Cascais

x = independently organized TED event

Theme: Life Gambling

Cascais, Portugal
February 16th, 2013

About this event

These are rough times. And in these times life turns into something new, sometimes bad, sometimes good. Life is a game, and its up to us to manage the game and (if possible) have fun with it.

Confirmed Speakers

  • Ana Freitas Reis
    Lisboeta, 3 filhas. Sócia-gerente na PROGMA – about people Psicologia no ISPA. Psicóloga clínica no Hospital Miguel Bombarda, Coordenadora e Formadora no Estabelecimento Prisional Linhó. Gestora de projectos e coordenadora pedagógica de todos os cursos de formação da PROGMA SCHOOL. Especializada na área do Personal Branding.
  • Andresa Salgueiro
    Licenciada em Psicopedagogia Curativa com especialização em Psicopedagogia Clínica, Grupos Operativos e Gestão da Diversidade e Comunidades de Prática. Inicia a sua actividade como psicopedagoga institucional numa escola profissional, sendo mais tarde coordenadora de projecto em bairros sociais e por fim, gestora na área da formação profissional. Membro fundadora e presidente durante 7 anos da Associação Portuguesa de Psicopedagogia que neste momento se encontra extinta, representou a profissão a nível nacional e internacional. Voluntária em actividades de solidariedade social (Banco do Tempo, Terra dos Sonhos, Comunidade Vida e Paz, Conferências Vicentinas) abraça neste momento o seu projecto social intitulado Believe in Portugal, como mentora do mesmo. Iniciado com o seu desafio pessoal de viver 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto com 1111€ e muitas trocas, com data de término a 21 de Dezembro de 2012, tomou a decisão de continuar a viver de trocas, como forma de vida, na procura de uma vida mais humana e feliz, baseada em valores como: a confiança, o altruísmo e a partilha!
  • António Costa Pereira
    António Maria de Carvalho da Costa Pereira tem 48 anos e é natural de Lourenço Marques, Moçambique. Piloto de Linha Aérea na TAP Portugal, é o mais velho de 9 irmãos e teve oportunidade de viver em diversos locais: Alcochete, Porto Salvo, Parede, Luanda, Cascais, Almoçageme e nos últimos 25 anos em Oeiras. Até à idade adulta foi praticante de desportos colectivos como Rugby, Voleibol e Futebol. Chegado à idade de “casado/trabalhador”, é praticante menos assíduo de ginásio, golfe e Pilates. Tirou o curso de Piloto na Força Aérea e a sua passagem por esta instituição, para além da possibilidade de ter tirado um curso e de ter obtido uma ferramenta para a vida, sublinhou a importância de trabalhar em grupo e em prol de um objectivo. É um eternamente interessado numa cidadania pro-activa, assim “nos deixem participar quem nós elegemos”. Mas quando não deixarem e/ou quando não responderem, “teremos de ser além-palavras…e tentar mostrar o caminho”. É o presidente da Associação Dariacordar, e o mentor do movimento Zero Desperdício que visa a erradicação do desperdício alimentar em Portugal.
  • Bárbara De Castro Guimarães
    Licenciada em Música (Bmus), pelo Trinity College of Music em Londres. Posteriormente fez uma Pós-Graduação (PGDE) em Edimburgo na vertente Educacional da Música, abrangendo todos os níveis de ensino e uma especialização em Gestão de Eventos na City University. Inicia a sua atividade profissional em Londres não só lecionando música como também em performances live como pianista e cantora. Trabalhou também no famoso Royal Albert Hall, pondo assim também em prática o seu curso de gestão de eventos. Dois anos mais tarde, regressa a Portugal, ingressando no Saint Dominics International School como professora, a mesma escola onde fez o ensino primário e secundário. Este currículo Internacional (IB) permitiu-lhe ser coordenadora de Personal Project e MYP Moderator para o IBO, tomando cada vez mais consciência das diferenças entre o ensino da música em Portugal e no sistema internacional. Atualmente, conciliando então as vantagens de ambos os ensinos, é responsável pela criação do departamento de Música do Secundário, na Oeiras International School, onde acredita que a música é interdisciplinar e que pode assim complementar e apoiar o ensino de outras disciplinas como por exemplo a de Matemática e de História. Considera que a música é uma disciplina tão importante como qualquer outra, tanto a nível curricular como formativa a nível pessoal para os seus alunos. Hoje inspira os seus alunos através da sua história, de alguém que acreditou sempre ser possível viver da música numa sociedade que menospreza o ensino das artes nas suas mais diversas formas, esperando que a música e as artes possam também ter um papel importante nas suas vidas.
  • Mário Parra da Silva
    Nasceu em Vila Real de Santo António em Julho de 1951. A família direta é composta por esposa, filho, nora, neto, mãe, irmã, sogra, cunhado(a)s e sobrinho(a)s. Viveu em Angola entre 1963 e 1967, uma experiência inesquecível. Estudou depois no Liceu Nacional de Faro. Nesse período integra-se no Grupo de Teatro Amador dirigido pelo Dr. Emilio Campos Coroa. Em 1970 entrou para a Faculdade de Ciências de Lisboa, em Engenharia Electrotécnica. Foi membro dos corpos gerentes da Associação de Estudantes e funda um grupo de teatro académico, o GAET. Em 1972 é ativista no 1º Acto Clube de Teatro de Algés. Trabalha com Jorge Listopad, outra experiência inesquecível. Frequenta o Instituto Superior Técnico e continua ligado às lutas estudantis desse tempo. Em Novembro de 1974 adere ao Partido Socialista. Em 1975 deixa a vida académica e a engenharia e torna-se profissional de ação política, até 1980. Em Julho de 1980 inicia uma carreira empresarial como Account na Rank Xerox, que continua na ICL e na ALCATEL. Em 1990 inicia a atividade de empresário na área da Informática e, em 1995, da consultoria e prestação de serviços às empresas. Hoje é empreendedor, gestor, consultor e formador. É fundador e presidente da Associação Portuguesa de Ética Empresarial. Liderou a delegação portuguesa que participou no grupo de trabalho que elaborou a norma internacional ISO 26000 durante 6 anos. Representa Portugal no PPO NIN – Post Publication Organization, National Standards Body Information Network que tem como objectivo acompanhar a implementação da norma de responsabilidade social internacionalmente. Foi Chairman da rede Europeia “Prepare”, entre 2007 e 2009. É ainda Network Representative da Global Compact Network Portugal, iniciativa da ONU para promover a sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. É coordenador e docente da Pós-Graduação em Ética e Responsabilidade Social da Universidade Autónoma de Lisboa, e da Pós Graduação em Ética Responsabilidade Social e Marketing no IPAM. É docente no Mestrado em Comunicação Empresarial na Universidade Católica de Braga. Autor e co-autor de diversas obras técnicas e didácticas de apoio à formação, das quais se destacam: “Negociação – Técnicas e Ferramentas”, 2000, Lidel; “Ética e Responsabilidade Social em Acção”, 2007, IEFP; “Rumo à Sustentabilidade”, 2007, IEFP, “Os Novos Líderes”, IEFP, 2005. Autor de diversos artigos publicados sobre Ética e Responsabilidade Social.
 É certificado pelo IEFP como formador e pelo Persona Awareness Systems, Inc. como consultor nos programas Persuasive Salesperson, Sales Competency Assessment, Talent Management e Customer Experience Management. É ativista e conferencista em temas ligados à filosofia de vida e à busca do equilíbrio.
  • Maria Gomes
    “Nasci no Porto onde vivi até terminar o Colégio Alemão do Porto, com 18 anos. De Abitur na mão, vim para Lisboa, tirar o curso de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, sonhando com a minha carreira de jornalista.” “Rapidamente percebi que jornalismo não seria a melhor opção de carreira – a paixão pela escrita era óbvia, mas com as minhas primeiras experiências de estágio ao longo do curso, rapidamente percebi que o jornalismo não é a melhor profissão para explorar o estilo literário próprio, e a criatividade. Terminei o curso nas vertentes de Jornalismo e Comunicação Empresarial, e foi por total empatia que na primeira entrevista, me convidaram para abraçar a minha primeira experiência profissional como Account na Agência de Comunicação Mccann Erickson. Durante 1 ano e meio geri variadas contas de indústria farmacêutica – especializei-me em comunicação de Healthcare, e tive a sorte de descobrir novos e variados formatos de comunicação, bem diferentes dos habituais anúncios de imprensa, mupis, spots de rádio e bobines de Tv. Tive oportunidade de desenvolver campanhas em Hospitais, trabalhar de perto com Associações de Doentes, lançar novos produtos, organizar eventos, e até mesmo acompanhar personagens em telenovelas, colaborando no desenvolvimento do guião. Foi em 2008 que abracei um novo projecto, integrando a equipa de Marketing da Tivoli Hotels & Resorts. Aqui descobri a minha paixão pelo Serviço, pela possibilidade constante de melhoria, pela inovação e pelas pessoas com quem tenho a sorte de trabalhar. Conquistei o meu espaço, desenvolvi projectos, defini estratégias e confirmei aquilo que já suspeitava: É no marketing de serviços que quero continuar a minha carreira, desenvolver a comunicação de “pessoas” para “pessoas”, criar empatia, ouvir o cliente e poder surpreende-lo, conquistá-lo, fideliza-lo.”
  • António Lucena Faria
    António Lucena de Faria é um criador de empresas que desenvolveu o seu primeiro negócio com apenas 15 anos. Aos 17 anos foi do Porto para Lisboa tirar o curso de Economia na Universidade Católica. Casou com Marta no Rio de Janeiro em Agosto de 1983. No inicio de Setembro desse mesmo ano foi para Minneapolis, nos Estados Unidos onde tirou um MBA na Universidade de Minnesota. Voltou para Portugal no final de 1986 onde em Agosto de 1987 criou a Methodus Sistemas de Informação. Desde essa altura, criou mais de dez empresas. Há dois anos lançou o projecto ActionFlow em Silicon Valley (EUA). Atualmente é o presidente da administração do Grupo Methodus e o fundador da Fábrica de Startups. Defende que “nunca foi tão fácil, barato e rápido criar uma empresa de sucesso” e está muito entusiasmado com o seu novo desafio: a Fábrica de Startups. A Fábrica de Startups é uma aceleradora de empresas que tem como objectivo a criação de novas startups em Portugal, orientadas para o mercado global, capazes de crescerem rapidamente e de se tornarem exemplos de sucesso. De forma a cumprir com este objectivo, a Fábrica de Startups realiza programas de aceleração desenhados para apoiar o processo de criação, validação e internacionalização de startups, Estes programas seguem uma metodologia inovadora, chamada FastStart, que assegura a tradução da ideia num modelo de negocio, facilita a validação de todos os componentes do modelo e possibilita a redução dos riscos associados ao lançamento de um novo negocio.
  • Pedro Caramez
    Pedro Caramez é natural do Porto mas vive na linda cidade de Viana do Castelo. Atualmente é um dos maiores entusiastas da rede profissional Linkedin em língua portuguesa. Em 2009, publicou o seu primeiro livro sobre o Linkedin e, no primeiro trimestre de 2013, está prevista a publicação de mais um livro sobre a mesma rede profissional. Orador, formador e consultor de variados projectos dedicados ao Linkedin e a outras redes sociais. Desempenha funções de professor em Universidade portuguesa. Professor convidado em várias Pós-Graduações sobre Marketing Digital & Redes Sociais. Desde 2010, organiza o SOCIAL MEDIA DAY em Portugal – maior evento dedicado às redes sociais em Portugal. Esteve também envolvido na organização do TedxViana do Castelo. Extrovertido e de sorriso fácil, vem ao TedxCascais cheio de vontade de contagiar toda a gente com a sua energia.
  • João Paulo Sebastião
    João Paulo Sebastião tem 41 anos, é licenciado em Gestão de Marketing e é director-geral da GCI desde Outubro de 2012. João Paulo Sebastião iniciou a sua carreira em 1993, integrando a equipa responsável pela promoção e marketing da Exposição Mundial de Lisboa, a EXPO’98, onde se manteve até ao final dessa década. Em 1999, foi convidado para integrar a equipa do AICEP em Madrid, como gestor de mercado. Em 2001, assumiu o Marketing e Comunicação do Programa Polis. Foi ainda director-executivo da Associação Nacional das Regiões de Turismo e consultor em diversos projectos nacionais e internacionais de aconselhamento estratégico e sectorial. Tem uma larga experiência em áreas como o Public Affairs, Public Engagement e gestão de stakeholders, em Portugal e mercados africanos.
  • Nuno Antunes
    “Work hard, play harder” é o mote de Nuno Antunes para o estilo de vida que gosta de levar. Começando pelo “Work”, está há cerca de um ano no Havas Media Group, com responsabilidade por todo o negócio Digital e Entertainment. Se voltarmos atrás, aos tempos de criança, não se lembra da resposta à habitual pergunta: “o que queres ser quando fores grande?” Mas isso não lhe tirou o tino – seguiu as pesadas do Pai, estudou Gestão no ISEG e começou a trabalhar no BNU antes de acabar o curso – até para não amolecer. Pelo meio do percurso profissional, meteu-se muita coisa: a consultoria, onde o “Work hard” foi “Work muitíssimo hard” e a primeira empresa de biometria em Portugal. O mundo da publicidade e do marketing foi-lhe apresentado pela Proximity, já há mais de 10 anos, enquanto frequentava uma Pós-Graduação no INDEG/ISCTE em Marketing e Negócios Internacionais. Foram tempos do além, ter a oportunidade de ter trabalhado com malta que fervilhava um talento e energia inesgotáveis. Foi tão bom tão bom que lá esteve 9 anos, os últimos 6 como Diretor Geral. Se no trabalho, tudo é feito online, na parte do “Play” é de forma analógica que se relaciona com os seus muitos Amigos que, facilmente, faz em qualquer lado. Confessa-se um típico “espalha-brasas”, muito determinado e humano. Por isso mesmo, tem imensa energia que gasta a fazer snowboard e a correr para depois poder dedicar-se a uma grande paixão: cozinhar e juntar os Amigos. Na casa onde hoje vive montou tudo a preceito: forno a lenha, churrasqueira, garrafeira, bancada para cozinhar e uma mesa redonda para 12 convivas. Dá aulas de “Social Media” nos mestrados executivos do INDEG/ISCTE BUSINESS SCHOOL e no ISLA. Para ele esta parte não é “Work”, é claramente “Play”. Tem duas filhas. Uma tem dois anos e é igualzinha ao pai, mas sem barba. A outra já tem 31 anos e é de produção francesa – conhecida desde o tempos da Universidade como a “4L do Antunes”. Veio para a família com 0 Kms por intermédio do Avô Luciano que o ensinou a guiar com as mudanças ao volante. A partir daí, foi a grande companheira de muitas aventuras. Nota final e importantíssima, pelo menos para ele: é do Sporting! Assim sempre vai treinando a sua resiliência.
  • Erik Lassche
    Erik Lassche is Chief Executive Officer of Grand Union Portugal, a full service digital agency and part of the Fullsix Group. He started the Portuguese office in 2006. He started his career as brand manager at Wall’s, Unilever’s ice-cream subsidiary in China, opening their first ice cream parlor in Beijing. Since failure is the key to success, he was very pleased to see that Unilever decided to close it after just 1 year due to miserable results. After that he spent 4 years working for the Portuguese ice-cream division of Unilever in Lisbon. In 2005 he became a true adult by trading ice cream for beer, moving to Central de Cervejas (at the time a subsidiary of Scottish&Newcastle and currently owned by Heineken) where he was responsible for Sagres, Portugal’s biggest beer brand. In 2006 he became the first employee of Grand Union Portugal, where he is working with clients such as Coca Cola, Heineken and Procter & Gamble. He has an MBA in International Business & Marketing at the Rijskuniversiteit Groningen (Netherlands). He has been a jury in various publicity and communication festivals such as the EACA Euro Effies and El Ojo de Iberoamerica.
  • Zé Pedro Cobra
    “Tenho 40 anos, sou advogado e exerço funções na área corporativa e de comunicação institucional num dos principais grupos económicos portugueses. Ao mesmo tempo, vivo com entusiasmo outras facetas como dar espetáculos destand-up comedy (comédia em pé – como gosto de lhe chamar, bem à portuguesa), invento e conto histórias para crianças no hospital Santa Maria, em Lisboa, colaboro noutras instituições de solidariedade e participo como orador em diversos eventos, encontros de empresas, espetáculos e palestras, nos quais retiro, como gozo pessoal, a partilha de ideias sobre a vida e umas boas gargalhadas. Tudo o mais que recebo nesses eventos faço reverter para instituições e projetos de solidariedade social. Agradeço a vida todos os dias e por isso tento retribuir-lhe, dando o melhor de mim. Acredito, convictamente, na frase dos Monty Python:
  • Manuel Alçada
    “Nasci em Lisboa mas cedo fui para o Porto, onde vivi entre os 4 e os 24 anos de idade. Desde essa altura regressei a Lisboa. Desde muito novo sempre tive uma paixão pela Geografia, o que me levou a terminar uma Licenciatura em Geografia na Faculdade de Letras do Porto. Durante o curso, dei aulas em duas Escolas Básicas perto do Porto e fui dirigente associativo na Associação de Estudantes da Faculdade e na Federação Académica do Porto. A experiência de Ensino não foi muito gratificante, pelo que acabei a fazer um part-time num Call Center enquanto acabava o Curso. E assim começou uma carreira de quinze anos em Contact Center – primeiro como Assistente de Serviço ao Cliente, depois como Gestor da Qualidade de Serviço, Responsável de Qualidade, Gestor de Projetos, Diretor de Contact Center, Formador, Consultor, Account Manager,… Até que tudo mudou… Sou atualmente Founder e General Manager da Happy Work, uma Consultora especializada que tem origem nos mundos do Serviço ao Cliente e Gestão de Pessoas em Portugal, ajudando as Organizações a atuar junto do que é mais importante: os seus Colaboradores e os seus Clientes. Tenho dois irrequietos e deliciosos filhotes, de 11 e 5 anos, que são a coisa mais importante da minha vida.”
  • Kiruba Eswaran
    Kiruba veio para Portugal para fazer o The Lisbon MBA, onde conheceu as pessoas com quem mais tarde abriu a sua própria empresa. Kiruba é um dos Co-fundadores de uma Plataforma Online que funciona como Mercado de trabalho para Serviços. Tendo iniciado a sua primeira aventura empreendedora no pico da crise económica em Portugal, Kiruba acredita em grande medida que os Empreendedores podem tirar o país da recessão. Tem anos de experiência profissional progressiva em Software Development, Product Strategy e Business Development em diferentes pontos do globo no sector de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Kiruba é apaixonado por Viagens, Social Media e Empreendedorismo.
  • Cristina Baptista
    «O sorriso não é falso nem verdadeiro, é apenas o reflexo da alma» Cristina Baptista Depois de 20 anos a construir sorrisos e a ensinar médicos dentistas, assume-se como Smile Coach com uma visão integrada do sorriso e cria o conceito “Sorrisos com alma”, com o objetivo de desenvolver a beleza de um sorriso, aliando a dimensão física, através da componente clínica, à dimensão emocional com atividades que promovem vitalidade e alegria. Otimista e empreendedora; Smile coach, Ortodontista e mentora da Associação Sorrir e da Smile Dance; Leadership e Mastery University com Anthony Robbins; Ortodontista especialista pela Ordem dos Médicos Dentistas, Active Membership da European Orthodontic Society; Formadora e conferencista; Prof. Convidada na Universidade do Porto; Fundadora da clínica Construímos Sorrisos™
  • Banda do Sapato
    A Banda do Sapato é um grupo português que conta histórias com os pés, promovendo espectáculos e formação de sapateado para todas as idades, sempre com o objectivo de divulgar esta dança tão musical. O seu repertório conta com uma versão muito singular de uma dança tradicional portuguesa, revigorada com sapateado americano: o Fandango e também o Jogo do Pau. A “Banda do Sapato” é constituído actualmente por Anabela Martins, Raquel Vieira de Almeida, Marinela e Ana Sousa, mas conta com a colaboração de vários coreógrafos e bailarinos.
  • Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes
    Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes são co-directores directores da Vo’Arte. Ana Rita Barata (n.1972) estudou dança clássica e moderna no Conservatório e Improvisação, Awareness, Body-Mind-Center, Movimento Complexo, Contact/Improvisation e Vídeo no European Dance Development Centre da Holanda. Enquanto intérprete, trabalhou com diversos coreógrafos consagrados, como Wim Vandekeybus, Steve Paxton ou Samuel Louwick. Como coreógrafa e directora artística, trabalha com Pedro Sena Nunes desde 1994 na criação de projectos e espectáculos transdisciplinares junto de diversas comunidades com características especiais, com destaque para a criação da CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar em 2007. É directora artística e programadora da Vo’Arte desde a sua origem, em 1997. Pedro Sena Nunes (n. 1968) completou o curso de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e estudou em diferentes escolas na Europa. Foi co-fundador da Companhia de Teatro Meridional. Realizou numerosos documentários, ficções e trabalhos experimentais em filme e vídeo e produziu mais de 100 spots publicitários para rádio e televisão. Viajante e três vezes pai, realizador, produtor, fotógrafo, professor e consultor artístico, trabalha actualmente como co-director da Vo’Arte, onde cria espectáculos, programa diversos festivais multidisciplinares e intervém em projectos de integração de pessoas com necessidades especiais na dança (Companhia CiM, FRAGILE, entre outros). Em 20 anos de realização e fotografia, ganhou 27 prémios nacionais e internacionais.

Venue and Details

TEDxCascais 2013 - Life Gambling
CCC - Centro Cultural de Cascais
Cascais,
Portugal
More about the venue »

Event Type (what is this?) Standard

This event occurred in the past.
See more TEDxCascais events »

Organizer 127478

Hugo Ferro Branco
Sintra, Portugal

View Profile »

Team

Isabel Cavaca
Creative Manager & Designer
Valdemar Pires
Creative Manager & Architect
Ricardo Morgado
Economist & Future Father
Cláudia Leitão
Manager & Future Mother
Joana Santos
Designer & Dance Teacher
Hugo Figueiredo
Designer & illustrator

Past TEDxCascais Events

See More »