitário num barco de 6,50 metros) foi uma das regatas onde mais se destacou mediaticamente, na qual demonstrou fortemente a sua personalidade de persistência, determinação e vontade em alcançar os seus sonhos.

Additional Links

Venue and Details

TEDxVianadoCastelo
Avenida Campo do Castelo
Viana do Castelo, 4900 Viana do Castelo
Portugal

Event Type (what is this?) Standard

This event occurred in the past.
See more TEDxVianadoCastelo events »

Organizer 171292

Carlos Lourenço
Viana Do Castelo, Portugal

View Profile »

Organizer 141367

Sérgio Laranjeira
Esposende, Portugal

View Profile »

Team

Miguel Oliveira
Project Manager
Sónia Costa
Financial