CoimbraSalon
x = independently organized TED event

Theme: Novas Solidariedades

This event occurred on
July 10, 2012
4:00pm - 5:00pm (UTC +1hrs)
Coimbra, 06
Portugal

A expectativa de que as desigualdades diminuiriam com a democracia política, com o desenvolvimento económico, com a generalização da educação e com a proteção social pública tem vindo a desvanecer-se à medida que o reforço destes factores tarda em diminuir as desigualdades. Não basta, no entanto, reconhecer a existência de níveis desiguais de cidadania. Importa que a análise crítica vá mais longe e avalie também o significado que os direitos de cidadania estão assumir para os seus titulares. Este TEDxCoimbraSalon tem como objectivos conhecer, analisar e avaliar as dificuldades sócio económicas atuais e como tem sido o desenvolvimento das novas solidariedades na sociedade Este evento será realizado em parceria com a Delegação de Coimbra da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).

ACAPO - Delegação de Coimbra
Rua dos Combatentes da Grande Guerra, s/c, 113
Coimbra, 06, 3030-181 Coimbra
Portugal
See more ­T­E­Dx­Coimbra­Salon events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carlos Lopes

Associativismo, desporto e psicologia compõem a sua trilogia de interesses. Nascido em Lisboa há 43 anos, Carlos Lopes licenciou-se em Psicologia, em 1993, pela Universidade de Lisboa, tendo desde essa altura ocupado diversos cargos na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira na sua área de estudos, a orientação escolar e profissional. O atletismo, modalidade que praticou durante 20 anos, na categoria T11, para atletas cegos, fê-lo percorrer o mundo. Participou em cinco Jogos Paralímpicos, sete Campeonatos do Mundo e nove Campeonatos da Europa. Foi considerado pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência como o melhor atleta paralímpico português e o Jornal Record nomeou-o como um dos melhores atletas do Século XX. Afastado das pistas desde 2008 é atualmente vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal e, simultaneamente, Chefe da Missão Paralímpica Londres 2012. Em junho de 2008, assumiu um compromisso complementar, preside a Direção Nacional da ACAPO, a instituição que representa e defende os interesses de todos os cidadãos portugueses com deficiência visual.

Madalena Alarcão Silva

Licenciou-se e Doutorou-se em Psicologia, área de Psicologia Clínica, na Universidade de Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação - FPCEUC), onde é Professora Associada. Tem leccionado na área da Família e Intervenção Sistémica (contextos clínico e forense). Integra a coordenação do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Psicologia Clínica (Psicologia da Família e Intervenção Familiar), das Universidades de Coimbra e Lisboa, a coordenação da sub-área de especialização de Psicologia Forense (Mestrado Integrado de Psicologia, FPCEUC) e do Protocolo de Cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Privada de Angola. Desde 2006 acompanha a implementação do Processo de Bolonha na FPCEUC (para o Curso de Mestrado Integrado em Psicologia). Integrou a Comissão que elaborou os atuais Estatutos da PFCEUC. Em 2009 foi eleita para o Conselho Científico e para o Conselho Pedagógico da FPCEUC. Desde 2007 integra o Grupo que faz assessoria técnica para Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco na área da Educação Parental. Tem realizado diversa atividade de supervisão, no âmbito de solicitações de IPSS, do ISSS e de grupos de profissionais da área psicossocial. É juiz social do Tribunal de Família e Menores de Coimbra, por indicação da FPCEUC. É membro supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Nuno Santos

Nasceu no Reis, freguesia de Almagreira e concelho de Pombal, no dia 3 de novembro de 1976. Fez o primeiro ciclo em Almagreira, o segundo em Pombal, o terceiro na Figueira da Foz e a secundária no Seminário de Aveiro. Em 1994 entrou em Coimbra, em Teologia, no Seminário Maior de Coimbra. Licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica de Lisboa (2000) e possui o Mestrado em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A 1 de Julho de 2001 foi ordenado padre e ao longo dos anos assumiu responsabilidades paroquiais em cerca de 15 comunidades. Sempre esteve muito ligado ao Escutismo e foi responsável do Pré-Seminário da Diocese de Coimbra durante 8 anos. Atualmente, entre outras coisas, é Diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz, coordenador da Pastoral do Ensino Superior em Coimbra, Assistente do CADC e do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior. É ainda membro da Comissão de Ética do IPO- Coimbra, desde 2003.

Jorge Oliveira

É atualmente Administrador dos Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra e é licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Orientou inicialmente a sua atividade profissional para o Sector da Banca, assumindo posteriormente a gerência da delegação de Coimbra dos Transportes Guipuzcoana. Na sequencia da integração desta empresa no Grupo Deutsche Post, veio a desempenhar, entre 2003 e 2005, as funções de Director Regional da Zona Centro do país da nova DHL. Entre 2006 e 2007 foi responsável pela delegação de Coimbra da Gil Stauffer. Foi ainda quadro técnico da APTE – Associação para a Promoção das Tecnologias da Empresa e Diretor Administrativo-Financeiro da J.C. Ramos de Carvalho.

Organizing team

Frederico
Dinis

Coimbra, Portugal
Organizer

Ana Arromba
Dinis

Cantanhede, Portugal
Co-organizer
  • Ricardo Cruz
    Produção