Tubarão

x = independently organized TED event

Theme: We networked

Tubarão, Brazil
November 10th, 2012

View photos from the event on Flickr

About this event

TEDxTubarão is an event planned to spread ideas that worth and inspire change of atitude.



Who are we?

TEDxTubarão is an idea born with TEDxFloripa events in July 2011 and TEDxJovemIbira in December 2011. Through these connections came the desire to create a local space-time reflection, hoppefully capable of making changes in the region.
We believe that our potential can be increased together. "Together we are strong" and then came the theme: We networked.

Why networked?

A network consists of links that make it strong. Each link is part of all and at the same time transcends it. It is able to overcome barriers, break dogmas and inspire change. With this strenght we are working to make a life-changing event.

Our target audience will be any people able to engage and disseminate ideas for a better society, regardless of social class or occupation.
Tickets will not be charged. One hundred places are available and those who apply will be subjected to curatorship.
Registration for the TEDxTubarão will be made ​​through the website www.tedxtubarao.com and should occur about a month before the event.
The registration period for TEDxTubarão will be announced on the event page, Facebook and Twitter.

Confirmed Speakers

  • André Gravatá
    "E se a educação fosse diferente?" André Gravatá não gosta de dizer que ele é uma profissão, porque antes de tudo ele é um ser humano. Trabalha com jovens de escolas públicas e como jornalista. Está escrevendo um livro sobre iniciativas inovadoras de educação, que buscam maneiras criativas para que os percursos de aprendizagem sejam realmente significativos.
  • Fernanda Bornhausen de Sá
    Social Good Brasil - A Mudança que nos Conecta Fernanda Bornhausen é Psicóloga e empresária com especializações em administração e orientação profissional, possui mais de 20 anos de experiência na área de comunicação e publicidade, período em que atuou como sócia dirigente das agência Prime Brasil e Prime RS, em SC, SP e Brasília. Atualmente é Diretora da Clear Educacão e Inovação, Presidente voluntária do Instituto Voluntários em Ação e idealizadora do portal www.voluntariosonline.org.br que conta com mais de 41.000 voluntários no Brasil e Senior Fellow do Synergos Institute de Nova Iorque.
  • Fabio Neves
    Transformando passivo ambiental em desenvolvimento sustentável. Fábio de Farias Neves Engenheiro e Mestre em Aqüicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Co-fundador da Empresa Séston Biotecnologia, é o Diretor de Tecnologia e Inovação da empresa. Atuou como consultor de empresas de aqüicultura situadas em Santa Catarina e fez parte do grupo de aqüicultura em um Instituto de Pesquisa de Bahamas. Lecionou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e atualmente é professor na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). É pesquisador dos Laboratórios de Cultivo de Algas (LCA) e de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr), ambos da UFSC, e está finalizando o curso de doutorado em Engenharia Ambiental pela mesma universidade.
  • Flammarion Vieira
    Flammarion Vieira, gaúcho de Cruz Alta, criado no Paraná até os 6 anos, se mudou para Brasília e ficou até os 28, quando foi estudar joalheria contemporânea em Portugal na escola "Contacto Directo", com o mestre Filomeno Pereira de Sousa em 1998. Em 1999 cursou desenho na "Scuola Leonardo da Vinci" Florença, desde então não parou de trabalhar com o design de jóias e objetos de adornos. Foi idealizador do BSB Design Jóias, mostra que reuniu em suas duas fases, os 40 melhores designers de jóias do Brasil. O artista criou e desenvolveu em conjunto com a designer Simone Coste a marca Abalô, com o intuito de mostrar que idéias simples aliadas a técnicas inovadoras, materiais nobres, pedras preciosas e ouro com design contemporâneo remetem a um mix de Hippie Chic de adornos para pessoas da atualidade. Foi responsável pela criação da marca Clube Café, levando conceitos variados para acessórios e outras peças de design. Inspirado a partir de uma valorização de uma rede de pessoas com atitude e bom gosto dentro de um mundo marcado pela globalização, valorizando a cultura local e identidades únicas e autênticas. Utilizando sempre materiais inovadores, com peças exclusivas, o Clube Café é uma referência de experimentação, beleza e arte padronizada. Atualmente o processo de criação das suas obras em assemblage é inspirado em histórias de momentos, locais e personagens que manifestam o conceito materializado na diversidade de materiais exclusivos, como jóias, caixas, quadros em 3D levando inclusive o conceito jóia-objeto (quadro e jóia), percorrendo boa parte da europa e tocando corações com a arte contemporânea e autenticidade do artista.
  • Martha Gabriel
    Desgraça e Triunfo: dois impostores Martha Gabriel é escritora, artista, professora e pesquisadora. Coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação. Palestrante keynote internacional com mais de 50 apresentações no exterior e premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Reviewer da LEA – Leonardo Electronic Almanac, MIT. Engenheira (Unicamp), pós graduada em marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes (ECA/USP). Autora de diversos artigos publicados em congressos e revistas no Brasil e exterior e de 4 livros inclusive o best seller "Marketing na Era Digital". Apontada como o professor brasileiro de marketing mais influente no Twitter pela SMMagazine e 8a no mundo. Artista com exposições no Brasil e exterior, premiada inclusive pela Bienal de Florença 2009.
  • Claudio Miklos
    Arduino 100 noção Claudio Miklos é desenvolvedor e ativista do software e hardware livres, Claudio Miklos atua na área de telefonia ip desde 1996, sendo responsável pela instalação de grandes redes de comunicação baseadas em software aberto. Hobista em eletrônica, vem atuando como educador com suas oficinas para abrir as portas e as mentes ao universo da computação pervasiva e ao entendimento do papel individual no desenvolvimento da tecnologia. Até o momento a oficina "Arduino 100 Noção" já atendeu mais de 600 pessoas gratuitamente, entre elas alunos da escola pública e crianças portadoras de deficiencias físicas e mentais. A palestra a ser efetuada no TEDxTubarão vai contar sobre esta experiência e terá o objetivo de estimular a formação de grupos para divulgação da tecnologia aberta.
  • Guilherme Dable
    Guilherme Dable é Artista visual, co-gestor da associação cultural Atelier Subterrânea, professor nas áreas de desenho e processo criativo. ‘A partir do nome do evento, me foi inevitável fazer jogos com a palavra “nós”. Entre a ideia de coletivo, um entrelaçamento que pode deixar correr, ligar ou bloquear, e ainda uma medida de velocidade, pretendo especular brevemente sobre esses conceitos, alinhavando-os com pequenas provocações sobre o tempo que dedicamos às coisas. Me parece interessante pensar que, ao invés de preocuparmo-nos em desatar nós, fazer bons nós - firmes e confiáveis - sejam um ponto de parada, de reflexão em um mundo onde somos atropelados pela velocidade - e esta é tão grande que atravessa as redes sem que consigamos perceber o que vem nesse fluxo. Fiar uma rede, tecê-la, é juntar, nó a nó, caminhos que se cruzam de modo frágil. Dar o nó é uni-los. O ato de desatar pode estar sendo supervalorizado, uma vez que não há tempo para passarmos tantas vezes pelo mesmo lugar, dar voltas e voltas sobre o próprio eixo. Quem rotaciona sobre o próprio eixo parece não sair do lugar; de fato, talvez não saia. Mas certamente olhou para todos os lados antes de voltar ao mesmo ponto, o que já não torna a visão do ponto de partida a mesma de uma volta atrás. Minha fala se pretende como um convite à pausa para reflexão, como se, ao passar os dedos por uma corda, eles se detenham nos nós que pontuam essa linha.’
  • Glenda Barcarol
    Vivência de Danças Circulares (Um momento de lembrarmos que uma rede começa, dando as mãos) Glenda Barcarol é natural de São José dos Pinhais, no Paraná) e local onde mora atualmente. Tem 24 anos é formada em Administração e pós-graduada em Jogos Cooperativos. Atualmente trabalha no SESI Paraná com gestão de projetos de Educação e treinamentos de Jogos Cooperativos nas indústrias do Estado. Glenda também faz parte do grupo de Guerreiros sem Armas (GSA 2012) e vem trazer vivências de danças circulares regados a momentos de celebração, um chamado para lembrar que uma rede se inicia dando aos mãos.
  • Geraldo Campos
    Conexões de Felicidade Geraldo Campos é Professor, gestor, pai, filho, amigo e ser humano. Mestre em Administração pela UNISUL(SC), Especialista em Gestão de Eventos Culturais pela Scuola di Ravello (It), Bacharel em Educação Física pela UDESC (SC). Atua como professor em vários cursos nas áreas de lazer, eventos, marketing, cultura, integração e desenvolvimento de competências da UNISUL (SC) . É sócio-consultor do Studio Sapienza desenvolvendo atividades de consultoria e assessoria e desenvolvimento de competências. Diretor de Oportunidades da OMDA – Organização para o movimento e o desporto adaptado. "Se todas as pessoas buscam ser felizes, nossas atuações deve se pautar em apenas um objetivo: fazer pessoas felizes"
  • Ana Liberato
    Ana Liberato nasceu no dia 25 de janeiro de 1994. É de Tubarão, Santa Catarina. Possui 30 composições de sua autoria em inglês e português, onde faz a criação de letra e música. Faz shows e apresentações na região. Costuma cantar além das suas músicas, outras cantoras como Janis Joplin, Taylor Swift, Shania Twain, Paula Fernandes, Shakira, Laura Pausini, entre outros. Sua paixão é seu violão e viver a música em tempo integral, o que fica bem claro ao ver os seus vídeos e composições, como na música don't stop to sing de sua autoria. Dedica boa parte do seu tempo a edições de vídeos, composições e aulas de musica. Hoje luta procurando seu espaço, seu lugar ao sol. Aproveitando as oportunidades no mundo artístico, onde procura patrocinadores e gravadora. Seu sonho é lançar seu CD a nível nacional, onde já vem trabalhando para grava-lo o quanto antes.
  • Pamela Gaino
    Qual é o seu jeito de mudar o mundo? Pâmela Gaino nasceu em 1983 é Ativista Social, Artista Plástica e Arte Educadora formada pela Faculdade Paulista de Artes. Coordenadora da Rede de Jovens Agentes de Transformação Social do Programa Geração MudaMundo da Ashoka. Desenvolve trabalhos com a juventude desde a adolescência. Criadora de diversos projetos sociais e culturais como: Exposição de Arte Itinerante: Fora da Mala, Encontro de Arte Jovem: Bóra Negradal, Urbi: Meu Cabelo, Minha Identidade, Arte para GERAR e lidera o movimento CHAMADO ÁFRICA. Antes da Ashoka, atuou na organização social Jovem Caminhar e Gotas de Flor com Amor e atualmente coordena a Rede de Jovens do Geração MudaMundo, Programa de Juventude da Ashoka Brasil.
  • Claudio Oliver
    A casa e a rede – responsabilidade ambiental e ação localCláudio Oliver é Agricultor urbano, empreendedor social, articulador da Quinta da Videira – um experimento in situ que se propõe a explorar os limites e possibilidades do manejo de resíduos orgânicos por meio da agricultura e pecuária urbana regenerativa, do diálogo entre tradição e inovação – Mestre em Educação pela PUC-PR , especialista em formação humana não escolarizada, em pesquisa articulou uma profunda reflexão em torno da obra de Ivan Illich, Tolstoy e Paulo Freire. Atua como professor no Curso de Gestão Ambiental da FEPAR. Coordena projetos de agropecuária urbana regenerativa envolvendo espécies tradicionais de plantas e animais em parceria com pesquisadores locais e nacionais.
  • Paulo Milani
    Filosofia Elos aplicada a realização do mundo que todos sonhamosPaulo Farine Milani, 25, é um Guerreiro Sem Armas. Desde 2009, como facilitador do Instituto Elos, tem convidado pessoas de diferentes comunidades do Brasil e do exterior para redescobrirem o prazer de realizar um sonho coletivamente. Foi um dos idealizadores do movimento Oasis Santa Catarina onde aprendeu muito na prática sobre como atuar em rede. Acredita que todo mundo tem um sonho e que juntos podemos construir o melhor dos mundos. Adora pedalar até o escritório do Elos, onde está aprendendo muita coisa legal em sua relação com um jardim.
  • Roger Augusto
    Cinco Atitudes para viver mais e melhor! Roger Augusto é médico, graduado pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em acupuntura pelo Instituto de Pesquisa e Ensino de Medicina Tradicional Chinesa. Também faz parte do Colégio Médico de Acupuntura. Atende pelo Sistema Único de Saúde desde 2002. É diretor clínico do Hospital São Sebastião, em Treze de Maio, professor universitário e gestor em saúde pública. Praticante diário das #CincoAtitudes
  • Fabio Brotto
    Cooperação para um Mundo onde todos podem Ven-Ser Juntos! Fábio Brotto, atualmente mora em Florianópolis é mestre em ciências do Esporte pela Unicamp, é co-fundador do Projeto Cooperação, que é uma comunidade de serviços que atua com desenvolvimento de grupos. É Inspirador de livros sobre jogos cooperativos e a pedagogia da cooperação, bem como, inspirador da pós-graduação em Jogos Cooperativos.
  • Richeli Sachetti
    Richeli Sachetti tem como missão de vida oportunizar às pessoas a poderosa experiência de elevar as expectativas sobre o futuro de suas vidas e a acelerar o passo para estas novas conquistas com serenidade, felicidade e contribuição! Acredita que perguntas poderosas desenvolvem a coragem – emoção ou habilidade - fundamental para a plenitude do ser humano; esta é uma de suas prediletas: Esta situação precisa de qual ação? Estica o sorriso facilmente e se sente bem com a luz natural! É master coach de executivos e seu mestrado em administração pesquisa as diversas formas da aprendizagem organizacional.
  • Graciela Simoni
    O Encantados Contadores de Histórias, formado há 7 anos, atua na área das artes cênicas, contação de histórias, artes visuais e projetos literários. Busca divulgar com seus espetáculos a diversidade cultural presente em nosso grande Brasil. Apresentará no TEDx Tubarão com a contadora Graciela Simoni o conto "Um Apólogo" de Machadao de Assis, publicado originalmente na Gazeta de Notícias em 1885, entretanto muito contemporâneo.
  • Elio Lazarotto
    Elio Lazarotto é Papai Noel desde 1999. ‘Não se trata do meu trabalho, mas sim da minha vida. Realizo eventos em todo o Sul do país com um helicóptero, levando a todos os lugares uma mensagem de paz, solidariedade, respeito ao próximo e relembrando a todos sobre o verdadeiro sentido do Natal. Tenho um CEP próprio nos Correios, por meio do qual respondo cartinhas de todas as partes do Brasil e do mundo. Já ultrapassei a marca de um milhão de cartas respondidas, todas com mensagens de conscientização. Tenho registro nas Marcas e Patentes como Papai Noel do Brasil. Exerço também atividades ligadas ao respeito ao meio ambiente, como o projeto 1 milhão de árvores nativas, que distribui sementes de árvores a crianças em idade escolar para que realizem e acompanhem o plantio. Já realizei protestos contra o tráfico e aprisionamento de animais silvestres, com recolhimento de gaiolas, trocadas por coleções de cartões telefônicos. Coordeno também a produção de brinquedos utilizando cartões telefônicos usados, a fim de retirar esses materiais da natureza e proporcionar alegria a crianças, principalmente as carentes.’

Venue and Details

Auditório Cettal
Rua Padre Dionísio da Cunha Laudt
Tubarão, 88701140
Brazil

This event occurred in the past.
See more TEDxTubarão events »

Organizer 122964

Tatiana Michels
Tubarão, Brazil

View Profile »

Team

Maitê Lemos
co-organizer
Cíntia Teixeira dos Santos
co-organizer
Richeli Sachetti
Coach
Letícia Zanetta de Matos
co-organizer
Ricardo Nunes
co-organizer
Rico Silva
co-organizer
Cibele Debiasi Alberton
co-organizer
Cleber Miranda
co-organizer