Fortaleza
x = independently organized TED event

Theme: Mentes Compartilhando Ideias

This event occurred on
June 10, 2012
8:30am - 5:00pm BRT
(UTC -3hrs)
Fortaleza
Brazil

TEDxFortaleza é uma conferência sem fins lucrativos que reunirá cerca de 15 pensadores de áreas de conhecimento diversas como arte e tecnologia, ciência e negócios, para falar sobre suas melhores ideias e experiências em palestras com duração de 06 a 18 minutos, impulsionando conexões e discussões de alcance local, regional e global.

Esta é a primeira vez que um evento TEDx acontece no Ceará. O TEDxFortaleza será realizado no dia 10 de junho de 2012 e terá como tema "Mentes Compartilhando Ideias".

TEDx Fortaleza
Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, Fortaleza - Ceará
Mareiro Hotel
Fortaleza, 60165-121
Brazil
See more ­T­E­Dx­Fortaleza events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alex Olivier

ALEX OLIVER é um escultor figurativo com vasto conhecimento em anatomia humana e desenho tradicional. Fez serviços para empresas como Blizzard Entertainment, em Los Angeles, Califórnia, Discovery Channel, National Geographic e lecionou escultura em São Paulo por 4 anos. Seus trabalhos também são conhecidos através de workshops no Brasil e exterior. Ministrou workshops na Gnomom School em Los Angeles, Califórnia e no Projac da Globo no Rio de Janeiro. Atualmente direciona esforço e atenção na criação do Alex Oliver Studio, sediada na cidade de Fortaleza no estado do Ceará, Brasil.

Weber Girão

Há 15 anos, o cearense WEBER GIRÃO descobriu uma nova espécie de ave, o soldadinho-do-araripe, que se revelou como o único pássaro exclusivo do Ceará, sendo também o mais ameaçado de extinção global no Estado. Sua sobrevivência representa a conservação das matas e das águas que fazem do Cariri cearense um oásis no sertão, garantido a qualidade de vida de milhares de pessoas. Esta bandeira tem norteado suas ações como biólogo e cidadão.

Janio Alcantara

JANIO ALCANTARA DE OLIVEIRA, fortalezense, 46 anos, casado, um filho, bacharel em Direito pela UFC, servidor da Justiça Federal, formando em Programa Pathwork de Transformação Pessoal e um dos coordenadores do Grupo Espírita Paz e Bem. Acredita que a jornada do autoconhecimento e a ação no Bem são ferramentas fundamentais para ajudar na elevação da consciência individual e planetária, tornando as pessoas mais sábias e amorosas.

Vilton Fernandes

VILTON FERNANDES teve uma infância difícil. Aos 12 anos já fumava, hábito que lhe originou uma tromboangeite obliterante, causando a amputação de suas pernas e parte de um braço. Apesar das dificuldades, pensando em levar toda a família para passear, Vilton idealizou como seria seu primeiro carro. Sem estudos, mas com determinação, perseverança e otimismo de sobra, ele construiu sozinho um carro adaptado às suas necessidades e realizou seu sonho. Entre os detalhes do automóvel, um copo fixado no freio de mão improvisado e cinto de segurança, mas o invento ainda não tem marcha a ré. Entra em ação a esposa ou o carona para movimentar o carro para trás.

Rodrigo Castro

RODRIGO CASTRO possui graduação em Ciências Naturais pela Escola Politécnica Federal de Zurique (1993) e mestrado em Estudos do Desenvolvimento pela National University of Ireland (1996). Trabalhou em projetos de desenvolvimento sustentável em Moçambique de 1996-2000. Desde 2001 é secretário executivo da Associação Caatinga. Tem experiência de 18 anos na área de elaboração e gestão de projetos sócioambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas protegidas, biodiversidade, estratégias e incentivos para a conservação e o desenvolvimento sustentável. É autor de diversos artigos e livros sobre o meio ambiente e participa de diversas redes pela conservação do meio ambiente. É empreendedor social membro da rede global Ashoka. Foi fundador da Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará, Piauí e Maranhão - Asa Branca que presidiu até 2008. Presidiu a Confederação Nacional de RPPN de 2009 a 2011. Em 2007 foi idealizador da Aliança da Caatinga sendo o seu coordenador atual e em 2009 foi finalista do Prêmio Nacional de Empreendedores Sociais da Folha de S.Paulo e Fundação Schwab. Em 2010 atuou como consultor do Núcleo do Bioma Caatinga do Ministério do Meio Ambiente. É membro do Conselho Assessor Externo da Embrapa Agroindústria Tropical em Fortaleza e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Chico Neto

CHICO NETO, 30, é publicitário, especialista em Design e professor do Curso de Publicidade na Universidade Federal do Ceará. Apaixonado por Design Thinking e pelo Terceiro Setor, ele traz em sua história a participação como criativo e agente social em vários projetos e organizações como Instituto Itaú Cultural, Fundação Casa Grande, Cuca Che Guevara, AbeDesign, Dragão Fashion Brasil, SEBRAE, A Gente Transforma e Visão Mundial.

David Valente

DAVID VALENTE desenvolveu habilidades com os pés devido a uma deficiência congênita em seus membros superiores. Brasileiro, natural de Fortaleza, Ceará, é graduado em filosofia. Despertou à musicalidade ainda criança, aos 04 anos. Sua carreira profissional teve inicio em 1995. Com 07 CDs gravados, vasto repertório, eclético e versátil, é sucesso por todo o Brasil.

Joaquim Caracas

JOAQUIM CARACAS cursou Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará. Fundou a Impacto Protensão em 1996 e nela desenvolveu inovações em estruturas de concreto por todo o Brasil. Atualmente, Joaquim Caracas é Sócio-Gerente da Protensão Impacto LTDA e Diretor de Pesquisas de Processos e Produtos do SINDUSCON-CE. Seus produtos inovadores, fabricados em plástico 100% reciclado, demonstram sua preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade já que a Construção Civil é um dos parâmetros que mede a melhoria na qualidade de vida de um país. Aliando criatividade, espírito inovador e sustentabilidade, ele inaugurou em 2011, o primeiro Hotel do Mundo feito em plástico 100% reciclado. HOTEL VALE DAS NUVENS em Guaramiranga-CE. Um Hotel cinco estrelas que associa inovação tecnológica, natureza e sustentabilidade.

Izabel Guedes

MARIA IZABEL FLORINDO GUEDES a qual é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq. Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, Mestrado em Fitotecnia com área de “concentração em virologia vegetal” e Doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará-UFC e pós-doutorado em Bioquímica de Proteínas e Biologia Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Departamento de Nutrição. Tem atuado como professor permanente no Programas: Curso de Mestrado em Nutrição e Saúde (CMANS) e Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO - www.renorbio.org.br). Líder do Grupo de Pesquisa Inovação Biotecnológica em Saúde. Tem experiência na área de produtos naturais (desenvolvimento de biofármacos), virologia, imunologia, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfases no uso de sistema vegetal para a produção de proteínas recombinantes de interesse na área médica, visando a produção de vacinas e desenvolvimento de kits de diagnósticos. Realiza pesquisas fundamentais sobre os processos de clonagem e produção de proteínas recombinantes utilizando sistemas vegetais e microbiológicos. Com base em experiências adquiridas no decorrer do desenvolvimento de atividades de pesquisa, coordena e participa de vários projetos de pesquisa com apoio da FUNDECI/ETENE do Banco do Nordeste, FINEP, MCT- CNPq / CT-SAÚDE e PNPD (CAPES).

Alysson Muotri

ALYSSON MUOTRI é biólogo molecular formado pela Unicamp e com doutorado em genética pela USP. Fez pós-doutoramento em neurociências e células-tronco no Instituto Salk de pesquisas (EUA). Desde então tornou-se professor da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia em San Diego. Recebeu diversos prêmios internacionais pela sua pesquisa sobre o desenvolvimento do cérebro, quebrando um dos dogmas centrais da biologia que dizia que todas as células de um indivíduo possuem o mesmo conteúdo genético. Recentemente, desenvolveu um novo modelo para estudo do autismo usando células-tronco induzidas e convertidas em neurônios a partir da pele dos pacientes. Com isso, conseguiu observar os estágios iniciais do desenvolvimento neural de autistas. A pesquisa ainda mostrou que os defeitos sinápticos observados nesses neurônios autistas podem ser revertidos, abrindo novas perspectivas para tratamento. Pela estratégia inovadora, é um dos recipientes do prestigioso "NIH Director's New Innovator Award". Surfista e iogue, costuma ter insights entre uma onda e outra.

Maria da Penha

MARIA DA PENHA é símbolo do enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil. Vítima, em 1983, dessa mácula social por parte de seu então marido, Maria da Penha lutou por 19anos e seis meses para conseguir a punição do seu agressor, fato que só aconteceu devido a pressões internacionais. Em 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha que dá mais rigor na punição ao agressor e prevê condições para a mulher e sua família viver sem violência. Hoje, Maria da Penha atua junto ao Instituto Maria da Penha-IMP através de ações voltadas para a desconstrução do machismo e para construção de uma sociedade de paz e com equidade de gênero.

Arnaldo Santos

ARNALDO SANTOS é doutor em ciências poliíticas pela Universidade Nova de Lisboa- Portugal, pós-doutorando em ciência política pelo MIT e em economia política pela UFC. Arnaldo Santos é presidente do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Econômicos Sociais e Politicas Publicas(IDESPP). Participa do Laboratório de Estudo da pobreza(LEP) onde pesquisa a “Caracterização da extrema pobreza no Brasil”, estudo que levou ao desenvolvimento de um programa para a erradicação da miséria no Ceará e que servirá de modelo para o país.

Fernando de Mendonça

FERNANDO DE MENDONÇA foi aviador da Força Aérea Brasileira, ingressando na FAB em 1943. Graduou-se em dezembro de 1958 pelo ITA, com menção honrosa “summa cum laude”. Fez doutoramento em Radiociências na Universidade de Stanford nos EUA. Como representante do CNPq junto à NASA, nos Estados Unidos, manteve contatos fundamentais para o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro e a futura fundação do INPE, onde se tornou o primeiro diretor.

Fausto Nilo

Arquiteto, compositor, cantor e poeta, FAUSTO NILO tem um repertório de cerca de 400 canções interpretadas por artistas como Moraes Moreira, Raimundo Fagner, Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos, Zeca Baleiro e muitos outros. Como arquiteto destaca-se o projeto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, realizado em parceria com o arquiteto Delberg Ponce de León, além de projetos como a Nova Praça do Ferreira, a adaptação da Ponte dos Ingleses e o novo Mercado São Sebastião, também em parceria com Delberg.

Organizing team

João Victor
Paiva

Fortaleza, Brazil
Organizer
  • Lucas Távora
    Organizer
  • Rafael Lobo
    Organizer
  • Maiara Moura
    Organizer
  • Harturo Silveira
    Organizer
  • Daniel Costa
    Organizer
  • Ézio Bessa
    Organizer
  • Keila Costa
    Organizer
  • Thiago Tomé
    Organizer
  • Vicente Araújo
    Organizer
  • Enéias Façanha
    Organizer
  • Luis Ido
    Organizer