Guimarães
x = independently organized TED event

Theme: Rir, Comer, Fazer

This event occurred on
February 9, 2013
10:00am - 7:00pm (UTC +0hrs)
Guimarães
Portugal

Rir, Comer, Fazer é o tema e desafio lançado para o TEDxGuimarães. Vamos refletir sobre o espaço que o riso tem na vida das pessoas, sobre como a construção e partilha de ideias acontecem muitas vezes quando a boa gastronomia está sobre a mesa, e como momentos de riso e comer estão ligados à acção, aos momentos que fazem as ideias acontecer.

Plataforma das Artes e Criatividade
Av. Conde Margaride
Guimarães
Portugal
See more ­T­E­Dx­Guimarães events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Alexandre Quintanilha

Alexandre Tiedtke Quintanilha nasceu em Lourenço Marques (Maputo) a 9 de Agosto de 1945 e aí completou o ensino secundário. Licenciou-se em Física Teórica pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul, a mesma que lhe concedeu o grau de Doutor em Física do Estado Sólido, em 1972. A partir daí, decidiu dedicar-se à Biologia, na Universidade da California, onde permaneceu quase 20 anos. Em Berkeley, criou o Centro de Estudos Ambientais, e desenvolveu investigação na área do stress. Esteve intimamente envolvido na criação do novo acelerador de investigação (Advanced Light Source), no lançamento do Human Genome Center at Berkeley e de vários programas doutorais inter-disciplinares. Como vice-director no Lawrence Berkeley National Laboratory, secção de Energia e Ambiente, e como professor de fisiologia celular orientou o trabalho de muitos jovens nestas áreas de investigação. Vem para Portugal em 1991 como director do Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Criou o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), presidiu durante vários anos ao Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) e dirigiu, durante dez anos, o Laboratório Associado que integrou estes dois institutos. Atualmente preside ao Conselho de Gestão e Orientação do consórcio I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde), que inclui, para além do IBMC e do INEB , também o IPATIMUP. Publicou mais de cento e vinte artigos em várias revistas científicas internacionais, foi editor / autor de 6 volumes em áreas da Biologia e Ambiente, foi consultor redactorial da Enciclopédia de Física Aplicada e escreveu dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação, sendo ainda coordenador e autor de vários trabalhos nas áreas da Biologia, Ambiente e Física Aplicada. Presidiu a inúmeros grupos de trabalho na European Science Foundation (ESF), na Comissão Europeia, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e é membro de várias sociedades cientificas e também do Conselho para Investigação e Exploração da National Geografic Society. Presentemente, os seus interesses científicos são o stress biológico, o risco e a divulgação da ciência. É secretário do Conselho dos Laboratórios Associados, presidente do Conselho de Ética para a Investigação Clínica e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

Ana Mendoça

Ana Mendoça, a viver em Braga à 6 anos, e sempre gostou de cozinhar e de partilhar com os outros o resultado dos cozinhados. Desenvolveu o projeto You Can Bake à um ano. Encontrou uma forma de simplificar o processo de fazer bolos, bolachas, brownies e cupcakes, e permitir que qualquer pessoa consiga fazer algumas das suas receitas preferidas de forma rápida, mesmo que não tenha experiência ou tempo pra seguir receitas.

Daniel Deusdado

Daniel Deusdado é jornalista e director-geral e sócio da Farol de Ideias, produtora de conteúdos de televisão e media, que fundou em 2000. Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto, fez uma Pós-Graduação em Realização Televisiva pela Escola das Artes da mesma universidade. Foi um dos jornalistas fundadores do Público onde chegou a ocupar o cargo de sub-director. Foi também director da revista Ideias & Negócios. Actualmente é responsável pelos projectos de televisão e media da Farol de Ideias – produtora de formatos de grande audiência como Liga dos Últimos (RTP), Biosfera (RTP2), Radar de Negócios (RTPN) -, comentador de assuntos económicos da RTP Informação, coordenador do Conselho dos Doze, publicado mensalmente no Expresso, e dos barómetros semanais JN sobre Sustentabilidade Social, Justiça, Educação e Saúde. É também publisher d’ O Inimigo Público, suplemento satírico do jornal Público, em joint-venture com as Produções Fictícias. Em 2010, foi realizador da série documental “Himalaias:: Viagem dos jesuítas portugueses”, exibida pela RTP2 depois de dois meses de filmagens no Tibete, Nepal e Índia.

Estela Bicho

Estela Bicho é professora associada do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho, onde é responsável por cursos de Sistemas Dinâmicos não-lineares, Controle e Robótica e dirige o laboratório de pesquisa sobre Autónomos (móveis e antropomórfico) Robótica e Sistemas Dinâmicos. Também é membro da equipe do MIT Portugal, Programa Conjunto de Estudos Avançados em Bioengenharia. Obteve o grau de doutora em Robótica, Automação e Controle, em 1999, pela Universidade do Minho. O seu trabalho de doutoramento recebeu o honour price da Portuguêsa-IBM (1999). Entre 1995-99 foi membro da “Equipe de ynamique’, liderada pelo Prof Gregor Schöner, do Centre de Recherche en cognitivas Neurociências CNRS em Marselha, França. A sua pesquisa concentra-se na utilização de sistemas dinâmicos para o desenho e implementação de arquiteturas de controle para sistemas cognitivos individuais e multi-robô, incluindo interação homem-robô e colaboração. Tem sido PI nacional e vários projetos de pesquisa financiados pela UE em robótica.

Leandro Morgado

Leandro Morgado, comediante, mágico, músico e spoken word artist, é autor de quatro one man shows apresentados em várias salas nacionais. Antropólogo de formação académica, tende a tratar nos seus espectáculos temáticas como o status social, consumismo ou sistemas de crença, valorizando o papel da comédia enquanto potenciador do pensamento crítico. Actualmente, divide o seu trabalho entre Portugal e o Reino Unido.

Maria João Valente Rosa

Professora da Universidade Nova de Lisboa, nasceu em Lisboa, em 1961. Licenciada em Sociologia e Doutorada em Sociologia (especialidade Demografia). Autora e coordenadora de inúmeros estudos publicados sobre a demografia e a sociedade portuguesa, como é o caso de “Portugal: os números” e “Envelhecimento da Sociedade Portuguesa”, ambos da coleção de Ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Desempenhou funções de dirigente em organismos públicos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Integra o Conselho Superior de Estatística e assegurou a representação nacional em várias instâncias europeias e internacionais (Comissão Europeia, Eurostat, OCDE) relacionadas com a produção de estatísticas. É diretora da Pordata – Base de dados Portugal Contemporâneo, projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Luis Santos

Luís Santos é um criativo, community manager, jornalista, marketeer e publicitário que não consegue estar parado. Tem por dia cerca de 10 ideias sobre os mais variados temas a processar em background. Criou o Portuguese Sayings no Facebook. Passadas algumas horas, os Sayings tornaram-se virais e em 3 meses juntou cerca de 80.000 fãs. Criou uma loja de roupa online com os Sayings mais populares. Licenciado em Marketing e Mestre em Publicidade, o percurso de Luís envolveu a gestão de páginas no Facebook de grandes marcas de consumo e uns quantos projetos pessoais com alguma notoriedade. Os espaços de blog, Facebook, Flickr, Tumblr e Pinterest do We Like Cars valeram-lhe convites para vários projetos. Não sendo designer, em 2010 a sua paixão pelo mundo automóvel valeu-lhe o 4º lugar a nível Europeu do concurso da Dunlop Livery Competition 2010. O lema de Luís é fazer, fazer e fazer! Mas com criatividade!

Paulo Morais

Professor, formador, animador e ator social em diferentes contextos. Mentor e membro fundador da Associação ANIMAcomRISO (ACRI), associação que encontra no ato de rir o elemento empoderador de ação. Professor de Matemática, com Mestrado em Associativismo e Animação Sociocultural vive a paixão de provar que se tem vida, tem alegria, logo, motivo para ação. Dedicado à ACRI nos últimos 5 anos já contactou com milhares de pessoas, sempre a explorar o rir como ato intrínseco que nos une!

Rogério Nuno Costa

Rogério Nuno Costa (Amares, 1978). Artista, investigador, professor, produtor, curador e escritor em vários projetos artísticos e para-artísticos com limites disciplinares bastante definidos formalmente (espetáculos, conferências, performances, workshops, jantares, palestras, master classes, exposições, instalações, concertos, anúncios publicitários, programas de televisão, livros, rádios online, desfiles de moda), mas conceptualmente inter(in)disciplinares, dogmáticos e cinicamente altermodernos. Considera-se um observador (participante) com uma curiosidade mórbida pelo universo das artes, e só devolve o resultado das suas investigações porque é o que manda o Código Deontológico dos Jornalistas. Na persona do Chef Rø, tem elaborado inúmeros cruzamentos da Cozinha Conceptual™ com as artes performativas e os novos media, pretendendo com isso que a Arte se eleve à categoria de Gastronomia (pois o contrário já foi feito). Não é ator — todos os trabalhos nas áreas do teatro/dança que realizou em colaboração com diversos artistas e companhias (Teatro Praga, Patrícia Portela, Sónia Baptista. Lúcia Sigalho, Cão Solteiro, Nelson Guerreiro, Estrutura, Teresa Prima, entre outros) foram trabalhos de consultoria. Prepara para 2013 a publicação do livro/DVD “Vou A Tua Casa — Projeto de Documentação”, um disco de originais tecnobrega chamado “€TRASH” e a construção (from scratch) de uma “Universidade”.

Renato Cunha

Renato Cunha - Orador no TEDxGuimarães 2013. (Vila Nova de Famalicão, 1975) Chefe de cozinha, em parceria com a sua mulher, Dalila Cunha, é responsável pelo projeto do Restaurante Ferrugem. O trabalho e a comunicação que desenvolvem colocou este projeto minhoto, de estrutura e dimensão familiar, no mapa gastronómico nacional, conquistando em 2012 um lugar no top10 das escolhas do blog Mesa Marcada, quer para o restaurante, quer para a dupla de chefes. Renato Cunha está atento ao que se faz em Portugal e no mundo, procurando uma formação de banda larga, assente quer no receituário popular, quer na alta cozinha. Investigação, inspiração, desconstrução, intuição, transpiração, paixão, provocação e emoção são condimentos sempre presentes nas iguarias que cria. Valoriza os produtos tradicionais, preferencialmente os autóctones e de produção biológica, numa cozinha manifestamente portuguesa e de raízes populares - uma cozinha assente no produto, simultaneamente criativa, inovadora e de grande rigor técnico. Deixou a sua marca em várias iniciativas em Guimarães no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012: em Janeiro assinou o jantar da cerimónia de inauguração, em Maio foi o responsável pela elaboração de um almoço de harmonização gastronómica com Vinhos Verdes para 50 jurados internacionais do Concurso Mundial de Bruxelas e, em Novembro, foi um dos oradores na 8.ª Edição do Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha. Sedento de conhecimento, também gosta de o partilhar, por isso é formador na Escola Profissional de Esposende e na Escola da Essência do Vinho (Porto), protagonizando também show cookings em certames como o “Peixe em Lisboa”, “Essência do Gourmet” ou “Essência do Vinho” no Porto. Em Setembro 2012 foi o orador convidado do Visionarium (Santa Maria da Feira) na “Noite Europeia dos Investigadores”, subordinada ao tema “gastronomia molecular”. Os menus que criou para as cinco edições do Concurso Gastronomia e Vinho Verde, promovido pela CVRVV, valeram-lhe um diploma de prata e quatro de ouro, legitimando o seu papel de embaixador da gastronomia minhota e dos Vinhos Verdes. Cozinheiro, enófilo, gastrónomo, formador e criativo é o autor do “pastel de bacalhau com nata”, uma iguaria criada há dois anos que vê agora a sua versão industrial produzida e exportada para todo o mundo.

Paulo Magalhães

Paulo Magalhães é jurista e investigador Cesnova/FCSH/Univ.Nova de Lisboa, onde também é doutorando em Ecologia Humana. Em 1984 foi um dos membros fundadores da QUERCUS, onde atualmente coordena os Projetos Condomínio da Terra, Ecosaldo, Floresta Comum e GreenCork. Do seu percurso como de ativista e professor de direito do ambiente, resultou uma clara perceção da necessidade de existir uma inovação conceptual do sistema legal internacional, para ser possível existir uma resposta a questões como as alterações climáticas ou a preservação do sistema natural de suporte da vida no nosso planeta. Em 2007, publica "Condomínio da Terra | Quercus: das Alterações Climáticas a uma Nova Concepção Jurídica do Planeta” onde se propõe uma gestão da Casa Comum da Humanidade baseada na experiência jurídica da propriedade condominial. Partindo deste modelo de conciliação entre os interesses individuais e colectivos, inicia uma investigação no desenvolvimento de instrumentos que permitam organizar e regular as relações humanas, que agora se alargaram à escala global. Neste percurso avança com o conceito de Património Natural Intangível da Humanidade relativo ao sistema natural terrestre, como um património onde podem ser capturadas as externalidades positivas e negativas que todos os países realizam no sistema natural comum. Com base nos “planetary boundaries” do Stockholm Resilience Centre, propõe uma delimitação deste património e um sistema de contabilidade de relações, o Ecosaldo, tornando assim possível uma gestão permanente deste “espaço seguro para a humanidade”.

Organizing team

Marta
Pinto

Guimarães, Portugal
Organizer

Rui
Costa

Guimarães, Portugal
Co-organizer
  • Oliver Michelangelli
    Logística, Orçamento, Sponsors
  • Vera Maia
    Networking
  • Afonso Macedo
    Informática, orçamento
  • José Cunha
    Logística, Sponsors
  • Rui Rodrigues
    Design
  • Romeo Costa
    Logística
  • Ticiana Tréz
    Logística, Networking, Comunicação, Oradores
  • Maria João Pinheiro
    WebDesign, Design
  • Luis Anjos
    Informática, orçamento
  • Cecília Rocha
    Logística, Oradores, Comunicação
  • Ivo Daniel
    Design