Boavista
x = independently organized TED event

Theme: Um Outro Olhar

This event occurred on
November 24, 2012
9:00am - 9:00am (UTC +0hrs)
Porto
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Auditório da Biblioteca Almeida Garrett
Rua Dom Manuel II
Porto, 4050
Portugal
See more ­T­E­Dx­Boavista events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Mark Mekelburg

Mark Mekelburg é Americano, um dos fundadores da Operação Nariz Vermelho, é “Dr. P.P.P. Pipoca” nos hospitais e responsável enquanto coordenador da formação dos doutores palhaços e o formador do workshop: “A Procura do Teu Palhaço Interior”. Trabalha como palhaço desde 1979 tendo já realizado centenas de espectáculos, seminários, workshops e formações para escolas, igrejas, acampamentos, empresas e eventos particulares nos Estados Unidos, Europa, Brasil e em Portugal. Faz parte da liderança da Comunidade Cristã no Algueirão, é casado, tem dois filhos e vive em Portugal há 22 anos.”

Miguel Neiva

Miguel Neiva, Designer nascido na cidade do Porto, é o criador do ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltónicos, considerado pela revista Galileu “uma das 40 ideias que vão mudar o mundo”. É mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho, na qual lecionou para o curso de Mestrado em Comunicação de Moda. É também colaborador do Ciaud (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), investigador do Mind Language Action Group (Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e membro da Comissão Técnica para as Acessibilidades e Design Inclusivo, coordenada pelo Instituto Português de Qualidade. Coautor do livro “Porto – um ponto de vista”, em colaboração com o arquiteto António Laúndes. Mantém ainda o atelier – ÍCONE • Miguel Neiva Atelier de Design, orientado para o design de comunicação e design de equipamento.

Diego Lora

Diego Martínez Lora, nasceu em Lima, Perú, onde se dedicou ao ensino. Trabalhou em Viena, Áustria, como editor numa Agência de Notícias e professor de Língua Castelhana. Actualmente mora em Portugal e edita novos autores. No seu percurso escreveu mais de uma dezena de livros de prosa breve, fez várias exposições de pintura em sítios tão diversos como Londres, Schwaz, Porto entre outros. Desenvolveu projectos na área da criatividade e da inteligência afectiva.

Sónia Fernandes

Sónia Fernandes é Antropóloga, nascida e criada no Porto. Concebeu e fundou a Pista Mágica, uma Escola de Voluntariado que tem como Missão: construir competências para o exercício do Voluntariado, resultando num efetivo instrumento da ação Humanitária. Em três anos e meio de existência a organização capacitou diretamente mais de 3.000 pessoas. Desde há 24 anos que desenvolve trabalho e competências de voluntariado nacional e internacional em países como EUA, Moçambique, Timor-Leste e Togo. Como formadora e docente, já chegou a centenas de voluntários, dezenas de estudantes e profissionais. Publicou três livros Sobreviver em Missão (2009), Diário de Maio Luz. Pensamentos em Missão (2010) e Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar (2011). Há poucos anos reside de novo na cidade invicta, desde que abraçou aquele que considera o mais mágico projeto da sua vida, o da maternidade. O voluntariado faz parte do seu projeto pessoal de vida. É, portanto, um elemento fundamental na construção contínua da sua felicidade – porque desenvolve atividades que mudam para melhor a vida das pessoas e da sociedade.

Maria Vasconcelos

Maria de Vasconcelos licenciou‐se em Medicina em 1994 e especializou-se em Psiquiatria em 2000. Foi Assistente Universitária, de 1990 a 2007. Apresentou vários programas na televisão e foi animadora do Programa da Manhã da Rádio Comercial e da BestRock FM com Pedro Ribeiro e Nuno Markl, de 2001 a 2004.  Em 2003 fez “O homem que mordeu o cão ao vivo”, no Teatro Villaret em Lisboa, também apresentado no Coliseu do Porto e noutras salas do país, e que originou, no ano seguinte, um programa de televisão onde uma das rubricas se chamava “A canção da Maria”. Editou, em 2005, um album de originais, “Era uma vez”. A entrada na escola das suas filhas levou a que criasse canções com a matéria escolar para lhes facilitar a aprendizagem. Assim surgiu o livro/CD "As canções da Maria", produzido por Gimba, desenhado por Nuno Markl, editado pela Valentim de Carvalho e lançado em Março de 2012. Para estudar a cantar, como que a brincar, porque tudo é mais fácil a cantar!

Cristina Massena

Cristina Massena nasceu no Porto, estudou música desde os 7 anos na Academia Musical Vilar do Paraíso, integrando as classes de Piano e Formação Musical.   Licenciada em Arquitetura, vai desenvolvendo trabalhos numa vasta área artística. No momento encontra-se a gravar o seu Primeiro Álbum de Originais como cantautora, produzido por Pedro Abrunhosa na BOOM STUDIOS, projeto este que vem desenvolvendo desde 2007. Irá ser editado pela BOOM STUDIOS ainda este ano.

Chakall

Chakall é um viajante, um cozinheiro e um apaixonado. Talvez não por esta ordem, mas só ele poderá definir a ordem certa: um homem que viaja e se apaixona por lugares distantes e que colecciona sabores. Um apaixonado pela cozinha e pelos países que percorre. Um Chef que cozinha e viaja com paixão. A sua imagem de marca é marcada pelo turbante que substitui o típico chapéu de Chef, e pelo cerrado sotaque argentino. Duas características que, aliadas ao seu domínio da cozinha e ao seu apurado sentido de humor, lhe conferiram um aspecto singular e uma abordagem diferente da cozinha internacional. Chakall nasceu em Tigre, Buenos Aires, a 5 de Junho de 1972. é filho de cinco culturas, com família de origem galega, suiço-alemã, basco francês, italiana e Argentina. Antes de ser Chef, estudou jornalismo na niversidad del Salvador, trabalhando paralelamente como jornalista no diário El Cronista, de Buenos Aires.

Filipe Macieira

Filipe Macieira é mestre em Engenharia Biológica com a tese realizada na Republica Checa relacionada com a fermentação continua para produção de cerveja sem álcool (2007-2008). Participou num projeto com a maior indústria cervejeira em Portugal com o tema "MoniRtor", monitorização em tempo real e on-line da fermentação de cerveja (2009-2010). Atualmente é investigador no Centro de Engenharia Biológica e encontra-se a realizar a sua tese de doutoramento intitulada "Real-Time- Metabolomics for Fermentation Diagnosis", uma ferramenta para diagnosticar fermentações em tempo-real com recurso a fibras ópicas. E co-fundador da empresa Fermentum-Engenharia das Fermentações, Lda.

Rodrigo Carvalho

Rodrigo Carvalho é Managing Partner da Nutri Ventures Corporation, Partner da Watermelon Productions e responsável por todo o desenvolvimento criativo das duas empresas. Nasceu no Brasil mas já tem mais anos de Portugal onde, em 1991, veio atrás de um sonho: a Fórmula 1. Estudou Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico em Lisboa e, assim que terminou o curso, partiu para Cranfield University, Inglaterra, onde fez um Mestrado em Aerodinâmica. Mas um convite da Procter & Gamble acabou por lhe mudar o rumo. Regressou a Portugal e ingressou na P&G onde fez carreira em Vendas e Marketing. Mais tarde, passou pelas Páginas Amarelas onde foi Sub-Director e, em 2007, juntou-se à Jason Associates, onde foi Manager de projetos de Executive Search e Gestão de Talento. Pelo caminho, já tinha feito uma Pós-Graduação em Ajuda Humanitária na Universidade Moderna e, passado dois anos, chegava a hora de actuar no sector Nonprofit, onde foi Manager na EPIS (Empresários pela Inclusão Social). Curiosamente, foi através da EPIS que Rodrigo volta a encontrar-se com um velho amigo da P&G, Rui Lima Miranda, que – mais tarde – o convida a juntar-se ao projecto Watermelon. Pouco depois, fundam a Nutri Ventures Corporation. Diz a sabedoria popular que à terceira é de vez. Rodrigo já tinha, por duas vezes empreendido: em 1999, Rodrigo lançou um site de apoio jurídico e, em 2002, uma rede de centros de explicações de matemática. O Rodrigo tem vindo a coleccionar talentos, é argumentista, DJ e produtor de música e fala fluentemente inglês, espanhol e italiano.

Pedro Moreira

Pedro Moreira nasceu em 1965, no Porto. Ainda estudante, na Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP), beneficiou da visão humanista, política, social e biológica sobre o individuo, do Professor que inspirou gerações de nutricionistas - Emílio Peres - e foi "seu" assistente. Nutricionista, licenciado em 1989, e impulsionado por Emílio Peres, viajou nos anos 90, durante vários anos consecutivos, para o Maranhão, no Brasil, acompanhado de André Moreira (irmão, naquela altura estudante de Medicina, e hoje investigador com vasto trabalho na área da imunoalergologia e nutrição), onde desenvolveram trabalho comunitário na área da nutrição materno-infantil, com a ajuda local de Freis capuchinhos (italianos, agora com idades entre 72 e 82 anos) e voluntários da Associação italiana MAIS, com quem mantém contacto e encontros em família. Doutorou-se em 2001, em Nutrição Humana, e as áreas preferenciais de investigação e publicação têm sido os determinantes nutricionais e alimentares da obesidade e da asma, ao longo do ciclo de vida. É Professor Catedrático de Alimentação e Nutrição Humana na FCNAUP, investigador do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer da FADEUP, e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto. É consultor da Direcção-Geral da Saúde e Membro do Conselho Científico da Plataforma Contra a Obesidade. É Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas. É Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa das Ciências da Nutrição e Alimentação.

Organizing team

Pedro
Coelho

Porto - Portugal, Portugal
Organizer
  • Ana Bandeira
    Design, Production
  • Paula Alves
    team member
  • Dora Ventura
    team member
  • Patricia Rodrigues
    team member
  • Pedro Cardoso
    Team member
  • Paulo Coelho
    Team member