CoimbraSalon
x = independently organized TED event

Theme: Design & Technology

This event occurred on
June 4, 2012
3:00pm - 5:00pm WEST
(UTC +1hr)
Coimbra, 06
Portugal

Qual a importância do design de interação, do design de interfaces e do design web na adopção de novas tecnologias?
Analisar, discutir e descobrir novos caminhos para a integração do design com a tecnologia são os objectivos deste TEDxCoimbraSalon.
Este evento será realizado em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra e com o Instituto Politécnico de Coimbra.

Escola Superior de Educação de Coimbra
Rua Dom João III, Solum
Coimbra, 06, 3030-329
Portugal
See more ­T­E­Dx­Coimbra­Salon events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Francisco Rubio

Artista visual que tem desenvolvido diversos trabalhos e exposições em diversas áreas das artes visuais, nomeadamente na pintura e na fotografia, explorando a capacidade expressiva das sucessivas transferências de imagens por várias suportes. Integra o Quarto Elemento, um colectivo criativo que tem como objetivo criar e desenvolver projetos de arte e design, numa base multidisciplinar e com recurso a abordagens alternativas. Atualmente é Professor Adjunto e Diretor do Curso de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo-se Doutorado na Universidade de Aveiro com tese sobre “a representação gráfica do espaço no desenho”.

António Olaio

É artista plástico, a evolução do seu trabalho como performer na década de 80 levou-o a assumir o papel de cantor, entre 1987 e 1992, com o grupo Repórter Estrábico, e, desde 1994, com o músico João Taborda. Vive em Coimbra, onde é professor no curso de arquitetura da universidade e investigador do Centro de Estudos Sociais. Exposições individuais mais recentes: 2010 - La Prospettiva is sucking reality, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira Na cátedra de S. Pedro, Museu Grão Vasco, Viseu 2009 - La prospettiva, Mario Mauroner, Viena Brrrrain, exposição antológica, Culturgest, Lisboa Crying my brains out”, Filomena Soares, Lisboa 2007 - I think differently now that I can paint, Centro Cultural Vila Flôr, Guimarães 2006 - Under the stars, ZDB, Lisboa 2005 - Pictures are not movies, Filomena Soares, Lisboa 2004 - 40 years in a plane – Kenny Schachter conTEMPorary, Nova Iorque. I’m growing heads in my head, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra 2003 - You are what you eat, Centro Cultural Andratx, Palma de Maiorca 2002 - Telepathic agriculture, Galerie Schuster, Berlin e Frankfurt. Exposições colectivas recentes: 2010 MONO – A propósito do Grupo GICAPC/Cores, CAPC, 1976/78, Círculo de Artes Plásticas de Coimbra 2009 Uncle Chop Chop V, Glasgow Project Room, Glasgow 2008 Café Portugal , Design Factory, Bratislava 2007 Por entre as linhas, Museu das Comunicações, Lisboa 7 Visões de William Blake, Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra

João Ferrand

É Licenciado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Formador há 8 anos no Ensino Profissional em Coimbra, tendo sido Coordenador do Curso de Comunicação, lecionando atualmente as disciplinas de Comunicação Gráfica e Campanha Publicitária. Realizou uma especialização em Marketing Político. Viveu e estudou um ano nos EUA, tendo trabalhado, a título experimental, na "Pixar Animation Studio", criadores dos filme de animação "Toy Story" e "Finding Nemo", entre outros. Conta com um portfólio de mais de um milhar de projetos gráficos e uma carteira com cerca de 200 Clientes e desenvolveu 25 campanhas de Marketing Político em Portugal e no Brasil. Atualmente é Sócio Fundador e Gaming Designer da WingzStudio, Lda, empresa criadora do projeto "StringZ-HD", um jogo concebido para plataformas iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e premiado pelo "Prémio ZON Multimédia 2011".

Catarina Lélis

Doutoranda e Professora Assistente Convidada do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro. É Mestre em Gestão da Inovação e do Conhecimento e Licenciada em Design de Comunicação. Desenvolve à diversos anos consultoria em Design de Marcas e Identidade para um grande variedade de empresas. Foi fundadora e Diretora Criativa da revista Portuguesa de Inovação “inovar·te” e é autora de diversos manuais técnicos de suporte à aprendizagem de aplicações de design gráfico, nomeadamente Freehand, Illustrator, InDesign. Os seus interesses atuais de investigação e de ensino são o Design Participativo, a Gestão de Marcas e a Identidade Corporativa nos Novos Media e nas Redes Sociais.

Organizing team

Frederico
Dinis

Coimbra, Portugal
Organizer

Ana Arromba
Dinis

Cantanhede, Portugal
Co-organizer